Conceição do Mato Dentro

Conceição do Mato Dentro-MG
banner

Bem-vindo a Conceição do Mato Dentro!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Conceição do Mato Dentro, informações atualizadas sobre a cidade Conceição do Mato Dentro, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Conceição do Mato Dentro.

Informações de Conceição do Mato Dentro

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

 Circuito Parque Nacional Serra do Cipó 

Capital Mineira do Ecoturismo 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Originalmente foi habitada pelos índios Botocudos. Em janeiro de 1701, um grupo de bandeirantes partindo de Sabará, atingiu ao fim da jornada a região conhecida como Ivituruí ou Serro Frio. Em 1702 o sertanista Gabriel Ponce de Leon, ao se deparar com a riqueza da região, ergueu uma capela com nome de Nossa Senhora da Conceição. O município, então, foi descoberto em função da descoberta do ouro nas margens do Ribeirão Santo Antônio e seus afluentes. Com a abundância do ouro, a população do arraial logo cresceu, tornado-se uma das maiores e mais belas vilas da região. Conceição do Mato Dentro possui paisagens diversificadas que variam de serras à vales fluviais poucos ondulados com a Serra do Cipó dominando o panorama natural do oeste. Em 1851 foi emancipada como Conceição do Serro, que em 1925 foi alterado para Conceição e, finalmente em 1943 para Conceição do Mato Dentro. Sofreu um lento processo de desenvolvimento até 1930, pois mantinham-se isolados dos
grandes centros de província tendo somente ligação rodoviária com Belo Horizonte. O crescimento ocorreu através do comércio e da produção agrícola. 

Significado do Nome

Conceição do Mato Dentro recebeu este nome, por estar situado na região de Caeté que, na língua indígena, significa Mato Dentro.  

Aniversário da Cidade

23 de Março 

Gentílico

conceicionense

População

17.914 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Conceição do Mato Dentro, considerada por muitos como a capital mineira do ecoturismo é um município com um grande potencial natural que resguarda raros ecossistemas que compõem a Serra do Espinhaço. É uma região divisora das bacias do Rio São Francisco e do Rio Doce, apontada como uma área de extrema importância biológica.  

Clima

Ameno 

Temperatura Média

20° C  

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Situado na parte central do Estado de Minas Gerais.

Limites

Diamantina, Guanhães, Serro, Dom Joaquim, Morro do Pilar. 

Acesso Rodoviário

MG 010 

Distâncias:

Da Capital:

102 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Tabuleiro 

273 m de queda livre. A mais alta de Minas Gerais. A Cachoeira do Tabuleiro foi eleita pelo Guia Quatro Rodas a mais bonita do País em 2003. A Cachoeira do Tabuleiro está situada no Parque Natural Municipal Ribeirão do Campo. Do povoado do Tabuleiro é necessário caminha-se cerca 4 km. 

Cachoeira Três Barras

Localizada próximo ao povoado de Três Barras, esta cachoeira tem aproximadamente 20 metros de altura, caindo de um belo paredão. A ducha principal cai no meio de um grande poço ideal para o banho. Há possibilidade de banho também na parte alta da cachoeira. Deve-se tomar cuidado com mergulhos pois existem blocos de pedras submersos.

Balneário da Água Quente   
 
Uma piscina de água corrente formada a partir do represamento do curso dágua. Há quiosques e uma ducha artificial circundada por pedras. Está localizada bem próximo ao centro da cidade e o acesso pode ser feito à pé ou de carro. Acesso: Este é um atrativo urbano. São alguns metros de caminhada saindo pelo bairro Maranhão.

Canyon do Peixe Tolo 

Este fantástico Canyon resguarda, entre outras belezas, a segunda maior cachoeira da região - a cachoeira do Peixe Tolo, com aproximadamente 200 metros de queda livre. A região do Canyon e seu entorno está inserida na Área de Proteção Ambiental da Serra do Intendente - Zona de Preservação de Vida Silvestre.O cânion está situado em propriedade privada, sendo portanto necessária, a autorização dos proprietários para acessar seu interior. É fundamental estar acompanhado de um guia credenciado para fazer o passeio. Acesso: O Canyon encontra-se na seqüência da Serra do Intendente, na região de Parauninha. Fica distante da cidade aproximadamente 25KM de carro e a partir daí aproximadamente 2:30h de caminhada.

Salão de Pedras 

Um ambiente tranqüilo e silencioso envolve o Parque Natural Municipal do Salão de Pedras. São blocos rochosos que afloram do alto de uma colina, emoldurada em belos campos de altitude. Com ação do vento e das chuvas ao longo dos séculos foram se formando interessantes elementos esculturais. O Parque do Salão de Pedras é o cenário perfeito para quem busca silêncio e introspecção. De lá pode-se ver o pôr-do-sol e à noite é o local ideal para observação de astros. Com a abundancia e particularidade das formações rochosas, este local tem sido procurado por escaladores de todo o país e do exterior para a prática de uma modalidade de escalada conhecida como boulder, sendo avaliada como uma das melhores áreas para a prática deste esporte no mundo, de acordo com os especialistas. É importante destacar que, para praticar qualquer modalidade de esporte na área do parque, é necessária a autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo e do Conselho Gestor do parque e também, estar acompanhado por um condutor local credenciado. Acesso: São 3 Km saindo pelo bairro Bandeirinhas.

Colina da Paz

A região da Colina da Paz é constituída, assim como o Salão de Pedras, de vegetação típica de campo de altitude, com afloramentos rochosos um pouco menores que os do Salão de Pedras. A paisagem ao redor proporciona uma vista panorâmica de rara beleza. Recentemente foram descobertos importantes sítios arqueológicos nesta região que estão sendo estudados pelo IEPHA. Este atrativo está localizado dentro do Parque Natural Municipal do Salão de Pedras. Acesso : São 4 Km saindo pelo bairro Bandeirinhas virando à direita no Salão de Pedras.

Lago Azul

O Lago Azul recebe este nome pela transparência azulada de sua água, principalmente pela manhã. Com Blocos rochosos e campos de altitude, o Lago Azul é formado pelo Córrego do Ginásio que nasce próximo à Colina da Paz. Abaixo do Lago Azul, o riacho segue seu curso formando pequenas quedas e piscinas naturais propícias a banhos e duchas durante todo o ano. Acesso: São 1,5 Km saindo pelo Bairro Bandeirinhas.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

01 - Festa de Nossa Senhora do Rosário - Cortejos, desfile de rei e rainha, bandas musicais e danças do grupos de marujadas. 

11 à 20 - Festa de São Sebastião - Novena, procissão, bandas musicais e leilões de gado. 

 Fevereiro

- Carnaval - Carnaval de rua, baile do Havaí, concurso de fantasias, shows de bandas etc. 

 Abril

- Semana Santa - Missas, procissões e peças teatrais sobre a paixão de cristo. 

- Semana Ecológica - Caminhadas ecológicas, palestras realizadas principalmente no povoado do Tabuleiro. 

 Junho

14 à 24 - Jubileu do Bom Jesus de Matosinhos - É a maior festa da cidade e a mais imporrtante de toda região que reúne milhares de romeiros. É caracterizada por missas solenes, bênçãos, sermões e romaria. 

20 à 24 - Festa do Peão do Boiadeiro - Evento paralelo ao Jubileu com forró, leilões, cavalgadas e rodeios. 

- Festa do Divino - Homenagem ao dia do Espírito Santo. Levantamento do mastro do Divino, missa solene, bênção do Santíssimo Sacramento, bandas de música e fogos de artifício. 

- Semana do Meio Ambiente - Palestras, concurso, shows musicais e vídeos.

 Julho

25 à 27 - Festa de Nossa Senhora de SantAnna, São Benedito e Santa Rita - Missa conga, missas solenes, leilões, pau-de-sebo, procissões e grupos folclóricos.

 Setembro

07 à 09 - Projeto Matriz - O projeto qualifica-se por levar arte de alta qualidade a comunidade. Shows musicais, mostras de teatro, vídeo, dança, artes plásticas, exposições e oficinas infantis em praça pública. 

 Outubro

12 - Festa de Nossa Senhora Aparecida - Missa solene, procissão, mastro e outras manifestações religiosas.

 Novembro

14 à 16 - Festival da Cachaça de Conceição do Mato Dentro - Evento que reune diversos produtores da região no Mercado Municipal Maurílio Lages. Shows, artesanato e comidas típicas, como o famoso pastel de angu. 

 Dezembro

08 - Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição - Missa solene, novenas, bênçãos, procissões e fogos de artifício. 

- Tríduo da Festa de Nossa Senhora do Rosário (final de dezembro) - Novena, tríduo, missas, catopês e marujada. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 9264-0021 

Sites: http://www.portalcmd.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (31) 3868-1666

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Conceição do Mato Dentro

Eu gostei do carnaval da cidade é tranquilo e não temviolencia
Por: fernando

como tenho saudades da minha terra querida.dessa gente mararvilhosa e hospitaleira,das igrejas,do salao de pedras,e da nossa sempre falada cachoeira do taboleiro.um abraco em especial a galera do bairro matozinhos.
Por: flavio marques

e um lurgar encriveu para laser ,passeio vale a pena conhecer
Por: Erasmo Rodrigues

eu ameii quero ir em cmd
Por: tauana

visitava muito conceição nos anos de 1980 à90 sinto saudades desse lugar maravilhoso ,em breve voltarei depois de + - 20 anos como deve estar agora?
Por: marcio alex maciel

Melhor carnaval do interior de Minas... apresentei nos dias de Carnaval lá e gostei d+... mta gente bonita e na paz... sem violência... Parabéns CMD
Por: Dan Bahia

conheço lá, é show de bola. Várias cachoeiras, muito verde, cidade hospitaleira.
Por: Anderson Roberto da Silva

Eu todas férias minha eu passo só em conceição do mato dentro porque e um lugar gostoso de passa as férias, passear, curtir as festas maravilhosas que tem e se eu pudesse eu moraria nessa cidade porque e um lugar que eu amo e sempre vou amar.................
Por: fiama

eu amo essa regiao do vale jequitinhonha sou do serro mas mora em bh mas amo viajar pra essa terra maravilhosa.
Por: angela

Conceição do Mato Dentro sem dúvida é uma cidade maravilhosa pra se viver. CONCEIÇÃO DO MATRO DENTRO CIDADE NOTA 1000........
Por: Patricia Candeia

eu quero ir na cidade de conceiçao pq as foto estos lindas e tem muitos amigoa que mora ai o vander e meu amigo do coracao gosto muito dele
Por: leninha

Eu adoro este lugar. Amo o jubileu de Bom Jesus. Vou em romaria todos os anos, desde criança.
Por: Antonio Reis

Tive o prazer de conhecer Conceição, gostei muito! Ainda não conheci todos os pontos turísticos, mas os que já tive oportunidade são espetaculares. Até breve...
Por: Mário Marciano Souza

o que mais gosto nessa cidade é o jubileu e o friozinho..adorooo
Por: Sirlei Correa Azevedo

lugar onde nasci, melhor cidade do intior de minas
Por: renilson

Adoro esta cidade. De maneira especial,o Jubileu de Bom Jesus. Tenho 55 anos e já fui a essa festa, mais de 40 vezes, e continuarei, enquanto eu viver.
Por: Antonio Reis

nossa... conceicao e tudo de bom,,, suas montanhas, seu ar ameno, suas pracas, seua recantos, sua gente, suas igrejas e, importante/ o santuario do senhor bom jesus do matosinhos,, que saudade de voce...
Por: laneth queiroz e almeida

sou apaixonada por essa cidade q me traz recordaçoes maravilhosas mas gostaria tanto de ter mais oportunidades de trabalho para esta mais perto da pessoa q eu amo q é da cidadde.no mais agradeço bjsssssss
Por: viviane dos santos

È UMA CIDADE MARAVILHOSA,PARA QUEM CURTE AGUAS CORRENTES IGUAL EU TEM MUITO QUE APROVEITAR,NATUREZA ESUBERANTE,ÓTIMO LUGAR PARA APROVEITAR SUAS FÉRIAS SOZINHO OU ACOMPOHADO!E! PENSANDO BEM MELHOR COM UM ACOMPOHANTE AI SIM FICA UM PASSEIO COMPLETO E MARAVILHOSO PARA NINGUEM COLOCAR DEFEITOS! BEIJUSS!!!
Por: VANDERLEIA RODRIGUES

adoro conceição, minha terra querida , logo logo estarei por aí visitando a mamãe e cutindo a tranqulidade e as belezas do meu aterrado. Rio, 19/11/010
Por: demerval costa

O belo tempo da minha juventude passei nesta terra querida. Hoje, moro no Rio de janeiro, mas não me desliguei de lá. No ano novo (2011) estarei curtindo as maravilhas de conceiçao do mato dentro.
Por: Demerval Costa

Conhecir Conceição de Mato Dentro, através do meu noivo. Fiquei encantada, com tantas beleza natural, pessoas simples, e com o acolhimento... Gostei tanto que estou voltando para morar. Juliene Silva Rio de Janeiro.
Por: JULIENE SILVA

Sou de São João evangelista e hoje moro em Ribeirão preto sp.desde os 07 anos que vou Conceição no jubileu,passei alguns anos sem ir,ano passado volteilá.Gosto muito do jubileu,ano passado visitei uma das cachoeiras de lá,é muito bonita,quero voltar lá com mais tempo pra conhecer as outras.
Por: alair de sousa coelho

eu acho a minha cidade linda mesmo com muitos ouros eu nunca vi nenhum eu tenho 12 anos e estou escrevendo para dizer que eu amo a minha cidade
Por: gabriela

eu acho a minha cidade linda mesmo com muitos ouros eu nunca vi nenhum eu tenho 12 anos e estou escrevendo para dizer que eu amo a minha cidade
Por: gabriela

tem o salão de pedras etc tem muitas coisas legais eu adroro aqui. eu nascir aqui e moro aqui à 10 anos porque eu morei em bh 2 anos
Por: gabriela

estou com saudades de conseisao do mato dentro a 13 anos sem ver minha familia mouras
Por: vanusa felix de moura

os habitantes muito hospitaleiros , a região muito linda , recomendo para o pessoal de sampa visitar
Por: luis

Sou de Porto Seguro na Bahia e adorei a cidade.Pode ter certeza que voltarei em breve.Que cidade de povo hospitaleiro!!!!!!!!
Por: zenolia pimenta

conceição é maravilhosa na epoca de verão de janeiro a março da pra aproveitar as cachoeiras bastante sfora o carnaval q é otimo, e claro tem o jubileu a festa q move a cidade néh..umas das melhores festa junta-se com o frio da um clima muito gostoso mais conceição do mato dentro é otimo pra se passar as ferias!!
Por: raquel

EU ADOREI CONCEIÇÃO FOI AI QUE EU CONHECI MUITAS PESSOAS...
Por: LORENA

não conheço mas tenho vontade de conhecer parece ser linda
Por: samara rodrigues coutto

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Conceição do Mato Dentro

Envie seu comentário sobre Conceição do Mato Dentro

banner