Cataguases

Cataguases-MG
banner

Bem-vindo a Cataguases!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Cataguases e muitas outras opções de hospedagem na cidade Cataguases. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Cataguases.

A cidade de Cataguases, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1875. A localidade está em uma altitude de 169m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 63.931 habitantes. A área total de Cataguases é de 483,6km², e sua densidade demográfica é de 132,20hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cataguases-MG é 36770-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Uma cidade que nasceu de uma lenda. Essa é Cataguases, em Minas Gerais. Com pouco menos de 75 mil habitantes, o início do povoamento do município aconteceu no século XIX, quando Guido Thomas Marllière foi enviado para lá e diziam que a região tinha muitos diamantes, por isso deveria ser explorada. No entanto, essas pedras preciosas nunca foram, de fato, encontradas.

Com ou sem diamantes, Cataguases tem muitos atrativos turísticos, como a Praça Santa Rita, bem no centro da cidade, onde fica a igreja matriz. É uma praça bem espaçosa, ideal para passear a tarde só para jogar conversa fora. Nos finais de semana, costuma ter brinquedos para divertir a criançada. É um dos cartões-postais de Cataguases.

Outro local muito bom para se visitar é a Cachoeira da Fazenda Santa Maria, que fica em uma propriedade particular, mas recebe visitantes. Além do salto principal de 20 metros, ela tem várias quedas d’água que juntas formam uma piscina natural. Ótimo lugar para se divertir e se refrescar no verão! Tem também a Cachoeira do Sereninho, que é menor (3 metros), mas também forma uma piscina natural.

Se passar um domingo em Cataguases, não perca a feira de artesanato que acontece na cidade nesse dia, lá na Praça Santa Rita. Você irá conferir os produtos exclusivos feitos pelos artesãos da região, como bijuterias, peças de decoração, lembranças e até doces e outros pratos. Há bastante variedade e os preços são bons, vale a pena conferir.

No Horto Florestal da cidade, os turistas podem aproveitar uma área de 70 hectares com diversas espécies que são cultivadas, como o Pau-brasil, Sapucaia, Romã, Pitanga, Pinha e outras. Várias mudas são disponibilizadas para projetos de paisagismo ou de arborização. Mesmo que você não tenha nenhum projeto como esse, acredite que irá adorar passear pelo horto e se admirar com a natureza.

Programe-se para ir ao Museu Chácara Dona Catarina, um casarão grande e antigo, que já é patrimônio da cidade mineira. Lá funciona uma biblioteca e quase sempre tem alguma exposição. É um local bonito e bem conservado, que merece vários registros fotográficos de quem visita.

Informações de Cataguases

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Serras e Cachoeiras

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em se tratando da fundação de Cataguases, há notoriedade para Guido Thomas Marllière - apontado como o fundador da cidade.[6] Ele fora enviado à região com o objetivo de realizar trabalhos referentes a povoação da área, caracterizada por abundância em diamantes, nunca efetivamente encontrados. Logo a região começou a se erguer conforme as diretrizes de Guido, pois ele se empenhara na elaboração de um delineamento estrutural urbano sofisticado e particularizado para a região.
Não apenas Marllière participou dessa construção, uma vez que a cidade recebeu também imenso apoio de estruturação advindo da família Vieira, instalada nas localidades atualmente denominadas Glória e Sereno – distritos de Cataguases.[7] Primeiramente o major Joaquim Vieira da Silva Pinto fundou a fazenda da Glória em distrito de mesmo nome e o filho dele, coronel José Vieira de Resende e Silva, fundou posteriormente a fazenda do Rochedo, nas proximidades do distrito de Sereno.
A denominação Cataguases causa controvérsias quanto ao verdadeiro sentido: uns alegam ser o nome escolhido por José Vieira em homenagem ao riacho que banhava a casa dele e possuía este nome em sua cidade natal (atual cidade de Prado). Para alguns o nome significa “terra de gente boa”, para outros é “povo que mora no país das matas”. Independentemente do real significado do nome, a cidade se mostra como um portal vivo do modernismo que floresceu durante o século XX.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

07 de Setembro

Gentílico

cataguasense

População

68.610 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cataguases é a princesa da mata. Local de belas cachoeiras. Quem não a conhece vale a pena conhecer!

Clima

Tropical

Temperatura Média

17º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata 

Limites

Leopoldina, Laranjal, Santana de Cataguases, Miraí, Guidoval, Dona Euzébia e Itamarati de Minas.

Acesso Rodoviário

BR-120 - MG-285

Distâncias:

Da Capital:

311 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Fazenda Santa Maria

Localizada em propriedade particular, a cachoeira é formada por um salto de aproximadamente 20 metros de altura, com várias quedas, que formam uma pequena piscina natural. A temperatura da água é em torno de 200° C. Está ladeada por mata-galeria e por grandes árvores, pastagens, palmeiras, samambaias e cipós. Para se chegar até a cachoeira deve-se caminhar aproximadamente 500 metros.

Cachoeira do Sereninho 

Constituída por uma única queda-d’água de aproximadamente 3 metros de altura, a Cachoeira do Sereninho forma uma piscina, propícia para banho. A temperatura da água é em torno de 20° C. É rodeada por esparsa mata galeria e pastos.

Cachoeira Poeira D’água 

A Cachoeira Poeira DÁgua é constituída por uma única queda dágua de aproximadamente 30 metros de altura, formando uma grande piscina natural, propícia para banho. A água possui temperatura média de 20º C. A paisagem em seu entorno é formada por mata-galeria, entremeada por formações rochosas. Para se chegar à cachoeira, deve-se atravessar uma pequena pinguela de madeira e seguir adiante por aproximadamente 1 km.

Cine-Teatro Edgard 

Em 7 de Setembro de 1896, era inaugurado em Cataguases o Cine-Teatro Recreio. Em estilo romano, o edifício era uma das mais belas construções arquitetônicas da época.
Mais tarde, a Companhia Cinematográfica de Cataguases adquiriu o Cine-Teatro Recreio para a mesma finalidade, e, no dia 14/06/1953, realizou-se a inauguração do Cine-Teatro Cataguases.
Após o falecimento de  Edgard Cunha, ganhou a referida casa o nome de Edgard Cine-Teatro como homenagem àquele que trabalhou extraordinária e denotadamente em benefício do bom cinema e do teatro em Cataguases.
 
Colégio Cataguases 

O Colégio Cataguases, atualmente Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, cujo projeto é de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, é um marco significativo dentro do ciclo de construções modernas, característico do município de Cataguases durante os anos 40 e 50. 
Inaugurado no ano de 1947, com capacidade para 400 alunos, o edifício do Colégio de Cataguases apresenta, nos 3 pavimentos que o compõem, um perfil de linhas sóbrias e elegantes. Ao iniciar a década de 50, foram inaugurados o Museu de Belas Artes de Cataguases e o Museu de Arte Popular do Colégio de Cataguases. O Colégio foi tombado pelo município em 24 de Julho de 1991.
 
Educandário Dom Silvério 

As Irmãs Carmelitas chegaram a Cataguases, em fevereiro de 1912, para fundar o Colégio Nossa Senhora do Carmo. Com a ajuda de pessoas ricas da cidade, as irmãs adquiriram o prédio da antiga Prefeitura e cadeia pública, transformando-o no Orfanato Dom Silvério, cujo nome foi uma homenagem ao Arcebispo de Mariana daquela ocasião. Mais tarde, o estabelecimento passou a denominar-se Educandário Dom Silvério.
Em 1949, o velho casarão já não suportava mais e houve urgência em substituí-lo, isto é, edificar um novo. Foi nessa época que o Cônego Raymundo Nonato Fernandes conseguiu com a família Vieira de Rezende o empréstimo da fazenda “Rochedo”, na Glória, para alojamento do Orfanato, enquanto durasse a construção de sua nova sede, no mesmo local, ao lado do Colégio. A inauguração deu-se em 1954. A construção do novo edifício visou ao estilo moderno. Na fachada do prédio, há um mural em azulejo, de Anísio Medeiros, e a capela apresenta uma obra primorosa do pintor Emerick Marcier, que a fez especial e gratuitamente para o Educandário, cujo tema é a “Criação do Mundo”, em estilo apocalíptico.
 
Feira de Artesanato 

A Feira de artesanato se realiza aos Domingos, no período da manhã, na praça Santa Rita. Com barracas padronizadas, os artesãos e fabricantes de doces e salgados caseiros, apresentam seus trabalhos para a comercialização.
Os artesanatos são geralmente em madeira, sisal, tecidos, telas, bordados e tricô.
Os doces em compotas, pedaços e caldas, são feitos com frutas da época, assim como os licores e os sucos.
 
Horto Florestal 

O Horto Florestal possui uma área de 70 hectares de terra que se destinam ao cultivo de mudas de várias espécies como: Pau-Brasil, Pau-Ferro, Pinha, Pitanga, Pitomba, Romã, Sapucaia, Sete Casca, Sapoti, Tamarino e outros. Possui também mudas destinadas a arborização e ao paisagismo, como Azaléia, Bouganville, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Cipreste, Flamboyant, entre outros. Ainda existem mudas destinadas à programas específicos.
Existe no Horto Florestal uma diversidade enorme de animais como macacos, cachorros do mato, bichos preguiça, pássaros variados, entre outros. No horto, há ainda venda de mudas para jardinagem e arborização. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 - Anual - 11ª Feira Industrial e Comercial. Feira geral de âmbito nacional, com cerca de 135 expositores, para divulgação de produtos e/ou serviços do tipo produtos industriais, veículos, máquinas e equipamentos. Artesanato. Comércio. Serviços.

 Dezembro

20 - Parada do Natal. Desfile pelas ruas da cidade anunciando as festividades natalinas.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CATAGUASES

E-mail:

Telefones: (32) 3422-1066

Sites: http://www.cataguases.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3422-5356

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Cataguases

eh cidade Maravilhosa AdoroOoOoOo Mto showwwwww Cataguases, cidade do coração!!!!!
Por: Ana Luiza Carvalho

Bom Cataguases é uma cidade muito linda...adorei mesmo acho que se de tudo certo um dia passo as minhas ferias por ai apesar de tudo eu conheço um menino que mora ai em Cataquase bom ele me disse que era uma cidade muito bonita então resolvi ver esse saite p/ ver se ele realmente era verdade e agora vejo que é uma cidade muito bonita...linda é eu moro em Macapá-ap nossa longe né pois é um dia passo as minhas ferias ai se Deus quizer
Por: Thaynara

Nasci nessa cidade, moro em São Paulo Sempre que posso estou lá... tudo de bom.....
Por: sylvia

e uma cidade bonita ja tive oportunidade de morar la por 4 anos
Por: alisson pereira silva

Está cidade é simplesmente facinante,pois Cataguases é uma cidade rica em obras arquitetadas por gênios brasileiros e estrangeiros ,como Oscar Nyemaier e o pai do cinema brasileiro Humberto Mauro dentre outros ,e tem por característica também o seu povo que é muito acolhedor,então se vc não conhece está cidade vá conhecer inúmeras oportunidades que ela tem a oferecer aos turistas brasileiros e estrangeiros.
Por: carlos eduardo

Nasci em Cataguases e me mudei pra Sao Paulo em 1979, a 5 anos não vou ai, mas este ano pretendo no próximi feriado passar uns dias ai.Gosto muito da cidade.
Por: Leonor

o q cidade linda!meu marido e desta cidade voces sao muito jentios
Por: valdereza soares de sousa

eu adoro ktá!!! simplismente a melhor cidade do interior de MG! muitas pessoas bonitass... rsrsrsrs........sempre q poço veio por aq ........ hehehehe....... então beijos miiil!!!1
Por: julia

eu vou conhese esta cidade linda eu to indo para conhecer de perto to ansioso para viaja.
Por: samuel

sou carioca moro em sao paulo mais meu sonho e morar em cataguases mg e vou realizar meu sonho.
Por: carlos edvan

e uma cidade maravilhosa pois fui crado ai no bairro hayde morei dos 3 mese ate os 18 anos amo cataguses pretendo viver o resto da minha vida ai
Por: lindovaldo

Amo morar em Cataguases, não é atoa que vc é chamada PRINCESINHA DA ZONZ DA MATA, quem te conhece não te esquece jamais Bjs à todos que te amam como eu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Marta Lúcia de Melo Catroli

Moro em São Paulo, mas to em Cataguases - direto ,..com minha mãe, A cidade ´lindsa e todos os meus amigos a Vêem pela internet e ficam Maravilhados, - pela cidade do primeiro cinema brasileiro... Sucessos... Parabéns , Cataguases... Bay, Bay
Por: Sônia Fritz

Me mudei para Cataguases, com 9 anos... fui trabalhar fora com 19 anos, mas não deixou de passar uma folga ou fim de semana em kta. Melhor cidade pra se morar, Princesinha da Zona da Mata.
Por: Fernando

eu moro em cataguases e nao ha cidade melhor para se viver.
Por: viviane de souza

cataguases é a princesa da mata ela só tem coisas e gente boa é cada cachoeira uma mais linda que a outra quem nao conheçe vale a pena conheçer
Por: viviane de souza

OLÁ!SOU AURÉLIO,NASCIDO EM CATAGUASES,CIDADE QUE AMO,IMENSA E INCONDICIONALMENTE!SAÍ DE LÁ,AINDA CRIANÇA,POIS MEU PAI FOI TRABALHAR EM SÃO PAULO,MAS LEVEI COMIGO O AMOR,QUE AINDA GUARDO EM MEU CORAÇÃO!NASCI,ALÍ,NA RUA DR.SOBRAL.ONDE TAMBÉM NASCEU MINHA QUERIDA MÃE,QUE É FILHA DOS SAUDOSOS E AMADOS, JOAQUIM ROSSI E AURELIA ROSSI!É UMA LINDA E ACONCHEGANTE CIDADE,RICA EM HISTÓRIA,OBRAS DE PORTINARI,OSCAR NIEMAYER E OUTROS CONSAGRADOS TALENTOS!É A PRINCESA DA ZONA DA MATA,DE UM POVO CULTO,AMIGO,CRIATIVO E ACOLHEDOR!TENHO LÁ,AINDA PRIMOS(AS),TIOS(AS)E GRANDES AMIGOS COMO MAURY ESTEVES MESQUITA E FAMILIA.ATUALMENTE,RESIDO,COM MINHA FAMILIA, EM J.PESSOA,PARAÍBA,ONDE TRABALHO COMO TERAPEUTA CORPORAL HOLÍSTICO,E,MESMO NÃO INDO LÁ,FICO OLHANDO AS IMAGENS DE MINHA LINDA E AMADA CIDADE!QEM PUDER VÁ CONHECÊ-LA,RESPEITÁ-LA E AMÁ-LA,COM CARINHO!ABRAÇOS A TODOS!VISITEM MEU BLOG:WWW.LUIZAURELIOTERAPEUTA.BLOGSPOT.COM
Por: LUIZ AURELIO NOGUEIRA

eu morei nesta limda cidade de 1992 a 1994 nunca mais voltei mas tenho miuta saudadeds um dia voltareie
Por: germano figueiredo

Parece algo antigo mais deve ser muito bom repirar o cheiro deste rio e mais descobrir suas riquezas e encantos sou filho de mineiro e posso dizer pois conheço o Brasil., minas é mais brasil e Cataguases,deve ter encantos em mulheres poesias e cantigos, com certeza e minas gerais.
Por: Eduardo Toledo

eu nasci em catguases e estudei no colegio cataguases
Por: otavio lopes filho

Eu amo Cataguases radicalmente!!! Não é à toa que significa: "Terra de gente boa". O Colégio de Cataguases é um ícone que merece visita e reverências! A Igreja Matriz de Santa Rita é uma maravilha! E a Ponte Metálica é uma charme só! Parabéns para nós, Cataguasenses presentes e ausentes!!!
Por: José Geraldo Pinto Condé

Eu morei em e trabalhei em Cataguases, na Fábrica de tecidos Irmaos Peixoto, nossa quanto tempo... quantas lembranças... dessa cidade de gente simples, simpática e acolhedora...!!!!!!! Ainda tenho parentes morando lá e sei que a cidade têm crescido bastante... e com muitas novidades...!!!!! Pretendo voltar lá, ainda este ano. Me aguardem !!!!! Abraços a todos
Por: ISABEL

tenho muita curiosidade de ver as fotos mais nao estou comseguindo meu pai nasçeu ai nesta çidade e louco para ir ai visita losaiu dai com 14 anos hoje ele ten 73 anos coitado ten loucura en ir ai nas terras dele estou vendo se eu comsigo levar ele ano que ven se deus quiser mais por favor me manda umas fotos ai para ele matar a saudade do lugar dele.. desde ja agradeçida dessa çidade maravilhoza ..abraçossss .....
Por: neideviana

Nao conheço a cidade mais tenho uma grande amiga morando ai e qualquer dia eu irei ai pra conhecer essa linda cidade!!!
Por: Joana

eu amo essa cidade realmente é terra de gente boa servi como missionario da igreja mórmom passei meus melhores 8 meses de minha vida entre essas pessoas maravilhosas . que fala trem doido sô toda hora.
Por: manuel gleison alves de paula

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cataguases
Fundação:
1875
Altitude:
169m
População:
63.931 habitantes
Área:
483,6km²
Densidade Demográfica:
132,20hab/km²
CEP:
36770-000

Envie seu comentário sobre Cataguases