Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Divinópolis?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Divinópolis

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




                                                    

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Divinópolis foi fundada em 1767 por cinquenta famílias que viviam em propriedades próximas ao Rio Itapecerica e Pará. O primeiro assentamento ocorreu próximo às margens deste rio e a partir daí começou a ser denomidado Paragem do Itapecerica em referência a ele. Em 1770 passou a se denominar Espírito Santo do Itapecerica, sendo um distrito da cidade denominada de Tamanduá ( Hoje Itapecerica ). Em 1912 se tornou uma cidade com o nome de Divinópolis em homenagem a seu antigo nome.
A chegada da estrada de Ferro Oeste de Minas em 1890 permitiu a instalação de indústrias siderúrgicas de aço e ferro, ocasionando um desenvolvimento da cidade.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico

divinopolitano

População

213.076 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade pólo da região centro-oeste de Minas Gerais, situa-se entre os 10 principais municípios do estado.
5ª cidade com melhor IDH - Índice de Desenvolvimento Humano do Estado.
Foi considerada, por estudo da Fundação João Pinheiro, como uma das dez melhores de Minas para investimentos e, conforme publicado pela revista Exame, entre as cem melhores do país.

Clima 

Tropical de Altitude

Temperatura Média

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Oeste de Minas 

Limites

Nova Serrana, Perdigão, Santo Antônio do Monte, São Sebastião do Oeste, Cláudio, São Gonçalo do Pará, Carmo do Cajuru.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

103 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Museu Histórico

Fica localizado próximo à Catedral do Divino Espírito Santo. A antiga casa construída no antigo largo da Matriz do Arraial do Espírito Santo do Itapecerica foi fundada nesta região para ser a residência do Capitão Domingos Francisco Gontijo. Passou a ser a principal residência hospitaleira do então Arraial, abrigando até, após a emancipação do município, o primeiro presidente da Câmara de Divinópolis, Antônio Olímpio de Morais. Lá em 1906 foi também a primeira sala de cinema na cidade, com projetor portátil a gás de carbureto. Abrigou também um posto de saúde. Foi também cúria paroquial, colégio seráfico, convento dos frades e sede do Comissariado dos Franciscanos Gorcomienses (Holanda), que lá morariam até 1926. Em 1937 a congregação das Filhas de N.S. do Sagrado Coração ali assumiu a Escola Normal Dr. Mário Casasanta. Daí até 1978, sediou outras três instituições de ensino, quando foi mais uma vez fechado e seriamente depredado.

Teatro

Nos anos de 1930 foi construída a usina Gravatá e abasteceu o mercado com álcool combustível até a o fim da segunda Guerra. De lá foi reativada em 1950 passando a produzir polvilho e ração balanceada. Após desativada por longos períodos, foi reaformada e reaberta como Teatro Municipal. Passou a ser a partir de 2008 o único teatro da cidade, com o fim das atividades de um teatro da iniciativa privada, denominado Theatron.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Divinópolis recebe este mês na Alemanha o prêmio de Modelo de Gestão e modernização da administração pública. O município será destaque junto com outras 299 cidades do mundo. A solenidade de entrega da certificação das 300 cidades mais dinâmicas do mundo ocorrerá durante a 17 Edição Meeting Dynamic City The World 2011, entre os dias 24 e 28 de outubro, na cidade de Colônia na Alemanha. Além da premiação ocorrerá seminários e Feira  Internacional.
O prêmio é fruto do trabalho realizado pelo prefeito Vladimir Azevedo para gerar integração e resgate da máquina pública ao longo de gestão. O governo também foi convidado para apresentar as oportunidades de investimentos, políticas pública e intercâmbios internacionais do município no evento.
O evento conta com o apoio do Banco Mundial, Associação das Cidades Alemãs, Federação das Indústrias e do Governo da Alemanha. A comitiva Brasileira é organizada pela Organização Mundial dos Estados, Municípios e Províncias. Durante os 5 dias na Alemanha será realizada a URBANTEC e a FSB 2011 Feiras de produtos e soluções tecnológicas inteligentes. Os dois eventos devem receber mais de 50 mil visitantes por dia. Os participantes poderão assistir a palestras do Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; do Prefeito de Pequim, Guo Jinlong, do Primeiro Ministro de Singapura, Lee Loong, do Prefeito de Istambul – Kadir Topbas, do Presidente da Federação das Indústrias Alemãs,  Dr. Hans Peter.

- Festa da Cerveja : Ocorre no fim de abril entrando nos primeiros dias de maio. Várias bandas de renome vão até a cidade no parque de exposição

- Divinaexpo : Sempre ocorrendo na época do aniversário da cidade. Trata-se de um evento tradicional com rodeio e atrações sertanejas, além de várias outras festividades, final de maio ate 1 junho

- Divina Light: Em 2009 foi criada a Divina Light, ensaio oficial da DIVINAFOLIA, ocorrendo em setembro

- Divinafolia : A maior festa micareta da regiao e uma das maiores do estado atualmente em novembro

- Festa a fantasia : Ocorre no período de outubro.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS

E-mail:

Telefones: (37) 3229-6702 / 6682

Sites: http://www.divinopolis.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: cartoriomurta@uai.com.br

Telefones: (37) 3221-9339 / 3215-0988

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Adélia Prado (1935— ), escritora

- Túlio Mourão Pontes (1952— ), compositor, pianista e arranjador

- Petrônio Bax

- Ubaldo Miranda (1931- ), ex-jogador do Clube Atlético Mineiro

- Helvécio Ratton (1949 - ), cineasta

- Ricardo Nunes (1969 - ), empresário Ricardo Eletro

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Divinópolis e pousadas em Divinópolis para visitar Divinópolis.

Promova a cidade de Divinópolis no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!