Delfinópolis

Delfinópolis-MG
banner

Bem-vindo a Delfinópolis!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Delfinópolis, informações e fotos da maravilhosa Delfinópolis. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Delfinópolis, recomendadas por internautas.

A cidade de Delfinópolis, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 684m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.097 habitantes. A área total de Delfinópolis é de 1.382,5km², e sua densidade demográfica é de 4,41hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Delfinópolis-MG é 37910-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Delfinópolis pode ser o nome de batismo da cidade localizada em Minas Gerais, porém, muitos são os que deram para ela um apelido muito mais peculiar considerando os seus atrativos: paraíso do ecoturismo.

Por menor que pareça a cidade de Delfinópolis, a verdade é que ela abriga mais de 150 cachoeiras que estão por todos os lados: em vales, serras e muito mais. Elas são formadas de maneira natural, por meio de águas cristalinas dos rios que fazem do cenário do município um dos mais belos de todo o estado.

Grande parte dos pontos turísticos de Delfinópolis está em propriedades rurais e privadas, motivo pelo qual elas cobram uma taxa quase que insignificante dos turistas pela manutenção do ambiente, garantindo a visitação todos os dias da semana.

Os amantes de trekking prometem se surpreender bastante com o local, já que ele está repleto de trilhas para todos os lados. E o melhor: ao final de cada uma delas, o presente é uma paisagem de tirar o fôlego e um cenário extremamente paradisíaco, que fará com que a vontade de fazer outra trilha seja praticamente instantânea. A quantidade delas não é nada limitada, com destaque para as mais concorridas: Trilha do Caminho do Céu, Trilha da Casinha Branca, Pico dos Dois Irmãos, Roladouro, Monjolinho, Condomínio de Pedras e Chapadãozinho. Para os que têm disposição – e tempo na cidade – nada melhor do que percorrer a trilha da Casca D’Anta, que conta com três dias intensos de caminhada.

Os esportes radicais ganham muita força em Delfinópolis. No local é possível realizar canyoning, tirolesa, cascading, e até mesmo mountain-bike para os mais experientes e aventureiros. Até mesmo os vizinhos também são bem atrativos: do ladinho de Delfinópolis, por exemplo, está a Serra da Canastra, que também conta com muitas opções de trilhas e quedas d’água para encantar seus visitantes.

Aqui vai mais uma dica: se você não quer perder nenhum dos atrativos da região, assim como as paisagens proporcionadas pelas belezas naturais, a melhor forma de garantir isso pode ser por meio da contratação de guias profissionais e cadastrados, que conhecem cada um dos detalhes de Delfinópolis.

Informações de Delfinópolis

Roteiros do Brasil

Região Turísitca Estâncias do Sul

Circuito Turístico Nascentes das Gerais

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Delfinópolis foi privilegiada pela sua localização. A cidade está na Serra da Canastra, uma das poucas áreas de cerrado ainda preservadas, onde estão mais de 40 cachoeiras e piscinas naurais, com destaque para a Zé Carlinhos e do Claro e a corredeira Bateinha. O antigo arraial da Forquilha, atual município de Delfinópolis, era compreendido por três sesmarias de Ambrózio Gonçalves Pacheco. No início do século XIX, D. Violanta Luzia de São José, sua esposa, doou 288 hectares de terra, às margens do ribeirão Forquilha, para o patrimônio de uma capela em homenagem ao Divino Espírito Santo.  Com a descoberta do ouro por garimpeiros que chegavam à região e com o desenvolvimento das atividades agropecuárias, o povoado recebeu a denominação Delfinópolis e, em 1887 se emancipou.

Significado do Nome

No século XIX, Violanta Luzia de São José, doou 288 hectáres de terra para a construção da capela do Divino Espírito Santo. A partir daí, começou a se formar um núcleo chamado Povoado Espírito Santo da Forquilha. Em 1919, em homenagem ao governador do Estado, Delfim Moreira da Costa Ribeiro, a cidade recebeu o nome de Delfinópolis.

Aniversário da Cidade

17 de Dezembro

Gentílico

delfinopolitano

População

6.830 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Nas atividades agrícolas, destacam-se: milho, café, cana-de-açúcar, banana, arroz, feijão. Na pecuária: leite e seus derivados, gado de corte e suinocultura.

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média

22º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul no Estado de Minas Gerais

Limites

Passos, São João Batista do Glória,Sacramento, Ibiraci, Cássia e São Roque de Minas.

Acesso Rodoviário

 

BR 116 - SP 340

Distâncias:

Da Capital:

418 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Delfinópolis possui o mais belo cenário para corridas de aventura, formado por serras e vales, cachoeiras de águas cristalinas, grande extensão territorial, variações de níveis, ou seja tudo que o corredor mais quer na vida. A Fauna do cerrado é uma das mais ricas do pais, abrigando mais de oitocentas espécies de aves e quase duzentas espécies de mamíferos. Nossa região abriga inúmeras espécies ameaçadas de extinção, como o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, lobo-guará, pato-mergulhão, a lontra, o macaco sauá, o tatu-canastra e a onça parda, podemos também observar a presença do cachorro-do-mato, a seriema, a ema, o gavião carcará e o gavião-caboclo. Nas matas ciliares encontramos o mico-estrela, os quatis, urubu-rei, jacu, o tucano-açu e o canário-da-terra. O silencio é imprescindível para quem deseja observar os animais, e de preferência passeios de manha e no fim da tarde.

Principais Pontos Turísticos

Cachoeiras da Gurita
 
Cachoeiras da Babilônia            

 

Cachoeiras Dr. Pinto - Ézio - Pavio
 
Cachoeiras Bateinha  

Parque Nacional da Serra da Canastra

Cachoeiras do Paraíso (todas na mesma trilha)               

Cachoeira do Mirante  
     
Nascente do Rio São Francisco

A nascente do Rio São Francisco está localizada na parte alta do Parque Nacional da Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas. Pela Rodovia Ecológica Serra da Canastra, que une Delfinópolis a Sacramento pela Serra das Sete Voltas, a distância é de 160 km.
 
Cachoeira Casca DAnta

A cachoeira Casca DAnta fica na parte baixa do Parque, no Barreiro, município de São Roque de Minas. A partir de Delfinópolis, existem duas maneiras de chegar até ela: pela trilha Caminho do Céu (84 km) ou pela Babilônia (108,4 km). Restaurante local na Cachoeira Casca DAnta.

Cachoeiras Luquinha e Lobão
          
A fazenda possui infra-estrutura para receber grupos de turistas. Cachoeiras com águas cristalinas.
O evento Reveillon na Cachoeira é realizado neste local. Distância de 34 km.

Cachoeiras do Claro          

Visite uma das áreas menos tocadas de Delfinópolis.

Artesanato

Objetos de madeira e bambú, doces caseiros, queijos, farinha de mandioca (bijú), pinga, vassoura de palha de coqueiro, colchas de lã de carneiro, crouchês, bordados e pinturas.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DELFINÓPOLIS

E-mail:

Telefones: (35) 3525-1662

Sites: http://www.delfinopolis.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3525-1662   

Sites: http://www.delfinopolis.com.br/cachoeiras.htm

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3525-1341

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Delfinópolis

tenho uma casa na beira da represa sempre aparece alguem querendo comprar , não tem preço.nesse lugar encontro paz de espirito.
Por: marcos vitpr de almeida

ja visitei delfinópolis varias vezes e quanto mais voce vai mais fica encantado com a cidade e suas cachoeiras rios e naturesa , tambem os moradores da cidade que são muito acolhedores e simpaticos de todas as viagens que ja realizei delfinopolis foi a melhor
Por: ronaldo fernando costa

já morei nesta cidade natureza é bom ter morado em delnopolis
Por: gabriella de franca sp

eunasci ai pasei toda a infancia tenho muita saudades dai
Por: [email protected]

Olá Pessoal tudo bem? entao sou mineira e meu moior sonho e conheçer minas gerais todia, já começei o percurso, ´primeiro estou indo para o sul de minas e depois norte emfim em todo territorio mineiro. Eu amo MG e ñ gasto dinheiro em outro lugar, pois minas gerais para mim vai ser sempre minas gerais onde o povo não se esqueçe...... jamais........
Por: Eleny Mauricio Mantana

EU NASCI AI PASSEI TODA MINHA INFANCIA AI TENHO MUITA SAUDADES DAI SO QUE STA MUITO DIFERENTE EU SOU FILHA DE GERALDO PRCENA JA FALECIDO IRMA DO MANGELA QUE MORA NO ITAU
Por: mariasebastianarosa

uma linda cidadezinha encravada entre as serras serra Negra serra da Canastra, Nascente do São Francisco, lindas cachoeiras, um povo humilde e acolhedor, uma tradicional e deliciosa culinaria mineira e um dos melhores queijos do mundo, ha e onde nasce as mais lindas garotas que ja vi.
Por: geraldo marcos

tem uns dos carnavais mais animdo do interior mineiro e totalmente gratis, muitas pousada para todos os gostos e bolços. uma grande variedade de campim, casa de pedra, claro etc.
Por: geraldo marcos

Delfinopolis,e um pedacinho de terra, e um pedacinho de Ceu, encostado ao pe da Serra. Trecho da musica de wolney lima e gilmar de paula.Adoro essa cidade onde nasci e vivi ate meus 16 anos.Saudades....
Por: WOLNEY LIMA

Se Deus Quiser nas minhas Férias eu vou poder conhecer Delfinópolis e ter o prazer de conhecer e mergulhar nas cachoeiras mais belas da nossa Região. Meus Parabéns a todos as pessoas que tem a consciência a prezerva a Natureza. Um Grande abraço a todos da Cidade de Delfinópolis
Por: michel donizete felipe

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Delfinópolis
Fundação:
1938
Altitude:
684m
População:
6.097 habitantes
Área:
1.382,5km²
Densidade Demográfica:
4,41hab/km²
CEP:
37910-000

Envie seu comentário sobre Delfinópolis