Botelhos

Botelhos-MG
banner

Bem-vindo a Botelhos!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Botelhos, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Botelhos, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 1.008m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.167 habitantes. A área total de Botelhos é de 334,7km², e sua densidade demográfica é de 45,32hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Botelhos-MG é 37720-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Botelhos

Roteiros do Brasil

Região Turística Estância do Sul

Circuito Turístico Caminhos Gerais

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de São José de Botelhos é simples, prendendo-se a nomes que a justiça deve recordar em preito de homenagem. Reza a tradição que, em 1.845 Antônio Carvalho, velho fazendeiro residente nestes arredores, tendo feito uma promessa a São Gonçalo, ergueu uma modesta capelinha  no sítio, onde se cruzavam as estradas que levam a Cabo Verde, Caldas e Campestre. Joaquim Lucas de Carvalho logo depois aumentou o patrimônio do santo e ao redor da capelinha começaram a se estabelece algumas vendinhas.
Antônio Ribeiro do Prado e Joaquim Lucas de Carvalho trouxeram do Rio de Janeiro o Revmo. Padre Thomaz Gaspar para a Capela, onde o Revmo Padre João Figueira Ornellas celebrou a primeira missa, com a visita do Exmo Bispo de São Paulo, D. Antônio, os fiéis foram incentivados a construírem um templo maior.
Para o desenvolvimento da povoação trabalharam com ardor os senhores Padre João Ornellas, Joaquim Lucas de Carvalho, José Pinto Ribeiro,  Antônio de Carvalho, João Batista Vieira, João dos Santos, Francisco Pereira Gomes, José Botelho de Souza, Joaquim Botelho de Souza, Antônio Bento, Antônio Severino da Costa e Laudelino Carvalho da Silva. Joaquim Botelho de Souza doou por escritura pública a São José, o terreno onde se ergue a atual vila e em cuja Praça principal ergueu-se a Matriz dedicada a São José, para a construção muito ajudou o senhor Antônio de Souza Gonçalves, fazendeiro, residente na região, que com os demais habitantes levantou um enorme cruzeiro de óleo, em frente a Matriz, aos 13 de maio de 1.888.

Significado do Nome

A denominação “São José de Botelhos” foi uma homenagem a família de Joaquim Botelho de Souza que doou o terreno a São José, onde foi construído a Vila. Posteriormente mudaram o seu topônimo  para Botelhos.

Aniversário da Cidade

30 de Agosto

Gentílico

botelhense

População

14.935 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade pacata, a natureza local é convidativa. Venha passar momentos de prazer e alegria e aproveite para passar suas férias!

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Cabo Verde a norte, Divisa Nova a nordeste, Campestre a leste, Bandeira do Sul a sudeste, Poços de Caldas a sudoeste e Caconde (SP) a oeste.

Acesso Rodoviário

BR-146

Distâncias:

Da Capital:

323 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

Represa da Graminha, Cristo Redentor, Casa do Artesão

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOTELHOS

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3741-1288  

Sites: http://www.botelhos.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Telefone: (35) 3741-1288

Email: [email protected]

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3741-1019

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (35) 3741-1274

CONSELHO TUTELAR: (35) 3741-1200     

CORREIOS:
(35) 3741-1168 

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Botelhos

Morei muitos anos nesta cidade a qual tenho muita saudade. Das velhas pescarias na represa da graminha como tambem das grandes festas no clube guanabara das quermesas na praça da escola são jose.
Por: sergio moreira

amo botelhos pois curto a naturesa e tudo que nos traz paz e felicidades ainda a coisas em botelhos que nao se encontra em qualquer lugar como poder comunicar com os vizinhos ser amigos de muintos quando estamos longe sabemos a saudades que botelhos nos faz
Por: maria

Vivo em Botelhos desde meus sete anos, hoje tenho .........e adoro essa cidade. Sinto muito orgulho por fazer parte da casa do artesão. Sou a presidente da associação dos artesãos de Botelhos e tenho muito orgulho por apresentar artesanatos de alta qualidade. Venham conferir!!!!!!!!!!
Por: Elaine Gonçalves de Souza

eu ja morei ai em botelhoss putz... ai é gostozo de mais ,tem bastantes festas,e muitos lugares pra gente pacia!!! adOOoooOOOOooOOOOoorooo!!! botelhos ,moro no parana mas eu amoOOOOoooOOOOOoooo mg .... eu acho que eu nasci no lugar errado!!!!rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Por: marina gomes da silva

Se eu conheço BOTELHOS!!!!Conheço e amo BOTELHOS...Terra onde nasceu meu pai,ROMULO CHIACCHIO.criador do HINO de BOTELHOS, BOTELHOS que meu PAI escolheu para o seu eterno descanso..meu PAI ROMULO CHIACCHIO,orgulho da minha vida,amor da minha vida,BOTELHOS,um dos amores da minha vida....
Por: Marcio de La Penha Chiacchio

conhença a represa da graminha no distrito de Palmeiral .Municipio de Botelhos mg
Por: Jais J de Souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Botelhos
Fundação:
1911
Altitude:
1.008m
População:
15.167 habitantes
Área:
334,7km²
Densidade Demográfica:
45,32hab/km²
CEP:
37720-000

Envie seu comentário sobre Botelhos

banner