Baldim

Baldim-MG
banner

Bem-vindo a Baldim!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Baldim e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Baldim.

A cidade de Baldim, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 603m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.456 habitantes. A área total de Baldim é de 556,7km², e sua densidade demográfica é de 13,39hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Baldim-MG é 35706-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Baldim

Roteiros do Brasil 

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A região que deu origem ao município era formada por três sesmarias, uma das quais pertencia à Dona Quitéria, senhora que, aos 80 anos, casou-se com o capitão Bernardino Martins de Almeida, um mascate português. Este herdou as terras da antiga sesmaria assim que Dona Quitéria faleceu, logo após o casamento, e construiu a atual matriz da cidade. Com a construção da igreja, surgiram as primeiras casas comerciais e residenciais. O primeiro nome da cidade foi Pau Grosso, devido à existência de um enorme jequitibá na região. Em 1873, o povoado é elevado à categoria de distrito e, em 1917, seu nome é mudado para Baldim. Em 1938, o distrito de Baldim passa a pertencer ao município de Jaboticatubas e, dez anos depois, emancipa-se, sendo elevado à categoria de município.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1º de Janeiro

Gentílico

baldinense

População

7.917 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Recentemente, Baldim tem se destacado economicamente na produção artesanal e industrial de doces e aves.

Clima 

Tropical semi-úmido  

Temperatura Média

-  A Temperatura média anual é de 20°.
-  A média máxima é de 28°.
-  A média mínima é de 15°.

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Central no Estado de Minas Gerais

Limites

a leste, Jaboticatubas; a oeste Jequitibá e Pirapama;
ao norte, Santana do Riacho;
ao sul, Funilândia e Matozinhos.

Acesso Rodoviário

MG-323

Distâncias:

Da Capital:

95 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO

O município apresenta um potencial turistico com escavações rochosas, grutas e sumidouro, também conserva fragmentos da passagem do desbravador, Manuel de Borba Gato como escavações, aquadutos que serviam conduziam água nas escavações das minas do Rio das Velhas, datada de 1711, aproximadamente.

Principais Pontos Turísticos

Serra do Cipó

É um dos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo. Sua história geológica é complexa e data do período pré-cambriano, com suas rochas arenosas que foram formadas por depósitos marinhos há mais de 1,7 bilhão de anos.

hspace=0 EVENTOS


Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BALDIM

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3718-1255 

Sites: http://baldim.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone: (31) 3718-1255 

Site: http://baldimumdocedecidade.blogspot.com/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (31) 3718-1235

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Baldim

eu estudei formei nesta cidade,é um cidade muito resepitiva.Em resumo tem vários amigos é adoro baldim e tenho muito orgulho de ter nacido em balim
Por: edvan

OLÁ EU NASCI EM BALDIM , MAS HOJE MORO NO RIO DE JANEIRO ,MAS TENHO MUITA SAUDADE DE LÁ,MMINHA ÚLTIMA VISITA FOI HA 2 ANOS ATRAS QUANDO TIVE A OPORTUNIDADE DE COMPRAR VÁRIOS TIPOS DE DOCES, JÁ QUE ESTE É UM DOS ATRATIVOS DEBALDIM, A QUE SAUDADE SÔ.
Por: JOSIAS DOMINGOS DE SOUZA

EU CONHEÇO A CIDADE DE BALDIM.MEUS PARENTES MORAM LA,E UMA CIDADE MUITO BONITA,UM LUGAR MUITO TRAQUILO,OTIMO PARA PASSAR FERIAS,SE DIVERTIR BASTANTE,TEM MUITAS FESTAS.E UMA OTIMA CIDADE!!!!!
Por: Daniele

Nasci em belo horizonte e aos 5 anos me mudei com minha mae para o municipio de baldim, porém fui criado em vila amnada municipio de baldim, um lugar maravilhoso com um povo acolhedor e amigo, muito bom mesmo recomendo a todos.
Por: marcelo augusto

infelizmente nao! tenho parentes que conhecem essa cidade e dizem que e muito bonita.
Por: cintia

BALDIM e´uma cidadezinha sossegada , pacata , um otimo lugar p fazer amigos ,lugar de gente acolhedora , cidade do doce , .TD DE BOM , quem conhece não esquece jamais e quer sempre voltar ...
Por: maria jose silva

de melhor é esse povo do qualcom muito orgulho, faço parte.sou chiquim filho da lica,nasci aí.moro em pompéu,mas meu coração está em baldim."minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá..." até breve
Por: francisco ferreira dias

Sou natural de Baldim,mas há 9 anos moro na cidade de Monteiro-PB,mas sou muito apaixonada pela minha terra natal sinto muitas saudades,sempre que posso estou aí,estive em Baldim no ano de 2008,e espero voltar em dezembro deste ano.Fico muito feliz em poder matar as saudades através deste portal.Baldim é show!!!!!!!!!!!
Por: Vanêssa Eliza Franco

eu amo baldim morei 1 ano em vargem grande eu morro de saudade de la omelhor lugar pra se morar nao vou esqueser nunca bjosssss
Por: lorrayne

Eu gotaria de saber mais sobre cidade..... morro em luz mg pois meus pais mudaram dai eu tinha uns oitos para nove aons de idade.... tenho pouca lembraça pois ai nos morravam na fazenda do sr.levi perto do sr.geraldo dos reis lemos..... lembro igreja da escola mas esqueci o nome.... tenho 47anos meu pai jose gonçalves pereira ja faleceu a 6 anos.... abraços..... ate.....
Por: Bento gonçalves

Bao demais da conta,pesso a seus administradores que cuidem bem dessa maravilhosa cidade, e desse povo acolhedor.
Por: dulcilania aparecida Eduardo

Sou do Paraná, e fiquei curiosa para saber mais mais sobre a cidade Baldim, por causa do meu sobrenome. Pelos depoimentos e pelas fotos dever ser uma cidade muito bonita!
Por: Márcia Baldim

Baldim é muito pouca divulgada na área de turismo pois poderia fazer mais eventos na natureza esplorando lado da natureza da cidade que e muito bonita .
Por: Alan Nazareth de Oliveira

Nasci em Baldim e morei lá até os meus 14 anos de idade. Nesse meu tempo de convivência lá e o tempo que passo lá de vez em quando, em festas, feriados e quando vou mesmo para matar saudade do lugar onde nasci e da minha infância, Baldim mostrou ser um lugar perfeito para construir uma vida. Baldim é um ótimo lugar para se viver! É tranquilo e pacato. Não há cidade melhor para se morar!
Por: Márcio Reis

algum dia gostaria de conhecer a cidade que leva meu sobrenome.gostaria de saber a origem do nome da cidade.obrigado
Por: paulo sergio baldin

uma otima cidade guase als pes da serra do cipo entre sete lagos ejoboticatubas umbom lugar para o descanso
Por: marcelovieiradasilva

Baldim, saudosa. Baldim das serestas, dos violeiros, das pessoas que são "gente". Baldim dos amigos, Neide, João do Bodocao (saudades..), Nilza, Marquinhos, Iton, e tantos outros. Saudade das madrugadas brejeiras, do frango ao molho pardo, das mangas, do calor dos verdadeiros amigos. Antes de morrer, quero rever Baldim. Herculano
Por: Herculano

Nossos agradecimentos aos organizadores da Festa de São Bernardo pela oportunidade, carinho e atenção conosco. Ao povo de Baldim e região o nosso abraço e nosso muito obrigado pela recepção e pelo apoio dado à dupla Gilberto e Juninho, espero que tenham gostado da nossa apresentação. Abraços a todos.
Por: GILBERTO E JUNINHO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Baldim
Fundação:
1948
Altitude:
603m
População:
7.456 habitantes
Área:
556,7km²
Densidade Demográfica:
13,39hab/km²
CEP:
35706-000

Envie seu comentário sobre Baldim