Aiuruoca

Aiuruoca-MG
banner

Bem-vindo a Aiuruoca!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Aiuruoca, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Aiuruoca.

A cidade de Aiuruoca, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1834. A localidade está em uma altitude de 974m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.406 habitantes. A área total de Aiuruoca é de 651,8km², e sua densidade demográfica é de 9,83hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Aiuruoca-MG é 37450-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Aiuruoca

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Montanhas Mágicas da Mantiqueira

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Informações históricas revelaram que, nos princípios do século XVII, João Siqueira Afonso, bandeirante de Taubaté transpôs a Serra da Mantiqueira e ganhou as terras mineiras em busca de ouro.
Em 1702 descobre as Minas do Sumidouro, e continuando sua caminhada descobre as Minas de Guarapiranga em 1704 ( cidade de Piranga ). Seguindo o Rio Grande vai dar na Serra dos Papagaios (1706) fundando o arraial de Aiuruoca.
Em 1717 a coroa concede a Dom Brás Baltazar da Silveira uma sesmaria, e nela iniciou-se as atividades agropecuárias.
Em 1726, a boa qualidade das terras e a previsível exaustão das catas e garimpos, levou Manoel de Sá, também, a obter da Coroa Portuguesa uma sesmaria de meia-légua.
Em 1744 Simão da Cunha Gago, paulista é atraído pelas notícias da existência de ouro, chega ao povoado e faz erigir uma capela dedicada à Nossa Senhora.
Em 20 de julho de 1868 é elevada à categoria de cidade. 

Significado do Nome

Etimologia: casa de papagaio. Casa de Papagaios é uma alusão a um penhasco redondo e elevado aos ares, sobre um dos altos montes daquele lugar, em que os papagaios faziam morada.

Aniversário da Cidade

20 de julho 

Gentílico

aiuruocano, aiuruoquense

População

6.173 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Com cerca de 6100 habitantes, Aiuruoca possui característica típicas das cidades interioranas do sul do Estado, com forte influência da pecuária leiteira, de povo simples e acolhedor e de clima agradável.

Clima


Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Com cerca de 6100 habitantes, Aiuruoca possui característica típicas das cidades interioranas do sul do Estado, com forte influência da pecuária leiteira, de povo simples e acolhedor e de clima agradável.

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Cruzília, Seritinga, Serranos, Carvalhos, Baependi e Alagoa.

Acesso Rodoviário

 

BR 267

Distâncias:

Da Capital:

370 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Aiuruoca é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população é de 6.173 habitantes (IBGE/2010). Localiza-se no sul de Minas Gerais na Serra da Mantiqueira, a 989m. de altitude, ao pé do Pico do Papagaio, numa região de topografia bastante acidentada.

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Antiga Estação Ferroviária do Angany 

A Estação do Angahy foi construída pela primeira vez, em madeira no ano de 1911. Foi queimada anos depois e reconstruída às custas do Coronel José Justiniano que seria reembolsado mais tarde pela União. A Estação do Angahy funcionou até o ano de 1976.

Cachoeira Deus Me Livre 

Cachoeira com 3 quedas de aproximadamente 15 metros. Acesso por estrada de terra, com cerca de 4 km a partir do centro, mais caminhada de 20 minutos.

Cachoeira dos Garcias 

Cachoeira com 30 metros de queda livre, altitude de 1.700 metros. O acesso é feito por estrada de terra, com cerca de 17 km a partir do centro da cidade, mais caminhada de 10 minutos.

Igreja Matriz N. Sra. da Conceição 

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, está localizada na praça principal da cidade.
Construída em 1726, teve seu estilo original alterado devido às várias reformas. De estilo eclético, possui fachada em três planos e torre única avançada onde se encontra a porta principal. No seu interior destacam-se antigos altares de madeira ainda hoje conservados. Os dois maiores ficaram nas laterais da nave, no meio da igreja. São trabalhados em esculturas que formam arabescos, medalhões, nichos, etc. Os dois menores encontram-se ao fundo dos corredores. A pintura, em cor creme e dourada, esconde a pintura original de tons azul e ouro.

Igreja Nossa Senhora de Santana da Guapiaba 

Igreja datada de 1730.
 
Pico do Papagaio 

É um dos principais atrativos da cidade. A origem do nome do pico deve-se à presença de grande quantidade dessas aves no local. O pico tem a forma arredondada desenvolvendo-se em sentido horizontal, com várias pontas, terminando com uma grande rocha de altitude aproximada de 2.100 metros. Nele encontram-se muitas nascentes dágua. O acesso é feito por trilhas estreitas de terra, acessíveis a pé ou a cavalo, não há infra-estrutura nestes percursos. No sopé da montanha existem muitas propriedades particulares dentre elas, a comunidade Santo Daime.

Retiro dos Pedros 

Ruínas de pouso de jesuítas e tropeiros, datado de 1692. Possui curral de pedras, muros e ruínas do abrigo. Localizado em uma altitude de 2.200 m.

Picos

São vários picos com altitudes que variam de 1 300 metros a 2 357 metros

Cachoeiras

São mais de 85 sendo que cerca de quarenta são visitadas constantemente e impressionam por sua beleza

Esportes de Aventura

Rapel, canyoning, escalada, tirolesa, rapel guiado, off-road, mountain bike, mini-rafting, rafting, boia cross

Roteiros de Passeios

São inúmeros e atendem a todos os públicos.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição 

Datada de 1726, com antigos altares de madeira

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AIURUOCA

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3344-1249

Sites: http://www.aiuruoca.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro

Telefone : (31) 3271-8933

VIAÇÃO SANTA CRUZ: (35) 3341-6889
    
VIAÇÃO COMETA: (35) 3341-5566
    
VIAÇÃO SANDRA: (35) 3341-5040
    
VIACÃO CIDADE DO AÇO: (35) 3341-1059

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3344-1507 / 9803-6659

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Aiuruoca

Realmente um lugar lindo, mas falta estrutura, como , placas de indicação para chegar as cachoeiras, distãncia para se chegar, pois nem todo mundo quer pegar um guia. Espero que aceite as críticas construtivas e aguardo retorno
Por: Denilson

Estive em Aiuruoca em 1977. Foi o passeio mais maravilhoso da minha vida. Até hoje lembro-me da cidade e dos fatos lá acontecidos com muita saudade. Espero voltar novamente um dia.
Por: Charles Bronson

sou de itau de minas ,trabalho em aiuruoca,cidade linda linda,amiga pessoal educado,,lugar tb de muitas cachoeira ,picos muito alto ,como o pico do papagaio, ,muuitas pousadas ,exelente local para se ter um bom descanço,trabalho lá, e me adaptei bem ao clima ,é frio ,mas vale a pena,faço parte de uma firma ,na fiscalização do melhoramento do parque estadual serra do Papagaio,,quem interessar ,não vai arrenpender,,,se fosse tc mais a vontade sobre Aiuruoca, iriamos demorar, vale a pena ...
Por: geraldo magela de almeida

Cidade maravilhosa. Paisagem deslumbrante. Pena que pude ficar somente algumas horas, mas pretendo voltar para conhecer melhor. Indico a todos, sempre que tenho oportunidade.
Por: João Bosco Ribeiro de Arantes

eu como um bom filho aiuruocano so tenho orgulho em dizer lugar melhor nao ha adoro tudo isso
Por: jose edmilson da silva

São lindas suas fotos ,tenho muita desejo de conhecer esta cidade e sei que em breve estarei indo lé para ver de perto aquelas cachoiras lindas das fotos, ate breve
Por: jose carlos moreira

É UMA CIDADE ENCANTADORA, POVO HOSPITALEIRO, BEM SOSSEGADA, NÃO CHEGUEI A CONHECER OS PONTOS TURÍSTICOS, LOGO, NÃO POSSO ENRIQUECER OS MEUS COMENTÁRIOS.
Por: Fátima

Eu conheci essa cidade mágica há muito tempo, mas nunca vou me esquecer desse lugar maravilhoso.....é um verdadeiro paraíso!!!!! Sou apaixonada por ela.
Por: Tatiane

Eu amo Aiuruoca, meu namorado mora ai, e algus parentes tambem , é uma cidade maravilhosa ,moro em Varginha mais sempre que posso vou para ai para ver meus parentes e meu namorado
Por: Dayane de cassia

Aiuruoca faz parte da minha vida, pois minha familia pertence a esta cidade tão agradável e bonita por suas belezas naturais. Grande abraço a todos os Aiuruocanos.
Por: Samuel Silveira Ferreira Pinto

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Aiuruoca
Fundação:
1834
Altitude:
974m
População:
6.406 habitantes
Área:
651,8km²
Densidade Demográfica:
9,83hab/km²
CEP:
37450-000

Envie seu comentário sobre Aiuruoca

banner