Dores de Campos

Dores de Campos-MG
banner

Bem-vindo a Dores de Campos!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Dores de Campos, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Dores de Campos.

A cidade de Dores de Campos, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 931m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.322 habitantes. A área total de Dores de Campos é de 127,7km², e sua densidade demográfica é de 65,17hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Dores de Campos-MG é 36213-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Dores de Campos

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Nas confluências do Ribeirão do Patusca com o Rio das Mortes, existiu uma casa que em 1830 serviu de residência a um fazendeiro português, que mantinha animado comércio com os inúmeros tropeiros procedente de lugares diversos e que ali pernoitavam, uma vez que a pousada se localizava à margem de uma estrada de rodagem e porque o referido fazendeiro era homem dotado de gênio extraordinariamente alegre e folgazão, aqueles que por lá passavam o apelidaram de Patusca. Daí a origem dos nomes do Ribeirão do Patusca - o regato que banhava sua fazenda - e do Povoado do Patusca, a localidade que então se formava a quatro quilômetro dali, na margem esquerda do referido ribeirão e que hoje é sede do próspero município de Dores de Campos.
O coronel Vicente Teixeira de Carvalho, determinou a construção, às suas custas, da primitiva capela que teve como padroeira Nossa Senhora das Dores.
Só em1897 foi iniciada, no local da antiga capela, a construção definitiva da igreja sob a direção do coronel José Justino da Silva, uma das principais figuras da sociedade local e que então exercia as funções de procurador do mesmo templo.
Em 15 de abril de 1890, foi o antigo arraial de Patusca elevado à categoria de distrito com o nome de Dores de Campos, cujo o território, desmembrado do município de Tiradentes, anexou-se ao novo município de Prados.
Em 17 de junho de 1938, foi criado o município de Dores de Campos. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

17 de Dezembro

Gentílico

dorense

População

9.303 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O município conta com uma grande empresa reconhecida internacionalmente na produção de artefatos de couro e equipamentos de segurança: Marluvas Calçados de Seguranda LTDA (maior empresa de calçados da América Latina).

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média

Média anual: 18 °C

Média máxima anual: 24,4°C

Média mínima anual: 13,8°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Campo das Vertentes

Limites

Prados, Carandaí, Barroso, Tiradentes.

Acesso Rodoviário

BR-040 - BR-265

Distâncias:

Da Capital:

143 km

Outras:

Belo Horizonte - 220 km

Rio de Janeiro - 315 km

São Paulo - 530 km

Brasília, DF - 945 km

Vitória - 590 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Atalho ou do Tavinho 

Descrição: Localizada à 1 Km da sede do município. Seguir em direção ao Clube dos 50 por estrada de terra, entrada à esquerda, depois seguir à pé por trilha, cerca de 300 m.

Cachoeira do Borbulhão 

Descrição: Está localizada acima da cachoeira do Atalho ou do Tavinho, caminhada em trilha. Seguir em direção ao clube dos 50, estrada de terra, pegar entrada à esquerda.

Igreja Nossa Senhora das Dores 

Descrição: Indícios da fundação no século XIX. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DORES DE CAMPOS

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones: (32) 3353-1745

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estradareal.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Dores de Campos

preciso de contatos de fabricantes de chicotes, palas e tranças para montar chicotes e m sao paulo, necessito ser direto com fabricante para condiçoes de preços reinaldo
Por: REINALDO EROICO

Muito linda a cidade, muitas opções de lazer, restaurantes maravilhosos, carnaval incrível.....
Por: Leidiane Freitas

Eu adoro minha cidade ,sinto muito orgulho de ser dorense.
Por: luciana meloo

Como dorense e residente em BH fiquei muito feliz em encontrar na internet um site com essa proposta de divulgação de nossa terra. ] Sigam em frente, parabens pela iniciativa e contem comigo.
Por: washington timoteo teixeira filho

Eu amo Dores de Campos e sinto muitas saudades!!! cidade pequena e tranquila.ótima de se viver
Por: juliana

Estamos nos aproximando do carnaval 2010, e nossa cidade não deixa a desejar, esbanjamos muita festa e diversão. Estão todos convidados!
Por: Alexandre Marques (Xandrinho)

amo esta cidade,pois é uma tranquilidade só ainda vou morar ai. tenho uma casinha ia que muito gostosinha.
Por: marcos mineiro

esse lugar é d+ naõ tem comentarios é tudo de bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.
Por: ane

Sou casado com uma Dorense há 47 anos de plena felicidade.Pertence a familia Malta, filha de Geraldo Teixeira Malta, irmão do Horácio do Cartório.Tem algum tempo que não visito esta acolhedora cidade
Por: JOSE PAULO GONÇALVES MOREIRA

Dores de Campos é uma cidade bastante hospitaleira, seus restaurantes tem comida deliciosas, o comércio de artesanato em couro é bastante variado. Tem 03 Hoteis e uma pousada.
Por: Newerton Antônio Ramalho

O QUE FALAR DE DORES DE CAMPOS?? ABSOLUTAMENTE NADAAAA, POIS ESTA CIDADE JA FAZ PARTE DA MINHA VIDA. SIMPLESMENTE MARAVILHOSA POIS ME CONSIDERO MEIO DORENSE E CARIOCA. FUIIII.
Por: MANOEL MATTOS

MUITAS SAUDADES.TERRA DA MINHA MAE,LUDAR ONDE PASSEI MINHAS MELHORES FERIAS.ESTAREI AI EM SETEMBRO DEPOIS DE MUITOS ANOS.QUERO REVER AMIGOS E PRIMOS QUERIDOS.MEU PADRINHO HORACIO MALTA E MINHA MADRINHA MARIA JOSE,SEMPRE NOS RECEBERAM COM MUITO CARINHO E AMOR.EDUARDO DE CARLOS HELENO VAI GELANDO A CERVEJA E DEIXE O TIRA GOSTO POR MINHA CONTA.RUTH TEMOS MUITO O QUE CONVERSAR.OK.NAO VEJO A HORA DE CHEGAR.ACHO QUE NO FUTURO MEU DESTINO E MORAR EM DORES.PARA MIM,ESTA ENTRE AS MELHORES CIDADES DO MUNDO.
Por: ronaldo malta

o meu comentário é com relação a maravilhosa apresentação da Banda de Música São Sebastião em homenagem ao dia dos Páis e o centenário da paróquia de N.S das Dores.O ponto alto foi quando pai e filho (guede e guedinho) se apresentaram juntos.E por falar em guede,o entusiasmo do músico é emocionante,aquele sim toca com o coração.Parabéns a S.M São Sebastião . Sou de Barroso e espero prestigiar outros eventos com esse.
Por: JOSÉ MARIA

foi muitom ,porem muito rapido minha ida ai em dore amei tudo pesso em mora ia .
Por: marcos

oi meu nome e andreia e mora na cidade do patusca a 21 anos, adoro essa cidade e la benificia muitos momentos bons e prazerosos para as pessoas e visitantes nossa cidade tambem tras cada dia mas empregos para as pessoas da cidade e regiao... e por isso que a cada dia a nossa cidade esta cresendo e desenvolvendo mas... e isso ai dores de campos compos continui assim a cada dia a cada segundo e minutos nos fazendo sorir e sempre querer mas para vc. e por isso que eu amo e por isso que eu quero o melhor o melhor e dores de campos., amo vc terra do patusca.
Por: andreia aparecida silva

não naci em dores de campos. mas adoro esta cidade foi aqui que conheci alguem muito importante na minha vida . aqui criei meus dois filhos com muito sacrificio. mas sou feliz pois colhi bons frutos desta terra.agradeço a nossa senhora das dores por ter me dado forças. e grandes amigos que aqui encontrei no momento de grande aflição da minha vida momento que eu sente que tinha que educar meus filhos na graça de deus. encontrei PAdre Pedro texeira que era meu conselheiro amigo me dava seu onbro amigo pra chorar minhas magoas .vivi momentos dificil na vida mas tem momentos que alembro com grande esmero. nada na vida acontece por acaso tudo tem umplpano de deus e eu acredito muito no meu deus.E ate hoje tudo posso naquele que me fortalece . hoje ja me sinto bem abatida com as coizas que fica gravado no coração de um ser humano mas a minha fé tem me dado esperança de viver e superar qualquer . obistaculo da vida . melhor dizer sou feliz . que esta cidade continue crecendo na fé no proficional. no amor fraterno de um para com o outro que cada dorense continue amando esta terra tão linda e cheia de historia bonitas. sou das montanhas de minas como dis paula fernandes . ouropretana do coração mas aqui e onde vivi toda minha vida com muito horgulho
Por: conceição meira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Dores de Campos
Fundação:
1938
Altitude:
931m
População:
8.322 habitantes
Área:
127,7km²
Densidade Demográfica:
65,17hab/km²
CEP:
36213-000

Envie seu comentário sobre Dores de Campos

banner