Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Cataguases?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Cataguases

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Serras e Cachoeiras

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em se tratando da fundação de Cataguases, há notoriedade para Guido Thomas Marllière - apontado como o fundador da cidade.[6] Ele fora enviado à região com o objetivo de realizar trabalhos referentes a povoação da área, caracterizada por abundância em diamantes, nunca efetivamente encontrados. Logo a região começou a se erguer conforme as diretrizes de Guido, pois ele se empenhara na elaboração de um delineamento estrutural urbano sofisticado e particularizado para a região.
Não apenas Marllière participou dessa construção, uma vez que a cidade recebeu também imenso apoio de estruturação advindo da família Vieira, instalada nas localidades atualmente denominadas Glória e Sereno – distritos de Cataguases.[7] Primeiramente o major Joaquim Vieira da Silva Pinto fundou a fazenda da Glória em distrito de mesmo nome e o filho dele, coronel José Vieira de Resende e Silva, fundou posteriormente a fazenda do Rochedo, nas proximidades do distrito de Sereno.
A denominação Cataguases causa controvérsias quanto ao verdadeiro sentido: uns alegam ser o nome escolhido por José Vieira em homenagem ao riacho que banhava a casa dele e possuía este nome em sua cidade natal (atual cidade de Prado). Para alguns o nome significa “terra de gente boa”, para outros é “povo que mora no país das matas”. Independentemente do real significado do nome, a cidade se mostra como um portal vivo do modernismo que floresceu durante o século XX.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

07 de Setembro

Gentílico

cataguasense

População

68.610 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cataguases é a princesa da mata. Local de belas cachoeiras. Quem não a conhece vale a pena conhecer!

Clima

Tropical

Temperatura Média

17º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata 

Limites

Leopoldina, Laranjal, Santana de Cataguases, Miraí, Guidoval, Dona Euzébia e Itamarati de Minas.

Acesso Rodoviário

BR-120 - MG-285

Distâncias:

Da Capital:

311 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Fazenda Santa Maria

Localizada em propriedade particular, a cachoeira é formada por um salto de aproximadamente 20 metros de altura, com várias quedas, que formam uma pequena piscina natural. A temperatura da água é em torno de 200° C. Está ladeada por mata-galeria e por grandes árvores, pastagens, palmeiras, samambaias e cipós. Para se chegar até a cachoeira deve-se caminhar aproximadamente 500 metros.

Cachoeira do Sereninho 

Constituída por uma única queda-d’água de aproximadamente 3 metros de altura, a Cachoeira do Sereninho forma uma piscina, propícia para banho. A temperatura da água é em torno de 20° C. É rodeada por esparsa mata galeria e pastos.

Cachoeira Poeira D’água 

A Cachoeira Poeira DÁgua é constituída por uma única queda dágua de aproximadamente 30 metros de altura, formando uma grande piscina natural, propícia para banho. A água possui temperatura média de 20º C. A paisagem em seu entorno é formada por mata-galeria, entremeada por formações rochosas. Para se chegar à cachoeira, deve-se atravessar uma pequena pinguela de madeira e seguir adiante por aproximadamente 1 km.

Cine-Teatro Edgard 

Em 7 de Setembro de 1896, era inaugurado em Cataguases o Cine-Teatro Recreio. Em estilo romano, o edifício era uma das mais belas construções arquitetônicas da época.
Mais tarde, a Companhia Cinematográfica de Cataguases adquiriu o Cine-Teatro Recreio para a mesma finalidade, e, no dia 14/06/1953, realizou-se a inauguração do Cine-Teatro Cataguases.
Após o falecimento de  Edgard Cunha, ganhou a referida casa o nome de Edgard Cine-Teatro como homenagem àquele que trabalhou extraordinária e denotadamente em benefício do bom cinema e do teatro em Cataguases.
 
Colégio Cataguases 

O Colégio Cataguases, atualmente Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, cujo projeto é de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, é um marco significativo dentro do ciclo de construções modernas, característico do município de Cataguases durante os anos 40 e 50. 
Inaugurado no ano de 1947, com capacidade para 400 alunos, o edifício do Colégio de Cataguases apresenta, nos 3 pavimentos que o compõem, um perfil de linhas sóbrias e elegantes. Ao iniciar a década de 50, foram inaugurados o Museu de Belas Artes de Cataguases e o Museu de Arte Popular do Colégio de Cataguases. O Colégio foi tombado pelo município em 24 de Julho de 1991.
 
Educandário Dom Silvério 

As Irmãs Carmelitas chegaram a Cataguases, em fevereiro de 1912, para fundar o Colégio Nossa Senhora do Carmo. Com a ajuda de pessoas ricas da cidade, as irmãs adquiriram o prédio da antiga Prefeitura e cadeia pública, transformando-o no Orfanato Dom Silvério, cujo nome foi uma homenagem ao Arcebispo de Mariana daquela ocasião. Mais tarde, o estabelecimento passou a denominar-se Educandário Dom Silvério.
Em 1949, o velho casarão já não suportava mais e houve urgência em substituí-lo, isto é, edificar um novo. Foi nessa época que o Cônego Raymundo Nonato Fernandes conseguiu com a família Vieira de Rezende o empréstimo da fazenda “Rochedo”, na Glória, para alojamento do Orfanato, enquanto durasse a construção de sua nova sede, no mesmo local, ao lado do Colégio. A inauguração deu-se em 1954. A construção do novo edifício visou ao estilo moderno. Na fachada do prédio, há um mural em azulejo, de Anísio Medeiros, e a capela apresenta uma obra primorosa do pintor Emerick Marcier, que a fez especial e gratuitamente para o Educandário, cujo tema é a “Criação do Mundo”, em estilo apocalíptico.
 
Feira de Artesanato 

A Feira de artesanato se realiza aos Domingos, no período da manhã, na praça Santa Rita. Com barracas padronizadas, os artesãos e fabricantes de doces e salgados caseiros, apresentam seus trabalhos para a comercialização.
Os artesanatos são geralmente em madeira, sisal, tecidos, telas, bordados e tricô.
Os doces em compotas, pedaços e caldas, são feitos com frutas da época, assim como os licores e os sucos.
 
Horto Florestal 

O Horto Florestal possui uma área de 70 hectares de terra que se destinam ao cultivo de mudas de várias espécies como: Pau-Brasil, Pau-Ferro, Pinha, Pitanga, Pitomba, Romã, Sapucaia, Sete Casca, Sapoti, Tamarino e outros. Possui também mudas destinadas a arborização e ao paisagismo, como Azaléia, Bouganville, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Cipreste, Flamboyant, entre outros. Ainda existem mudas destinadas à programas específicos.
Existe no Horto Florestal uma diversidade enorme de animais como macacos, cachorros do mato, bichos preguiça, pássaros variados, entre outros. No horto, há ainda venda de mudas para jardinagem e arborização. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 - Anual - 11ª Feira Industrial e Comercial. Feira geral de âmbito nacional, com cerca de 135 expositores, para divulgação de produtos e/ou serviços do tipo produtos industriais, veículos, máquinas e equipamentos. Artesanato. Comércio. Serviços.

 Dezembro

20 - Parada do Natal. Desfile pelas ruas da cidade anunciando as festividades natalinas.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CATAGUASES

E-mail:

Telefones: (32) 3422-1066

Sites: http://www.cataguases.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: cartnota@uai.com.br

Telefones: (32) 3422-5356

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Cataguases e pousadas em Cataguases para visitar Cataguases.

Promova a cidade de Cataguases no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!