Divino

Divino-MG
banner

Bem-vindo a Divino!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Divino, informações atualizadas sobre a cidade Divino, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Divino.

A cidade de Divino, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 660m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.802 habitantes. A área total de Divino é de 339,7km², e sua densidade demográfica é de 52,41hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Divino-MG é 36820-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Divino

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Serra do Brigadeiro

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

Habitada primitivamente por índios da tribo Puris, a região onde hoje se localiza o município de Divino foi desbravada, em 1833, por brancos que se dedicavam à agricultura. O povoado foi fundado por um grupo de moradores da região que decidiram sair em excursão com essa finalidade. Desceram pelo atual Ribeirão São João do Norte, até alcançar o Rio Carangola. Subindo por esse rio, resolveram caminhar até sentirem fome e, no local onde parassem para comer, fincariam uma bandeira com as insígnias do Divino Espírito Santo. Nesse mesmo local, construíram uma capela que deu origem ao povoado que, em 1882, foi elevado a distrito com a denominação Divino Espírito Santo. Em 1923, o distrito passa a chamar-se Divino de Carangola, por estar subordinado a esse município e, em 1938, desmembrado de Carangola passa a ser Divino. A agricultura e a pecuária formam a base econômica de Divino, que realiza sua Exposição Agropecuária na primeira semana de Julho.

Significado do Nome

Quanto à origem do nome da cidade, a versão mais aceita e provável é que durante a Celebração da primeira missa, um pombo, que pertencia a um dos fiéis, soltou e foi parar em cima do altar, permanecendo lá por alguns minutos, o que levou ao padre a pedir que o nome do povoado ficasse Divino Espírito Santo. Hoje sobre o altar da Matriz há pintura de uma pomba.

Aniversário da Cidade

25 de Janeiro

Gentílico

divinense

População

19.131 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Divino é uma cidade maravilhosa. As pessoas são educadas e têm um enorme carinho com seus visitantes.

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média

23º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona Mata 

Limites

São João do Manhuaçu, Luisburgo, Orizânia, Santa Margarida, Pedra Bonita, Fervedouro, Carangola, Espera Feliz e Caparaó.

Acesso Rodoviário

BR-116 - MG-265

Distâncias:

Da Capital:

208 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

Quem passeia por Divino pode conhecer ainda o Museu e Arquivo Histórico Municipal fundado em 13 de outubro de 1995, local onde é possível viajar pelas peças que nos remetem a um passado realmente Divino. Conhecer a área rural é ter a oportunidade de desvendar a alma, os valores e o espírito do povo Divinense através de suas belas fazendas históricas. Um turismo rural que realmente encanta quem passa por aqui. A famosa Pedra Santa localizada entre as comunidades do Arataca e Morro Redondo é um belo convite de um conjunto paisagístico. Bem de Patrimônio Cultural é o primeiro conjunto Paisagístico Tombado no município com um enorme valor histórico e religioso para os Divinenses. Quem visita a Pedra Santa se deslumbra com as belas paisagens exuberantes, temperatura amena, fortes traços da cultura mineira. Divino é emoldurada por montanhas, grutas e cachoeiras para receber visitantes em todas as estações do ano.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Cidade festeira com um calendário anual repleto de atrações culturais e esportivas.

 Fevereiro

- É mês de Carnaval. E em Divino o Carnaval é a época de encontros, é o mês em que todos os divinenses que moram fora vêm festejar a alegria desta cultura com os parentes e visitantes. Carnaval tranqüilo, alegre e cheio de novidades a cada ano. Coisas que só é possível encontrar no Interior.

 Julho

- Acontece a Exposição Agropecuária que atrai muitos visitantes em quatro dias de festa o que aumenta o giro comercial e mostra as potencialidades de Divino. Logo após é realizado o JODAC (Jogos da Cidade) um mês destinado as atrações esportivas que atrai todos os divinenses.

 Setembro

- É realizada a bela festa do Carro de Boi.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINO

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3743-1156

Sites: http://www.divino.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3743-1581    

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (32) 3743-1851

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (32) 3743-1124

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Divino

ja estive no divino algumas vezes , mas fazem mais de 30 anos uqe nao volto ai terra de meu pai e avos, gostaria d ever fotos dos locais obrigado marco tullio
Por: marco tullio frossard

Preciso localizar uma pessoa na cidade. Que fica na area rural, arvore bonita. Alexandre carlos caetano da silva. A muito tempo nao vejo essa pessoa, que e da familia sinto muitas saudades, mas nao posso ir em minas por motivo de trabalho. sua mae sente muita falta de voce... Pesso que me de uma boa noticia ou o paradeiro desta pessoa. Finaliso com saudades e aguardo alguma informaçao. Obrigado pelo espaso....
Por: Jorge Luiz de Andrade

Gostaria muito de voltar a visitar a nossa querida Divino. Nasci em Divino de Carangola, sou da familia Bellan. Ainda tenho tios na cidade, os quais nao vejo h-a mais de 30 anos. Abracos a todos os amigos de Divino. Feliz 2009.
Por: jose bellan

Oi eu adoro esta cidade pra mim é a melhor cidade do mundo. Porque nasci e creci ai. sai desta cidade aos 20 anos e cinto muionta falta da minha familia e amigos.Omeu sonho é dia votar a morar ai de novo,as vezes ate para eu ir ai passear é dificil porque a passagem esta muito cara pois são 4 pessoas. um dia que sabe se umdia eu tever condiçõies eu queria compra uma casa ai.mas sou sozinha e tenho tres filho estou marando na cidade de volta redonda. UM ABRAÇO PARA TODOS E PRINCIPALMENTE AO PREFEITO E PARA O MEU PAI GERALDO LUIS DE CARVALHO, BEIJOS.
Por: alcione de carvalho

Divino éuma cidade maravilhasa. As pessoas são educadas e têm um enorme carinho com seus visitantes. Fui na exposição e ADOREI. Seria legal se vcs informassem se há algum lugar para acampar. Bjs...
Por: Thaiane

quero conhecer rápidamente esta cidade maravilhosa
Por: hozana leal

nasci em divino;em 1969; migrei para volta redonda,por causa da correria do dia a dia so voltei la duas vezes, gostaria de receber fotos da cidade queespero em breve voltar
Por: antonio lacerda ventura

DIVINO MG.QUEM CONHECE VOLTA,E QUEM NAO CONHECE TEM VONTADE DE CONHECER,DE CARRO BICICLETA TREM OU AVIAO,PASSE POR DIVINO LA TEM TDO DE BOM.SINTO SAUDADES DE DIVINO ,DAQUELAS QUITANDAS QUE MINHA VO JOAQUINA FAZIA, DAS FESTAS DE PEAO E OUTRAS ATRAÇOES, ETA CIDADE PORRETA BAO DIMAIS.PARABENS AOS DIVINENSES .ABRAÇAO JUNIOR IPATINGA.
Por: junior

COMENTAR SOBRE DIVINO MG.E SO LEMBRAR DE COISAS BOAS,POVO HOSPITALEIRO,CARISMATICOS, CIDADE MARAVILHOSA.PARENTES NOTA MIL,SE DEUS,DE UM LUGAR NO CEU PRA MIM,PARA OS DIVINENSES DARA UM QUARTEIRAO,ADORO VCS.... ASS JUNIOR NETO DA DNA JOAQUINA.
Por: junior

Divino MG é uma cidade que vale a pena conhecer, turismo ambiental é que não falta. Sem falar das fazendas e casarões históricos. Um grande abraço ao povo Divinense.
Por: Gothardo Garcez Vilete

Meu pai nasceu no Divino e sempre fui passar férias.Meu lugar especial,pessoas muito queridas.Ainda tenho parentes lá e morro de saudades. Minha querida e aconchegante cidadezinha.Sua praça,o coreto,a igreja linda no centro da praça. Meus momentos lindos,nos bailes e casamentos na "roça". Te amo Divino.
Por: Lacy Alves Teixeira

Divino!!!Qto tempo!!! Sou filha do Waldyr,(filho de Deucacílio e dna Bem. Tão conhecidos e tão queridos. Estou muito distante,mas,meu coração ficou no Divino,junto as lembranças saudosas de meu falecido e tão iluminado pai.
Por: Lacy Alves Teixeira

Visitem Divino e conheçam suas belas cacheiras, fazendas antigas, e no inverno venha cutir o frio das montanhas de Minas, e ainda conhecer a hospitalidade do povo divinense.
Por: Patricia

eu sou de Divino mas moro em Curitiba à 20 anos ,quando sai de Divino eu tinha 15 anos!!bom eu sai de Divino mas Divino não sai de mim!!!um pedaço de mim e da minha história está em Divino !! u amo Divino e tudo o que nesta cidade!!!
Por: marilza santiago

NÃO CONHEÇO A CIDADE DE DIVINO,MAIS SINTO ENORME VONTADE DE CONHECER. CONHEÇO ALGUMAS PESSOAS DAI, QUE POR SINAL ME ENCANTARÃO. SE AS PESSOAS SÃO MARAVILHOSAS IMAGINE A CIDADE. NAS MINHAS FERIAS IREI PARA IR COM UM AMIGO DIVINENSE.ABRAÇO PARA TODOS DIVINENSES
Por: ANDRÉA

adro o clima de Divino ! um calor tão gotoso!!isso pede um banho de cachoeira e o que não falta em Divino são as cachoeiras maravilhosas! se eu pudesse ia correndo agora para Divino ,aqui em Curitiba está tão gelado!!!!bjus a todos saudades
Por: marilza santiago gogola

Como poderia deixar de comentar dessa cidade maravilhosa, cidade onde morei ate meus 17 anos, pessoas maravilhosas, tenho muitas pessoas especias ai, a neinha, do cartorio de registro civil , claro não so ela mais toda a sua família , meus parentes meu irmãozinho de 24 anos jesse amo muito ela adoooooroooooooo essa cidade visito sempre que posso bjus para todos.
Por: Áquila Cristina

moro em São Paulo, todo ano tiro ferias e vou p minas adoro essa cidade é maravilhosa a exposição foi tudo de bom as festas são otimas bjus .um em especial para minha eis professora Maria Jose. zeze
Por: Edileda

ta linda a cidade,ja fui varias vezes visitar. tenho varios parentes que ainda moram nesta cidade
Por: Angela Maria De Azevedo Lima

não sei a onde fica quero conhece !!!feliz 2011 divino
Por: sydney fernandes fonseca

Soudivinense do corrego dos alves, moro a 7em Guarulhos. Não fico um ano sem ir ate la. Tenho vontade de voltar na Expo-agrop.. Abr
Por: ademilsoncampos

DIVINO É UMA CIDADE MARAVILHOSA BONITA DE SE VER TRANQUILÍSSIMA PARA MORAR.
Por: MARCOS LORENA

DIVINO É UMA CIDADE MARAVILHOSA OCARNAVAL DE LÁ É ÓTIMO EU FUI ESSE ANO
Por: MARCOS LORENA

DIVINO É UMA CIDADE MARAVILHOSA BONITA DE SE VER TRANQUILÍSSIMA PARA MORAR.
Por: MARCOS LORENA

amo muito essa cidade!! saudades dos mineirinhos de lá..s2 s2 s2
Por: cleide

eu nasci em divino casei e hoje estou morando no rio de janeiro ja faz 15anos que estou aqui morro de saudades espero ir agora em julho ver meus pais e meus amigos beijos ao povo divinense paz em cristo!!!!!!!!!!!
Por: delizete silva sousa

eu conheço divino,e´um lugar divertido e animado.eu nasci em divino,aqui em festas como;carnaval,reveion,exposiçao,fica muito bom.eu adoro divino.divino, amelhor cidade de minas gerais. maria fernanda lima silvestre
Por: masria fernanda

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Divino
Fundação:
1938
Altitude:
660m
População:
17.802 habitantes
Área:
339,7km²
Densidade Demográfica:
52,41hab/km²
CEP:
36820-000

Envie seu comentário sobre Divino

banner