Entre Folhas

Entre Folhas-MG
banner

Bem-vindo a Entre Folhas!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Entre Folhas, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Entre Folhas.

A cidade de Entre Folhas, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 495m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.908 habitantes. A área total de Entre Folhas é de 86,1km², e sua densidade demográfica é de 57,00hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Entre Folhas-MG é 35324-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Entre Folhas

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Localizada na VERTENTE OCIDENTAL DO CAPARAÓ, a cidade de Entre Folhas, tem uma população aproximada de 6.000 habitantes e dispõe de uma estrutura mínima capaz de atender às necessidades de seus habitantes, tais como água tratada, agência bancária, sistema de telefonia DDD e DDI, etc.
Sua economia se baseia única e exclusivamente na agro pecuária, com destaque para a produção de café e hortifrutigranjeiras.
Cidade pequena, tem como vizinhas as cidades de Vargem Alegre, recém emancipada, Bom Jesus do Galho, Inhapim, Ubaporanga e Caratinga, município do qual foi desmembrado em 1992, quando se deu sua emancipação política.
A despeito deste desmembramento recente, é bastante antigo o distrito de Entre Folhas, datando do século passado sua criação.
Por volta do período Imperial, ficava na rota do caminho para a Barra do Cuieté, para onde eram levados os criminosos condenados, e servia de pouso para os viajantes, mormente para a milícia imperial, que construíra uma de suas bases (quartel) na região, localidade hoje denominada de QUARTEL DO SACRAMENTO, no município de Bom Jesus do Galho.
Contam os mais velhos que a denominação Entre Folhas se deveu ao fato de ser o ribeirão que banhava local de pouso dos viajantes ser coberto de folhas fato somente percebido no instante em que sentiram necessidade de encontrar água para suas montarias e para suas necessidades básicas.
Atribui-se a PORFÍRIO TEIXEIRA MACIEL, o título de fundador do povoado, talvez por ter sido um dos primeiros a fixar residência naquelas paragens.
A partir de então o povoado de Entre Folhas começou a se desenvolver, obtendo sua plenitude em fins do século passado e início do século XX, com a transferência de famílias importantes para a região, como os Santos Mestres, os Cristinos, etc., vindos da Zona da Mata, especialmente de Tocantins e proximidades de Juiz de Fora. Foi durante muito tempo, polo de importância para a região, vindo a perder sua influência pela escolha de Caratinga como estação terminal da recém construída Estrada de Ferro Leopoldina, que tinha por objetivo dar vazão à produção agrícola, da região.
Nesta ocasião, o povoado de Entre Folhas contava já então com os melhores médicos do interior e com boas escolas, constando-nos até da existência de uma célula do Colégio Batista Mineiro em seu território.
Com o declínio, o povoado perdeu para Caratinga, sua importância, e veio a se transformar em Distrito daquele município, criado no final do século.
Destas famílias vindas de "fora" como era costume afirmar, encontramos os descendentes de Porfírio Maciel, os Mestres, os Amaral, os Martins e muitos outros.
O que marca hoje Entre Folhas, é a fidelidade que sua população mantém à sua terra natal e a receptividade aos que a visitam.
Todo entrefolhense que por uma razão ou outra, teve que abandonar sua terra sonha em voltar um dia e ali fixar residência.
Dentre os seus filhos, alguns conseguiram destaque a nível local e regional, tais como Afonso Gomes, médico e poeta, talvez um dos primeiros filhos de Entre Folhas a conseguir uma graduação em Medicina; Humberto de Paiva, advogado e jurista, que veio a desempenhar a função de Juiz do Tribunal de Alçada de Minas Gerais; o palhaço Meio Quilo, que compunha o grupo do palhaço Carequinha, Carmello Mantuano, procurador da Fazenda Nacional e atualmente o Secretário de Segurança do Estado de Minas Gerais Mauro Ribeiro Lopes.

Significado do Nome

Em 1811, iniciam-se as explorações de um território que recebe o nome de Rio Entre Folhas, por causa de um córrego coberto de folhas que corria entre as matas. 

Aniversário da Cidade


Gentílico

madruvá ou entre-folhense

População

5.172 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A principal ativida econômica desenvolvida no município é a agropecuária, sobretudo o cultivo do café e hortifrutigranjeiras que influencia a demanda escolar, sendo que anualmente, há um índice de evasão por alunos que se dedicam à colheita.   

Clima 

Tropical de Altitude

Temperatura Média

21,2° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Rio Doce 

Limites

Caratinga
Vargem Alegre
Bom Jesus do Galho  

Acesso Rodoviário

A partir de Belo Horizonte, siga no percurso BR 381até Ipatinga - MG 458 até trevo - BR 116 até Caratinga - MG 425 passando por 320 kms de rodovia pavimentada.

Distâncias:

Da Capital

181 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE FOLHAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3324-6197

Sites: http://entrefolhas.br.tripod.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (33) 3324-6126

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Entre Folhas

Acho Entre Folhas uma Cidade aconchegante, pessoal hospitaleiros, excelente comida, lugar muito tranquilo. Tenho vários amigos que a tempos não os vejo, Odilon Vieira, Pedro Barbosa, Daniel Barbosa,João Vieira, resido em São Paulo.
Por: Tião Alvim, São Geraldo,

Melhor cidade do interior de mg só mesmo quem conhece sabe a realidade de se morar . Cidade acolhedora,de pessoas humildes.vehna e traga toda familia
Por: fernanda

Resido em São paulo mais amo entre folhas um abraços a vagner angela a todos que visitar esse site
Por: joimar da silva franco

MINHA FAMÍLIA É DESTA MARAVILHOSA CIDADE. TEM 4 ANOS QUE NAO À VISITO, MAS VOLTAREI POIS A FELICIDADE MORA EM ENTRE FOLHAS.
Por: GLADISTONI LAET MACIEL

cidadezinha linda pessoal hospitaleiro e amoroso amo Entre FOLHAS
Por: TANIA MARIA

Oiie... Sou de Sao Paulo, e gostaria de saber se este ano ira ter a famosa festa do entrefolhense ausente...vou todos os anos nesta linda festa...gostaria de saber mais detalhes..da data e se possivel a programaçao da festa... Obrigada! Beeijos
Por: Grazielle

Entre Folhas é um berço, um recanto para descansar da fatiga, turbulência e correria do dia a dia, fica próximo a região do Parque florestal c/ mais de 40 lagoas "lindas e maravilhosas de se conhecerem" VALE A PENA VISITAR. Eu amo meu cantinho das Minas Gerais.
Por: Eliés Freitas de souza

Ola adoro esta cidade que me faz muito feliz. Sou muito apaixonada por essa cidadezinha. Ai e o meu aconchego minha vida.
Por: monica miranda da silva

sou nasido nesta sidade de entre follas moro em sao paulo a 23 anos mas nunca esquisi de entre follas minha familia mora todos la este ano si deus quiser eu vou pasar o ano ai en entre follas abrasos para todos os meu amigos e faliares selso dimas mae cecilia meu amigao paulinho do zeca frança i mais so paulo 12 outubro de 2010
Por: elias dias de sa

Nasci aqui e amo este lugar por natureza, pena que a política não deixa os nativos mostrarem o amor que sentem por ela.
Por: Maurozam da Silva

Cidadão de entre folhas vivi em entre folhas até os dezoitos anos, mudei para são paulo vivo até hoge. Sempre que posso vou passar minhas ferias em Entre folhas na casa do meu pai, gosto muito da cidade.
Por: josé costa pereira

cidade linda onde meus familiares estaõ.muito bonita ;so pessoas lindas.
Por: lucienedefreitas

CONHEÇO E É UMA CIDADE Q EU PARTICULARMENTE CONSIDERO UKM PARAÍSO E EU Ñ ME ESQUECER DE LÁ PQ LÁ TENHO UMA PAIXÃO....
Por: KATHLEEN

minha famillia e de entre folhas. morei ai muito tempa gosto muito dai o lugares e lindo, morro de saudades as cachoeiras as fazendas. so esta faltando as festas da cidade ficar maravilhosas como antes
Por: eveline marcia badaro

estamos comemorando 200 anos,parabens entre folhas, temos muito a melhorar,suahospitalidade faz a diferença,nossos sonhos e a superaçao tornara uma cidade ainda mais saudavel entre os vales de mg.
Por: carlile marcos franco

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Entre Folhas
Fundação:
1993
Altitude:
495m
População:
4.908 habitantes
Área:
86,1km²
Densidade Demográfica:
57,00hab/km²
CEP:
35324-000

Envie seu comentário sobre Entre Folhas