Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Conceição do Mato Dentro?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Conceição do Mato Dentro

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

 Circuito Parque Nacional Serra do Cipó 

Capital Mineira do Ecoturismo 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Originalmente foi habitada pelos índios Botocudos. Em janeiro de 1701, um grupo de bandeirantes partindo de Sabará, atingiu ao fim da jornada a região conhecida como Ivituruí ou Serro Frio. Em 1702 o sertanista Gabriel Ponce de Leon, ao se deparar com a riqueza da região, ergueu uma capela com nome de Nossa Senhora da Conceição. O município, então, foi descoberto em função da descoberta do ouro nas margens do Ribeirão Santo Antônio e seus afluentes. Com a abundância do ouro, a população do arraial logo cresceu, tornado-se uma das maiores e mais belas vilas da região. Conceição do Mato Dentro possui paisagens diversificadas que variam de serras à vales fluviais poucos ondulados com a Serra do Cipó dominando o panorama natural do oeste. Em 1851 foi emancipada como Conceição do Serro, que em 1925 foi alterado para Conceição e, finalmente em 1943 para Conceição do Mato Dentro. Sofreu um lento processo de desenvolvimento até 1930, pois mantinham-se isolados dos
grandes centros de província tendo somente ligação rodoviária com Belo Horizonte. O crescimento ocorreu através do comércio e da produção agrícola. 

Significado do Nome

Conceição do Mato Dentro recebeu este nome, por estar situado na região de Caeté que, na língua indígena, significa Mato Dentro.  

Aniversário da Cidade

23 de Março 

Gentílico

conceicionense

População

17.914 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Conceição do Mato Dentro, considerada por muitos como a capital mineira do ecoturismo é um município com um grande potencial natural que resguarda raros ecossistemas que compõem a Serra do Espinhaço. É uma região divisora das bacias do Rio São Francisco e do Rio Doce, apontada como uma área de extrema importância biológica.  

Clima

Ameno 

Temperatura Média

20° C  

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Situado na parte central do Estado de Minas Gerais.

Limites

Diamantina, Guanhães, Serro, Dom Joaquim, Morro do Pilar. 

Acesso Rodoviário

MG 010 

Distâncias:

Da Capital:

102 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Tabuleiro 

273 m de queda livre. A mais alta de Minas Gerais. A Cachoeira do Tabuleiro foi eleita pelo Guia Quatro Rodas a mais bonita do País em 2003. A Cachoeira do Tabuleiro está situada no Parque Natural Municipal Ribeirão do Campo. Do povoado do Tabuleiro é necessário caminha-se cerca 4 km. 

Cachoeira Três Barras

Localizada próximo ao povoado de Três Barras, esta cachoeira tem aproximadamente 20 metros de altura, caindo de um belo paredão. A ducha principal cai no meio de um grande poço ideal para o banho. Há possibilidade de banho também na parte alta da cachoeira. Deve-se tomar cuidado com mergulhos pois existem blocos de pedras submersos.

Balneário da Água Quente   
 
Uma piscina de água corrente formada a partir do represamento do curso dágua. Há quiosques e uma ducha artificial circundada por pedras. Está localizada bem próximo ao centro da cidade e o acesso pode ser feito à pé ou de carro. Acesso: Este é um atrativo urbano. São alguns metros de caminhada saindo pelo bairro Maranhão.

Canyon do Peixe Tolo 

Este fantástico Canyon resguarda, entre outras belezas, a segunda maior cachoeira da região - a cachoeira do Peixe Tolo, com aproximadamente 200 metros de queda livre. A região do Canyon e seu entorno está inserida na Área de Proteção Ambiental da Serra do Intendente - Zona de Preservação de Vida Silvestre.O cânion está situado em propriedade privada, sendo portanto necessária, a autorização dos proprietários para acessar seu interior. É fundamental estar acompanhado de um guia credenciado para fazer o passeio. Acesso: O Canyon encontra-se na seqüência da Serra do Intendente, na região de Parauninha. Fica distante da cidade aproximadamente 25KM de carro e a partir daí aproximadamente 2:30h de caminhada.

Salão de Pedras 

Um ambiente tranqüilo e silencioso envolve o Parque Natural Municipal do Salão de Pedras. São blocos rochosos que afloram do alto de uma colina, emoldurada em belos campos de altitude. Com ação do vento e das chuvas ao longo dos séculos foram se formando interessantes elementos esculturais. O Parque do Salão de Pedras é o cenário perfeito para quem busca silêncio e introspecção. De lá pode-se ver o pôr-do-sol e à noite é o local ideal para observação de astros. Com a abundancia e particularidade das formações rochosas, este local tem sido procurado por escaladores de todo o país e do exterior para a prática de uma modalidade de escalada conhecida como boulder, sendo avaliada como uma das melhores áreas para a prática deste esporte no mundo, de acordo com os especialistas. É importante destacar que, para praticar qualquer modalidade de esporte na área do parque, é necessária a autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo e do Conselho Gestor do parque e também, estar acompanhado por um condutor local credenciado. Acesso: São 3 Km saindo pelo bairro Bandeirinhas.

Colina da Paz

A região da Colina da Paz é constituída, assim como o Salão de Pedras, de vegetação típica de campo de altitude, com afloramentos rochosos um pouco menores que os do Salão de Pedras. A paisagem ao redor proporciona uma vista panorâmica de rara beleza. Recentemente foram descobertos importantes sítios arqueológicos nesta região que estão sendo estudados pelo IEPHA. Este atrativo está localizado dentro do Parque Natural Municipal do Salão de Pedras. Acesso : São 4 Km saindo pelo bairro Bandeirinhas virando à direita no Salão de Pedras.

Lago Azul

O Lago Azul recebe este nome pela transparência azulada de sua água, principalmente pela manhã. Com Blocos rochosos e campos de altitude, o Lago Azul é formado pelo Córrego do Ginásio que nasce próximo à Colina da Paz. Abaixo do Lago Azul, o riacho segue seu curso formando pequenas quedas e piscinas naturais propícias a banhos e duchas durante todo o ano. Acesso: São 1,5 Km saindo pelo Bairro Bandeirinhas.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

01 - Festa de Nossa Senhora do Rosário - Cortejos, desfile de rei e rainha, bandas musicais e danças do grupos de marujadas. 

11 à 20 - Festa de São Sebastião - Novena, procissão, bandas musicais e leilões de gado. 

 Fevereiro

- Carnaval - Carnaval de rua, baile do Havaí, concurso de fantasias, shows de bandas etc. 

 Abril

- Semana Santa - Missas, procissões e peças teatrais sobre a paixão de cristo. 

- Semana Ecológica - Caminhadas ecológicas, palestras realizadas principalmente no povoado do Tabuleiro. 

 Junho

14 à 24 - Jubileu do Bom Jesus de Matosinhos - É a maior festa da cidade e a mais imporrtante de toda região que reúne milhares de romeiros. É caracterizada por missas solenes, bênçãos, sermões e romaria. 

20 à 24 - Festa do Peão do Boiadeiro - Evento paralelo ao Jubileu com forró, leilões, cavalgadas e rodeios. 

- Festa do Divino - Homenagem ao dia do Espírito Santo. Levantamento do mastro do Divino, missa solene, bênção do Santíssimo Sacramento, bandas de música e fogos de artifício. 

- Semana do Meio Ambiente - Palestras, concurso, shows musicais e vídeos.

 Julho

25 à 27 - Festa de Nossa Senhora de SantAnna, São Benedito e Santa Rita - Missa conga, missas solenes, leilões, pau-de-sebo, procissões e grupos folclóricos.

 Setembro

07 à 09 - Projeto Matriz - O projeto qualifica-se por levar arte de alta qualidade a comunidade. Shows musicais, mostras de teatro, vídeo, dança, artes plásticas, exposições e oficinas infantis em praça pública. 

 Outubro

12 - Festa de Nossa Senhora Aparecida - Missa solene, procissão, mastro e outras manifestações religiosas.

 Novembro

14 à 16 - Festival da Cachaça de Conceição do Mato Dentro - Evento que reune diversos produtores da região no Mercado Municipal Maurílio Lages. Shows, artesanato e comidas típicas, como o famoso pastel de angu. 

 Dezembro

08 - Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição - Missa solene, novenas, bênçãos, procissões e fogos de artifício. 

- Tríduo da Festa de Nossa Senhora do Rosário (final de dezembro) - Novena, tríduo, missas, catopês e marujada. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

E-mail: info@portalcmd.com.br

Telefones: (31) 9264-0021 

Sites: http://www.portalcmd.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (31) 3868-1666

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Conceição do Mato Dentro e pousadas em Conceição do Mato Dentro para visitar Conceição do Mato Dentro.

Promova a cidade de Conceição do Mato Dentro no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!