Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Araxá?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Araxá

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Turística Caminhos do Serrado

Circuito Turístico da Canastra

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 

A primeira referência aos índios Araxás, que habitavam as terras entre o Rio das Velhas (Araguari) e o Rio Quebra Anzol, foi feita pela expedição de Lourenço Castanho Taques, no séc. XVI. A presença dos índios e a proximidade do Quilombo do Ambrósio constituíram obstáculo à ocupação das terras da região.
Em 1759, Bartolomeu Bueno do Prado, comandando uma expedição conseguiu destruir a famosa aldeia de escravos fugitivos. Sete anos depois, Inácio Correia Pamplona exterminou a tribo de índios Araxás.
Os primeiros povoados da região vieram para o Desemboque, distrito de Sacramento, atraídos pela exploração do ouro. Posteriormente, com a decadência da mineração, esses moradores dedicaram-se à criação de gado. Entre 1770 e 1780, Araxá, recebeu seus primeiros moradores e surgiram as primeiras fazendas da região.
Descoberta a fertilidade da terra e o sal mineral nas águas do Barreiro, o povoamento de Araxá se intensificou. Em 1791, foi criada a Freguesia de São Domingos do Araxá e nomeado o primeiro vigário.
Em 1795 teve a construção da primeira Igreja Matriz de São Domingos por Alexandre Gondin, que teve suas obras concluídas em 1800. A edificação da Igreja de São Sebastião, por José Pereira Bom Jardim ocorreu em 1820.
A Capitania de São Paulo e Minas do Ouro foi criada em 1709 e desmembrada em 1729, com a delimitação da Capitania de Minas Gerais. Na segunda metade do século XVIII, a região do Triângulo Mineiro foi anexada à Goiás, atendendo a um movimento dos moradores do Desemboque.
A Freguesia de São Domingos é elevada a Julgado de São Domingos de Araxá, em 20 de dezembro de 1811, desmembrando-se do Julgado do Desemboque. A partir de janeiro de 1812, começou a exercer jurisdição civil e criminal, possuindo seu Juiz Ordinário.
Em 1816, graças ao movimento dos moradores do Julgado de Araxá, o Sertão da Farinha Podre (Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba), anexado desde 1766 a Capitania de Goiás, retornou à Jurisdição de Minas Gerais. Ana Jacinta de São José - o mito Dona Beja - viveu e tem seu nome vinculado aos principais acontecimentos de Araxá no período da primeira metade do século XIX.
Em 4 de abril de 1831 o julgado é elevado a vila. E em 19 de dezembro de 1865, a Lei Provincial nº 1259, eleva a Vila de São Domingos de Araxá, a categoria de cidade. Em 1915 foi criada a Prefeitura.

Significado do Nome

 

O topônimo Araxá significa terreno elevado e plano, planalto, chapadão, região mais elevada do que qualquer sistema orográfico e Araxás: Indígenas que viviam no tabuleiro elevado do extremo oeste de Minas Gerais.

Aniversário da Cidade

19 de Dezembro

Genílico

araxaense

População

94.798 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município Turístico Termal, construído sobre a cratera de vulcão extinto, Araxá é uma região rica em águas minerais que contém bicarbonato, cálcio, magnésio, carboidratos, sódio e sulfa, e em lama medicinal. Foi palco do maior quilombo de Minas Gerais, o Quilombo do Ambrósio e tornou-se famosa pelo mito Dona Beja, uma cortesã. Explora suas águas medicinais, fabrica sabonetes e cremes para a pele e possui um dos mais ricos artesanatos da região. Seu padroeiro é São Domingos.

Clima

Tropical Ameno.

Temperatura Média

21,4º C

hspace=0 COMO CHEGAR

O município possui um excelente aeroporto, localizado a 4km a leste do centro da cidade, que permite receber aeronaves de grande porte, inclusive vôos noturnos.

Localização

Sudoeste Mineiro, na Zona Geográfica do Alto Paranaíba

Limites

Ao noroeste - Perdizes, ao sudoeste - Sacramento, ao sul - Tapira e à Oeste e noroeste - Ibiá.

Acesso Rodoviário

 

BR 452 - Araxá/Uberlândia/Tupaciguara
BR 262 - Belo Horizonte/Vitória/Corumbá
MG 428 - Até divisa de Minas Gerais - São Paulo

Distâncias:

Da Capital:

375 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Araxá é uma cidade hospitaleira e tem como cartão de visitas a Estância do Barreiro, um belíssimo complexo termal. A mineração, a agropecuária e o turismo são as principais fontes de renda. Os deliciosos doces e queijos, somados à culinária, são sinônimos de qualidade, através de receitas passadas de geração para geração. Sinta-se em casa, nesta cidade!

Principais Pontos Turísticos

Parque do Cristo 
 
Mirante para uma das mais belas vista urbanas da cidade. Possui área de lazer, recreação, escadaria de acesso e penitência e imensa estátua de Jesus Cristo que, de frente para a Igreja Matriz de São Domingos e de braços abertos, abençoa Araxá. Acessos pela Av. Dâmaso Drummond e Av. Washington Barcelos. Parque do Cristo, s/nº
 
Árvore dos Enforcados

Centenária árvore de óleo e marco da crendice popular. Conta a lenda que, nas noites chuvosas e de ventania, ouvem-se gemidos dos escravos que aí foram enforcados por terem matado seu senhor.

Fonte Andrade Júnior

Localizada em frente ao Tropical Grande Hotel, cercada por jardins e lago de água e lama sulfurosa, a fonte jorra em abundância a água alcalino-sulforosa, indicada para o tratamento de diabetes, obesidade, gota, desvios do metabolismo, hepatite, males dos rins, estômago e fígado e problemas de pele. No mesmo prédio estão expostos fósseis de animais pré-históricos encontrados durante as escavações para a construção do hotel.

Fonte Dona Beja

No prédio principal - nível da via de acesso - numa parede de rochas vulcânicas brota a água radioativa, cujas propriedades são indicadas para ativar o metabolismo e estimular a assimilação diurética, atuando, ainda, como desintoxicante do organismo e agente hipotensivo. No prédio inferior - nível do lago - estão localizadas doze duchas-cascata, cujo uso provoca massagem saudável e energizante. A bela paisagem do Complexo do Barreiro pode ser observada através dos mirantes dos dois prédios.

Fundação Cultural Calmon Barreto

Instalada em prédio da antiga Estação Ferroviária, esta fundação cuida da preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural de Araxá, tendo um dos maiores acervos de documentos históricos no Estado. Suas finalidades são promover, apoiar e incentivar as manifestações culturais do município, construir e divulgar a memória histórica da comunidade. Dedica-se ao resgate da memória através de oficinas de tecelagem, de arquivo fotográfico e documental que constituem importante fonte de informação histórica sobre a Araxá e região. Possui um centro de artesanato que mantém as mesmas condições de produção de séculos passados. Praça Arthur Bernardes, 10

Museu Calmon Barreto

Considerado o maior museu brasileiro com acervo de um único artista. Gravador, pintor, escultor e contista, o araxaense Calmon fez carreira no Rio de Janeiro como professor e diretor da Escola Nacional de Belas Artes. Na Europa usufruiu bolsa de estudos como artista premiado em 1939. Contemporâneo de Portinari, Villa-Lobos e de outras expressões da cultura nacional, retornou à terra natal onde produziu intensamente. Rua Franklin de Castro, nº 160.

Museu Histórico de Araxá – Dona Beja

Batizado em homenagem à figura mitológica de Anna Jacintha de São José, Dona Beja, onde teria residido, o museu guarda documentos históricos comprovando a existência e os feitos desta mulher. Este Museu retrata também a história de Araxá e suas tradições culturais, através dos seus ciclos econômicos: a pecuária, o turismo e a mineração. Esta edificação data do início do século XIX e mostra as características arquitetônicas do período colonial mineiro. Fundado em 1965 por Assis Chateaubriand, seu acervo é formado por utensílios indígenas, peças do mobiliário do tempo do império, oratórios e imagens sacras, louças, mostra das riquezas extraídas do rico subsolo da cidade e obras de conhecidos artistas brasileiros e araxaenses. Praça Coronel Adolfo, nº 98

Museu Sacro de São Sebastião

Instalado na antiga sacristia da Igreja de São Sebastião, memoriza a história religiosa da cidade, destacando-se as esculturas barrocas de Bento Antônio da Boa Morte. A construção, do início do século XIX, é uma referência da nossa arquitetura. À porta de entrada foi sepultado o seu construtor José Pereira Bom Jardim. Av. Vereador João Sena, s/nº

Rampa de Vôo Livre Horizonte Perdido

Localizada a 25km do centro da cidade, na Serra da Bocaina, pela estrada de Araxá-Tapira. A rampa de vôo livre segundo depoimentos de pilotos de paraglider e de asa delta, é uma das melhores do país. No topo da serra, através do mirante, seu ponto mais elevado tem cerca de 1000m, pode-se observar a beleza da região. O local é paradisíaco e o preferido por praticantes de esportes radicais. Nas encostas da serra é possível praticar escaladas e rapel, nas trilhas e cachoeiras, realizar prazerosas caminhadas ecológicas e tomar banhos refrescantes. Acesso pela estrada Araxá/Tapira.

Ruínas do Hotel Rádio

O Hotel Rádio, um dos mais antigos prédios do Complexo do Barreiro, por várias vezes hospedou o ilustre Santos Dumont, o pai da aviação. Suas ruínas foram preservadas e circundadas por um belo parque de recreação e lazer, com pistas para caminhada e ciclismo, pomares e mirantes. Através da uma trilha de 1.800 metros de exuberante vegetação, aves e animais silvestres, chega-se à parte remanescente da Mata da Cascatinha. Segundo a tradição, Dona Beja tomava seus banhos na suave cascata que cai de dentro das pedras, formando abaixo uma piscina de água natural. Local: Complexo do Barreiro.

Termas de Araxá

No acesso principal, com foyer circular e pé-direito da altura total de seus níveis, encontra-se uma rotunda com vitrais que descrevem as grandes conquistas da história de Minas Gerais. No piso desse hal, o desnho de uma mandala de oito pontos contrasta com os afrescos que, nas paredes, registram a colonização de Araxá. No segundo piso, as pintuas contam a história dos banhos através dos tempos. os diferentes tipos de banho aplicados nas terams possuem propriedades específicas. A piscina emanatória de água mineral radioativa é indicada para relaxamento e terapias para reabilitação de funções motoras. Os banhos sulforosos e radioativos aproveitam as propriedades das águas associando-as ao calor e proporcionando açõa relaxante aos músculos, ação sedativa sobre o sistema nervoso e tratamento da pele, além de melhorar a circulação sangüínea em geral.

Casa do Caminho

Vale a pena conhecer este maravilhoso centro constituinte dos roteiros de turismo religioso. Esta instituição de caridade e filantrópica, fundada e dirigida pelo espiritualista José Tadeu da Silva é uma obra representativa da solidariedade e persistência humana. De uma simples casa de adobe com piso de terra batida, edificou um excelente centro de saúde direcionado ao atendimento dos mais necessitados. Os visitantes ali encontram a paz, oração e o conforto da alma. Rua Rio Grande do Sul, nº 618 – Bairro São Geraldo  

Igreja de São Sebastião

Foi construída em 1804 por José Pereira Bom Jardim, seguindo o estilo colonial típico da região, que teve influência jesuística. As imagens são atribuídas ao escultor Bento da Boa Morte. Hoje restaurada, representa uma das principais riquezas do patrimônio histórico de Araxá.

Igreja Matriz de São Domingos

Construída em homenagem ao padroeiro da cidade com características romanas e elementos góticos. É uma das mais belas igrejas contemporâneas de Minas Gerais.

Estação Ferroviária

RFFSA (1982-2003)
ARAXÁ-NOVA
Município de Araxá, MG
Ramal Ibiá-Uberaba (variante) - km    MG-2796
Inauguração: 1982
Uso atual: estação   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A linha Ibiá-Uberaba, ligando o tronco da E. F. Oeste de Minas (depois RMV) à linha do Catalão, da Mogiana, foi aberta em 1926. Funciona até hoje com trens cargueiros, e em 1982 a parte da linha que passava por dentro da cidade de Araxá foi erradicada com a construção de uma variante que margeia a cidade.
 
A Estação: A estação de Araxá-nova substituiu a estação de Araxá, que ficava dentro da cidade. A variante foi construída e entregue em 1982 pelo Batalhão Ferroviário Mauá, sediado em Araguari, MG. A estação fica localizada na beira da estrada de rodagem que passa fora de Araxá. Tem 6 linhas de desvio e está aparentemente ativa. O pátio é imenso, mas só havia um vagão. Nada de ferroviários ou outra alma viva além de nos dois. O local é muito próximo do Grande Hotel Araxá, sendo por isso, fácil de encontrar. Passa-se sobre a linha na ida para o tal hotel e da estrada vislumbra-se a estação a uns 300 metros de distância. A dormentação e os trilhos estavam muito ruins. Notei que as portas da estação eram de madeira e muito antigas, por isso creio que eram do armazém original da EFOM em Araxá.   

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

06 - Folia de Reis

20 - Festa de São Sebastião

- Baile Amarelo e Branco

 Fevereiro

- Carnaval

 Abril

- Exposição Agropecuária e Industrial de Araxá

- Baile da Fantasia

 Maio

- Movimento Negro Sim
 
- Festa da Filomena

 Junho

- Mostrará - Mostra de Teatro

- Mostra de Cães de Raça

- Arraial de São Domingos do Araxá

 Julho

- Carnaraxá - Carnaval Temporão

- Semana do Meio Ambiente

- Festa de São Cristóvão

 Agosto

08 - Festa de São Domingos

15 - Festa de Nossa Senhora da Abadia

 Setembro

- Tocata

- FESTSESI - Festival de Dança

- Semana Florestal

- Mostra Nacional de Dança da Primavera

 Outubro

- Brincando na Estação - Dia da Criança

12 - Festa de Nossa Senhora Aparecia

- Copa Minas de Vôo Livre

 Novembro

- Encontro da Família Rural

- Dia Nacional da Consciência Negra

 Dezembro

08 - Festa da Imaculada Conceição

19 - Aniversário da Cidade

- Cantando o Natal e Reveillon 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAXÁ

E-mail:

Telefones: (34) 3691-7000

Sites: http://www.araxa.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: jamontandon@uol.com.br

Telefones: (34) 3662-2700 

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Araxá e pousadas em Araxá para visitar Araxá.

Promova a cidade de Araxá no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!