Brumadinho

Brumadinho-MG
banner

Bem-vindo a Brumadinho!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Brumadinho, fotos, informações, os principais hotéis de Brumadinho, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Brumadinho, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 892m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 26.128 habitantes. A área total de Brumadinho é de 634,3km², e sua densidade demográfica é de 41,19hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Brumadinho-MG é 35460-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Brumadinho é um município do estado de Minas Gerais, segundo o IBGE a cidade conta com uma população de mais de 30 mil habitantes. Ela é conhecida como Brumadinho devido estar perto da antiga vila de Brumado Velho, que foi denominada assim pelos bandeirantes pelas brumas que eram comuns nas montanhas da região, principalmente nos períodos da manhã.

A cidade tem grandes mananciais de água, ocasionada pela extensão do município e pelas montanhas. Brumadinho é considerado uma das maiores fontes de água mineral do mundo, além disso, a cidade é recordista na criação da cachaça artesanal, uma das cachaças de sucesso local é a 'Domina'.

Em Brumadinho, existe uma população de alta renda atraida pelas belezas naturais do ambiente, vistas em montanhas, mananciais, área verde preservada e um clima frio. Este clima é apreciado pelos visitantes que adoram ambientes com ventos leves e temperatura que beneficiam a pele e a saúde. Por este motivo, varias pessoas escolhem Brumadinho para passar as férias em familia.

Há também no município várias delicias gastronômicas, como as receitas mineiras feitas em fogão a lenha até mesmo em restaurantes de alto padrão. Muitos restaurantes e bares são encontrados nas ruas de Brumadinho, todos voltados para melhor atender os clientes que visitam a cidade. Um restaurante atrativo é o Todo Mundo Bar e Restaurante, ele é muito visitado pelos turistas que buscam qualidade e boa comida.

Para quem adora arte, existe o Centro de Arte Comteporânea Inhotim, onde tem um acervo das melhores coleções de artes comteporânea do país. Outro ponto atrativo é Clube de Voo Livre, local para os apaixonados por esportes radicais como voo livre. Esta tem equipamentos de segurança e profissionais qualificados para atender ao público.

Muitos visitantes da cidade buscam fazer o vôo livre para observar de cima a beleza local.

Pela influência sertaneja na região foram criados diversos festivais com musicas sertanejas, entre eles a Folia Sertaneja, um evento com grandes nomes do cenário nacional da música sertaneja.

Há também o Festival da Cachaça, famoso especialmente pela qualidade e diversidade da cachaça da região. São inúmeros festivais como, por exemplo, Brumas Folia, Rodeio de Brumadinho, Projeto Verão, Festa da Mexerica, entre outros eventos.

Com certeza as pessoas já ouviram falar nos benefícios que um lugar de muito verde pode trazer a saúde, as pesquisas do IBGE mostram que a população da cidade está cada vez mais saudável, então aproveite e visite a cidade para conhecer e se encantar com as vantagens de estar em um lugar de qualidade e extrema beleza.

Informações de Brumadinho

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Vededas do Paraopeba

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

 

Os desbravadores da região Espinhaço Meridional onde hoje se situa o município foram bandeirantes paulistas, chefiados por Fernão Dias Paes Leme, que fundaram inicialmente um núcleo de abastecimento da bandeira, pousos de repouso de tropas e lugar de levantamento dos mantimentos. De ponto de abastecimento de víveres, passou a pequeno arraial de mineradores.
O desenvolvimento da cultura cafeeira e a possibilidade de se extrair e exportar minérios de ferro, abundantes na região, provocaram a construção do ramal do Paraopeba da Estrada de Ferro Central do Brasil, fazendo nascer e desenvolver o povoado, com a chegada de trabalhadores e imigrantes estrangeiros. Começou assim o povoado a tomar aspectos de uma pequena cidade, já com um pequeno comércio estabelecido, várias moradias e uma população fixa de tamanho razoável.

Significado do Nome:

O nome "Brumadinho" deve-se ao fato do local estar próximo à antiga vila de Brumado Velho, que por sua vez teria sido assim denominada pelos bandeirantes por causa das brumas comuns em toda a região montanhosa em que se situa o município, especialmente no período da manhã.

Aniversário da Cidade:

17 de Dezembro

Gentílico

brumadinhense

População

34.013 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Apesar de sua pequena população, Brumadinho é importante para a região metropolitana de Belo Horizonte por causa de seus grandes mananciais de água, possibilitados pela extensão relativamente grande do município e pelo relevo montanhoso. Um quarto da água que abastece a região metropolitana vem dos mananciais de Brumadinho e dos municípios vizinhos, através dos sistemas Rio Manso e Catarina, operados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais.

Clima

Tropical

Temperatura Média

20° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Central no Estado de Minas Gerais

Limites

Ibirité, Sarzedo, Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Itatiaiuçu, Rio Manso, Bonfim, Belo Vale, Moeda, Itabirito, Nova Lima e Belo Horizonte.

Acesso Rodoviário

BR-381

Distâncias:

Da Capital:

53 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Brumadinho está despertando para o turismo ecológico. O município é rico em áreas verdes, onde se destacam as montanhas com cachoeiras e água pura.

Principais Pontos Turísticos

Atração turística

Brumadinho tem o Forte, ruína de uma casa de fundição de moedas falsas, no alto da Serra da Calçada, a cinco quilômetros do Bairro Retiro das Pedras.

Centro de Arte Contemporânea Inhotim - Caci

O Caci é um espaço para a criação, fruição e formação cultural, criado sob um contexto único de integração entre arte e natureza. Localizada em Brumadinho, a 60 quilômetros de Belo Horizonte (MG), a instituição apresenta sete espaços dedicados a exposições e um centro de estudos botânicos em meio a jardins paisagísticos – parte deles projetada por Roberto Burle Marx -, e uma área de mata nativa. A abertura para visitantes acontece a partir do dia 29 de setembro.

Endereço: Rua B, 20 / Bairro: Inhotim
Fone: (31) 3227-0001

Fazenda Riacho Fundo

A fazenda é uma agroindústria, incluindo central de inseminação artificial e tratamento de dejetos, possui produção de suínos, aves, gado leiteiro com ordenha mecânica e fábrica de laticínios. A fazenda ainda oferece seus produtos: Leite tipo C, iogurte, queijo minas, mussarela e manteiga.
As pessoas visitam os galpões de aves, a granja de suínos com coleta de sêmen e inseminação das porcas,o poço de decantação e tratamento dos dejetos, a fábrica de laticínios eacompanhamento da ordenha mecânica.

Endereço: Fazenda Riacho Fundo - km 01
Fone: (31) 3799-3839

 

Verde Folhas - Espaço para aventuras - Arvorismo

Percurso da atividade do Arvorismo: 600 metros.
Duração: 1 a 2 horas
O Centro de Aventuras Verde Folhas conta com equipamento de segurança, monitores treinados pela equipe do corpo de bombeiros e certificação de escalada.
Horário de funcionamento:
Período de férias: Todos os dias de 9h30 às 17:30.
Fora do período de férias: de quinta-feira a domingo de 9h30 às 17h30
Existe também a opção para arvorismo infantil.
Endereço: Rua Onze, 170 / Bairro: Casa Branca
Fone: (31) 3575-3129

Fazenda dos Martins

Na região de Marinhos, uma construção feita por escravos, com muros de pedra seca, quatro quartos, dois salões com paredes e forros pintados ao estilo da época século XVIII.

O Quilombo do Sapé

É onde vive uma comunidade de negros que se reuniu no local após a libertação, mantendo fielmente as tradições até os dias de hoje. Para quem se interessa em apreciar manifestações culturais, este local é uma ótima pedida.

A Serra do Rola Moça

É formada por uma paisagem encantadora de montanhas, entre os municípios de Brumadinho, Ibirité e Nova Lima, um belíssimo lugar para se apreciar. 

Igreja N. Sra. da Piedade

Foi erigida em 18 de dezembro de 1751, a pedido do então Padre Antonio José de Moura.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Brumas Folia

- Rodeio em Brumadinho

- Dezembrega

- Folia Sertaneja

- Baile do Hawai

- Projeto Verão
  
- Festa da Cachaça

- Festa da Mexerica

- Festa do Milho

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUMADINHO

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3571-3015

Sites: http://www.artecomunicacao.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail: [email protected]

Telefone: (31) 3575-3129 / (31) 9688-4480 

Site: http://www.portaldebrumadinho.com.br/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (31) 8524-4346 / 8524-4347

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Brumadinho

esa cidade e muito linda eu amo esa cidade. meus pais morao ai bjs
Por: helson nunes quintal

Passei um final de semana em brumadinho e foi muito bom, visitei o Museu Inhotim lugar maravilhoso e me hospdedei com minha familia na Pousada Fazendinha, as crianças adoraram, muitos animais e chalés aconchegantes. Voltarei em breve.
Por: mário Alvim Rosbelgr

Visitamos Inhotin (Brumadinho) em Janeiro deste ano, achei o local lindíssimo, estão de parabéns! Eu gostaria de saber o significado do nome da cidade: Brumadinho. Obrigada!
Por: Tereza Ivete Signori

Obrigado por ter gostado de nossa cidade, e quando retornar nao deixe de visitar o Distrito de Piedade do Paraopeba, que faz parte do municipio de brumadinho, voce verá que ainda ha um lugar tranquilo e receptivo, atras das montanhas de minas. E respondendo a Srtª Tereza, o Nome Brumadinho e Referente as Brumas que cobriam a cidade antigamente ao amanhecer. Qualquer informaçao sobre turismo na regiao e so me ligar 31-9948-3038
Por: Marcelo Augusto medrado Novaes

Obrigado e volte sempre, e quando vier nao deixe de visitar o distrito de piedade do paraopeba, no municipio de brumadinho, se voces gostaram da cidade irao se deslumbrar com o local Qualquer informaçao ligue 31-99483038
Por: Marcelo Augusto medrado Novaes

muito bom pra a nossa cidade
Por: Altair de brumadinho..

eu conheço brumadinho há 60 anos atras morei muitos anos joguei no time da cidade
Por: heider alves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Brumadinho
Fundação:
1938
Altitude:
892m
População:
26.128 habitantes
Área:
634,3km²
Densidade Demográfica:
41,19hab/km²
CEP:
35460-000

Envie seu comentário sobre Brumadinho

banner