Estrela do Sul

Estrela do Sul-MG
banner

Bem-vindo a Estrela do Sul!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Estrela do Sul e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Estrela do Sul.

A cidade de Estrela do Sul, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1856. A localidade está em uma altitude de 765m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.984 habitantes. A área total de Estrela do Sul é de 822,9km², e sua densidade demográfica é de 8,49hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Estrela do Sul-MG é 38525-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Estrela do Sul

                                                       

Roteiros do Brasil

Região

 

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Fundada em 1772 pelo bandeirante paulista João Leite da Silva Ortiz, numa de suas incursões com destino a Goiás,  Estrela do Sul, em Minas Gerais, é cidade histórica de Minas. Em seu solo foi encontrado um dos maiores diamantes do mundo – o Estrela do Sul -; está enterrado o corpo de Dona Beija, a famosa dama do Brasil Império e o corpo de Calixto Medeiros, o último sobrevivente da Retirada da Laguna. Trata-se da única cidade do Triângulo Mineiro que ainda possui um casario remanescente dos tempos coloniais.
A cidade passou a ficar conhecida a partir de 1984, com os Irmãos Rosa (Mário Lúcio, professor; Almir Antônio, cineasta, e Pedro Divino Rosa, o Pedro Popó, jornalista), que começaram a divulgá-la em todo o País como localidade histórica e conscientizaram a população da importância de sua história. Em 1989, por sugestão constitucional feita por Pedro, que na época era vereador, a cidade foi incluida na Constituição Estadual como cidade de importante valor histórico. Em 1997, o jornalista escreveu o livro “Dona Beija”, que retrata a história da personagem, a partir de entrevista com os seus descendentes.

Significado do Nome

Em 1901, devido a fama que o diamante encontrado pela escrava alcançou no mundo, principalmente da Europa, a cidade decidiu, em homenagem a essa joia, mudar o nome de Bagagem para Estrela do Sul.

Gentílico

Estrelassulense

Aniversário da Cidade

Dia 19 de Setembro

População

7.547 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade pequena, no entanto, acolhedora e bastante aconchegante. Seu clima de interior nos deixa livres para podermos desfrutar da linda natureza que nos rodeia. Para quem deseja conhecer um lugar com essas características, sem dúvida é uma excelente opção.

Clima 

Tropical Temperado

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Central Mineira

Limites

Monte Carmelo, Grupiara, Cascalho Rico, Araguari, Indianópolis, Nova Ponte, Romaria.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

521 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Ao caminhar pelas ruas, ao virar uma esquina, o turista se surpreende com imponentes construções coloniais, sobrados e muros de pedras que o retorna ao passado, da época de Dona Beja e do período áureo da corrida dos diamantes. Na Zona rural imponentes construções de fazenda retratam essa época. Das mãos simples de nossos artistas surgem peças de arte mostrando a riqueza do artesanato, não se esquecendo da hospitalidade que prende o visitante e o torna compromissado do retorno a essa bela terra.

Principais Pontos Turísticos

ARQUITETURA URBANA E RURAL: Os casarões retratam a imponência do ciclo do diamante, através de magníficas construções coloniais do século XIX.

- GARIMPO DE DIAMANTES: É a terceira fonte de renda do município. O turista pode visitar os locais de garimpagem e acompanhar todos os processos, até a apuração final.

- MORRO VERMELHO: São dois conjuntos de pedras de arenito corroídos pela erosão do vento apresentando formatos diversos e interessantes.

- ESCOMBROS DA CASA DE DONA BEIJA: O alicerce está localizado no terreno próximo ao balneário e a Ponte da Beija, localizados no centro da cidade.

- BOCA DA BALEIA: Duas pedras de granito sobrepostas que dão a imagem sugestiva de uma baleia com a boca aberta. Como mirante, próximo ao perímetro urbano, o lugar proporciona uma vista panorâmica da cidade tornando-se um grande atrativo.

- MORRO DA BAGAGINHA: Um mirante de onde se avista toda a cidade, localizada no vale do Rio Bagagem. No local se encontra a Igrejinha da Imaculada Conceição. Como opção de acesso há uma escadaria em alvenaria com 86 degraus.

- CACHOEIRA E CASCATAS: No rio e nos córregos há lugares aconchegantes para piqueniques e acampamentos.

- PICO MONTE CARMELO: Situado na zona rural é o ponto mais alto do município. O topo abriga a Capelinha Colonial de São José.

- MEMORIAL DA BEIJA: Situado na praça da Matriz.

- MEMORIAL DO GARIMPEIRO: Situado na praça Bandeirante João Leite da Silva Ortiz.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTRELA DO SUL

E-mail: [email protected]

Telefones: (34) 3843-2100 / 1255 

Sites: http://www.estreladosul.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (34) 3843-1793

Site: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS:

DELEGACIA DE POLICIA:

OUTROS:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:


OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Estrela do Sul

tenho muita saudade da cidade e de todos. de las festas e das paisagem.principalmente de la familia. alguns amigos mios aqui diz que queres coñecer coñecer,gostaria de ver algum videos
Por: debora grunseis

adoro esta cidade,tenho muitas lembraças e sinto saudades dos meus parentes e amigos.
Por: marcos antonio rodrigues

ola pessoal, ja tive a oportunidade de visitar esta cidade tao bonita e cheia de encantos, pois tenho parentes que ai residem. Tenho muitas saudades da cidade e pretendo visita-la novamente a todos que pretendem por ai passar nao se arrependerao em especial na epoca em que se realiza a festa de folia de reis. A todos deixo um forte abraco. Regina de Itu Sao Paulo
Por: regina de itu-sao paulo

É uma cidade pacata, simples e acochegante, uma cidade tranquila do interior das Minas Gerais, foi uma cidade dos diamantes, onde foi achado uma preciossima pedra em forma de Estrela, onde a cidade passou da Bagagem para Estrela do Sul/MG, VENHA nos visitar vc será bem recebido.
Por: Odaílson Lemos Vieira

Uma das cidadesmais lindas.com cassaro~es,rios e pessoas hopitaleiras.venha vc conhecer esta cidade maravilhosa.,e ainda o melhor temos todas as sexta o forro da cidade .
Por: Forrouniversitário

Sou de Morrinhos, Go, porém, meu avô materno nasceu em Estrela do Sul. Deivido a isso, tenho muita vontade de conhecer a cidade. Desejo felicidades a todos os habitantes da cidade. Sou goiano, mas tenho sangue de mineiro. Povo hospitaleiro maravilhoso. Abraços moradores de Estrela do Sul.
Por: Ercílio Barros

vivo em estrela do sul a mas 50anos adoro não quero muda daqui munca . Aqui crie meu filho que tam bem são apaixonado por ela um grande abraço a todos Estrelassulense que não pode mora aqui
Por: valdete vieira de camargos

Linda cidade. Com seu jeitinho mineiro, pacata e com o maravilhoso rio Bagagem. Deveriam explorar o local onde está sepultado Dona Beja. Pena que nao tem em sua historia um Prefeito que busque suas qualidades turisticas.
Por: Marcia

Minha querida Estrela do Sul, minha terra natal, é uma cidade cheia de encantos, de crendices , do Rio bagagem, da Dona Beija, dos diamantes , de festas e principalmente de gente humilde e hospitaleira. Vale a pena visitar. Saudades de tudo e de todos .... Que Deus os abençoe!
Por: Rita de Cássia gonçalves Oliveira Ferreira

linda !!!eu amo estrela do sul.eu sou estrela sulense. abracao cris
Por: cristina carneiro

Nasci no município, no lugar denominado de Mutum. Tenho bons amigos em Estrela do Sul. Quase sempre, passo em Estrela do Sul. O lugar é bom, as pessoas são acolhedoras, e tem uma paisagem muito bonita. Divino Donizette
Por: Divino Donizette

ola mario lucio amo muito esta cidade mas porem acho q de alguma maneira temos q mudala digo politicamente em par te paramos no tempo devido a politicos do passado acho q esta na hora de cermos um exemplo de cidade.
Por: carlosreis

Eu e minha mae todas as ferias nos vamos visitan a minha bisa avó estrela do sul é muito bom a gente pode andar tranquila ,tem praça ,rio,e etc. eu amo passar as minhas ferias na estrela do sul eu morro em uberlandia estrela do sul é melhor do que uberlandia . na estrela do sul é tranquilo de mais . eu gostaria de manda um beijo para a minha prima Iasmim,minha tia conceição,primo sivaldo que quebrou a perna ,para meu primo urias , sivaldo e para todo o mundo
Por: LUDMILA REGINA DA SILVA

cidade de estrela do sul, lugar bom para se viver visite nossa querida,estrela do sul
Por: valmir guimaraes

Saudades! Gosto muito da cidade e jamais esquecerei as festas, as paqueras na praça e os amigos que ai deixei. Não deixe destruir a nossa linda cidade.
Por: Ruth Camargo Brandão

Estive na cidade no feriado da semana santa deste ano de 2011, andei pela cidade e fiquei encantada com os monumentos históricos,só estou preocupada com a conservação da rica historia da humanidade como poderemos ajudar nas restaurações dos casarão e da igreja feita pelos escravos, sou pobre mais poderemos fazer um movimento "pro-ajuda a cultura dos povos". a cidade é maravilhosa, adorei.
Por: abadia alves

melhor lugar do mundo,cresci nesta cidade , sou filho de lá , tenho orgulho de ser de estrela , um grande abraço a todos.
Por: milton santos das neves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Estrela do Sul
Fundação:
1856
Altitude:
765m
População:
6.984 habitantes
Área:
822,9km²
Densidade Demográfica:
8,49hab/km²
CEP:
38525-000

Envie seu comentário sobre Estrela do Sul