Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Brasiléia?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Brasiléia

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




 

Roteiros do Brasil

Região Turística Vale do Acre

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Brasília, como era chamada Brasiléia, sede do município de mesmo nome, foi fundada em 03 de julho de 1910, nas terras dos índios Catianas e Maitenecas, no Seringal Carmem, quando o Acre já era território do Brasil.
Brasília foi criada por homens da classe dominante da sociedade acreana da época, seringalistas e autoridades constituídas, que habitavam no Alto Acre, vinculados à exportação de borracha para Belém e Manaus.
No Seringal Carmem foi escolhida uma área para instalação da justiça do 3º Termo Judiciário da Comarca de Xapuri e do Juiz Fulgêncio de Paiva, que já havia sido expulso das terras do Seringal Nazaré. Eram os primeiros passos da fundação de Brasília, que contou com a participação de brasileiros como João Cordeiro Barbosa, José Antônio de Almeida, Olegário de Araújo França, Augusto de Melo Azevedo, Dr. Luiz Barreto Correa de Menezes, Dr. Ronaldo Melo, Raimundo Furtado, Fulgêncio Cruz, José Bernardo e outros. Brasília foi assentada à margem esquerda do Rio Acre, de frente à cidade boliviana de Cobija, onde moravam a maioria dos brasileiros que a fundaram no dia 03 de julho de 1910, data em que braços de seringueiros, sob as ordens dos doutores e seringalistas , derrubaram as primeiras árvores no  local em que hoje está situada a cidade de Brasiléia.
A clareira era aberta ao som dos fervorosos discursos dos senhores fundadores, ao mesmo tempo em que a Bandeira Brasileira era desfraldada sob os olhares dos bolivianos, que assistiam a tudo do outro lado do Rio Acre. “Essa arrojada iniciativa, entretanto, não foi bem acolhida pelos proprietários das terras onde estava localizada a área desbravada. A. Braga Sobrinho e Companhia(Álvaro Sander Salvatierra, pág. 03). Os proprietários do Seringal Carmem chegaram a destruir o prédio de madeira onde funcionaria o Palácio da Justiça do pequeno vilarejo de Brasília, mas por decisão do Cartório do Tabelião Público de Rio Branco, o ano de 1911, a firma seringalista foi obrigada a ceder aos fundadores da área já ocupada.
Brasília foi fundada numa época em que a produção gumífera acreana já estava prestes a entrar em crise, fato este ocorrido no trágico ano de 1913, quando seringais de cultivo ingleses localizados na Malásia passaram a vender para o mercado industrial internacional uma borracha bem mais barata que a acreana. Mesmo assim, as seringueiras de Brasília, no Alto Acre, contribuíram intensamente com as receitas do Acre, provenientes da exportação de borracha, para os portos de Belém e Manaus, e daí para as indústrias inglesas e norte-americanas.
Até os idos de 1960 a cidade manteve um intenso intercâmbio comercial com Manaus e Belém, locais de onde vinham as mercadorias que aviavam seus seringais, trazidas pelos navegantes e comerciantes sírio-libaneses que controlavam o comércio da região.
Brasília surgiu como fruto das relações sociais engendradas pela frente extrativa da borracha no Acre, tanto é que os seus fundadores foram, em sua maioria, seringalistas, homens detentores das riquezas acreanas no ano de 1910.
A região onde está situada hoje a cidade de Brasília também foi ponto importante para que Plácido de Castro, como comandante das tropas acreanas, pudesse montar ,no Alto Acre, bases militares quando da luta contra o Exército da Bolívia na questão do Acre, no ano de 1902.
Pelo Decreto Nº 9.831, de 23 de outubro de 1912, do Presidente Hermes da Fonseca, Xapuri tornou-se município e Brasília sua comarca.
No mesmo ano de 1912, Brasília foi elevada a categoria de vila, passando a ser considerada cidade em 1938. O Presidente Getúlio Dorneles Vargas, através do Decreto – Lei nº 968, de 21 de dezembro de 1938 criou o município de Brasília. Somente em 04 de janeiro de 1939 é que a prefeitura foi instalada. Pelo Decreto – Lei nº 6.163, de 31 de dezembro de 1943, Brasília passou a chamar-se BRASILÉIA, nome que continua até nossos dias.
 

Significado do Nome:

Inicialmente era chamada Brasília. Em 31 de Dezembro de 1943, passou à chamar-se Brasiléia, derivado da união das palavras Brasil (Bras) e Hiléia (floresta)

Aniversário da Cidade:

03 de Julho

Gentílico:

brasileense

População:

21.438 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A economia da cidade vem sofrendo uma grande perda, pela falta de fiscalização e os baixos preços da Bolívia comparados com os do Brasil, e não são só consumidores que estão se voltando a economia Boliviana, mas empresários para a zona livre de comércio de Cobija (a capital do departamento de Pando e da província de Nicolás Suárez). A cada dia novos estabelecimentos e empresas são construídos por brasileiros, que moram nas cidades vizinhas de Epitaciolândia, Brasileia e até quem reside na capital Rio Branco, está investindo nas terras bolivianas. A fronteira desprotegida dos dois países é também passagem para o tráfico de drogas, armas, combustíveis, e mercadorias.

Clima:

Quente com clima chuvoso 

Temperatura Média:

26,5°C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

BR-317

Localização:

Vale do Acre

Limites:

Assis Brasil, Sena Madureira, Xapuri e Epitaciolândia  

Acesso Rodoviário:

BR-317 

Distâncias:

Da Capital:

234 km 

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Parque ecológico Nordesta

Fica locoalizado o lado da escola municipal rural de ensino fundamental Valéria Bispo Sabala
Localização: KM 26 - estrada do Pacífico 

-Praça dos Seringueiros

Localização: Centro
 
-Rua das Palmeiras

Uma das avenidas principais que encanta os visitantes com a colocação de suas palmeiras enfileiradas, formando uma vista natural desnumbrante
Localização: Centro 

-Wilson Pinheiro

Construída recentemente é um dos atrativos turístico. Destaca-se por sua rquitetura moderna e sua iluminação colorida, desnumbrando os olhos do que a vêem.
Localização: Centro

-Balneário Jarinal

  -Propriedade com cinco hectares de área verde, cortada pelo Igarapé Jarinal. Possui estrutura de restaurante e bar, piscina infantil e adulto com água corrente, queda d´agua, chapéus de palha e quadra para esportes.

-Balneário Kumarurama

  -Dispõe de açude, palhoça, chapéus de palha, piscina, bar com sinucas, restaurante, banheiros, quadra de areia, passeio à cavalo e seis chalés para alojamentos de visitantes.

-Praça Hugo Poli

  -Espaço urbano agradável e bastante arborizado. É o principal ponto de encontro bresileense e o centro dos eventos municipais.

-Igarapé Bahia

  -Às margens desse igarapé, o exército de seringueiros brasileiros travou um dos mais sangrentos combates contra as tropas bolivianas, lideradas pelos irmãos Soares na disputa pelas terras acreanas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Fevereiro

  -Todos os anos a Prefeitura de Brasiléia realiza o Carnaval, no intuíto de conservar o folclore local e aquecer a economia do municipio.
Localização : Praça Huo Polli

-Julho

  -O Carnavale é o Carnaval fora de época de Brasiléia. Começou com uma brincadeira do repórter cinematográfico e DJ Nacib Ayachi, que decidiu colocar umas caixas de som na Praça Hugo Poli, no centro do município. A idéia agradou e à partir de então os prefeitos resolveram oficializar a festa, que hoje movimenta durante o mês de Julho a população do município e região. Durante o Carnavale, a população de Brasiléia, triplica. Turístas do Acre, da Bolívia, e de Estados vizinhos de Rondônia e Amazonas prestigiam a festa.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÉIA

E-mail:  prefeituradebrasileia@yahoo.com.br

Telefones: (68) 3546-4402 

Sites: http://www.brasileia.ac.cnm.org.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODOVIÁRIO:

Telefone: (68) 3546-3257

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail: cartoriobrasileia@yahoo.com.br

Telefones: (68) 3546-5028

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (68) 3546-5000

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-www.cnm.org.br

-www.brasileia.ac.cnm.org.br

-www.oguiariobranco.com.br

-brasileiaviva.

-http://www.citybrazil.com.br

-www.panoramio.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 


Conheça nossas opções de hotéis em Brasiléia e pousadas em Brasiléia para visitar Brasiléia.

Promova a cidade de Brasiléia no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!