Datas

Datas-MG
banner

Bem-vindo a Datas!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Datas, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Datas, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 1.231m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.410 habitantes. A área total de Datas é de 287,3km², e sua densidade demográfica é de 18,83hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Datas-MG é 39130-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Datas

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico dos Diamantes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A 14 de Março de 1839 foi criado o distrito de Ribeirão das Datas, desmembrado do município de Gouveia. A 6 de novembro de 1866 é criada a paróquia do Espírito Santo das Datas, que foi suprimida em 1870. Em 14 de novembro 1873 foi restaurada definitivamente como paróquia. O arraial era referido freqüentemente como Datas e esporadicamente por Espírito Santo das Datas. Em 7 de setembro 1923 foi determinada a mudança da denominação de Espírito Santo das Datas para Datas 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico

datense

População

5.210 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Datas, cidade pequena e aconchegante. Lindas cachoeiras de águas claras e cristalinas. Tranquilidade é um dos potenciais do local. Venha conhecer mais sobre a cidade. Visite-nos.

 

Clima

Tropical

Temperatura Média

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Jequitinhonha 

Limites

Diamantina, Serro, Presidente Kubitschek, Conceição do Mato Dentro e Gouveia

Acesso Rodoviário

 

BR 259

Distâncias:

Da Capital:

272 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos

Biblioteca Caldeira Brant 

Descrição: Pequena biblioteca com livros literários e histórias em geral.

Capela de Nossa Senhora da Conceição 

Descrição: Pequena capela em devoção à Nossa Senhora da Conceição.

Córrego do Ouro 

Descrição: Córrego com quedas formando cachoeiras distante 15 km da sede do município.

Igreja do Divino 

Descrição: Data de 1870. A única que fica aberta a visitação pública.

Igreja N. Sra. do Rosário 

Descrição: Construção em homenagem à Nossa Senhora do Rosário.

Lapa Pintada 

Descrição: Pinturas em pedras próximas de pequenos poços de água, localizadas no distrito de Palmital a 12 km da sede do município. Seguir em direção ao Serro por aproximadamente 10 Km. Entrar à esquerda, pecorrendo-se mais 2 Km.

Praça 1º de Março 

Descrição: Homenagem à emancipação do município.

Praça do Divino Espírito Santo

Descrição: Praça em homenagem ao padroeiro da cidade, local onde está localizada a Igreja do Divino.

Praça Tiradentes 

Descrição: Homenagem a Joaquim Silvério dos Reis. 

Coreto - Praça do Divino

Cachoeiras de Cubas

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DATAS

E-mail:

Telefones: (38) 3535-1121

Sites: http://www.datas.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (38) 3535-1220

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estradareal.org.br

http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Datas

Deixo um comentário em poesia. DATAS dos diamantes e dos morangos: tradição e modernidade. Autor: Rui Edmar Ribas, Mestre em História pela PUCRS Belo Horizonte, 25 de abril de 2009 Ontem, diamantes. Procurar o que não guardou. Imprevisibilidade. Ilusão. Desconfiança. Desagregação. Hoje, morangos. Cultivar o que alimenta. Previsibilidade. Satisfação. Confiança. União. Ontem, diamantes. Brilho de sonhos. Riqueza efêmera. Corpo presente. Família ressente. Datense carente. Hoje, morangos. Sonhos em realidade. Riqueza de qualidade. Solidariedade presente. Família Consente. Datense contente. Ontem, diamantes. Sonhos sonhando. Enxada catiando. Peneira peneirando. Coração palpitando. Realidade sonhos frustrando. Hoje, morangos. Pedras e cangas adocicando. Sabores saborosos saboriando. Natureza natural aflorando. Moranguenses a terra lapidando. Alimento que o corpo alimenta. Datas diamantes e morangos. Datas ontem e hoje. Datas tradição e modernidade. Datas catas e campos verdejantes. Datas coração que pulsa emoção. Datas da mente, do corpo e da alma da gente. Datas revigorada Revitalizada. Datas sagrada Sacralizada. Datas filtrada Em amores e nas dores. Datas síntese Da epopéia dos seus filhos. Datas de ruas e alamedas que cantam. Datas de datenses que encantam. Datas substantivo próprio Adjetivo Verbo Advérbio. Datas tratado Biblioteca do nosso mundo. Datas de(em) nossos sonhos: - rio caudaloso e despoluído; - salões de areia límpida; Fiéis nas igrejas rezando: Divino Espírito Santo nos proteja, Nossa Senhora do Rosário não deixe faltar o pão-de-cada-dia, Nossa Senhora da Conceição lá da capelinha interceda por nós agora e sempre. Amém! - quintais com hortaliças e galinheiros, pés de jaboticaba, de goiaba, de pitanga e de manga; -janelas ornadas de sempre vivas do campo e do ventre; Adolescentes apaixonados; - lindas crianças no grupo escolar estudando. Datas com tantas famílias renascendo nos filhos de hoje: - Guedes, Abreu, Freire, Ávila, Ribas, Batista; Azevedo, Pinto, Coelho; - Paula, Rodrigues, Ferreira, Carvalhaes, Carvalho, Souza, Silva, Rocha, Rosa; - Ribeiro ... e todas. Datas, família Dinastia Realeza. Linhagem eterna.
Por: Rui Edmar Ribas

Datas Cidade da minha infáncia; berço do meu vovo Joaquim Telecio Pereira da Silva. E meu Pai Sebastião P. da Silva. Eu tenho muita vontade de reve-la.Querovisita la nates de me reclher.
Por: Maria Helena Pereira

DATAS ÉMUITO BELA ;ONDE ESTÁ TODAS AS MINHAS MEMÓRIAS DA MINHA INFÁNCIA POSSO DIZER QUE É ÓTIMO LUGAR PARA PASSAR FÉRIAS ; Eu recomendo aos turistas que vá visitar esta bela Cidade.
Por: Maria Helena Pereira

Coneço e gosto muito de lá a família de meu esposo mora lá... No futuro próximo estarei indo embora p lá também... ótiima p se viver, bem pacata.
Por: VALERIA

Na cidade de Datas, com seus 9 mil habitantes, passado e presente se fundem, proporcionando uma qualidade de vida sem igual. Os datenses são generosos, comunicativos e dotados de uma grande sabedoria que encanta e cativa os turistas e visitantes. Quem quiser recuperar suas energias, desacelerar o tempo, sintonizar com a natureza e fazer amigos, passe uma temporada em Datas.
Por: Rui Edmar Ribas

que 7 de setembro nos surpreenda um abraço pra todos do bar do wilson de paula
Por: poliana de paula rodrigues

Olha, para quem não conhece a cidade de Datas posso de dizer que é uma cidade pequena, porém, linda e aconchegante de pessoas muito educadas e receptivas. Vale muito a pena conhecer a cidade, seus pontos turísticos(principalmente as cachoeiras, e vilas que compõe o municipio) a cultura, e a historia da cidade, que sempre lembrada pela exploração de diamantes e ouro na época em que Diamantina(cidade historica vizinha de Datas que também vale muito a pena conhecer)era o grade polo de exploração. Não posso deixar de falar das festas religiosas que é grande atrativo da cidade. Também tem uma festa promovida pela prefeitura com a participação de todos os moradores que aconte no dia sete de setembro, e reune pessoas de todas as cidades proximas. Bom, Datas é tudo isso e mais um pouco, que você podera ficar sbendo se vier conhecer a cidade. Datas diamante maior de minas!!!
Por: Pablo Oliveira

É UMA CIDADE LINDA E BUCÓLICA. A IGREJA DO DIVINO É MUITO BONITA.
Por: ÁUREA

Morei em Datas por muitos ,anos a familia da minha mae mora toda la e uma cidade pacata as festa que a prefeitura promove sao otimas principalmente Sete de Setembro quem tiver oportunidade de ir conhecer pode ir que nao vai se arrempender.
Por: MARCELINE GERALDA DA SILVA

Vivi em Datas até completar 17 anos. Hoje tenho um filho que completou 8 passando lá suas férias. É uma cidade simples, tranquila e muito gostosa para descansar um pouco. Sinto muitas saudades. Feliz do meu filho que pôde curtir lá suas férias. Mas, pelo menos passei o Natal lá.
Por: vanessa cristina soares

gostaria muito de passar o feriado em datas mas vou deixar pro proximo feriado
Por: angela

cidade limpa aconchegante de pessoas maravilhosas,e muito hospitaleira.
Por: valdeir batista

eu porem adimiro todo pessoal de datas poreles serem educados ,e por tratar agente com muito respeito .e ainda por ter tantas mulheres bonitas
Por: marciano jose resende

Eu amo esta cidade maravilhosa que nasci ñ moro a 16mais em datas mais ela esta mo fundo do meu caração para sempre
Por: cristiano arlisson rocha

Adorei ver as fotos da cidade de Datas.Parece um lugar muito bom e bonito.Um amigo disse que ia viajar para essa cidade achei esquesito o nome fui procurar para ver se existia este lugar e fiquei encantada
Por: maria

saudades onde nasce cresci e tenho grandes amigos tambem
Por: CLAUDIANA

melhor festa do vale jequitihonha datense ausentes venha conhecer
Por: carlos pereira

eu sou de tombadouro municipio de datas.aesar de nao ir muito adoro datas,as festas religiosas 7 de setembro ,gente voces nao tem noçao e tudo de bom.sem contar e claro que ultimamente temos tido bons administradores politicos. isso contribui para o crescimento do lugar edos seusmunicipios. beijos para todos>>>>>>>>>>>>>...
Por: elizangelacarmosilva

ai que saudade de datas parabens quem tirou essas fotos,ta todas lindas bju !
Por: mara

AMOOOOOOOO Datas uma cidade legal, tem muitos lugares bonitos ALEM DE ALGUNS GATINHOS E ISSO EU ADOLU DATAS BJOSSSS EDUARDA
Por: EDUARDA

Que cidade maravilhosa a qual nasci e me criei através de ter sido criado em meio ao sofrimento mas onde tivemos ajudas deste povo hospitaleiro so mesmo Deus para recompensar todos vcs. Hoje moro em BH mas sempre estou indo por ai para estar apreciando as belas da minha cidade maravilhosa.....sou irmão do padre Toninho onde teve o apoio total da Familia moreira sou muito grato ao Sr. Antonio Moreira e também sua esposa Norma moreira pelo o apoio e incentivo que deram ao meu irmão padre Toninho meu muito obrigado!!!!!!!!!! Um forte abrç a todos Datenses.......
Por: Roberto Cesar de Souza

sou sete lagoano por opcao datense de corracao me espere datas um dia vou voltar pra ficar matar a saudade da cachoeirra de cubas e de outros pontos turistico que datas oferece
Por: marcelo mendes cardoso

datas e uma cidade muito linda,maravilhosa eu nasci e foi criada la muito linda msm,meu marido tbm e de la.amamos essa cidade linda e com pessoas maravilhosas q moram la ,ou seja meus familiares
Por: sirlene

nasci em datas, morei em datas ate os meus 22 anos e posso dizer que foram os melhores anos de minha vida onde estudei com os melhores professores que me ensinou muito para que eu vencer na vida. sou muito grato a essa pequena cidade,onde tive a felicidade de formar varios amigos,onde tive contato com a bela natureza como a cachoeiras...os rios...o belo por-do-sol...as belas festas ...etc; se Deus permitir ainda vou voltar para esse acochegante lugar de paz e tranquilidade; faço um convite a todas as pessoas que gosta de tranquilidade e paz que visite a pequenina cidade de Datas vocês nao vão se arrepender!abraço a tds os Datenses!
Por: lindomar luciano alves

cidade de datas onde eu era feliz e nao sabia onde tive a oportunidade de viver uma vida feliz com minha familia e amigos de infancia onde tive os melhores educadores da historia onde conheci varias moças otimas para namorar ; onde me casei e me tornei pai , em fim so tenho boas recordaçoes da mina querida e amavel cidade de Datas mg
Por: lindomar luciano alves

Hé!, Datas é um lugar previlegiado por tantas belezas naturais que dispensam comentário, porém, indiscutivelmente o que Datas tem de melhor é o seu "povo". Gente simples, ordeira e que nos cativa a cada novo momento...
Por: Aldir Harley de Oliveira Mendes

vai ate datas conhecer a cachoeira de cubas e outros lugares lindos e a hospitalidade das pessoas deste lugar
Por: marcelo mendes cardoso

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Datas
Fundação:
1962
Altitude:
1.231m
População:
5.410 habitantes
Área:
287,3km²
Densidade Demográfica:
18,83hab/km²
CEP:
39130-000

Envie seu comentário sobre Datas