Cachoeira de Minas

Cachoeira de Minas-MG
banner

Bem-vindo a Cachoeira de Minas!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Cachoeira de Minas, informações atualizadas sobre a cidade Cachoeira de Minas, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Cachoeira de Minas.

Informações de Cachoeira de Minas

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias doSul

Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Cachoeira de Minas tem início em 1853, quando Inácio da Costa Rezende e sua mulher Rosa Maria, idealizam a Freguesia de São João Batista, mais tarde patrocinada pelo Cel. João Pinto da Fonseca. Reza a tradição que Inácio e o Major Felix da Mota, de comum acordo haviam assentado a edificação da Igreja e a doação do Patrimônio no local, hoje conhecido por Ribeirão dos Rezende, desfeito por intervenção de Dona Rosa Maria, o que criou uma discórdia entre os dois homens. A freguesia com isso ganha duas igrejas, cada uma sendo construída por um dos oponentes em suas terras.

Em 1870 foi construída a nova igreja de São João Batista, vindo a funcionar como matriz até 1918.

Em 1871, foi criado o distrito de São João Batista das Cachoeiras, cujo nome segundo alguns foi adotado, em virtude das diversas cachoeiras existentes no Rio Sapucaí-Mirim, e, segundo outros, pelo fato de ser a fazenda do seu fundador denominada Fazenda das Cachoeiras.

O Distrito foi elevado a Município em 1923 e instalado no dia 1º.de Junho de 1924. Ocasião em que levou o nome de Vila Cachoeiras. Em 1938 seu nome passou para Cachoeiras, em 1943, por decreto estadual foi mudado para Catadupas e em 1948 o deputado Wilson Beraldo, apresentou emenda mudando o nome de Catadupas para Cachoeira de Minas, aprovado em 27 de Dezembro de 1948. No decorrer de sua trajetória histórica, devido ao seu potencial para a agricultura e pecuária o território do município foi disputado pelos municípios vizinhos que pleiteavam sua anexação.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

27 de Dezembro

Gentílico

cachoeirense

População

11.034 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Possui uma estrutura típica de cidade de interior, ruas pavimentadas com paralelepípedos, algumas casas antigas, cidadezinha aconchegante. Passe suas férias em um lugar com muita tranquilidade!

Clima

Temperado

Temperatura Média

19°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Pouso Alegre
Consolação
Estiva
Conceição dos Ouros
Brazópolis
Piranguinho
Santa Rita do Sapucaí

Acesso Rodoviário

MG-173 e BR-479

Distâncias:

Da Capital:

405 k

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

A cidade de Cachoeira de Minas é uma boa opção para aqueles que buscam realizar esportes em contato com a natureza. Possui uma grande variedade de rios, como o Sapucaí-Mirim com suas cachoeiras, bom para a prática de canoagem, além dos rios Itaim, Anhumas e Vargem Grande para a prática da pesca, onde podem ser encontrados peixes como o Canivete, Bagre, Curimbatá, Traíra, entre outros.

A geografia montanhosa da região também é aproveitada por muitos para a prática de esportes radicais.

No Monte Belo, há 18 km da cidade, existe uma pista para Asa Delta e Paraglider, que fica há 1300 m. de altitude, além de um paredão de rocha de 35 m  para realização de escalada e Rappel. Inúmeros mirantes dão uma vista panorâmica para as cidades de Conceição dos Ouros, Pouso Alegre, Pedra do Baú (Santa Rita) e Rodovia Fernão Dias.

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

Cachoeiras para Catadupas.

Catadupas para Cachoeira de Minas

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Aniversário do Município

Data: 27 de Dezembro

No dia 1º de Junho a cidade comemora o aniversário da emancipação política do Município.

Na segunda semana de Junho acontece a Festa Junina da Escola Capitão Manoel Machado Homem

No dia 13 de Junho comemora-se o Dia de Santo Antônio - Padroeiro do Distrito do Itaim

Em 24 de Junho é comemorado o dia do Padroeiro do Município, São João Batista

No dia 29 de Junho é realizada a tradicional Festa de São Pedro, com a Fogueira de Cachoeira de Minas, que atrai centenas de pessoas para assistirem à queima dos fogos, um verdadeiro show de pirotecnia que enfeita a noite da festa com uma beleza ensurdecedora. Há barracas, com quentão, vinho quente, broa, biscoito, shows e tudo que se encontra numa boa festa junina...

No dia 7 de Setembro ocorre a comemoração do Dia da Independência do Brasil.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DE MINAS

E-mail: prefeitura@entreriosdeminas

Telefones: (35) 3472-1333

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3472-1361

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.descubraminas.com.br

www.cnm.org.br

www.vivaminas.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Cachoeira de Minas

ja morei em cachoeira é uma bençao de cidade ,tranquila minhas crianças adoraram a escola capitão pena que nos moravamos na roça ficava dificil.mas não vamos esquecer tudo de bom que vivemos e que conhecemos breve voltaremos , mas para passear.abraço de: uma fã de cachoeira e lembrança para familia megatron na qual somos parentes.mando meu email para entrarmos em contato.
Por: Neide Alves Correia

eu adoro a cidade tenho muitas saudades pois minha infancia eu passei toda no bairro da cachoeirinha espero poder brevemente voltar à cidade
Por: igor de oliveira

Eu costumo visitar sempre esta tranquila cidade, sempre que vou pra lá, sinto-me super bem, as baterias são renovadas, fora a beleza e a boa comida que podemos encontrar no Restaurante do Porcão, que fica num sítio a uns 5km pegando a estrada de terra depois do alto da fogueira. O pessoal de lá é super gente boa, alegres, brincalhões e sabem fazer uma comida deliciosa a um preço modesto. Não deixem de visitar esta cidade e apreciar a tarde sentada num daqueles bancos da Praça da Bandeira, comendo um docinho da padaria. Um grande abraço a todos.
Por: Cáren Ferreira

Essa é uma cidade maravilhosa,onde as pessoas tem liberdade p sair,tranquilos.
Por: adriana

Cachoeira de minas é tudo de bom.Minha familia é toda desta cidade maravilhosa.Meus pais e avós vieram para São paulo tentar uma vida melhor mas como um bom cacheirense retornamos todos anos na festa de são joão e festa de são pedro queémuito bom.Vale a pena conhecer Cachoeira de minas
Por: marcos antonio de rezende

Sou Cachoeirense e ausente fisicamente desde desde 2002 mas essa maravilhosa cidade não sai do meu pensamento.Tudo que possuimos em Cachoeira é feito com muito amor e carinho.SAUDADES!!! ME AGUARDE QUE VOLTAREI,
Por: Carlos Henrique Ribeiro

Já passei dois carnavais e fui algumas outras vezes à Cachoeira de Minas!! Otima cidade, hospitaleira, pessoal muito gente boa, um dos melhores lugares para tomar umas, possui uma praça com o calçadão enmendado com os estabelecimentos!! Enfim, vale a pena ir pra Cachoeira, sou amigo do Ricardo Tumate, natural de lá, falou
Por: Silvano da Silva Júnior

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cachoeira de Minas

Envie seu comentário sobre Cachoeira de Minas