Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Cláudio?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Cláudio

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Turística Caminhos do Interior

Circuito Turístico Campos Vertentes

“Maior Pólo de Fundições e Metalúrgicas da América Latina”

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

Na época do Descobrimento do Brasil, a região onde se encontrava o município de Cláudio era rica em florestas, água, caça e pesca, e era povoada pelos índios Cataguás. Com a chegada dos portugueses, as terras do Brasil passaram a pertencer ao rei de Portugal. Existem várias versões acerca da origem do município, sendo a mais conhecida delas a registrada na Enciclopédia dos Municípios brasileiros: “Os primeiros moradores da região datam de 1758, época em que aportaram na localidade duas famílias portuguesas, provavelmente em busca de ouro. Instalaram-se em barracas, às margens do córrego que, então, tomou o nome de Lavapés.Com o tempo, aos primitivos habitantes do local, foram se juntando outros, atraídos pelas notícias de fertilidades do solo e ricas minas auríferas no povoado denominado “Ouro Fala”. Afluíram então para a região famílias de localidades circunvizinhas e, como formavam clãs de certa linhagem, foram se entrelaçando com as primitivas pelo matrimônio, até que se formou uma sociedade relativamente bem organizada.

Significado do Nome

Eram os chefes dessas duas famílias João Ferreira e Manuel Borges, um escravo de um desses, o qual chamava-se Cláudio, saiu logo no primeiro Domingo em sondagem pelos arredores e descobriu, ao fim do córrego, um ribeirão. Comunicada a nova, as duas famílias resolveram ir ver o” ribeirão do Cláudio “. Desde então conservou-se o nome de Cláudio para toda a região que veio formar, mais tarde, o município ainda hoje assim denominado”. 

Aniversário da Cidade

30 de Agosto

Gentílico

claudiense

População

25.636 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A cidade de Cláudio é conhecida mundialmente como o “Maior Pólo de Fundições e Metalúrgicas da América Latina”. Possui um número invejável de Indústrias do setor. São mais de 80 empresas gerando empregos no município e região. Cláudio destaca-se na produção de móveis em alumínio, peças de ferro fundido e outros. Visite nossa cidade e descubra suas riquezas e o carinho de sua gente.

Clima


Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Oeste de Minas 

Limites

Carmo da Mata, Itapecerica, Divinópolis, Carmópolis de Minas e Itaguara

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

141 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária

E. F. Oeste de Minas (1912-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1967) 
CLÁUDIO
Município de Cláudio, MG
Ramal de Cláudio - km 338,000 (1960)
MG-2773
Inauguração: 08.04.1912
Uso atual: museu    sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: O ramal de Cláudio foi inaugurado com 26 quilômetros ligando a estação de Gonçalves Ferreira, no ramal do Paraopeba, em 1912. Funcionou até 17 de janeiro de 1967, quando, já sob administração da Viação Férrea Centro-Oeste, foi desativado.
 
A Estação: A estação de Cláudio foi inaugurada em 1912 como ponta de linha de um curto ramal de 26 quilômetros. Aliás, eu me lembro que eu não conheço a cidade, nunca fui até lá, mas sei de sua existência desde a minha infância: muitas caixas de ferro do cavalete de eletricidade das casas, em São Paulo, eram feitas em Cláudio. O nome da cidade sempre estava lá, grande para todos verem. O ramal para Cláudio parou de funcionar em 17 de janeiro de 1967. O prédio, depois de funcionar como cadeia até 1997, tornou-se sede do museu municipal. Esta estação seria a única do trecho que ainda mantém seu telhado original. (Fontes: Carlos Humberto Aragão e Bruno Nascimento Campos).

hspace=0 EVENTOS 

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 - Festa de São Sebastião - As celebrações em torno de São Sebastião, um dos mártires que a Igreja Católica venera, é uma das manifestações religiosas mais tradicionais de Cláudio. Foi criada pelo Padre Manuel da Cruz Libânio, que introduziu nos festejos a realização dos leilões de animais, doados por fazendeiros e sitiantes locais, em benefício das obras da paróquia.

- Carnaval - Baile infanto-juvenil promovido pelas funcionárias da biblioteca pública Clarimundo Agapito Paes, desde a década de 80, acontece na quinta-feira anterior ao início oficial da folia.

- Semana Santa - O grupo de encenações bíblicas foi criado na década de 60, com o objetivo de enriquecer as celebrações litúrgicas da Semana Santa. No início era constituído de um pequeno grupo de jovens que preparavam os quadros vivos aos quais foram sendo adaptados os textos teatrais, aumentando o número de figuras bíblicas que também participam das procissões. Atualmente conta com  aproximadamente 50 atores e mais de 100 figurantes, atuando em belos cenários montados na Praça da Matriz.

- Passeio Ciclístico do Quinto Alves - Em 1997, para homenagear o trabalhador Claudiense, a E.E.Quinto Alves Tolentino realiza um passeio ciclístico pelas ruas da cidade até o Altar da Pátria, no jardim Monte Castelo, onde trabalhadores claudienses recebem menção honrosa por sua participação no desenvolvimento do Município.

- Festival de Música - Musicanto Popular - Criado para revelar e divulgar artistas do município e região.

- Arraial da Biblioteca - Criado para preservar a tradição e as manifestações folclóricas juninas, o Arraial nasceu da iniciativa de funcionários da Biblioteca Pública Municipal Clarimundo Agapito Paes.

- EXPOCLÁUDIO - XXIX Exposição Agropecuária e Industrial de Cláudio   

- Feira setorial de âmbito regional, com cerca de 150 expositores, para divulgação de produtos e/ou serviços do tipo máquinas e equipamentos agrícolas, produtos metalúrgicos, ferro, alumínio, animais etc.
Aberto ao público, das 8h às 24h.

 Maio

- Festa do Trabalhador Rural - A festa ocorre todos os anos no último domingo. É um evento em homenagem ao trabalhador rural, com shows com a participação de artistas da região, barracas de comidas e bebidas, sorteio de brindes.

 Agosto

- Comemorações civícas, missa, show de abertura da exposição em homenagem ao aniversário da cidade.

15- Reinado de Nossa Senhora do Rosário - São 5 dias de festa. A festa conciste em homenagem a Nossa Senhora do Rosário pelos reis Congos, Perpétuos e da Coroa Grande, Princesa Isabel, ternos de moçambique, catupé, congo e vilão.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CLÁUDIO

E-mail:

Telefones: (37) 3381-4800 / 1621

Sites: http://www.claudio.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (37) 3381-3432

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CONSELHO TUTELAR: (37) 3381-3277

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Cláudio e pousadas em Cláudio para visitar Cláudio.

Promova a cidade de Cláudio no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!