Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Andradas?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Andradas

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Turística Estância do Sul

Circuito Turístico Caminhos Gerais

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Andradas começa com a chegada dos senhores de escravos Felipe Mendes do Prado e Antônio Rabelo de Carvalho, que se fixaram na margem do córrego. O povoado de São Sebastião do Jaguari, que ali se desenvolveu, foi elevado à vila em1888 . A Vila Caracol , como era denominada, tornou-se cidade em 1925. Conhecida como Terra do Vinho, Andradas constitui-se na zona vinícola mais importante do estado. O cultivo da uva é uma herança de imigrantes do norte da Itália que se radicaram no município no final do século passado, atraídos pelo clima e topografia favoráveis. Deles veio o hábito de fabricar vinhos nos porões das casas, prática comum na cidade. A cultura do vinho expressa-se desde 1954, com a tradicional Festa do Vinho - realizada no mês de julho - considerada um dos maiores acontecimentos turísticos do Sul de Minas. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:


Gentílico:

andradense

População:

37.302 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Como toda cidade mineira, não poderiam faltar os queijos e doces produzidos na fazenda de forma caseira. E para acompanhar o cafezinho, Andradas também é produtora de biscoitos e bolachas artesanais.


Clima:

Tropical de Altutide 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul/Sudeste de Minas Gerais 

Limites:

Poços de Caldas, Caldas, Ibitiúra de Minas, Santa Rita de Caldas, Ouro Fino, Jacutinga, Albertina, Águas da Prata (SP), Espírito Santo do Pinhal (SP), Santo Antônio do Jardim (SP) e São João da Boa Vista (SP). 

Acesso Rodoviário:

BR 050/ SP 330/ SP 225/ SP 344 /BR 146   

Distâncias:

Da Capital:

463 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

As montanhas de Andradas são redutos naturais para a prática da maioria dos esportes radicais. Possui uma enorme gama de trilhas ecológicas, onde podem ser realizados trekking, off-roads com jipes e motos, mountain bike  e muito mais.
O Pico do Gavião é visita obrigatória para os adeptos do vôo livre, com condições climáticas favoráveis e 360° de rampas naturais, que permitem decolagem durante a maior parte do ano. O local é sede de diversos campeonatos, como o Brasileiro de Asa-Delta e dentre outros.
Outro esporte praticado em Andradas é a escalada, nas Pedras do Elefante, Pântano e várias outras que fazem parte do paredão rochoso da Serra do Pau D’Alho, com vias de escalada em todos os níveis de dificuldade. No bairro do Pântano encontra-se um Campo Escola para quem quer iniciar a prática deste esporte.
Também podem ser praticados muitos outros esportes radicais, como tirolesa, rappel, além do canyoning e cascading, nas inúmeras nascentes e cachoeiras encontradas nas montanhas andradenses, além dos esportes off -road em trilhas 4x4 e motos.

Principais Pontos Turísticos:

Adega J. Bertoli e Cia Ltda - Nau Sem Rumo 

A Adega Bertoli foi fundada em 1905 e adquiriu, na década de 60, a Nau Sem Rumo. A Bertoli fabrica seus vinhos utilizando a produção de uvas da região e conforme tradições originadas da Itália. Destacam-se, na sua produção, os vinhos de mesa e os nove tipos de licores.
Já a Nau Sem Rumo, de origem portuguesa (Casa dos Bragança), produz os vinhos de mesa: branco, tinto, rosê, Bagaceira (aguardente de uva) e o conhaque de vinho, destacando-se o vinho tipo Madeira.
As visitas são recebidas na J. Bertoli. Pode-se observar o processo de vinificação, envelhecimento, armazenamento em tonéis, engarrafamento, degustação e comercialização dos produtos.
Endereço: Rua Sao José
Número: 119
Como Chegar: Partindo da praça Dr. Alcides Mosconi, seguir rua Major Bonifácio até o posto BR, entrar a esquerda na Praça 7 de setembro e novamente a esquerda, na rua São José.
 
Cachoeira Stella 

A cachoeira é formada por duas quedas, sendo que a primeira possui dez metros de largura por cinco a seis metros de altura. A segunda queda fica localizada no canto de uma pedra e é formada por fios dágua de um metro de largura e três metros de altura, seguida de pequenas corredeiras. Após o segundo salto é formado um poço de 1,5 metros de diâmetro.
A área onde se localiza a cachoeira é pedregosa. A água apresenta cor turva e é fria. A vegetação circundante é formada por bambuzais e uma pequena mata-galeria .
Bairro: Paiol Queimado
Como Chegar: Partindo da Praça Dr. Alcides Mosconi, seguir rua Capitão Cirilo, avenida Procópi Stella até o final, entrar a direita seguindo estrada de terra.
 
Cachoeira do Capão do Mel 

Bairro: Capão do Mel
Como Chegar: Próxima a rodovia Andradas/Poços de Caldas.
 
Centro Cultural 

Ligado à Superintendência de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal, o Centro Cultural funciona no prédio do Teatro Municipal José Stivanin. Além do atendimento ao público feito pela secretaria, o núcleo oferece os seguintes cursos: piano, guitarra, teclado, contra-baixo, violão, pintura em tecidos e artesanato em geral.
No mesmo local funcionam também a biblioteca pública municipal e o teatro.
Endereço: Praça Coronel Antônio Augusto de Oliveira
Como Chegar: Saindo da praça Dr. Alcides Mosconi, seguir rua Major Bonifácio, rua Irineu Trevisan até a praça Coronel Antônio Augusto de Oliveira. 
 
Gruta das Queixadas 

Categoria: Atrativos Naturais / Ecológicos
Bairro: Bairro dos Lobos 

Igreja de São Benedito 

Construída na metade do século XX, de estilo eclético, a Igreja de São Sebastião tem na fachada a porta central avançada do corpo da Igreja. Na torre única há óculo, relógio e sino. O interior é de um só corpo, com piso ladrilhado, tendo as laterais ornamentadas com oratórios de madeira trabalhada que abrigam imagens de santos, além de um pequeno altar com a imagem do Sagrado Coração de Jesus .
O altar-mor fica num grande nicho central, com paredes arredondadas ao fundo. Aí encontra-se o antigo altar da matriz, em madeira entalhada, com a imagem de São Sebastião ao centro, ladeada por anjos.
Categoria: Atrativos Histórico - Culturais
Área: Igrejas / Capelas / Santuários
Endereço: Praça Dr. Edmundo Ventureli
Como Chegar: Partindo da praça Dr. Alcides Mosconi, seguir rua Capitão Cirilo.
 
Igreja Matriz de São Sebastião 

A arquitetura da igreja é em estilo neoclássico de grandes proporções. Seu adro possui escadarias e é cercado por balaustradas de cimento com holofotes de iluminação. A torre é ladeada por duas estátuas, possuindo ainda sino e relógio.
Seu interior, de piso ladrilhado, apresenta nave de grandes dimensões cercadas por pilastras curvas. N a nave, encontram-se altares laterais, em mármore, abrigando as imagens de Nossa Senhora Aparecida e São José de um lado, e Santa Luiza e Santo Antônio de outro, tendo ainda um púlpito de madeira entalhada com a imagem de São Sebastião .
Sua construção teve início em 14 de março de 1914 pelo padre Dr. Aristóteles A. Benatti e término em 23 de fevereiro de 1941 já nas mãos de Cel. Benedito Profício.
Endereço: Praça Coronel Luiz Ventureli
Como Chegar: O atrativo localiza-se na praça principal da cidade.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  Julho

21 à 24 - 46ª Festa do Vinho

Programação:

21/07 INIMIGOS DA HP

22/07 MICHEL TELÓ

23/07 GUILHERME E SANTIAGO

24/07 CÍCERO E GUSTAVO + GABRIEL GUERRA + JAIR RODRIGUES + BANDA OBA OBA (o(noite em prol à Santa Casa de Andradas). 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRADAS

E-mail: gabinete.spezzi@andradas.mg.gov.br

Telefones: (35) 3739-2000

Sites: http://www.andradas.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:


EMPRESA DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Santa Cruz S.A.

Telefone: (35) 3731-1537


ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: risso@caracolnet.com.br

Telefones: (35) 3731-3024

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.indi.mg.gov.br

http://www.vivaminas.com.br

http://andradasespiral.blogspot.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:


- João Sante Ângelo (Andradas, 23 de agosto de 1935 - Jundiaí, 24 de março de 2012), mais conhecido como João Mineiro, foi um cantor brasileiro que formou a dupla sertaneja de sucesso "João Mineiro e Marciano". Desde a separação, em 1993, participava da dupla "João Mineiro e Mariano", regravando alguns sucessos da antiga dupla. Faleceu aos 76 anos, na cidade paulista de Jundiaí, vítima de insuficiência cardíaca.
A dupla sertaneja João Mineiro e Marciano teve início em 1970 após João Mineiro desfazer uma parceria que já durava 8 anos com a dupla João Mineiro e Zé Goiás tendo a sorte de encontrar José Marciano, que planejava formar uma dupla sertaneja voltada para a música romântica.
O primeiro álbum, da então dupla recém-formada, foi lançado em 1973 pela gravadora Chororó Discos, e obteve sucesso com as músicas: “Filha de Jesus” e “Chovisco da Madrugada”, em parceria com o poeta Goiá a prensagem do disco foi paga por João Mineiro.
Devido ao sucesso, e também ao fato de que a música sertaneja ser muito tocada no Brasil, João Mineiro e Marciano chegaram a apresentar um programa musical no SBT nos anos 80, nas manhãs de domingo, que levava o nome da dupla.
Apesar da carreira bem sucedida até aquele momento, e fazendo turnê nos Estados Unidos em 1990, gravando disco em espanhol em 1991, e lançando o disco “Dois Apaixonados”, a dupla se desfez em 1993, por razões ainda não muito esclarecidas, fazendo desse disco o último da carreira dos dois.
Após a separação em 1993 João Mineiro formou a duplas como: João Mineiro e Marino e João Mineiro e Marcian (isto mesmo sem o "O" no final) ambas formações gravaram um disco apenas pois a dupla que se consolidou foi João Mineiro e Mariano que se manteve até o dia 24 de Março, quando faleceu João Mineiro. Marciano seguiu carreira solo até os dias de hoje.
Em 2008, João Mineiro & Mariano, realizaram turnê pelo Brasil e estariam preparando um DVD com a participação de grandes nomes, como Milionário & José Rico, Teodoro & Sampaio, Cezar & Paulinho e outros. O DVD (intitulado “Coração não Cansa”) conteria quatro músicas inéditas.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Andradas e pousadas em Andradas para visitar Andradas.

Promova a cidade de Andradas no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!