Brasília de Minas

Brasília de Minas-MG
banner

Bem-vindo a Brasília de Minas!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Brasília de Minas e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Brasília de Minas.

A cidade de Brasília de Minas, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 732m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 27.642 habitantes. A área total de Brasília de Minas é de 1.404,9km², e sua densidade demográfica é de 19,68hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Brasília de Minas-MG é 39330-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Brasília de Minas

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A primitiva povoação tem origem no desmembramento da freguesia de Morrinhos, a mais antiga da margem do rio São Francisco. Com o desmembramento, é criada a paróquia de SantAna de Contendas. A história conta que esta denominação se deve às desavenças entre os habitantes sobre a escolha do local onde seria construída a igreja. O arraial de Contendas é elevado a vila em 1890. Em 1901, passa a ser chamada Vila de Brasília e, em 1923, tem o nome reduzido para Brasília. Com a transferência da Capital da República para o Planalto Central, a cidade, para não abrir mão totalmente de seu nome, é levada a alterá-lo, em 1962, para Brasília de Minas. Um dos atrativos do município é a barragem de São Lourenço, muito profunda e seguida de cachoeira e corredeiras, localizada no distrito de Fernão Dias.

Significado do Nome


Aniversário da Cidade


Gentílico

brasilminense

População

31.321 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Brasília de Minas, de povo humilde e hospitaleiro. Tem o rio Paracatú , a Barragem, as pracinhas. Venha conferir!

Clima 

 

Temperatura Média

22,6° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte de Minas 

Limites

Japonvar
São Francisco
Luislândia
Ubai
Campo Azul
São João do Pacuí
Coração de Jesus
Mirabela
Patis

Acesso Rodoviário

BR-040, BR-135, MG-202

Distâncias:

Da Capital:

404 km

Outras:

São Paulo (cidade): 1097 km BR-381 e BR-135

Rio de Janeiro (Cidade): 957 km

Brasilia: 452 km

Belo Horizonte: 540 km

Uberlândia: 673 km BR-365

Montes Claros: 103 km

Janaúba (Minas Gerais): 232 kmBR-135

São Francisco: 58 km

Mirabela: 37 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

Cachoeira do Riachão

Barragem de São Lourenço

Praça da Igreja Matriz de Sant'Ana "rezar"(unico local que pode ficar a noite, pois ha uma lei na cidade que é proibido sair depois das 10 hrs de casa,para não incomodar as pessoa quem estiver dormindo!).

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Carnaval - Atualmente a cidade possui duas escolas de samba em atividade, são as escolas Bramoc (1975) e Jacarezinho (1974), que fazem uma disputa sadia, dividindo a cidade em duas partes distintas, que se unem na noite do desfile, para promover a melhor festa de carnaval do norte de Minas Gerais.

- Tensão Pré-Micareta

Dia 7 de janeiro

- Axé Minas (Micareta de Brasília de Minas)

Dias 8, 9 e 10 de janeiro

- Micareme

- Dia de Sábado de Aleluia

- Brasifolia

Dia 10 de julho

- Reggae Night[conhecida como a festa do "cigarrinho do capeta"!

Dia 18 de julho

- Festa de Aniversário da Cidade

Dias 21, 22 e 23 de julho


- Adeus Férias

Dia 31 de julho


- Festa Regional do Beiju

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASÍLIA DE MINAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3231-3010

Sites: http://www.brasiliademinas.mg.gov.br/   

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933   

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3231-2076

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Brasília de Minas

oi eu chamo luan eu moro em brasilia de minas a muito tempo eu gosto muito daqui mas eu acho que ta faltado mais cultura e lazer, no bairro araujo e o mais pobre,principalmente a rua do sossego na rua onde eu moro,la no fundo das casas tem um mato a onde cabiam para fazer praças,ou quadras,e o que tem de melhor e praça da igreja,o mercado,e a concha da praça do cinema assim mesmo o cinema passa mais so jogos de futebol,nao passa filmes e nem nada,por isso eu tem orgulho de falar da minha cidade.
Por: luan cardoso da silva

Sou de Brasília de Minas e sempre vivi aqui. O que posso dizer é que sou apaixonada por esta cidadezinha, apesar de achar que tem muito a melhorar, principalmente ao que diz respeito a lazer. Nos finais de semana, não temos opção e estou percebendo que a maioria das pessoas estão deixando a cidade nos fins de semana e indo para os sítios vizinhos, alegando que aqui não oferece nada. Para as crianças poderia ter parques, zoológico, algo desse tipo, pois se quisermos divertirmos com nossos filhos, temos que sair da cidade e isso é ruim. Ouvimos muitos comentários de pessoas que passam por aqui dizerem que a vida noturna de Brasília de Minas é péssima e infelizmente tenho que concordar com quem diz isso. Quem sabe o próximo governante atenta para essas questões e investe em turismo, né? Estamos torcendo para que isso aconteça, porque aí vou poder dizer que aqui é nota 1000.
Por: Edith Brandão

eu conheço e adoro brasilia de minas, as pessoas são simples e hospitaleiras, que povo gente boa, recomendo para descansar e curtir momentos agradáveis.
Por: dinha

EU MORO EM BARRA DO UNA LITORAL NORTE SAO PAULO .AH 11 ANOS MAS SOU APAIXONADA PELA MINHA CIDADE MARAVILHOSA È TUDO DE BOM ESSA NOSSA CIDADE NAO E` MINHA PAIXAO PELO RESTO DA MINHA VIDA MINHA PAZ E QUANDO LENBRO DE BRASILIA DE MINAS ESTOU COMPLETAMENTE APAIXONADA POR ESSA CIDADE MAE
Por: fabricia

TE AMO BRASILIA DE MINAS QUE DEUS DERRAME SOBRE VOCE MUITAS GRACAS MUITA PAZ MUITO AMOR
Por: FA

moro em belo horizonte meu pai e minha mae e de brsilia de minas e tenho familares que moran ai em brasilia de minas como avo tias tios e primos tambem tenho um amigo que e dai de brasila de minas
Por: jairo cesar

eu sou muito feliz .de deixar este comentario por que sou filho de brasilia de minas sou da familia paiva .esta e a minha cidade que eu a amo de coração. parabens senhor prefeito seja feliz na sua adeministração porque a nossa cidade mereci um feliz 2009 pra todos de brsilia de minas gerais/ass GILBERTO GONÇALVES DE OLIVEIRA
Por: gilberto gonçalves de oliveira

Eu ,Maristela amo minha cidade, estou com muita saudade um super beijo pra pessoa que eu amo muito Manuela minha mâe te amo muito vc e minha vida????????????
Por: Maristela Gonçalves cardoso

gostei muinto das fotos, por favor ,nossa cidade e linda quanto mais fotos melhor sou desta terra das gerais.
Por: domingos pereira curitiba pr

com certeza a melhor cidade do brasil...as melhores festas ,melhores pessoas ,melhores bandas d musica..brasilinha da p ficar sem te ver...o melhor lugar do mundo merece a maior homenagem do mundo...
Por: danillo

o que ha de melhor na minha cidade sem duvida nenhuma e a hospitalidade do povo mineiro e a comida que e maravilhosa.
Por: carlos paulino

Sou nascido nesta linda cidade de brasilia de minas, adoro visitala sempre que posso, pois moro em BH e sinto tantas saudades da terrinha natal, onde tenho grandes amigos e onde vive meus queriods pais.
Por: waldney alves da silva

Olá boa tarde pra vcs? olha sempre visito este site porque nasci nesta maravilhosa cidade, tnho um orgulho imenso de ser um brasilminese! mas agora eu moro na cidade de araguari, no triangulo mineiro. gostaria de manter sempre contato com pessoas que estivesse morando ai, obrigado pela atenção de todos e até+.
Por: Paulo Roberto F. dos Santos

Gente lá é muito bonito!Tem o rio Paracatú ,a Barragem,as pracinhas dessa cidade também são demais!!!...
Por: Vanessa Cardozo

Brasília de Minas, de povo humilde e hospitaleiro! Quantas saudades eu tenho daquelas noites enluaradas e calmas...daqueles coqueiros da praça da Matriz, de seus dias ensolarados e cheios de harmonia! Saudades imensas do meu torrão Natal!!! Grande abraço aos brasilminenses que labutam por ai!!! Carlos.
Por: Carlos Roberto

cidade fantastica um povo hospitaleiro vou todos os anos a passeio e a cidade natal de meu pai, apesar de ser paranaense tenho um coraçao mineiro,impossivel ficar sem o pequi e o requeijao de brasilia sem contar bairro do angical e riacho do meio onde vive os meus parentes o lugar e maravilhoso parabens brasilia de minas...
Por: ademir barbosa de araujo

cidade fantastica um povo hospitaleiro vou todos os anos a passeio e a cidade natal de meu pai, apesar de ser paranaense tenho um coraçao mineiro,impossivel ficar sem o pequi e o requeijao de brasilia sem contar bairro do angical e riacho do meio onde vive os meus parentes o lugar e maravilhoso parabens brasilia de minas...
Por: ademir barbosa de araujo

Estive ai na micareta e adorei a cidade e o pessoal, muita mulher bonita e pessoas simpaticas, proxima micareta estarei ai!!!!
Por: Jone Frederico

É.. FACIL FALAR DE BRASILIA DE MINAS ,O SEU POVO HOSPITALHEIRO,LUGAR DE AR PURO ,RICO EM ALEGRIA ARMONIA E AMOR OBRIGADO A TODOS POR ME ACOLHER BEM QUANDO ESTOU EM BRASILINHA, ABRAÇO AO MEU SOBRO ZEQUINHA DO MATADOURO...
Por: pedro jeronimo

Sou de BH, entretanto nas minhas ferias vou para o norte de Minas e tive a oportunidade de conhecer esta cidade simpatica e com um povo simples. Simplismente adorei e pretendo retornar em breve. PARABENS AOS MORADORES DE BRASILIA DE MINAS ...
Por: Ricardo

eu amo essa cidade e passo todas as ferias na casa da minha vo ali um lugar maravilhoso e o melhor lugar do planeta pra se viver pra quem gosta de ar puro e deslumbrar as paisagens deslumbrantes!!!
Por: elaine cristina

brasilia de minas e uma cidade muito especial ..... conheço sim e uma cidade muito bela .... morra no meu coraçao
Por: nany

bom de mais
Por: carlos alves

Brasilia de Minas e tudo de bom,vivi lá por muitos anos aprendi varias coisas lá mas pena que tive que me mudar mas todo final de ano vou visitar aquela bela cidade pois a festa de final de ano la e simplesmente de mais a festa de pião tambem é de mais essa cidade é maravilhosa
Por: daniela ferreira da silva

cidade acolhedora...de bons amigos terra querida,como fui feliz nessa cidade,tenho muitos amigos em braasilia de minas.muitas festas,boas escolas em fim terra de gente feliz.adoroooooooooooooooo
Por: luciana

NOSSA AMO BRASILINHA VENHO TODO ANNO VISITAR! E MUITO BOM TD ISSO
Por: bruna

ABRAÇOS AOS BRASILIMENSE.EM ESPECIAL A ZEQUINHA DO MATADOURO QUE MERECIA UMA HOMENAGEM DA PREFEIRTURA PELOS SERVIÇOS PRESTADOS A ESTA CIDADE ...POIS O POVO JA O HOMENAGEIA TODOS OS DIAS COM CARINHOS DIARIOS...OBRIGADO
Por: PEDRO JERONIMO

Brasilinha... cidade onde nasci fiz grandes amigos... e onde eu quero ficar. AMO VOCÊ BRASILINHA
Por: Diogo Sena Capanema

sou natural de angicos de minas e gosto muito da maravilhosa cidade de brasília
Por: Geraldo Gonçalves dos Santos

eu amo BM nasci la e os meus pais e irmãos moram la, e a maioria dos meus parentes.
Por: suely malveira

Moro Aqui em São paulo a muito tempo, mais nunca deixo de gostar de Brasilinha de minas,sou um poeta apaixonado pelo povo brasilminence,um abrs a todos.Luiz.
Por: José luiz cardoso

sou de brasilinha mais moro em sp a 8 anos adoro essa cidade e vou voutar em breve minha familha reside no bairro dn joaquina.
Por: paulo henrique

Eu gosto muito de Brasilia de Minas e Angicos de Minas Eu e minha familia vamos lá todo fim de ano.
Por: Carlos Potenza

e tranquila .otima para passar ferias, o exé minas e muito bom 2011 vai bombar.
Por: jessica de brasilia de minas mg

muito bonita todos os moradores estoa de parabens vou pasea um dia na cidade............
Por: gilmar santos vieira

Sim, tanto conheço como nascí nesta cidade maravilhosa e hospitaleira e de ótimos recursos naturais! Sempre visito minha família que nela residem.
Por: Edilson ribeiro

conheço meus parentes mora la eu morei la tbm estudei na cremilda passos tenho paraente na roça e estou indo em janeiro rever faz 10 anos que que nao vou estou com saudade da ai tive minha infancia muito feliz ai
Por: fabiana

ADORO BRASILIA DE MINAS JA MOREI AI AGORA MORO EM SÃO PAULO, QUE NÃO TEM COMPARAÇÃO COM A LINDA BRASILINHA DE MINAS ................................. ESTOU COM SAUDADES MINHA BRASILIA DE MINAS
Por: ERIKA PEREIRA DOS SANTOS

Não só conheço como já morei ai, hoje moro na Cidade de São paulo, é ótima para passar férias e muito bom.
Por: Neusa Soares Dias

Desde criança eu sempre morei em brasilia mas agora estou em BH mas nao consigo esquecer ela pois la é tudo de bom quem for visitar brasilia um dia nao esquecera jamais e ficará com um gostinho de quero mais . Todos da cidade tem uma verdadeira hospitalidade sem contar as festas e as micaretas que sao as melhores nao deixem de conhecer essa humilde cidade todos irao adorar posso te garantir!!!!!!!!!!!!!
Por: Lorraine Martins

Cidade querida,onde nasci.As praças sao lindas e bem cuidadas,é muito acolhedora!!!!!!!!!
Por: Alicia

Eu e minha familía estivemos em Brasília De Minas e Anjicos Chegamos no dia 25/12/10 e voltamos 02/01/11 Nosso Passeio não foi muito bom porque choveu muito, mas pegamos um dia e meio de Sol deu para se divertir um pouco.Fui Na Feira do Mercado compramos varios tipos de doces e também compramos queijos no Varejão Avenida onde tem o melhor queijo de Brasília de Minas.Voçê que mora ai ou esta passeando não deixe de prova-lo é muito bom.Também Trouxemos muitos pequis e condimentos um Abraço ao pessoal de Angicos e de Brasília de minas Feliz 2011 Em Especial Dr.Tone e Familía.
Por: Carlos Potenza

sou de Fernão Dias , distrito de brasilia de minas , e moro em BH . Simplesmente fantastico , a quem visitar Brasilia de Minas , não deixe de conhecer Fernão Dias , a barragem sao lourenço , a cachoeira do riachao e a ponte , comercio de idalmo ; todas as vezes que visito , em minhas ferias , é cachoeira , isopor com latinhas geladas , churrasco , sinuca , futebol e paquera nos botecos a noite , beijos a todos voces deste lugar tao maravilhoso .
Por: alex ribeiro

Brasilia de minas em breve irei conhece_la acho muito bonito este trevo dos pneu já me diserão que cidade é muito bonita de povo simples
Por: anjo do asfalto

Adoro brasilia de mns assim que posso eu vou la visitar essa cidade maravilhosa, adoro as festas de angicos e nao é que meus pais moram ai em macaubas1 . um grande abraço a todos desse lugarzinho bom .Ass ; silvano cordeiro bh.
Por: silvanocordeirodasilva

Meu maior sonho é conhecer Brasília de Minas, pois foi nessa terra maravilhosa que nasceu meu paizinho. Moro em Promissão, interior de São Paulo e tenho fé em Deus que logo irei conhecer essa cidade maravilhosa!!!
Por: Andréia Bolonha

acho muito interessante todos estes documentários sobre a minha terra natal,sou de brasilinha, moro em belohorizonte a 30 anos,trabalho com musica, tenho um vasto conhecimento pelo brasil e pelo mundo a fora continente africano,europa,américa central e do norte,más igual a nossa brasilinha não existe igual.um tríplice e fraternal abraço a todos nossos irmãos brasilminense. raimundo mendes
Por: RAIMUNDO NONATO MENDES SOARES

eu amo essa cidade amo tudo nela principalmente as festas
Por: robertha silva

eu sou de são paulo nasci em marilia sp mas já fas quase vinte anos que todo ano eu viajo para brasilia de minas onde meus primos e tio quem eu tanto amo em especial meu tio leonilio morador na rua do sossego nº502 quem eu amo de verdade juntamente com minha tia romana sua irmã eu adoro esta cidade me apachonei logo que estive ai se podesse iria morar ai em brasilia de minas mas daqui quatro anos eu vou me aposentar ai com sertesa vou morar ai parabes para esta cidade maravilhosa amo todos ai desta cidade assinado SDPM RIBEIRO MAS CONHECIDO AI POR MARCELO.
Por: luis marcelo ribeiro

toda ves que estou em brasilia deminas eu me ospedo na casa do meu tio que mora na rua do sossego mas gosto de ir na ferra de sabado tomar um caldo de mocoto que osernhor quincas fas muito bem saboroso,eu gosto tambem de passar na casa matos rever os amigos e tomar aquela cerveja bem gelada todos la são pessoas de bem te trata como se fosse da familia não vejo a hora de chegar o mes de outubro para eu poder viajar novamentee para esta cidade maravilhosa até a prosima assinado marcelo primo do sdpm nandinho que trabalha ai nesta cidade felicidades a ,todos ai que deus proteja todos nos que amamos esta cidade.
Por: LUIS MARCELO RIBEIRO

eu sou de são paulo nasci em marilia sp mas já fas quase vinte anos que todo ano eu viajo para brasilia de minas onde meus primos e tio quem eu tanto amo em especial meu tio leonilio morador na rua do sossego nº502 quem eu amo de verdade juntamente com minha tia romana sua irmã eu adoro esta cidade me apachonei logo que estive ai se podesse iria morar ai em brasilia de minas mas daqui quatro anos eu vou me aposentar ai com sertesa vou morar ai parabes para esta cidade maravilhosa amo todos ai desta cidade assinado SDPM RIBEIRO MAS CONHECIDO AI POR MARCELO.
Por: luis marcelo ribeiro

nasci em brasilinha, vimpra saopaulo em 68,mas sempre estou por ai, sou casado com uma brasiliense,moro em ilha comprida-sp
Por: Geraldo Natalino de Oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Brasília de Minas
Fundação:
1890
Altitude:
732m
População:
27.642 habitantes
Área:
1.404,9km²
Densidade Demográfica:
19,68hab/km²
CEP:
39330-000

Envie seu comentário sobre Brasília de Minas

banner