Bocaiúva

Bocaiúva-MG
banner

Bem-vindo a Bocaiúva!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Bocaiúva, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Bocaiúva. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Bocaiúva para programar a sua viagem.

A cidade de Bocaiúva, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1873. A localidade está em uma altitude de 698m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 41.580 habitantes. A área total de Bocaiúva é de 3.243,4km², e sua densidade demográfica é de 12,82hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Bocaiúva-MG é 39390-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Bocaiúva

 

 Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Reza a tradição que Mathias Cardoso e Antônio Gonçalves Figueira desligaram-se da bandeira de Fernão Dias e partiram de São Romão em 1674. Antônio Figueira, torna-se, então, dono de fazendas, transformando-se no povoador da região onde hoje está Bocaiúva. Por volta de 1710, os habitantes do lugar encontram uma imagem do Senhor do Bonfim e acreditam ser um acontecimento sobrenatural. Dª Antônia Leite doa terras para a construção de uma igreja em louvor ao santo. Nesse ambiente de fé, o povoado vai se desenvolvendo e torna-se freguesia de Senhor do Bonfim. Em 1873, eleva-se a vila com o nome de Jequitaí e, em 1890, passa a cidade, vindo a se chamar Bocaiúva.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico

bocaiuvense

População

46.595 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Uma cidade tranqui-la, um pequeno paraíso. Pequena acolhedora, carismática. Grande de história, de pessoas. O "trem" já passou. Ficou a saudade na estação, nos trilhos, no coração. A saudade se faz presente, nos cantos, nos lugares, avenidas e calçadas.

Clima 

Semi-árido

Temperatura Média

22,4° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Norte de Minas

Limites

Glaucilandia, Montes Claros, Engenheiro Navarro, Joaquim Felício, Buenópolis, Diamantina, Olhos DAgua, Carbonita, Turmalina, Botumirim, Itacambira, Guaraciama, Claro dos Poções

Acesso Rodoviário

BR-135

Distâncias:

Da Capital:

369 Km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

O Encontro de Folias de Reis de Pires e Albuquerque, de caráter regional, é uma das atrações que Bocaiúva oferece, durante o mês de janeiro, com apresentações dos Ternos de Folias, shows de música regional, corridas de jegues, torneio de danças lundu e Guaiano e festival de comidas típicas, com pequi.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOCAIÚVA

E-mail:

Telefones: (38) 3251-4425 

Sites: http://www.bocaiuva.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (38) 3251-1660

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone: (38) 3251-1166

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (38) 3251-6555

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (38) 3251-1502

CORREIOS: (38) 3251-1044

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Bocaiúva

procuro pelo meu pai ele morra ai mais nao conheço so sei o primeirro nome moizes
Por: joao jacques leite

Desde a minha mais tenra idade conheço e frequento esta maravilhosa cidade do sertão mineiro. A família de minha mãe é toda de lá. Ainda possuo alguns parentes vivos na terrinha. Fiquei cerca de 16 anos sem ir a Bocaiúva e ano passado tive o prazer de retornar. Qual foi minha surpresa. A cidade está simplesmente mara, maravilhosa. Bem tratada e cuidada, arborizada e as praças, o Hospital reestruturado, a réplica da igreja velha? Que cenário maravilhoso. Somente uma coisa me entristece há muitos anos. A cidade ainda carece por demais de indústrias e empregos, muitos empregos, nas diversas áreas. Tirando esta parte triste, a cidade vai para mim de vento em popa! Lógico, que como em tantas outras cidades precisa de muita infra-estrutura. No mais Parabéns Bocaiúva, amigos e parentes me aguardem para a Festa do Senhor do Bonfim.
Por: Consuelo L dos Santos

nao so como conheço como so nascida la mais faz um tempo que estou fora de minha cidade ;estou morrendo de saudade de la estou contando para chegar minha ferias para volta la
Por: ellen

Tenho 17 anos de Bocaiuva e 34 anos de Rio mas meu coração é Bocaiuvense! estou morrendo de saudades, sonho quase toda noite que estou andando à pé pelas ruas da cidade, revivo todas elas na memoria. ochafariz da praça, o consolação hotel , o grupo de lata, a praça de esportes, a cachoeira, o pontilhão, a erscadaria da estação, a lagoinha e a ceramica, o campo de regação, a ponte de "taba" o campo vera cruz ( zinha meira) a selva de porcos do jair ananias, a desativada fabrica de tecidos, o beija flor, sentinela, a escola normal, o mercado, meu deus e os panãs, que saudade! a Rua Don Pedro, minhas professoras ,Dona juracir caldeira brant. sonia filha do Dr. afranio, Dona janete, esposa do "toureiro"que saudade de ouvir o sotaque do meu povo.... este vou aí se deus quiser... felicidades para todos.
Por: Paulo Denise

Nasci em Bocaiuva a 36 anos ,me casei ai com um gato ,meus filhos nasceram ai mas estou fora a 2 anos.Tive um vida otima mas so reconheco agora que estou fora .Conheco varias cidades mas nenhuma tao festiva e religiosa como Boc. De tudo tenho saudades das barraquinhas da festa do Sr. do Bom Fim do carnaval e outras realmenete e tranquila e hospitaleira.
Por: Rita de Dino pedreiro

Eu nasci próximo do barreiro do campo,tolda por ai.Morei em bocaiúva.Hoje moro em Monte Alto SP.Uma cidade muito gostosa pra viver,mas sinto muita saudade de Bocaiuva.Tenho um irmão que voltou Bocaiuva.Tive ai em 2006 e o ano passado,estou muito feliz com ogrande desenvolvimento da cidade.Escolas,o comercio eoutras coisas mais.Sou de uma família bem humilde,sinto saudades de quando andava no cerrado, a procura do pequi e outras tantas frutas que comiamos.Aqui quando comemos o pequi graças a algum amigo caminhoneiro que passa por goias ou Minas,ou conseguir achar no mercado municipal de Ribeirão Preto.Estou muito feliz também em saber que esta aparecendo bastante vagas para vários empregos.Abraço todos os Bocaiuvenses,que Deus abençoe toda nossa terrinha. Bijoooooooooos
Por: Eva da Solidade Terra Oliveira

tive o prazer de conhecer, e sinto-me convidado á retornar va´rias outras vezes, um povo acolhedor, amigo. Algo difícil hoje em um mundo conturbado.Um grande abraço a todos, Deus os abençoe pela hospitalidade.
Por: josebel cordeiro

eta terrinha boa vale a pena conferir.um abraço a todos os conterranos !!!
Por: heloina do santos

Bom morro em Bocaiuva a muitos e posso fala um pouco de como e a cidade e o povo de bocaiuva si vc ta procurando um lugar para mora essa cidade e uma boa opçao ela nao oferece opçoes de lazer como nas grandes cidades mineiras mas tem uma forte cultura um povo de muita tradicao, Hospitaleiro a acolhedor.Muitas festa culturais como a festa do senho de bomfim entre outras.
Por: dan1elb2k

passei em baiuva de passagem adorei esta cidade to pessando seiamente em viver neladepois de ano
Por: j silva

sinto me orgulhoso por ter nascido e vivido em bocaiuva ate aos 17 anos de idade, hoje tenho 32 e moro em juiz de fora, mas nao me esqueço de minha infançia quando morava no bairro bom fim, dos amigos, dos dias ensolarados quando eu ia nadar na cachoeira, das festas e comidas tipicas,em fim tenho boas recordasoes daqueles anos 80 em bocaiuva
Por: arlon juliano

Moro em Bocaiuva, recomendo uma visita em nossa pacata cidade, tenho certeza que vocês não irao se arrepende. Venha conhecer a nossa famosa festa do Senhor do Bomfim, que acontece no meio do ano.
Por: Frankl1np

Nasci em Bocaiuva,morei lá até os 18 anos, hoje moro em Osasco SP, mas adoro Bocaiuva, até porque meus irmãos moram ai no Bairro Nossa Senhora Aparecida,sempre vou passar a festa do Senhor do Bom Fim, passei um tempo sem visitar,quando cheguei ai me surpreendi com a alavancada que a cidade deu de uns anos para cá, tenho um imóvel ai proximo da rodoviária, até pensava em negociá-lo depois que vi o desenvolvimento da cidade resolvir mudar de ideia.Abração para todos Bocaiuvense em julho estarei por ai , se Deus quiser .
Por: Ivo Batista da Silva

naci em bocaiuva povo acolhedor e ospitaleiro e isto esta atigindo as cida des e minicipios arredor dela como a cidade de guaraciama
Por: cisenando

mori em bocaiuva há 30 anos atraz quero ir ai atéo mes de novembro tenho medo não sei o quanto mudou não sei se acho lugar para me hospedar se está muito caro,sei que quero muito ir matar saudades dessa terra boa moro em bragança paulista.
Por: maria de lourdes lino cruz augusto

Uma cidade tranqui-la, um pequeno paraiso. Amo Bocaiuva de paixão, aliás, conheci a mulher da minha vida nesta cidade, bem, para falar a verdade ela é de Bocaiuva.
Por: samuel

tenho 38 anos nasci e cresci em bocaiúva,sou filha de Paulo Lopes conhecido como Paulo dozinho era carroceiro já (falecido).tem 18 anos que moro fora mas sinto saudades da terrinha boa, ano passado consegui mata um pouco essa saudade visitando boc fiquei alegre por ver seu crescimento, que continui assim para melhoria da população.
Por: flávia cristina lopes eleoterio

nasci em bocaiúva onde morei até aos 12 anos no bairro beija flor meu apelido era caréca onde tinha vários amigos que eram branco,juninho de claudio,maquinhos,macinho,ubirajara,donizete etc e parentes que são os avelar teresinha, joão e outros que moram no zumbi hoje moro em janauba onde me tornei caminhoneiro passando em bocaiuva só de passagem pela 135 tenho muitas saudades desta terra onde nasci espero um dia rever toda a galéra e á cidade onde passei minha melhor infância um abraço á todos os amigos e parentes.
Por: domingos dias de almeida junior

eu amo minha querida bocaiuva e todos meus conterranio qui eu amo de coração um super beijo a todos.
Por: lucineia fonseca

nasciem bocaiuva, mas breve estou partindo, nao para sempre, mas um dia volto, desde ja levo saudades dessas ruas de bloquetes, cheia de pracinhas, ai meu Deus nao sei se vou aguentarr....
Por: ana amelia

Eu não conheço Bocaiuva pessoalmente,mas meu pai Waldomiro Alves de Souza foi nscido lá em Bocaiuva e viveu lá até os 17 ou 20 anos,não sei precisamente quando ele saiu de lá e foi conhecer minha mãe lá em Jequitai.De lá a familia da minhamãe foi pra Varzea da Palma e lá os meus pais se casaram.Então eu sou uma Alves altentica de bocaiuva com o pé Jequitai e nascida em varzea da palma.Por isso eu amo o norte de minas .
Por: maria de fátima alves

Oi Bocaiúva,cidade hospitaleira e maravilhosa é minha terra natal.Saudades da festa do senhor do Bom Fim onde a cidade recebe um enorme número de romeiros e todos da terra q ali não resídem mais,que maravilha!Praça Benedito Valadares com todos seus barzinhos ao lado do Bocaiúva club,onde sempre foi o palco de tantas festas e bailes.Bjos p todos...
Por: Sônia

moro em cajamar s.p ha vinte anos numca deixei de ir com minha familia para bocaiuva quando estou de ferias amo bocaiuva.
Por: paulo sidney filho de joçil catope

SOU FILHA DESTA MARAVILHOSACIDADE!!! BOCAIUVA!!!É TD. DE BOM, GENTE HOSPITALEIRA.FESTA DO SENHOR DO BOM FIM...N OTA MIL, VEM MUITAS PESSOAS DE FORA P/ COMEMORAR TB.HOJE MORO AKI EM BH,MAS MEU CORAÇÃO NUMCA ESQUECERÁ ESTA CIDADE MARAVILHOSA E HOSPITALHEIRA. BJOS.
Por: Rosangela

Minha terra tem sim,um cantinho um lugar para mim, nosso lugar de origem é como se fosse o útero da nossa mae,onde sentimos todo o acolhimento.amo minha cidade e d lá que vim é onde vou morar.......
Por: José Rafael Soares

amo muito tudo isso....... melhor cidade impossivel linda linda calma com pessoas muito receptivas.
Por: taty marques

gostaria de saber onde posso encontrar uma pousada para fazer um passeio em bocaiuva ,nao estou conseguindo ,por favor mr ajudem,bjos
Por: simone

Ola, sou lillian 19 anos ,tenho o maior orgulho de dizer que nasci em Bocaiuva , vivo nesta cidade maravilhosa e quem ainda não a conhece eu digo que vale passar uma temporada aqui ,pois se estar a procura de tranquilidade,de naturalidade e de diversidade aqui é o lugar ideal. Bjsss..2011
Por: Lillian Thais

filho de joçil do catope tenho muito orgulho da minha cidade apesar de meus 21 anos morando em são paulo julho estarei aí bjs comterâneos.
Por: paulo sidney

Sou filha de Bocaiúva/mg/saí há décadas p/Bh, Hj em Uberlândia,mg,Como já morei em Montes claros, acho que ahí em Boc, o clima é um pouco melhor!ñ mto quente ! em breve estarei visitando-a. Muitas saudades da minha terra ... !!!se algum dia aminha terra eu voltar,quero encontrar as mesmas coisas q deixei ...,saudades do trem...!!!qdo fui estudar em BH /1970. claro q hj é outra cidade.rsrs.. bjs no coração de tods vcs,viu? fik com Deus.
Por: rinedi

parabens Bocaiuva pela as suas belezas naturais e pela a ospitalidade de seu povo.
Por: Reinaldo Alvim

Cidade criança, pequena acolhedora, carismática. Grande de história, de pessoas. O "trem" já passou. Ficou a saudade na estação, nos trilhos, no coração. A saudade se faz presente, nos cantos, nos lugares, avenidas e calçadas...
Por: Paulino Ferreira

linda cidade me parece um bom lugar para se viver,
Por: marcos mendes

Eu amo Bocaiuva radicalmente!!!!!!!Morro de saudades daquela cidade maravilhosa,e da minha familia!!!
Por: Izaura

Bocaiuva, cidade cheia de praças! Povo gentil e amigo! Ao visitar Bocaiuva nao deixe de conhecer o parque municipal e praça da fonte.
Por: Bethania

Minha querida Bocaiuva, que um dia tão pequenina deixei, nunca esqueço de vc, meus familiares que aí residem, como eu os amo, minha mãe querida que perdi a pouco, quantas lembraças boas tenho de minha terrinha natal. Bocaiuva, amo vc! Que saudade meu Deus!!!
Por: Leda Lúcia Fonseca Duarte

sou apaixonado por bocaiuva,cidade do povo bonito,tenho muitos parentes ai amigos e amigas.saudade da boate casarao,quintal,muita mulher bonita.vou passear ai este mes,tomar muita cerveja gelada,me espera.
Por: luciano

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bocaiúva
Fundação:
1873
Altitude:
698m
População:
41.580 habitantes
Área:
3.243,4km²
Densidade Demográfica:
12,82hab/km²
CEP:
39390-000

Envie seu comentário sobre Bocaiúva