Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Caratinga?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Caratinga

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

Cidade das Palmeiras

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias, formando o primeiro núcleo habitacional.
Em junho de 1848, a localidade foi elevada à categoria de Paróquia e Conselho Distrital, subordinada à Câmara de Mariana até 1860.
Pertenceu, posteriormente, a Ponte Nova, Abre Campo e Manhuaçu, da qual desmembrou-se em março de 1890, pouco após a Proclamação da República, por decreto do estadista Cesário Alvim. Em 1892, surge a Comarca de Caratinga.  Caratinga, conhecida também como Cidade das Palmeiras, tem uma população estimada de 77.732 mil habitantes.
Atualmente, é sede da Regional Administrativa da Vertente Ocidental do Caparaó.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

24 de Junho 

Gentílico

caratinguense

População

85.322 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS 

Caratinga, tranquila e animada. Lugares onde a natureza se supera. Venha passar momentos agradáveis e inesquecíveis nessa cidade.

Clima 

Tropical subquente

Temperatura Média

21,2° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Posicionado na porção leste mineira, sua ligação a partir de Belo Horizonte se dá pela BR-381 até a cidade de João Monlevade, onde se tem acesso pela BR-262 até o entroncamento com a BR-116, no distrito de Realeza, a partir do qual percorre-se mais 60 Km, aproximadamente, em direção ao norte.
O total desse percurso é de 320 Km. Através da BR-262, numa distância de 342 Km, atinge-se a cidade de Vitória, outro importante centro polarizador da região.   

Localização

Município do Rio Doce no Estado de Minas Gerais

Limites

Inhapim, Imbe de Minas, Piedade de Caratinga, Ubaporanga, Iapu, Ipaba, Santana do Paraíso,
Ipatinga, Timoteo, Bom Jesus do Galho, Vargem Alegre, Entre Folhas, Raul Soares, Santa Rita de Minas, Santa Barbara do Leste, Simonesia, Ipanema.

Acesso Rodoviário

BR-116, MG-425

Distâncias

Da Capital:

295m

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Praça Cesário Alvim

O conjunto arquitetônico e urbanístico da praça Cesário Alvim é composto pela Escola Estadual Princesa Isabel, fachada do Palácio do Bispo, coreto Ronaldo Oliveira da Silva Araújo e Catedral de São João Batista, além da praça.
As características arquitetônicas desse conjunto passam pelo estilo eclético, Art-Decô, Neo-Gótico até o modernismo, retratando a obra do arquiteto Oscar Niemeyer, tombada pelo decreto nº 13/98, 35, 36, 37/2002, sujeito à proteção especial de acordo com a Lei Municipal nº 2420/97. 

Prédio da Estação Ferroviária

Situado à praça Coronel Rafael Silva Araújo, s/n, construído no final dos anos 20, possui estilo colonial de construção em alvenaria.
Sua importância justifica-se por ser o único vestígio do tráfego ferroviário no município.
O prédio foi tombado através do decreto nº 10/98, e está sujeito a proteção especial de acordo com a Lei Municipal nº 2420/97.
 
Igrejinha de São João

Situada à rua Major Carlos Teixeira, s/n, o bem é de grande valor histórico e arquitetônico.
É a primeira igreja do município e uma das últimas construções do século XIX. 

Pedra Itaúna

No setor de turismo destaca-se a Pedra Itaúna com 1012 metros de altitude. A pedra é tombada pelo patrimônio histórico por seu valor paisagístico e tem atraído aventureiros do rapel, paraglider e escaladas.

Estação Ferroviária

Linha de Caratinga-km 628,717 (1960) 
Inauguração: 12.02.1931
Uso atual: unidade de saúde da Prefeitura - com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTÓRICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo tráfego suspenso.
 
A ESTAÇÃO: Em 13 de dezembro de 1930 foi provisoriamente aberto ao tráfego o prolongamento de Raul Soares até Caratinga, e, e em 12 de fevereiro de 1931, considerado oficialmente inaugurado. Caratinga era na época uma cidade de 5 a 6 mil habitantes, centro de zona riquíssima em café e suínos, além de apresentar um grande movimento de importação. (fonte: E. F. Leopoldina, 1938). Passageiros ainda desembarcaram na estação pelo menos até 1980, utilizando trens mistos. A estação ainda está de pé em 10/2004, e segundo descrição, assemelha-se ao modelo da de Viçosa, bem típica da Leopoldina. Situado à praça Coronel Rafael Silva Araújo, s/n, construído no final dos anos 20, possui estilo colonial de construção em alvenaria. Sua importância justifica-se por ser o único vestígio do tráfego ferroviário no município. O prédio foi tombado através do decreto nº 10/98, e está sujeito a proteção especial de acordo com a Lei Municipal nº 2420/97.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

- Aniversário da Cidade

24 - dia do padroeiro São João Batista

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARATINGA

E-mail:

Telefones: (33) 3329-8000

Sites: http://www.caratinga.mg.gov.br:8080/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: obolari@uol.com.br

Telefones: (33) 3321-2195

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Caratinga e pousadas em Caratinga para visitar Caratinga.

Promova a cidade de Caratinga no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!