Delfim Moreira

Delfim Moreira-MG
banner

Bem-vindo a Delfim Moreira!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Delfim Moreira, fotos, informações, os principais hotéis de Delfim Moreira, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Delfim Moreira, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 1.200m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.964 habitantes. A área total de Delfim Moreira é de 409,2km², e sua densidade demográfica é de 19,46hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Delfim Moreira-MG é 37514-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Delfim Moreira

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Chamou-se a princípio de Itajubá. A referência histórica de 3 de Novembro de 1723, é uma declaração do padre João da Silva Caualo que afirma que entrou nas minas de Itajubá com Geraldo Cubas Ferreira; daí a um mês, entrou Gaspar Vás da Cunha, que o induziu a seguir para as minas do Sapucaí.
Em 19 de Setembro de 1749, as minas de Itajubá ficaram subordinadas ao governo de Minas.
Em 27 de Março de 1752, foi concedida pelo 2º Bispo de São Paulo licença para altar portátil e para ereção da capela.
Em 8 de Setembro de 1753 era criado o curato e designado o primeiro cura, padre Antônio da Silveira Cardoso.
Antônio Garcia Velho comprou o sítio de João Valente da Silva, em 1757 e, 3 anos depois, doou-o a Nossa Senhora da Soledade, padroeira da freguesia de Itajubá
Em 24 de Novembro de 1762 foi criada a freguesia.
Exaurida as minas de ouro, entrou Itajubá em decadência. Começou a emigração dos moradores para outros pontos. Surge o povoado às margens do Rio Sapucaí, arraial da Boa Vista, onde, em 1819, Francisco Alves constituíra patrimônio para a igreja que se construísse. Em 1822, já havia um bom número de casas e estava pronta a capela. Em 4 de Outubro de 1822 foi autorizada a benção.
Primitivo povoado continuou com o nome de Itajubá Velho ou Soledade de Itajubá. Havendo perdido as regalias de paróquia, em 1832, reconquistou essa condição em 30 de Novembro de 1842, com o nome de Soledade de Itajubá.
Em 17 de Dezembro de 1938, foi criado o município com a denominação de Delfim Moreira, desmembrado do município de Itajubá.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

17 de Dezembro.

Gentílico

delfinense

População

7.971 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Atualmente, a região conta com diversos criatórios de trutas e, pela privilegiada condição climática, de topografia e de cobertura vegetal, vem desenvolvendo o turismo rural e ecológico.

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Marmelópolis, Virgínia, Maria da Fé, Itajubá, Wenceslau Braz, Piquete, Cruzeiro.

Acesso Rodoviário

BR 381, BR 459, MG 350

Distâncias:

Da Capital

475 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira Areião

Ideal para a prática de esportes radicais possui corredeiras e piscinas naturais. Acesso feito por trilhas às margens da BR-459 próximo ao bairro Ponte de Zinco. São cerca de 5 km de estrada de terra e mais cerca de 8 km de asfalto em direção a Venceslau Brás.
 
Casa do cazinho

Casarão construído por escravos em 1880. Possui instrumentos de tortura e trato com escravos no porão. Pertenceu a Albino José Alves ( político Delfinenese ), foi sede da Prefeitura. Não são permitidas visitas.
 
Cruz das Almas

Parque formado por um bosque de mata atlântica, recortado por córregos, uma trilha que leva a gruta de Nossa Senhora de Lourdes e ao cruzeiro no alto da montanha.
 
Fazenda da Barra

Casa-sede da fazenda mais antiga do município, construída por escravos em estilo Português. Pertence a família Ribeiro.
 
Fonte Rio Claro

Engarrafadora da fonte Rio Claro, a água é captada diretamente da nascente.
 
Fundação Roge

Fundação Roge é uma instituição cujo principal objetivo é oferecer educação a jovens de famílias menos favorecidas. A Fundação pretende ajudar as pessoas da cidade e toda a região. Para tanto, a instituição criou a Escola Técnica Limassis que oferece cursos profissionalizantes de nível médio nas áreas de agricultura, pecuária, turismo rural, agroenergia e meio ambiente.
A Escola criou uma agência de turismo receptivo para preparar os estudantes neste segmento.
 
Mirante da Pedra Malhada (Cruzeiro do Salto)

Localizada no Morro do Caracol, possui uma visão ampla da região, dos vales e montanhas, com uma paisagem tipicamente rural. Adequada para esportes radicais.

Mosteiro Santa Maria de Serra Clara

Único mosteiro rural do Brasil. Fica localizado em meio às montanhas, ambiente ideal para contemplação. Pode ser visitado aos domingos, missa às 10h00.
 
Ninho da Águia

Localizado no bairro Balneário possui várias quedas formadas pelas águas do Rio Santo Antônio.
 
Parque da Cachoeira do Itagybá

Possui duas grandes quedas formadas pelo Ribeirão Taboão. Vegetação típica de mata de galeria, com acesso pela estrada do Rio do Peixe. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Dezembro

17 - Festa do Padroeira - Nossa Senhora da Soledade.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DELFIM MOREIRA

E-mail:

Telefones: (35) 3624-1213 / 1116

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://delfimmoreira.blogspot.com/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3624-1377

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Delfim Moreira

sou nascido nessa maravilhosa cidade.mas precisamente no bairro sertao pequeno, esempre que posso vou ate ai, gostaria de salientar que no sertao pequeno ha cachoeiras e trilhas muito boas para o ecoturismo e e necessario que a cidade explore esse lado.
Por: geraldo magela

Morei em Delfim há muito tempo. O céu é sempre azul e a temperatura muito baixa. Pra quem curte serra e montain bike a região é tão boa quanto a região de Delfinópolis.
Por: caio marcelo assad medeiros

Sou nascido no Bairro Sertão Pequeno em Delfim Moreira. Essa Região é Maravilhosa.Talvez pouca esplorada em relação ao eco-turismo. Vale a pena conferir!
Por: Paulo Ribeiro

Tenho parentes nessa cidade, nasci em Lorena - SP e sempre quando viajo para essa região a sensação é de tranquilidade, as paisagens que a serra da mantiqueira nos oferece no circuito da viagem são lindas, as pessoas são receptivas e acolhedoras, para quem gosta de paisagismo, comida caseira e ar puro, não pode deixar de conhecer e quem já conhece sempre que puder, retornar nesse paraíso chamado Delfim Moreira...Abraço...Alex. Campinas - SP.
Por: Alexandro

Não só conheço como amo Delfim Moreira.Minha mãe e meu irmão moram lá.Sempre que surge uma oportunidade,eu arrumo as malas e sigo rumo a Delfim Moreira. Gosto tanto desta cidade que daqui a alguns anos,tenho planos de me mudar para lá.
Por: Sineia Maria de Souza

ainda não visitei por enquanto pois dia 23/08/09 terei a oportunidade de ver essa maravilha que todos falam
Por: Rosangela de Jesus Barboza

Nasci em delfim, mas me mudei quando tinha apenas sete anos e não voltei, vejo pela internet fotos das lindas paisagens da região e algumas da minha lembrança.
Por: Clóvis Henrique Dias

moro em delfim moreira ha um ano muito boa a cidade. estudo na escola marques de sapucai. perto da estação.
Por: ana carolina

Sou neta desta terra, mãe nascida em Delfim Moreira, hj tenho reseidentes meus avós e tias; terra de lindas paisagens, ar puro e uma simplicidade não encontrada, inclusive em outras cidades pequena do estado de MG. Chegar à cidade pela serra de Piquete é algo de admiração ao seu percurso; ambiente conservado, cachoeiras acanhadas que ganham beleza e tamanho no decorrer da serra, comida aprazível e arquitetura simples, porém bela aos olhos, se podemos adotar uma "2º" terra natal, eu nascida em Jundiaí-SP (à 30m de SP) tenho Delfim Moreira como a minha! Visitem!!!
Por: Ana Rita de Alkmin Lopes

Ao visitar a cidade de Delfim Moreira, uma excelente opção de visitação é a Cachoeira Ninho da Águia. Fica às margens da MG-350, rodovia que liga Delfim Moreira a Itajubá. É um dos atrativos mais famosos da cidade e tem acesso fácil.
Por: Tony Maciel

Amo esta Terra Maravilhosa. Sempre que posso arrumo minhas malas e rumo a Delfim Moreira. Sempre costumo dizer que DM é a princezinha da Serra da Mantiqueira. Amooooooooooooo Delfim Moreia
Por: Sueli Alves

Delfim Moreira uma cidade pacata, com um clima maravilhoso!! Há belas cachoeiras e montanhas belas! Tenho parentes na cidade e sempre que posso vou passar uns dias para desestressar dos agitos cidade grande. É maravilhosa! Pra quem gosta de curtir verde e ficar na paz é uma boa opção.
Por: Cristiane

Amamos Delfim Moreira. Quando aposentarmos com certeza iremos morar em Delfim Moreira.
Por: Beatriz Prince Guerrero

Sim,conheco esta cidade muito bem.so damos valores ao que temos de belo neste pais quando estamos fora dele.Esta cidade alem de possuir estas belezas,encontra-se a paz tanto ambiental como espiritual,recomendo,uai.
Por: suely mayumi takemoto

Sou de Delfim Moreira e resido no exterior,toda minha vida esta nessa cidade;alem do mais e uma beleza de Deus que esta cidade tem.Convido a todos a orem ate la e conhecer essas belezas.Abracos a todos os Delfinenses.
Por: suely mayumi takemoto

eu nasci em itajuba,e meus avós moravam em delfim moreira,sai de lá muito pequena e fui pra sp,hj eu moro na bahia,eu resolvi buscar na net as fotos de delfim moreira e me deu uma saudade,lembro desse lugar como hj gostaria de ver mais fotos
Por: silvia helena da silva

EU AMO ESTÁ CIDADE! ELA É TUDO DE BOM. MORREI LA MUITO TEMPO E MORRO DE VONTADE DEMORRAR NOVAMENTE . SE VC TIVER A OPORTUNIDADE DE CONHECER ENTAO VÁ É MARAVILHOSA
Por: JULY

nossa eu queria tanto ir ai!! a minha mae nao quer deixar ahh eu vou chorar deve ser tao li8ndo aii que pena mais um dia eu juro que eu vou
Por: ´polyana

Eu amo Delfim Moreira e as pessoas de lá!! meus tios e tias,meus primos e primas e é claro o cão do meu tio o LOBO ele é lindo de mais!!ele é igual DELFIM MOREIRA.
Por: Beatriz Prince Guerrero

Eu amo Delfim Moreira. É a cidade mais linda do Brasil. Assim que me aposentar voltarei imediatamente para minha terra querida, onde nasci e vivi até a adolescência. Amooooooooooooo muito Delfim Moreira. Aliás , meus filhos e meu querido esposo também amam esta terra querida e maravilhosa.
Por: Fatima Aparecida Prince Marcondes Guerrero

PARA BEM PELAS FOTOS QUE ESTA NA INTERNETE EU SOU DE ALAGOAS
Por: marcos rodrigo peres

Delfim é a melhor cidade de se viver. Tranquila, sem violência, ar puro, agua pura e de qualidade. Venha conhecer a cidade mais bela do sul de minas.
Por: Fabio Ribeiro da Costa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Delfim Moreira
Fundação:
1938
Altitude:
1.200m
População:
7.964 habitantes
Área:
409,2km²
Densidade Demográfica:
19,46hab/km²
CEP:
37514-000

Envie seu comentário sobre Delfim Moreira

banner