Cambuí

Cambuí-MG
banner

Bem-vindo a Cambuí!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Cambuí, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Cambuí, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1889. A localidade está em uma altitude de 907m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.030 habitantes. A área total de Cambuí é de 243,4km², e sua densidade demográfica é de 90,51hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cambuí-MG é 37600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Não deixe de conferir a maravilhosa cidade mineira.

Cidades mineiras têm um ar diferenciado. Parece que é quase obrigatório, você sente a diferença quando viaja para estados diferentes, elas são mais aconchegantes do que qualquer outra no mundo. E é fato, você sentirá cheiro de café e pão de queijo quente em quase toda a esquina. Cambuí é uma dessas cidades, localizada na região da Mantiqueira e mais próxima da capital São Paulo, possui menos que trinta mil habitantes, sendo agradável para todos os tipos de turistas.

Essa cidade do sul de Minas possui muito mais do que um clima aconchegante e acolhedor, nela há diversão para várias idades. Para quem curte cachoeira, lá é uma boa pedida, a mais próxima do município é a cachoeira da Meia-légua, e também a mais frequentada, é cercada por montanhas e possui um clima gostoso. Ela é uma boa opção para quem quer um contato com a natureza e não pretende percorrer longas distâncias.

Existem outras tantas cachoeiras um pouco mais distantes de Cambuí, como a da Usina e do Andorinhão (quedas espetaculares que deixarão qualquer um encantado), a dos Fonsecas (a mais afastada da cidade, porém a sua vista recompensa o caminho percorrido), a de Nossa Senhora de Lurdes (um pouco desconhecida, mas, ainda assim, é exuberante, é no meio de uma mata e parece muito com paisagem de filme).

Para aqueles que gostam de uma aventura ecológica, um local onde se pratica muito rapel e escalada é na Pedra da Onça, podendo também subir no topo por uma estrada. A vista é impressionante. Outra opção é a Pedra de São Domingos, com 2050 metros de altitude, podendo subir por meio da escalada ou até mesmo por uma trilha, para aqueles que pretendem apenas caminhar. Do alto é possível ver Cambuí e diversos outros municípios da região, e uma paisagem do pôr do sol que arranca lágrimas de tão bonita.

Além dos pontos ao redor da cidade, recomenda-se conhecer os restaurantes e pousadas locais. A gastronomia mineira é uma das preferidas dos brasileiros, e em Cambuí a maioria dos pratos possui uma mistura gostosa mineira e paulista. Não dá para não deixar de conferir!

Informações de Cambuí

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoamento do Sul de Minas está intimamente relacionado às explorações e posterior descobrimento de riquezas minerais pelos bandeirantes. De 1787 a 1789, já se encontram referências aos bairros do Rio do Peixe, Roseta, São Domingos e Três Irmãos. O nome Cambuí aparece, pela primeira vez, em 03 de Dezembro de 1789, num registro de batizado na matriz de Camanducaia, à qual pertencíamos.
No dia 12 de Dezembro de 1812 foi aprovado pelo então Príncipe Regente, D. João VI, a criação e legalização do Arraial de Cambuí. A construção da capela marca o início de Cambuí Velho, que hoje dista 2 km da cidade. Cabe citar a importância dos Capitães Francisco Soares Figueiredo e Joaquim José de Morais, no início da história da cidade.
O 1º Arraial teve uma vida muito breve, pois em 1834 sua população foi transferida para onde hoje se encontra a cidade. Realizou-se na época, uma grande procissão e assim Cambuí Velho caiu no abandono. O novo Arraial nasceu planejado, notando-se na atualidade, a configuração regular das ruas na área central de Cambuí. No dia 24 de Maio de 1892, Cambuí se desmembrou do município de Camanducaia, passando a gerir seu próprio destino.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

24 de Maio.

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Atualmente a agricultura destaca-se com a plantação de batatas e morangos, que são distribuídos para várias capitais do país.

A produção de batatas atinge em média a 1.200 toneladas por ano, numa área plantada de 55 hectares e o morango 3.200 toneladas em aproximadamente 80 hectares.

Têm surgido novas maneiras de plantio do morango no município, uma delas é o morango orgânico, uma técnica sem o uso de fertilizantes químicos, muitos produtores estão apostando em suas plantações.

A cidade também conta com empresas do setor de confecção de capas para bancos de automóveis e montagem de mesas para escritórios.

Por estar na margem da Rodovia Fernão Dias, BR-381, existe uma maior facilidade no escoamento da produção industrial e agrícola de Cambuí.

Além do clima e das paisagens, Cambuí é uma cidade tranqüila, conserva em seus costumes o encanto do interior, com ares modernos, já que a juventude impera nos finais de semana e feriados.

Clima

Tropical

Temperatura Média

19°C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte: BR-381 

 

Localização

Sul/Sudeste de Minas 

Limites

Bom Repouso
Senador Amaral
Itapeva
Camanducaia
Córrego do Bom Jesus
Consolação
Estiva

Acesso Rodoviário

BR-381 

Distâncias

428 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

Cachoeira da Meia Légua 
 
Cachoeira da Usina 

A Cachoeira possui várias quedas, formando piscinas naturais numa região coberta por matas com orquídeas e bromélias, parte do complexo da Mata Atlântica.

Cachoeira dos Fonsecas 

Pedra da Onça 

A Pedra da Onça fica no ponto culminante da Serra da Mata, com quase 2 mil metros acima do nível do mar e uma bela vista da região.

Pedra de São Domingo 
 
Vargem dos Ilhéus 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

Em fevereiro/março a atração que chama a atenção de turistas é o Carnaval, com desfiles de blocos, escolas de samba, e som na praça central todas as noites. Destaque também para a apresentação da Banda do Maxixo, 15 dias antes do carnaval oficial, com desfile da Banda pela praça acompanhado pelo Bloco do Pachola e foliões.
  
Em maio há a comemoração do Aniversário da cidade, com shows de diversos estilos musicais e atrações culturais durante a semana. Os eventos acontecem na Praça Coronel Justiniano.

De 07 a 16 de Julho, comemora-se a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo, além da parte litúrgica também há shows, leilão, bingo de prendas, barracas e apresentações culturais.

Também nesta época, é comemorado o aniversário do Clube Literário e Recreativo de Cambuí, com uma semana de atividades esportivas e  culturais, encerrando com um grande baile de gala, onde grandes orquestras se apresentam, atraindo muitos visitantes.   

Na 3ª semana de Agosto é realizada a Festa do Morango, que a cada ano vem crescendo, são quatro dias, nos quais acontecem diversos eventos ligados a produção do morango no município, como competições, apresentações de música, desfiles, barracas com produtos derivados da fruta, entre outros. A festa é realizada no Bairro Rio do Peixe.

Setembro é o mês do Festival Primavera de Teatro, onde são apresentados peças montadas pelas escolas municipais, estaduais e particulares do município, onde, cada qual se apresenta com duas peças em duas categorias, adulto e infantil. A entrada é franca e as apresentações são no Teatro do Paço, na prefeitura municipal.

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Cambuí

hspace=0 [email protected]

hspace=0  (35) 3433-1323

hspace=0 220 Volts

hspace=0 AC Cambui 
End: Rua Coronel Lambert 374
Fone: (35) 3431-1117 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 Banco ABN AMRO Real S.A.
Rua João Moreira Salles, 169
Tel: (35) 3431-1318

Banco do Brasil S.A
Praça Cel Justiniano, 72
Tel: (35) 3431-1999

Unibanco - União de Bancos Brasileiros
Praça Cel Justiniano, 52
Tel: (35) 3431-1688

Caixa Econômica Federal
Rua João Moreira Salles, 190
Tel: (35) 3431-1161

SICOOB
Rua João Moreira Salles, 144
Tel: (35) 3431-5081

Agência Correios – Banco Postal Bradesco
Rua Cel Lambert, 374
Tel: (35) 3431-1117

 

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.descubraminas.com.br

           www.vivaminas.com.br

Colaboração: Humberto Tavares     

Departamento de Ind Com Des. Regional e Turismo
Prefeitura Municipal de Cambuí - MG

Comentários de Cambuí

cambui a melhor cidade do mundo amo tudo cachoeiras solar a matinha os bares a tudo e maravilhoso abraços a vila gloria ok
Por: omai nunes machado

cabui e a melhor do sul de minas o pessoal super a vila gloria o solar clube a roseta a garapa de amelia enfim eu amo a cit abraços a todos da vila gloria e do bar do queijinho fui abraços ao renatao e dudu e didi
Por: omai nunes machado

Moro em Guarulhos, e tenho sítio em Itapeva MG Vou pelo menos a cada 2 meses aí nessa Cidade. Gosto muito e uma coisa que não sei se existe aí é um parque florestal ou projetos para tal. É boa idéia posso cooperar como voluntário.. Páz e trabalho para todos.
Por: Valdemar Ferreira de Almeida (labareda)

a cidade de cambui e a melhor do sul as pessoas os lugares as roças a comida os queijos e tudo otimo cambui o cantinho maravilhoso para namorar
Por: omai nunes machado

adoro essa cidade vivo nela a 15 anos mais ja tenho um carinho que vai duar pra sempre cambui terra querida por todos quem conheçe sabe quem nao conheçe venha conheçe_la nao vai se arrepender
Por: josiliane de souza

nasci em Cambui, no Rio do Peixe, gostaria muito de voltar a morar aqui. Amo muito o povo dai,
Por: benedita carmem valerio

eu moro em cambui e adoro brincar com meus ilhos aqui.cambui e a melhor cidade que se pode ter. um beijao tchau
Por: antonia

cambui um lugar otima adorei o passei foi otimo sem comentario
Por: kamilla

eu amei cambui , é uma cidade bonita,hoteis bons comida boa , turismo bom.
Por: emanuel

Cambuí a melhor cidade do sul de minas,cachoeiras,o carnaval de lá não perco por nada.Todo ano stoupresente nos 4 dias de festa.Quem não foi vai,eu recomendo é bom demais.Bom sou suspeita em falar,pqminha familia é toda de lá....cambuí-ng é show de bola...
Por: juliana

conheci cambui á 10 anos adorei, todo ano dou um jeitinho de visitar a cidade, por mim moraria nesta linda cidade que é aconchegante, sem dizer os moradores que são atenciosos, e hospitaleiros, tenho uma nene de 7 meses como eu gostaria que ela cresce-se neste lugar obrigada
Por: thais

Eu sou de Caieiras,e me lembro que 2004 fui pra Senador Amaral e acabei conhecendo esta maravilhosa cidade de cambuí. E pelo menos 3 vezes por ano eu vou para curtir esta maravilhosa cidade... Beijossssssss Cambuí
Por: Vania Paduan De Lima

o lugar bonito sorte q vou muda pra lah um lugar q só tem mulher bonita
Por: maycon

eu sou suspeita p/falar da cidade de cambuí. Vir morar em cambuí qdo. tinha um (01) de idade.Cambuí p/mim é tudo ñ tem igual, maravilhosa, linda é tudo de bom, moro em São Paulo ha 30 anos,tenho fé q/ dia vou voltar morar aiiiiiiiiii, me espera comboiaaaaaaaaaaa.
Por: ana

Não tem geito mesmo Cambuí continua maravilhoso. Nunca vi igual,quem não foi vá porque é o paraiso...
Por: Vania Paduan de Lima

cambui é uma maravilhaa quem conhece naum esquece jamaiis
Por: ana caroline

eu tenho voltade de conhecer cambui de verdade a minha amiga mora la bjos
Por: ana clara

Miro em camnbuí desde quando nasci minha familia é toda daqui ! Essa cidade é maravilhosa as cachu , a praça, carnaval e tudo maiss.....
Por: Larissa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cambuí
Fundação:
1889
Altitude:
907m
População:
22.030 habitantes
Área:
243,4km²
Densidade Demográfica:
90,51hab/km²
CEP:
37600-000

Envie seu comentário sobre Cambuí