Timbiras

Timbiras-MA
banner

Bem-vindo a Timbiras!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Timbiras, fotos, informações, os principais hotéis de Timbiras, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Timbiras

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Segundo documentos históricos, a atual cidade de Timbiras já existia no ano de 1838, com a denominação de Urubu. Entre 1838 e 1900, com a chegada de frades capuchinhos, aos quais o primitivo topônimo não agradava, o povoado foi batizado com o nome de Monte Alegre. Localizado às margens do rio Itapecuru e dependendo quase que exclusivamente da navegação fluvial para escoamento de sua produção, Monte Alegre tomou grande impulso com a construção da Estrada de Ferro São Luís-Teresina. A 05 de abril de 1920, através da Lei Nº 921, foi elevada à categoria de vila e sede de município. Por motivos desconhecidos, perdeu sua autonomia em duas oportunidades: a 22 de abril de 1931, recuperando-a no dia 27 de julho desse ano, e a 16 de dezembro de 1933, voltando a emancipar-se no dia 03 de junho de 1935. Por forças do Decreto-Lei Nº 820, de 30 de dezembro de 1943, que fixou nova divisão administrativa e judiciária do Estado, recebeu a denominação de Timbiras.

Significado do Nome

Com as mudanças da situação política da localidade, a luta pela criação do município de Monte Alegre logrou mais uma vitória: a elevação à categoria de cidade através do Decreto-Lei nº 45, de 29 de março de 1938.
Acreditava-se que a localidade fora habitada inicialmente pela tribo dos timbiras, ou que, na menor das hipóteses, essa tribo acampara algum tempo no local. Essa lembrança inspirou a idéia de mudar-se mais uma vez e em definitivo o nome do município. O Decreto-Lei nº 820, de 30 de dezembro de 1943 determinou que TIMBIRAS fosse a partir de então o nome do município.

Aniversário da Cidade

05 de Abril

Gentílico

timbirense

População

28.004 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

À margem direita do rio Itapecuru. Sua sede está a 4°15’18”LS e 43°56’27”LW e a uma altitude média de 49 metros acima do nível do mar. A zona rural compreede mais de cem povoados, sendo os principais: Flores, Lagoa Preta, Axixá, Campestre, Sete, Chapéu, Centrinho, Lagoa Grande, Mata Fome, Bacaba, Poço do Boi, etc.

Clima 

Equatorial

Temperatura Média

27º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste Maranhense

Limites

Codó, Coroatá, Vargem Grande e Chapadinha.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

194 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Rio Itapecuru

É o principal rio que banha o município. A população depende dele quase que absolutamente, pois toda a água potável distribuída na cidade é proveniente desse rio.
Ás suas margens desenvolve-se uma agricultura de subsistência conhecida pelo termo vazante. Essa técnica vem sendo questionada pelos riscos de degradação da mata ciliar.
O rio é ainda fonte de lazer principalmente no verão quando se instalam as barracas na sua margem direita, próximo a ponte que liga o bairro São Sebastião à sede do município. Nesse período aumenta a freqüência de banhistas, vindos das cidades vizinhas, Codó e Coroatá, mas também pelo timbirenses que estudam ou trabalham fora e que retornam para passar suas férias.

Rio Itapecuru

É o principal rio que banha o município. A população depende dele quase que absolutamente, pois toda a água potável distribuída na cidade é proveniente desse rio.
Ás suas margens desenvolve-se uma agricultura de subsistência conhecida pelo termo vazante. Essa técnica vem sendo questionada pelos riscos de degradação da mata ciliar.
O rio é ainda fonte de lazer principalmente no verão quando se instalam as barracas na sua margem direita, próximo a ponte que liga o bairro São Sebastião à sede do município. Nesse período aumenta a freqüência de banhistas, vindos das cidades vizinhas, Codó e Coroatá, mas também pelo timbirenses que estudam ou trabalham fora e que retornam para passar suas férias.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Maio

- Festejos de Santa Rita de Cássia. Justifica-se a festa pelo fato de ter sido essa a santa de devoção da senhora Raimunda Frazão de Melo e Alvim, responsável pela construção da capela de mesmo nome.

 Agosto
 
- Festejos de São Raimundo Nonato. Festa muito popular que a cada ano aglomera mais adeptos. Realizam caminhadas em honra ao santo. A culminância é a caminhada da Fazenda Glória até a igreja Matriz, onde é celebrada a missa. Leilões e vaquejadas também fazem parte da festa.

 Outubro

- Festa de Nossa Senhora dos Remédios. Inclui novenas, terços, procissões e quermesse.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBIRAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (99) 3668-1327

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail:

Telefones: (99) 3668-1131

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.famem.org.br

http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Timbiras

Gostaria muito de saber se em Timbira existe ramicações da famílias Freitas, o meu hoje está com 82 anos, chama-se Vitaliano Freitas de Lima, filho de Martinho Freitas e Raimunda Lima, sendo ele filho único. Moramos aqui em Palmas/TO. Me responda por favor.
Por: corina alves lima

eu amo a cidade de timbiras ea pessoa e uma garota que mora
Por: josenilson

timbiras esta muito diferente conheçi timbiras a 30 anos atras morei no seu muniçipio por nome capoeira esao tome sou codoense mas sempre admirei timbiras hoje moro em sao paulo mas vou visitar codo e timbiras abraços
Por: antoniowillames

parabens cidade de timbiras pela belezas e naturezas que tu tens,amei as lindas fotos da cidade.continua assim timbiras a populacao e os tur agradece.
Por: LUCAS AMORIM

Timbiras é considerada a cidade mais tranquila e gostosa de viver, aqui todos nós vivemos em paz, alegres e confortavelmente bem. Esta cidade tem tudo o que há de mais harmonioso, praças floridas e arborizadas. Banhada pelo saldoso Rio Itapecuru com sua prainha atraente e aconchegante, onde no verão atrae inúmeros turistas para curtirem suas férias com alegria e paz. Aqui você encontra belas paizagens e pessoas amigas, inteligentes de caráter moral, religioso e pessoas que sabem curtir a vida de maneira simples e feliz. Aqui temos cultura, religião, esporte e lazer. Venham conhecer Timbiras, quem se encanta, e não se esquece jamais! Sou genuinamente Timbirense e tenho orgulho de morar aqui, venha você também fazer parte desta família, a FAMÍLIA TIMBIRENSE!
Por: Leudimar

eu adorei afotos pq eu morei air em timbiras blz estou com muita soudade daminha familia tão td air valeu eu vejo sempre as fotos da minha cidade q e timbiras bjussssssss pra gtas xauuuuuuuuuu
Por: joão gonçalves soares

eu amo essa cidade maravilha, foi onde eu nascie e me criei!!! ela é do tamanho da minha emoçao... o lugarzinho bom e tranquilo de viver... se eu pudesse voltar a morar la, eu voltaria! um abraço a todos os TIMBIRENSES!!! saudades de timbiras!!!
Por: ///@rCeLLo sAnTos

as fotos ficaram boas, oh cidadizinha boa pra curtir!!! saudade de timbiras!!!
Por: ///@rCeLLo s@nTo§

conheço timbiras , pra mim é uma ótima cidade. adoro a prainha.
Por: raimunda

timbiras melhor cidade do mundo as melhores pessoas e os melhores amigos do mundo sou timbirense e amo timbiras.
Por: vagner

ja visitei bom lugar para se viver calmo e sem muita violencia
Por: francisco roberto do nascimento

timbira uma cidade maravilhosa ja more ai e amo a nossa prainha bjos sinto saudade destas maravilha
Por: nilde

ESTA cidade é acolhedora e especial,minha terra querida é a minha terra natal,saudades.................
Por: MOACIR BARROS SANTOS

estou com muitas saudades da minha terra natal, já tem 19 anos quer não fui mais ai. bjs e abraços para meus amigos.
Por: mari da silva

Adorei Timbiras a cidade é muito verde, as praças sáo aconchegante, adoreiiiiii
Por: Auryeth

eu adorei as fotos sempre estou revendo para matar um pouco da saudade que sinto da minha cidade breve estarei de volta ..........
Por: rui

eu amo timbiras-ma de coraçao de alma fez bem eu ter nascido aqui em timbiras- ma agradeco a deus e a minha deus maes a q me fez no mundo e min deu inteligencia e a q me deu educaçao bjssssssssssss de daniel da silva holanda venham visitar aposto q vc vai gostar ? fique com deus
Por: daniel da silva holanda

´Nasci aq. Mas mudei d cidad. Sempre q posso stou aí. O q + gsto é da pça Benedito Alvim q foi ond vivi bons momntos d minha infância. E dos rios tbm. Ê saudads daí !!
Por: Joelina RC Siva

Dá pra ver pelos comentarios que é uma ótima cidade para visitar e morar, parabéns aos timbirences por amar e cuidar dessa aconxegante cidade! Deixo uma dica: Os mesmos deveriam divulgar também os hotreis, moteis,restaurantes e pousadas da região atraindo mais facilmente os turistas ou quem sabe os futuros moradores da cidade! um grande abraço a todos!
Por: Fagner Santos

ola povo de timbira,cidade de maravilhosa como estou vendo aqui pela internet,que ainda nao conheco,mas estarei ai em timbiras neste final de semana nos dias 04 e 05/12/2010 dezembro de 2010,e quem adora fazer novas amizades sinceras,pois adoro tb fazer novas amizades sinceras,claro,pos odeio mentiras,me ligar ok galera...fortes abracos,e fiqum c/ DEUS SEMPREE..,talles,44a[marco s/ o s].
Por: MARCO FIGUEIREDO VIANA PEREIRA

Timbiras meu amor,timbiras do bairro forquilha onde morei,timbiras de tantas e tantas belezas timbiras do meu coração.
Por: Vagner albuquerque

gosto de timbiras, e das pessoas que aqui residem é um povo hospitalheiro merecemos uma cidade cada vez melhor próspera e muito mais desenvolvida. acredito que timbiras poderá crescer bastante nos próximos anos. feliz 2011.
Por: edivaldo bayma

nossa!!!!!!!!! timbiras tá cada vez mais linda. eu amo timbiras_ verinha buriticupu-ma
Por: verinha

timbiras ma e um cidade linda mais ñ conheço vi por fotos e atraves dos familias da minha esposa q mora nesta cidade parabens a vcs. sou goias mora em goiania e pretendo conhecer a praia e mais ponto turistico
Por: denione

eu ja vizintei timbiras e uma cidade muito acolhedora.tem uma prainha muito bonita
Por: ariadna barbosa

timbiras, bela cidade aonde as amizades faz a diferencia, cidade bela pacata, mais teima em não sequi em frente.
Por: jose sousa

esta cidade é show de bola, para mim o lugar inesquecivel é a prainha. para tomar banho de sol tomando agua de coco .sou visitante.
Por: rosa santos

esta cidade é um luxo, estive ai e adorei,tomei aquele banho de prainha, e vi muitos gatinhos.abraço
Por: noelia

bom, moro em nsa senhora dos remedios pi estive em timbiras gostei muito de alguns pontos turistico e de todo povo timbirense que são muitos acolhedores. ate breve.
Por: edmilson da silva

sou timbirense de coração e alma.amo essa cidade. toda minha familia mora lá, infelizmente por razoes profissionais tb naum posso morar lá, porém visito essa cidade pelo menos uma vez ao ano. lá estão meus melhores amigos, minhas melhores lembranças, as pessoas q mais amo(maeus pais e irmãos). a prainha é maravilhosa,as praças lindas, as pessoas acolhedoras, enfim a melhor cidade do mundo.
Por: hildenice

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Timbiras

Envie seu comentário sobre Timbiras

banner