Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Espera Feliz?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Espera Feliz

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Pico da Bandeira

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Nas primeiras décadas do século XIX a Zona da Mata Mineira começou a ser povoada dando origem aos municípios desta região, que foi considerada durante o século XVIII como Zona Proibida, devido ao controle contra o contrabando do ouro e dos diamantes.
No início do povoamento aconteceram muitos confrontos com os índios Puris, Coroados e Coropós. A região foi pacificada após o trabalho do Capitão Cosntantino José Pinto, Coronel Guido Tomás Marlière, do padre Manoel de Jesus Maria e dos irmãos Farino. Era uma época em que muitos se aventuravam pela região em busca de novas terras ou mesmo colher poaia ou ipecacuanha, uma raiz medicinal muito utilizada no período.
Em 1873 Francisco Xavier Gama era proprietário de terras que hoje pertencem ao município de Espera Feliz. Essas terras forma vendidas a Antônio Francisco de Oliveira, vindo de Ilhéus, que as transferiu para o cunhado Antônio Carlos de Souza que deu início à atividade agrícola.
As primeiras casas de Espera Feliz foram construídas na chamada Rua Nova, em terras doadas pelo capitão José Carlos de Souza Marinho. A chegada da Estrada de Ferro Leopoldina, em 1910, deu novo impulso ao local que passou a ser chamado de Feliz Espera. Dois anos mais tarde, teve a denominação alterada para Ligação, por ser entroncamento ferroviário, fazendo ligação com o Estado do Espírito Santo.
No ano de 1915 Espera Feliz se tornou o nome oficial.

Significado do Nome

Sobre o nome conta-se a história: por vota de 1871, uma comissão de engenheiros enviados pela Corte desceu o rio Itabapoana até o Rio São João. Ali acamparam e descobriram que o local era excelente para a caça. Os caçadores esperavam felizes as presas abundantes. Em Dezembro de 1938 o distrito foi elevado à cidade.

Aniversário da Cidade

17 de Dezembro.

Gentílico

esperafelicense, espera-felizense

População

22.859 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A Infra-estrutura urbana é classificada boa, lindas praças, com excelentes áreas de lazer, com suas ruas pavimentadas, com algumas exceções, Espera Feliz, como o nome, espera a todos que a visitam com muito carinho, seja a negocios ou pela beleza da região.

Clima

Temperado

Temperatura Média

18,8° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata 

Limites

Alto Caparao, Caparao, Divino, Carangola, Caiana 

Acesso Rodoviário

BR 262

Distâncias:

Da Capital:

378 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Área de Lazer 

Construída em 1988, a Área de Lazer é um local aconchegante, ideal para um passeio à tarde. Trata-se de um jardim semi-arborizado entre brinquedos rústicos, quiosques, quadra de esportes e um campo de futebol. Oferece uma área de 10000 m². É uma ótima alternativa para a diversão das crianças.
 
Cachoeira do Chiador

A cachoeira do Chiador apresenta bela paisagem, composta por água límpida e pedras. A grande atração é a pedra de 48 m, por onde escorre a água formando um escorregador e um poço. Acima deste escorregador natural, existem mais duas quedas com um enorme poço apropriado para o banho. A cachoeira fica em meio à mata nativa e possui belas trilhas, onde é possível avistar pássaros, borboletas, entre outros. A área onde se encontra o atrativo é bem preservada.

Cachoeira Vale a Pena

Com lindas corredeiras de água limpa em meio aos rochedos cobertos com vegetação nativa, na cachoeira do Vale a Pena formam-se piscinas naturais que são apropriadas para um banho tranqüilo.

Cachoeira Recanto da Paz

A cachoeira localiza-se em uma área tranqüila, ótima alternativa para os adeptos da meditação. A 3km da cachoeira encontra-se a Pousada Vale a Pena. 

Cachoeira Duas Ilhas

A cachoeira duas ilhas fica em um local bonito onde é possível o banho em suas piscinas naturais. Logo acima da cachoeira encontra-se uma represa.

Cachoeira do Moinho

A cachoeira do Moinho é formada por duas piscinas, uma menor e mais embaixo uma outra maior, propícia ao mergulho.

Mirante Vale a Pena

O mirante é um lugar belíssimo. Um dos maiores espetáculos é o nascer do sol atrás da Pedra da Menina. Recomenda-se um bom preparo físico e roupas adequadas para se chegar ao mirante.

Pesque e Pague Fernandes

O pesque e pague do Fernandes é um ótimo local para se passar o dia. As opções variam de pescaria a jogo de sinuca e ao contato com a natureza. Conta com um restaurante com comida caseira no fogão de lenha e estacionamento
 
Igreja de São Sebastião da Barra

Construída em 1916, a igreja tem capacidade para 200 pessoas e funciona de quinta-feira a domingo.

Igreja São José

O nome da igreja é uma homenagem ao lugar e ao padroeiro do patrimônio. A igreja ainda mantém seu estilo arquitetônico original, pois os moradores defendem a preservação de sua história. 

Igreja Matriz de São Sebastião 

Construída em setembro de 1928, a Igreja Matriz é um dos principais cartões postais da cidade. Ao lado da igreja localiza-se a casa paroquial e uma área para realização de festas. 

Praça Cira Rosa de Assis 

A Praça Cira Rosa de Assis foi construída em 1988. Além de um belo jardim, a praça conta com um chafariz, lago com peixes ornamentais e monumento sobre a história da cidade. Um dos atrativos da praça é a gruta artificial, construída de pedra, onde abriga a imagem de Nossa Senhora da Glória, co-padroeira da cidade. 

Caminho da Luz

Ao deixar Caiana, o caminhante anda pouco mais de uma hora até chegar em Espera Feliz, a 748 metros de altitude, que recebeu este nome porque, no passado, ali pousavam os tropeiros para saciar a sede, dar descanso aos animais e esperar a caça, que ali ia beber água. Naquele lugar, com certeza, encontravam alimento. Também conhecido como Terra Fria e Cidade das Flores, o município faz divisa com o Parque Nacional do Caparaó, tanto pelo lado capixaba como pelo lado mineiro, e abriga várias cachoeiras, entre elas, a do Chiador, Pedra Furada, Paraíso e do Edimário, todas de rara beleza e águas transparentes e frias, possuindo também possui diversos prédios da antiga linha férrea, como as estações de Espera Feliz e Pedra Menina. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Circuito do Pico da Bandeira de Montain Bike. Esportivo / Recreativo. Em torno do Pico da Bandeira. Aberto ao público.

- Todos os Domingos - Momento Cultural. O momento cultural é o espaço para apresentação dos artistas da terra. A programação é de cunho folclórico e cultural. A proposta é resgatar a cultura e descobrir novos talentos na região. O encontro encerra-se com o tradicional forró no sereno, em ambiente respeitoso e familiar.

- Popular  Carnaval (festa móvel) - O Carnaval de Espera Feliz, o Carnafeliz tem como objetivo defender os temas culturais do município e da região, como bonecos exóticos (Nega Maluca, Boi Pintadinho, Mulinha e diversas estátuas), manifestação folclórica do Mineiro Pau, além de temas culturais ligados à realidade ruralista e interiorana da Cidade. Os blocos maiores, considerados Escolas de Samba no Município escolhem temas diversos, mas não deixam de apresentar as raizes representativas do Município. As vezes prestam homenagens às pessoas importantes do meio social e do meio carnavalesco. Os Blocos se apresentam na folia defendendo os seus costumes, bem como: Blocos das Piranhas; homens de saia com o puro sentido de fantasiar-se e trazer uma boa dose de humor para a platéia. O Bloco de Pijama tem o mesmo objetivo do Bloco das Piranhas, embora sejam de Pijamas. O Bloco do havaí representa o luxo das fantasias e o Raça Pintança que também defende a sua objetividade. Em dias atuais o Carnafeliz conta com a participação brilhante da Associação da Melhor Idade. O Carnafeliz é puramente tradicional e folclórico.

- Festa Junina do Chaleário. A Festa da Comunidade do Chaleário é de caráter junino. Seus atrativos são a fogueira, as comidas e bebidas típicas, o tradicional casamento jeca, dança de quadrilha, pau-de-cebo e outros atrativos. O coroamento é feito com um animado forró.

 Janeiro 

- Religioso  Festa de São Sebastião. Trata-se de uma festa tradicional de cunho religioso católico que ocorre desde a fundação da paróquia.
O evento é marcado pela novena de louvor, procissão, missa festiva e os shows gospel. Além das atrações, os visitantes também aproveitam as barraquinhas.

 Março 

- Festa do Padroeiro São José da Pedra Menina. A festa do padroeiro São João da Pedra Menina é uma tradição da região. Ela reúne a comunidade católica regional em torno de uma novena em hommenagem ao padroeiro. No último dia do evento é celebrada uma missa e são realizadas apresentações de músicas sacras.

 Abril

- O Portal do Rock é uma festa direcionada ao público amante do rock brasileiro.
Durante a festa são realizados diversos shows de bandas nacionais.

 Abril/Maio 

- Festa do Trabalho. A segunda maior festa do município tem como objetivo apresentar os produtos da agricultura, agroindústria e do artesanato na região. A festa é animada por artistas da região e artistas famosos de outras regiões.

 Maio 

- Campanha do Mês de Maria. Durante o mês o ardor católico dos devotos a Maria é motivo de louvores. Cada comunidade da cidade assume por uma semana a programação, e no final, todas se fazem presente na missa festiva de encerramento.

 Junho

- Festa de São João do Bairro João Clara. A Festa de São João do Bairro João Clara reúne toda a comunidade católica em orações e louvores a Deus e a São João Batista. O evento conta com a participação das comunidades vizinhas e acontece no Pátio da Capela. Em sua programação acontecem manifestações de caráter junino, tais como: quadrilha, brincadeiras, barracas típicas, etc.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESPERA FELIZ

E-mail: imprensafeliz@esperafeliz.mg.gov.br

Telefones: (32) 3746-1306

Sites: http://www.esperafeliz.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Espera Feliz-MG

Telefone: (32) 3746-1135

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: fred.cartorio@hotmail.com

Telefones: (32) 3746-1850

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (32) 3746-1115

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Espera Feliz e pousadas em Espera Feliz para visitar Espera Feliz.

Promova a cidade de Espera Feliz no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!