Campo Belo

Campo Belo-MG
banner

Bem-vindo a Campo Belo!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Campo Belo, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Campo Belo, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1876. A localidade está em uma altitude de 945m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 48.857 habitantes. A área total de Campo Belo é de 531,3km², e sua densidade demográfica é de 91,96hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Campo Belo-MG é 37270-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Campo Belo é uma cidade do estado de Minas Gerais localizada a 210 km da capital Belo Horizonte. O município é um dos principais destinos mineiros, destacando-se no setor do turismo devido às suas festas religiosas, folclóricas e cívicas, feiras, exposições e eventos culturais, que acontecem por lá todos anos. Campo Belo tem esse nome graças aos campos que lá estão, como o Campo das Flores, o Campo Alegre e Campos Gerais.

Sempre no mês de setembro, a Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus é uma das que mais anima a cidade, com a realização de leilões, barracas, jogos e apresentação de shows de música. No mesmo mês também ocorre a Exposição Agropecuária e Industrial Parque de Exposições Brasil Vilela, uma das maiores feiras do país, com exposição de animais e produtos, além de campeonatos de rodeio e shows.

Embora o município seja bastante festivo, no entanto, Campo Belo trata-se de uma cidade bastante tranquila, na qual os visitantes podem dispor de belos passeios e, claro, contar com a hospitalidade dos mineiros, que é conhecida. Por lá é possível visitar diversas feirinhas, com gastronomia local e variada, além de produtos artesanais que são um verdadeiro mimo. Todas as sextas-feiras em Campo Belo tem a feirinha na Praça do Museu, com direito a shows ao vivo e especiarias inspiradas na culinária de diversos países.

As praças de Campo Belo, aliás, são uma peculiaridade local, ideais para passear e desfrutar da paisagem do município. Entre elas, estão: a Praça Cônego Ulisses, que é considerada uma das praças mais bonitas do estado de Minas; a Praça dos Expedicionários, um local para relaxar e se esquecer dos problemas; e a Praça Menotti D'Aurea, perfeita para levar a família ou ter aquela conversa com os amigos no fim de tarde.

Outros locais interessantes em Campo Belo e que devem fazer parte da rota de qualquer visitante é a Casa da Cultura, que oferece alguns eventos e é ponto de encontro noturno por ser em frente a uma das melhores praças da cidade, e a Vista Panorâmica da Antena, local onde é possível ver todo o município de forma privilegiada.

Informações de Campo Belo

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A região do sul de Minas teve parte de seu território desbravado pelas incursões das “bandeiras” paulistas ou por ocupação determinadas por ordens governamentais ou motivos religiosos.
Igreja Matriz.
Quanto a Campo do Meio, tanto Bernardo Saturnino da Veiga[6] como o historiador campanhense, Monsenhor Lefort,[7] informam que a localidade surgiu na metade do século XIX, crescendo em torno de uma fazenda pertencente a Antônio Rodrigues de Figueiredo, filho de João Rodrigues de Figueiredo e de Felícia Cândida de Figueiredo, membros da família Figueiredo, que desde o século XVIII morava naquela região, principalmente em Boa Esperança, donde foi fundador o Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo. Monsenhor Lefort informa que "nessa fazenda desabou, um dia, impiedoso furacão que fez verdadeira miséria, segundo podemos verificar numa publicação do século passado (século XIX). Era o dia 19 de maio de 1877, quando os ventos desencadeados e impelidos por um estranho furor se arremessaram, ocupando uma área de quatrocentos a quinhentos metros sobre a habitação do Capitão José Epifânio de Figueiredo, filho do estimado Antônio Rodrigues (de Figueiredo), e aí desenvolveram a obra de destruição de maneira horrível. Em meio a um horrendo turbilhão de nuvens, que se acumularam pavarosamente, o furacão arrastava tudo quanto encontrava, parecendo querer extinguir , delocando, arrebatando, confundindo e depedaçando tudo que achava adiante de si. Árvores, cercas, fortemente construídas, telhados embocados solidamente, tudo voou, como leves penas, não se livrando até mesmo as criaturas , que tiveram também que fazer ascensão forçada, arrebatadas pelo furacão …". Foi uma verdadeira calamidade, de prejuízos enormes. Pouco depois, ainda no século XIX, foi erguida, por devoção da família Figueiredo, uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida, em torno da qual foram se plantando algumas casas, que deu origem à comunidade.
Em 1906, partes das terras daquela antiga fazenda, já então dividida, foram doadas para formar o patrimônio de um arraial, pelos Senhores Mário Álvares de Azevedo, Julio Machado, José Benedito da Rocha, Antônio Marques do Nascimento, Persiliano Marques e outros tidos como primeiros moradores do arraial. A 1 de setembro de 1925, foi dirigido um abaixo-assinado a Dom João de Almeida Ferrão, primeiro bispo da Campanha solicitando a criação de uma paróquia no lugar que, até então, era filial de Boa Esperança. Devido à falta de sacerdotes, aquele bispo não criou a paróquia, o que seria feito somente pelo decreto de 11 de maio de 1938, de Dom Frei Inocêncio Engelke OFM, que nomeou primeiro pároco o Padre Francisco de Assis Araújo. Com o crescimento da população, a capela se tornou pequena para o número de fieis. Então, em 1929, foi erigida a nova igreja, que veio a ser a matriz da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, às espensas dos paroquianos, especialmente, do Tenente-Coronel Manuel Alves de Azevedo, português que veio para o Brasil, em 1871 e, somente em 1896, transferiu-se para as terras do Campo do Meio.
A construção da nova igreja foi realizada sob a supervisão de Monsehor José Lourenço Leite, pároco de Boa Esperança, a quem pertencia a jurisdição eclesiástica do território. Com a construção da nova igreja, o orago da antiga capela passou a ser o mártir São Sebastião.
Políticamente, em 7 de setembro de 1923, Campo do Meio foi elevado a distrito do Município de Campos Gerais, donde foi desmembrado e elevado a Município em 27 de dezembro de 1948.

Significado do Nome:

O topônimo teve sua origem no fato de haver vários campos com nomes diversos: Campos Gerais, Campo da Flores, Campo Redondo e Campo Alegre. O nome foi dado aquele em que se implantou a povoação devido à sua posição central em relação aos demais.

Aniversário da Cidade:

27 de Dezembro

Gentílico:

campo-meiense

População:

11.518 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade linda, tranquila, com belos locais para se passear e a ótima  hospitalidade mineira.

 

Clima:


 

Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

sul/Sudoeste de Minas

Limites:

Boa Esperança, Carmo do Rio Claro, Alfenas, Campos Gerais.

Acesso Rodoviário:

BR-381, BR-265, BR-369

Distâncias:

Da Capital:

315 km

Outras:

São Paulo 365 km

Belo Horizonte 315 km

Rio de Janeiro 540 km

Brasília 1.035 km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

Atrativos Naturais

A parte mais baixa de Campo do Meio era banhada pelos ribeirões Sapê, Taboão e Águas Verdes. Com a instalação da barragem de Furnas as águas do rio Grande aumentaram seu volume e seus afluentes espalharam-se nas baixadas, o que deu ao município um imenso lago, cinco vezes maior do que a lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.
Campo do Meio tem como atrativos turísticos o porto lacustre e o lago de Furnas. Dentre as festas realizadas no município, a da padroeira, Nossa Senhora Aparecida, festa do Padre Chico dentre outras.

hspace=0 EVENTOS:

 

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO BELO

E-mail:

Telefones: (35) 3857-1122

Sites: http://www.campodomeio.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

 

Terminal Rodoviário:
       
Telefone: (35) 3857-1383

 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

 

E-mail:

Telefones: (35) 3857-1097

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (35) 3857-1170

CORPO DE BOMBEIROS: 193

 

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CORREIOS: (35) 3857-1127

 

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Campo Belo

Eu nasci em coqueral m.G. Ainda nenêm mudei para pimentas municipio de Aguánil. Permaneci até os quatorze anos. Mudei para campo belo, aos vinte anos me mudei para S.P capital. Em 79 me mudei para Santa Rosa de viterbo EsT: S.p. Aqui estou mais tres vezes por ano visito esta cidade que eu amo muito. Um abraço.. 05/09/2010
Por: Juraci Francisca dos Santos

Eu morei durante 7 anos em Campo Belo.ô cidade linda,cidadizinha do interior,que tem praças encantadoras.Amooo d+, recomendo conheçam,hoje eu moro em Salvador -Ba e sempre que eu posso eu retorno ao meu lar ( Campo Belo) - amooo d+!
Por: Larissa Alvarenga

eu amo campo belo uma cidade abençoada por Deus!! estou em são paulo mais meu coração esta em campo belo mg
Por: Gleiciele teofilo silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Campo Belo
Fundação:
1876
Altitude:
945m
População:
48.857 habitantes
Área:
531,3km²
Densidade Demográfica:
91,96hab/km²
CEP:
37270-000

Envie seu comentário sobre Campo Belo