Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Entre Folhas?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Entre Folhas

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Localizada na VERTENTE OCIDENTAL DO CAPARAÓ, a cidade de Entre Folhas, tem uma população aproximada de 6.000 habitantes e dispõe de uma estrutura mínima capaz de atender às necessidades de seus habitantes, tais como água tratada, agência bancária, sistema de telefonia DDD e DDI, etc.
Sua economia se baseia única e exclusivamente na agro pecuária, com destaque para a produção de café e hortifrutigranjeiras.
Cidade pequena, tem como vizinhas as cidades de Vargem Alegre, recém emancipada, Bom Jesus do Galho, Inhapim, Ubaporanga e Caratinga, município do qual foi desmembrado em 1992, quando se deu sua emancipação política.
A despeito deste desmembramento recente, é bastante antigo o distrito de Entre Folhas, datando do século passado sua criação.
Por volta do período Imperial, ficava na rota do caminho para a Barra do Cuieté, para onde eram levados os criminosos condenados, e servia de pouso para os viajantes, mormente para a milícia imperial, que construíra uma de suas bases (quartel) na região, localidade hoje denominada de QUARTEL DO SACRAMENTO, no município de Bom Jesus do Galho.
Contam os mais velhos que a denominação Entre Folhas se deveu ao fato de ser o ribeirão que banhava local de pouso dos viajantes ser coberto de folhas fato somente percebido no instante em que sentiram necessidade de encontrar água para suas montarias e para suas necessidades básicas.
Atribui-se a PORFÍRIO TEIXEIRA MACIEL, o título de fundador do povoado, talvez por ter sido um dos primeiros a fixar residência naquelas paragens.
A partir de então o povoado de Entre Folhas começou a se desenvolver, obtendo sua plenitude em fins do século passado e início do século XX, com a transferência de famílias importantes para a região, como os Santos Mestres, os Cristinos, etc., vindos da Zona da Mata, especialmente de Tocantins e proximidades de Juiz de Fora. Foi durante muito tempo, polo de importância para a região, vindo a perder sua influência pela escolha de Caratinga como estação terminal da recém construída Estrada de Ferro Leopoldina, que tinha por objetivo dar vazão à produção agrícola, da região.
Nesta ocasião, o povoado de Entre Folhas contava já então com os melhores médicos do interior e com boas escolas, constando-nos até da existência de uma célula do Colégio Batista Mineiro em seu território.
Com o declínio, o povoado perdeu para Caratinga, sua importância, e veio a se transformar em Distrito daquele município, criado no final do século.
Destas famílias vindas de "fora" como era costume afirmar, encontramos os descendentes de Porfírio Maciel, os Mestres, os Amaral, os Martins e muitos outros.
O que marca hoje Entre Folhas, é a fidelidade que sua população mantém à sua terra natal e a receptividade aos que a visitam.
Todo entrefolhense que por uma razão ou outra, teve que abandonar sua terra sonha em voltar um dia e ali fixar residência.
Dentre os seus filhos, alguns conseguiram destaque a nível local e regional, tais como Afonso Gomes, médico e poeta, talvez um dos primeiros filhos de Entre Folhas a conseguir uma graduação em Medicina; Humberto de Paiva, advogado e jurista, que veio a desempenhar a função de Juiz do Tribunal de Alçada de Minas Gerais; o palhaço Meio Quilo, que compunha o grupo do palhaço Carequinha, Carmello Mantuano, procurador da Fazenda Nacional e atualmente o Secretário de Segurança do Estado de Minas Gerais Mauro Ribeiro Lopes.

Significado do Nome

Em 1811, iniciam-se as explorações de um território que recebe o nome de Rio Entre Folhas, por causa de um córrego coberto de folhas que corria entre as matas. 

Aniversário da Cidade


Gentílico

madruvá ou entre-folhense

População

5.172 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A principal ativida econômica desenvolvida no município é a agropecuária, sobretudo o cultivo do café e hortifrutigranjeiras que influencia a demanda escolar, sendo que anualmente, há um índice de evasão por alunos que se dedicam à colheita.   

Clima 

Tropical de Altitude

Temperatura Média

21,2° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Rio Doce 

Limites

Caratinga
Vargem Alegre
Bom Jesus do Galho  

Acesso Rodoviário

A partir de Belo Horizonte, siga no percurso BR 381até Ipatinga - MG 458 até trevo - BR 116 até Caratinga - MG 425 passando por 320 kms de rodovia pavimentada.

Distâncias:

Da Capital

181 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE FOLHAS

E-mail: entrefolhas@terra.com.br

Telefones: (33) 3324-6197

Sites: http://entrefolhas.br.tripod.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (33) 3324-6126

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Entre Folhas e pousadas em Entre Folhas para visitar Entre Folhas.

Promova a cidade de Entre Folhas no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!