Coroaci

Coroaci-MG
banner

Bem-vindo a Coroaci!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Coroaci e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Coroaci.

A cidade de Coroaci, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 467m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.665 habitantes. A área total de Coroaci é de 578,5km², e sua densidade demográfica é de 16,71hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Coroaci-MG é 39710-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Coroaci

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em meados do século XVIII predominava na região de matas fechadas a tribo indígena Botocudos, primitivos que habitavam o sul da Bahia e boa parte da área mineira, e eram bravos guerreiros nômades, que viviam principalmente da caça. Foram perseguidos e aniquilados por serem guerreiros. Alguns sobreviventes foram mantidos escravos, prisioneiros do governo. Descendentes ainda restam deles: os Krenak que vivem em reservas no Vale do Rio Doce, preservando alguns costumes de seus antepassados.
A região ainda era desconhecida, e seus desbravadores foram: Martim de Carvalho, Sebastião Fernandes Tourinho, Antonio Dias Adorno, Marcos Azeredo Coutinho, Fernão Dias Paes Leme, Manuel Chassin Monteiro, João de Azevedo Leme, João Peçanha Falcão e Vigário Francisco Martins.
O interesse por pedras preciosas e minérios atraíram a atenção dos expedicionários, enviados pelo governo provincial em nome do rei. Organizaram expedições que enfrentaram muita resistência dos indígenas, e, dominando ou eliminando os índios, avançavam pela região para maiores conquistas: riquezas minerais.
Devido ao insucesso e ineficácias dessas expedições, iniciaram então as Missões visando a civilização desses índios que habitavam a Região, hoje a Região Leste Mineira.
O governo de D.Antonio de Noronha realizou grande desbravamento do Rio Doce visando regiões auríferas das Minas Gerais. Com a exploração desse rio foram se descobrindo novas terras, e surgiram os garimpos, o que trouxe lavouras e então novas povoações. Os povoados foram se expandindo e recebendo denominações.
O fértil território do Onça, como ficou conhecida a região na sua colonização, recebeu os primeiros moradores em meados de 1873: Manoel Lage, Manoel Francisco e Francisco Ramalho, que, com suas famílias povoaram as primeiras fazendas e sítios.
Em 1879 o Coronel Manoel Lage cedeu uma terra de sua fazenda para a construção de uma capela e um cemitério. No dia 26 de julho desse ano foi realizada pelo Vigário Pe. Alexandre Generozo a primeira missa ao pé de um cruzeiro.
A partir dessa data o povoado de “Santana do Onça”, como era conhecido, cresceu devido a chagada de novas famílias: Francisco Vieira Simões, Demétrio Coelho Oliveira, Rogério de Ávila, Joaquim Pereira Candido, José Gomes, Henrique Coelho, João Duarte, Cornélio Vaz e outros.
Em 1900 o povoado foi elevado a distrito “Santana do Suaçui”, pertencente ao município de Peçanha. Mais tarde a denominação foi dada de Suassui, e a sete de setembro de 1923 o distrito passou a se chamar Coroacy, continuando subordinado a Peçanha.
Antigas denominações: Sertão do Cuité, Mata do Peçanha, Santana do Onça, Santana do Suaçui, Suaçui, Coroacy, Coroaci.
Coroaci foi emancipado em em 1° de janeiro de 1949, com 58 anos de história.
O primeiro prefeito (intendente – nomeado pelo governador) foi José Martins Guedes. O primeiro prefeito eleito foi José Simões.
A prefeitura municipal funcionava na época em um prédio alugado.
Coroaci evoluía, a economia impulsionava baseando-se na produção de café e extração de mica. 

Significado do Nome

“terra de frente para o sol” na língua indígena Tupi guarany 

Aniversário da Cidade:

1º de Janeiro 

Gentílico:

coroaciense

População:

10.274 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

No município cachoeiras bucólocas convidam a um simples banho. Imperdível!

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

24,5° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Vale do Rio Doce  

Limites:

Governador Valadares, Peçanha, Marilac, Nacip Raydan, Sardoá e Virgolândia 

Acesso Rodoviário:

MGT120, MG129, MG314, MG434, BR381 e BR120. 

Distâncias:

Da Capital:

219 km   

Outras:

Belo Horizonte: 352 Km

Rio de Janeiro: 620 Km

São Paulo: 965 KM

Brasília: 1.115 KM

Vitória: 485 Km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira 
 
Esse é um dos cartões postais de Coroaci.
Com certeza não há quem conteste esta verdade, pois a cachoeira, ao longo de nossa história tem sido um lugar aconchegante para passar os bons momentos da vida. Várias pessoas de cidades vizinhas frequentam a cachoeira, principalmente no verão.
Atualmente o proprietário da cachoeira mais famosa de Coroaci tem investido na infra-estrutura do local, proporcionando mais lazer e comodidade para os frequentadores. Venha fazer uma visita a essa maravilha e descubra a beleza que está escondida nas águas da nossa linda cachoeira.

Usina de Tronqueiras
 
A COMPANHIA DE ELETRIFICAÇÃO DO MÉDIO RIO DOCE (CEMRD), uma subsidiária das CENTRAIS ELÉTRICAS DE MINAS GERAIS S/A (CEMIG), foi fundada em maio de 1951, com a finalidade principal de fornecer energia à próspera região localizada em torno de Governador Valadares.
O abastecimento era feito na cidade de Governador Valadares por uma usina diesel-elétrica, pertencente ao Estado; esta usina fornecia a uma companhia particular, CIA. FORÇA E LUZ FIGUEIRA DO RIO DOCE, proprietária da Rede de Distribuição da cidade. Tanto a usina como a rede, operavam em condições precárias, sendo o abastecimento, além de insuficiente, sujeito a contínuas interrupções.
Estudos para solucionar o problema vinham sendo feitos desde 1942, e em 1950 a SERVIX ENGENHARIA LTDA., preparou para a Secretaria de Viação do Estado um projeto de aproveitamento da cachoeira da Fumaça, no Rio Tronqueiras, distante 38 km de Gov. Valadares.

Morro do Cruzeiro 
 
Uma maravilha de nossa cidade não poderia ficar esquecida, o Morro do Cruzeiro.
Montanha mais alta próxima á nossa cidade, o Morro do Cruzeiro representa para todos nós coroacienses um lugar respeitado e admirável por toda a sua história de fé. No alto do morro verificamos a existência de uma cruz, que segundo os padres antigos abençoa o nosso povo na sua luta diária.
Conta-se que certa vez a antiga cruz estava muita velha. Na ocasião o Padre da cidade, Padre Correia, mandou que construísse uma nova cruz para o morro não ficar desguarnecido. Então os bons carpinteiros da época fizeram uma cruz enorme e muito pesada, ficando difícil o transporte até o alto do morro. O então Padre Correia pediu que arrumasse um carro de boi para subir com a cruz sendo assim feito. No ápice da chegada os bois não conseguiram mais levar a cruz por causa do cansaço. O Padre Virgílio, vendo a dificuldade dos animais resolveu sentar em cima da cruz, tornando o peso mais leve. Assim sendo os bois conseguiram chegar ao local desejado.
Na sua visita a Coroaci aproveite para subir ao morro do cruzeiro para que assim você tenha uma visão privilegiada da nossa cidade, além de tudo, ter a oportunidade de tirar belas fotos.
 
Ponte de Pedra 
 
Outra maravilha de nossa terra é a ponte de pedra,ou ponte-pedra se assim quiserem chamá-la.
Situada no Córrego do Sampaio a Ponte de pedra já foi um grande centro turístico.
Muitas pessoas já se acamparam naquele local,admirando assim,a beleza natural do lugar.Outros já fizeram os famossos pique-niques e,a maioria das pessoas tem boas lembranças da ponte de pedra por ser um lugar super agradável em dias quentes.
Infelizmente, por mal comportamento de alguns frequentadores,o proprietário da ponte de pedra proibiu as pessoas de entrarem naquele lugar. Esperamos que esse coroaciense possa repensar sua atitude e abrir novamente essa cachoeira para trazer de volta a alegria do nosso povo.

 

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- CoroaciFolia

- Semana do Produtor Rural

- Encontro do Tronqueirense Ausente

- Encontro do Bugrense Ausente

 Julho

22 à 24 - XXXIII FESCANA - Festival da Cana de Coroaci

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE COROACI

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3291-1177

Sites: http://www.coroaci.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belo Horizonte

Telefone: (31) 3271-3000

Site: www.rodoviariabelohorizonte.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3291-3009

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (33) 3291-1201

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CORREIOS: (33) 3291-1237

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.vivacoroaci.com.br/site/

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de Coroaci

sou natural de coroaci minha familia mora em sao pedro do tapeirao eu e minha esposa e minha filha moramos em sao paulo abraço para todos ate natal
Por: jose roberto de amorim

AE Galera! Bom, quem conhece sabe que Coroaci é Top dimais.. Quem nao conhece, naum sabe o qe ta perdendo... Se for la, nao deixe de visitar as caxoeiras, ponte de Pedra, Comer uma pizza na pracinha... Se for em Julho, nao perca o FESTIVAL DA CANA (FESCANA) .. Muitoo bom Galera. Saudades dakele lugar
Por: Lilian (SP)

ESTA CIDADE E MARAVILHOSA. EU MOREI AI POR5ANOS. HOJE EU TENHO SAUDADES, ESPERO UM DIA VOLTAR NOVAMENTE PARA ESTA CIDADE LINDA E MARAVILHOSA.
Por: silvania aguiar dos santos

Quantas saudades, ali eu nasci, passei minha infancia e minha adolesencia. Um dia eu volto para estar como os amigos de infancia e parentes que ainda estão por la.
Por: Joaquim Coelho Simões

e um paraiso traquilo lindas cachoeiras e pinga da boa sem contar as belas gatas
Por: josias bodoque

sou coroaciencesaudades muitasfico encantada com o que tenho visto procuro acessar todos os momentos para estar informada das belezas da cidade.quero deixar aqui meu registro de uma cidadã que tem essa cidade no coração.
Por: sandra soares da silva

a cidade possui lindas cachoeiras trilhas a serem exploradas é uma cidade que encanta a todos que por ai passa sem contar com a festa que virou simbolo de grandeza da cidade a fescana.
Por: sandrasoaresdasilva

Estou fora do coroaci a muitos anos,mas a tenho no meu coração, é uma cidade que oferece comodidade, lugares de grande beleza,paisagens maravilhosas como as nossas cachoeiras.
Por: Sandra Soares da Silva

É uma típica cidade do interior de MG. Diferenciais é o clima frio a noite, isso pq. esta entre montanhas. Tem cachoeiras muito bonitas e também tem a melhor festa da região(julho) Festival da Cachaça. Visite!!!
Por: Sérgio Morães

coroaci, cidade maravilhosa de se viver.eu adoro as festas que tem lá,pricinpalmente o fescana no mês de julho.
Por: dilma g.m.silva

E O MELHOR LUGAR PARA SE VIVER, PARA COMEÇAR O CLIMA E DE FAZER INVEJA. A AGUA ENTAO E A MELHOR DO LESTE DE MINAS ,INCLUSIVE QUEREM CONSTRUIR 4 PCHs NO NOSSO BELISSIMO RIO SUASSUI PEQUENO COM LINDAS COCHOEIRAS.
Por: JADIR

Eu e meu marido,Nilson,nascemos em Coroaci.Ensinamos nossos filhos a amar nossa terra,pois em Coroaci está o nosso passado e grandes amigos.Em julho estaremos lá para matarmos a saudade.
Por: MERIANE

sou de coroaci nasci nas tres barras perto da encruzillada onde estudei ate a quarta serie amo croaci vivi ai ate 15 anos depois vim para o rio de janeiro fas35 anos sou apaixonada com a fescana sempre que psso visito a cidade meu pai era o pedro rabelo saudades e beijos a todos coroaciences
Por: carmita rabelo

Uma cidade com cachoeiras maravilhosas... sem falar na água benta.
Por: Jose edmundo

a 30 anos deixei minha terrinha moro em vitoria fisicamente mas moro nesta terra com meu espirito . muita saudades de minha infancia dos meus amigos que la ficararam e outros que tomaram seus rumos colegas que a 30 anos nao vejo mas nunca esqueço como por ex ,valdir do tarzan onde esta vc joazinho do tone e vc vava da lilia EUA te acolheu mesmo né? , e mais dezenas como zé maria da macena a familia do dim correia , diorginho e mario henrique , joao navalha rs e mais um monte de colegas que eu gostaria de encontrar so pr fazer uns fuchicos e matar a saudade. que DEUS abençoa a todos filhos legitimos e adotivos desta terra sagrada. bjs e abraços a todos. zozó
Por: joao crisostomo

coroaci é uma cidade maravilhosa estou morrendo de saudades
Por: edevaldo carvalho

conheco muito bem essa cidade pq/sou de la beijos p/todos os meus amigos e um abraco bem gostoso
Por: maria do rosario de figueredo

ja visitei muito bem essa cidade conheco demais vivi muitos p/ mim nao tenho q/ reclhmar nada pq/foi node eu nasci respeito muito esse lugar ok
Por: mariado rosario de figueredo

CONHEÇO SIM CIDADE DE POVO ACOLHEDOR,CIDADE DE CORAÇÃO QUENTE
Por: CIDA

Coroaci - Cidade famosa e belissima dgostaria muito de conhecê-la pelo seu belo panorâmico geográfico e sua localização. É a cidade onde meus Pais, frequentavam e comarca de minha cidade natal: Marilac - MG Felicidades aos Povos de Coroaci. Um bom dia Fátima
Por: Maria de Fátima Gonçalves

cidade de povo que acolhe todos como amigos , neste paraiso nasci e passei os melhores momentos de minha vida ate aos 20 anos. hoje moro em sao paulo e trabalho no metrô. alem de um povo hospitaleiro suas riquezas naturais sao o ponto forte desta linda terra
Por: amarildo cunha (garrucha)

já visitei, sou de Nacip Raydan e moro em Betim, gostaria muito de um dia poder morar em Coroaci, pois acho que é uma cidade de muita tranquilidade, boa para descanso das cidades grandes
Por: Azemar Rodrigues Rocha

SOU NATO DE RIO VERMELHO,O DESTINO ME FEZ CONHECER COROACI,AMEI A CIDADE , AS PESSOAS E RESOLVI COMPRAR MINHA CASINHA AQUI ONDE EU VOU SER MUITO FELIZ AINDA,TENHO CERTEZA.
Por: ANDREZA DAYRELL

Boas lembranças e muitas saudades, da cidade, dos amigos e dos parentes
Por: daniel de almeida coelho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Coroaci
Fundação:
1948
Altitude:
467m
População:
9.665 habitantes
Área:
578,5km²
Densidade Demográfica:
16,71hab/km²
CEP:
39710-000

Envie seu comentário sobre Coroaci