São Luís

São Luís-MA
banner

Bem-vindo a São Luís!

banner

As melhores pousadas em São Luís podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de São Luís, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1612. A localidade está em uma altitude de 24m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 837.588 habitantes. A área total de São Luís é de 831,7km², e sua densidade demográfica é de 1.007,08hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Luís-MA é 65000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Viajar, segundo alguns autores, é a única coisa com a qual gastamos dinheiro, mas enriquecemos. Basta refletir um pouco sobre essa frase para entender o motivo pelo qual tantos indivíduos adoram a prática, seja no próprio país de nascença, ou no exterior. Viajar nos coloca frente a frente com uma nova cultura, novas tradições, costumes e uma nova perspectiva de vida.

Se você está à procura disso no próprio território brasileiro, indicamos para você a cidade de São Luís, fundada em 1612, no estado do Maranhão. O estilo arquitetônico preservado, as praças dedicadas à história, os casarões ainda presentes nas suas e o maravilhoso Centro Histórico são só alguns dos “museus a céu aberto”, para os que adoram respirar cultura.

Para os que buscam um ambiente gostoso, diferenciado, histórico, tranquilo e quente para passar as próximas férias, São Luís é a cidade certa. Os bares e casas noturnas não são nada limitados e, em grande parte deles, você poderá desfrutar da música predominante na cidade: o reggae!

Como já falamos, o Centro Histórico da cidade abriga diversos museus e espaços culturais exclusivos, para quem quer conhecer a fundo como foi o surgimento da cidade e os principais acontecimentos até que ela se consolidasse uma cidade brasileira de grande prestígio e reconhecimento.

Além disso, nas lanchonetes e restaurantes que estão espalhados por todos os bairros, os turistas terão a oportunidade de desfrutar de uma comida típica diferenciada e deliciosa, considerando uma culinária baseada na indígena, africana e, também, portuguesa. Não deixe de comer uma pratada de arroz de cuxá, o mais popular arroz do local. Além disso, frutos do mar fresquinhos servidos em farinhas de mandioca e a especialidade do camarão do seco também devem fazer parte do roteiro alimentício.

As tradições são muito conservadas na cidade, como é o caso do Bumba Meu Boi, personagem folclórico que anima as festas, combinando várias atividades culturais, como é o caso do teatro, dança e música.

Para os que buscam lavar a alma nas praias da capital maranhense, vale destacar que elas não são assim tão azuis, mas são ótimas principalmente para quem quer aproveitar as férias com sossego. Entre as mais destacáveis: Olho D Água, Araçagi e Calhau.

Mas se você busca conhecer a parte mais moderna de São Luís, basta atravessar o Rio de Anil, onde shoppings de luxo, restaurantes e vários prédios altíssimos estão instalados.

Informações de São Luís

Roteiros do Brasil

Região Pólo São Luis

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A divisa fixada em 1494 pelo Tratado de Tordesilhas, entre Espanha e Portugal para dividir as terras ainda desconhecidas pelos europeus, cortava a linha do Equador em um ponto qualquer afastado do Amazonas.

Os métodos rudimentares para determinar as distâncias em alto mar não possibilitavam uma localização precisa e, na dúvida, devido às sanções que ameaçavam os que não teriam respeitado este testamento de Adão - como o chamava ironicamente Francisco I da França - era preferível manter-se distante da zona incerta.

Os sucessores de Colombo, assim como os de Cabral, não se distanciavam das rotas conhecidas, e todo o litoral entre o Orenoco e o Nordeste brasileiro tornava-se um no mans land que somente alguns raros exploradores clandestinos ousavam percorrer.

Para incentivar o povoamento do Brasil, o rei João III, de Portugal, dividiu-o em capitanias hereditárias, em 1535. A Capitania do Maranhão, situada mais ao Norte, ele a deu ao tesoureiro - e célebre historiador - João de Barros, que levou muito a sério a sua missão colonizadora. Ao longo de três décadas, ele enviou não menos de quatro frotas com mais de 3.000 colonos, que fundaram a cidade de Nazaré (muito provavelmente na localização atual de São Luís) e três outros vilarejos, sob as ordens de seus próprios filhos, que ali ficaram durante cinco anos (1555-60).

A falta de ajuda oficial e o precário conhecimento das rotas marítimas (por causa do Gulf Stream era mais fácil ir de São Luís à Europa do que de São Luís para o resto do Brasil!) contribuíram, pouco a pouco, para o desaparecimento destas colônias. Depois de 1570, enquanto o Brasil já tinha cidades tão ricas quanto Salvador e Olinda, toda a costa do Norte era uma região abandonada à própria sorte.

Este descaso do poder despertou a cobiça dos ambiciosos: traficantes portugueses e espanhóis, corsários holandeses, ingleses e, principalmente, franceses, que vinham todo ano para comerciar com os índios, estabelecendo assim as bases de um contato vantajoso.

Em 1612, uma expedição francesa comandada por Daniel de la Touche, Senhor de la Ravardière, partia de Cancale (Saint-Malo) na Bretanha, com o apoio da regente Maria de Médicis, para se apossar do lugar (não pela força mas por amor, segundo as palavras do missionário capuchinho Claude dAbbeville) e fundar aqui a França Equinocial.

No dia 8 de setembro, foi concluído o Forte e Vila de São Luís, assim nomeado em homenagem ao rei-santo, Luís XIII (alguns anos mais tarde, no lado contrário do Atlântico, na embocadura do Senegal uma outra cidade seria batizada com o nome de São Luís, mas em homenagem a Luís XIV). O fato teve uma certa repercussão e provocou uma crise diplomática, resultando, finalmente, na reconquista do Maranhão pelos portugueses de Pernambuco, em 1615

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

08 de Setembro

Gentílico

ludovicense

População

1.011.943 habintantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A cozinha maranhense mesclou traços e temperos da cultura européia, indígena e africana, dando origem a pratos com sabores exóticos, que usam e abusam dos frutos do mar como principais ingredientes de suas comida típica.
O prato mais tradicional de São Luís é o arroz de cuxá, seguido pela peixada ao leite de coco e a caldeirada de camarão e peixe.
As frutas regionais podem ser encontradas frescas para o consumo em qualquer feira livre ou mercado da capital. Mas são nos doces, especialmente a jaca e o caju, que elas ganham destaque na mesa, além de serem usadas na produção de deliciosos licores. Falando em bebida, uma das que mais chama a atenção é a tiquira, um aguardente de coloração azulada feito de mandioca. Também têm destaque a catuaba e as cachaças com sabores variados e aroma marcante.
Tudo pode ser encontrado nos restaurantes típicos, chamados de bases, que guardam um aspecto familiar e a hospitalidade local. São geralmente montados em quintais de casas ou em salas residenciais.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

27,5º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

A capital do Maranhão, São Luís, está localizada na ilha de Upaon-Açu

Limites

Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa

Acesso Rodoviário

BR-135

Distâncias:

Da Capital:

2157 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Praias

Praia do Boqueirão

Localizada dentro da área do Porto de Itaqui, seu acesso é proibido.

Praia da Guia
 
Praia deserta, possui dunas com vegetação rasteira e coqueiros. Situa-se na área do Itaqui/Bacanga, a 2,5 Km do Centro. Oferece vista panorâmica de todo o Centro Histórico.

Praia da Ponta d Areia

Muito frequentada por ser distante do centro aoenas 3,5 Km, e famosa pelos clubes de reggae instalados à beira-mar. Nela se encontram as ruínas do Forte Santo Antônio, Construído no século XVII, e a sede do Iate Clube de São Luís. Suas águas tranquilas são prpícias aos esportes náuticos. Conta com diversos hotéis e grandes edifícios residenciais.

Praia de São Marcos / Praia da Marcela

Praia preferida pelos jovens pois algumas ondas mais fortes permitem o surfe. Tem areia amarela e fina, com dunas. Nela se encontram as ruínas do Forte de São Marcos. Situa-se na entrada da Baía do mesmo nome, a 5 Km do centro. Conta com diversos bares e com barracas padronizadas.

Praia do Calhau

Praia tranquila, com ondas fracas, areia amarela e fina, dunas e pequenos morros. Batante frequentada durante a temporada dos jogos de verão, contando com diversos campeonatos. Presença de várias casas de veraneio, bons bares, restaurantes, sorveterias, hotéis e ciclovia . Fica a 9 Km do Centro.

Praia do Caolho

Trecho entre a praia do Calhau e a do Olho dÁgua, conta com diversos bares,restaurantes, sorveterias e hotéis. O acesso é pela Av. Litorânia ou pela Av. Daniel de La Touche,a 7,5 Km do Centro.

Praia do olho d Água

Praia tradicional e uma das mais bonitas de São Luís, situa-se a 10 Km do centro. Possui faixa larga de areia branca e fina, ondas na primeira metade do ano, dunas que chegam a atingir mais de 10 m de Altura, Morros e falésias. É bastante procurada para prática de pesca  de molinete e windcar. Conta com diversos bares e restaurantes onde o reggae é ritmo constante.

Praia do Meio

Praia de areias amareladas e batidas, ondas fortes no verão, quando a água fica mais clara. Possui dunas, coqueiros, ventos fortes e pedras na areia. Situa-se entre as praias do Olho dÁgua e do Araçagi (Município de Paço do Lumiar), a 18,5 Km do Centro. Possui iluminação na orla. Propícia para prática de windsurf e vôos de ultraleve.

Praia de Juçatuba

Localizada na Baía de São josé, a 26 Km de São Luís, ainda é pouco explorada pois seu acesso é difícil. ideal para camping.

Ilhas

Ilha de São Luís

Ilha da Baía de Sâo Marcos, abriga 4 Municípios do Estado: São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

Ilha do Medo

Pequena ilha próxima a São Luís. Nela se encontra a Praia da Guia.

Baías

Baía de São Marcos

Abriga as melhores e mais frequentadas praias de São Luís se encontra o Porto de Itaqui.

Baía de São José

Nela se encontra a Praia de Juçatuba.

Centro Histórico

Em São Luís destaque para o Centro Histórico, que passou por um grande programa de restauração. O conjunto é um dos mais significativos do Brasil, com cerca de 3500 imóveis dos séculos XVIII e XIX distribuídos principalmente pelos bairros da Praia Grande, Desterro e Portinho. Conta com lojas, cinema, museus, bares, restaurantes e hotéis. Em Alcântara também se destaca seu harmonioso conjunto arquitetônico. E em São José de Ribamar a tranqüilidade, belas paisagens e mesa farta e saborosa, com deliciosas peixadas e peixe pedra frito, justificam uma visita.

Artesanato e Artes

Ceprama

Rua de São Pantaleão, 1232, Madre Deus, São Luís

O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão tem como sede uma antiga fábrica inteiramente recuperada pelo governo. São aproximadamente 3000 metros quadrados, onde funcionou a Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo. É hoje o mais importante núcleo de distribuição de artesanato no Maranhão.

Morada das Artes

Rua do Trapiche, s/n, São Luís

Local onde artistas plásticos residem, expõem e comercializam suas obras. Instalada num prédio inteiramente restaurado para este fim. A visitação é aberta.

Mercado das Artes

Rua do Trapiche, s/n, São Luís

Endereço certo para quem pretende comprar artesanato de qualidade e a preços bastante convidativos. Chapéus, chinelos e bonés de palha de buriti; camisas, miniaturas produzidas por artesãos da ilha e muitas outras produções de alto valor artístico.

Fontes

Fonte do Ribeirão

Rua do Ribeirão, Centro.
Sua construção, situada num pequeno largo, começou em 1796. Tem piso revestido de pedras de cantaria e a água jorra de biqueiras de bronze instaladas nas bocas de carrancas esculpidas em pedra. Segundo uma lenda bastante conhecida na cidade, em seu interior habita uma serpente que cresce sem parar, e que destruirá a ilha de São Luís no dia em que a cabeça se encontrar com a cauda.

Fonte das Pedras

Rua de São João, Centro, próximo ao Mercado Central.
Construída no local onde, em 1615, Jerônimo de Albuquerque, na campanha pela expulsão dos franceses, teria acampado com suas tropas. Espaço amplo e arborizado, cercado de muros.

Igrejas

Igreja da Sé

Avenida Pedro II, São Luís.
Teve sua construção iniciada em 1690. Passou por várias intervenções e restaurações, sendo a última executada pelo governo Roseana Sarney. O seu altar-mor, belíssimo exemplar da arte portuguesa seiscentista, é um dos tesouros da arte sacra brasileira.

Igreja de São José do Desterro

Bairro do Desterro, São Luís.
O espaço é dedicado à fé católica desde os primeiros anos da colonização, quando ali foi erguida uma ermida. Em 1641, quando os holandeses invadiram São Luís, o santuário teria sido destruído. Em 1832, quando a edificação caiu por terra uma segunda vez, o negro José Lé dedicou-se a reconstruí-la, com seus próprios recursos e os que conseguia dos amigos.

Igreja dos Remédios

Rua Rio Branco, em frente á Praça Gonçalves Dias, São Luís.
De características góticas, suas origens datam do século XVIII. Tem ligado a sua história o nome do ermitão Francisco Xavier, que a custa de esmolas reconstruiu o templo no século XIX.

Igreja de São Pantaleão

Rua de São Pantaleão, São Luís.
Concluída em 1817, teve sua construção iniciada em 1780 por Pantaleão Rodrigues de Castro. De construção simples, a igreja guarda uma atração à parte. Na parte lateral do prédio funcionou a Casa da Roda dos Enjeitados ou Casa dos Expostos, podendo ainda se ver o local onde as crianças recém-nascidas eram entregues pelas mães que não se dispunham a criar seus filhos.

Igreja de São João

Cruzamento das ruas da Paz e São João, São Luís.
Construída em 1665 por iniciativa do governador Rui Vaz de Siqueira. Tem à frente um pequeno largo, onde antigamente havia um chafariz.

Igreja do Rosário

Rua do Egito, São Luís.
A história dessa igreja começou em 1717, quando os frades carmelitas, considerando que os pretinhos irmãos da Virgem Nossa Senhora estavam unidos e conformes para fundar uma ermida dedicada à mesma santa e por não terem sítio onde a fundassem, doaram à irmandade um terreno no então Carmo Velho. Seriam originais na igreja apenas parte do revestimento das paredes laterais da capela-mor, constituído por azulejos formando painéis, e os altares laterais.

Igreja de Santana

Rua de Santana - Centro, São Luís.
Construção do século XVIII. Predominantemente neoclássica, conta com motivos barrocos. Atrativos especiais são os azulejos portugueses e um painel de admirável beleza e em bom estado de conservação.

Igreja de Santo Antônio

Largo de Santo Antônio - Centro, São Luís.
Ligada ao seminário e convento de mesmo nome, construída no século XIX, e o convento inaugurado em primeiro de fevereiro de 1625. Ao convento ligam-se histórias memoráveis, como o célebre processo das formigas movido pelos padres franciscanos. Foi aberta em 20 de janeiro de 1867. No interior do templo, destacando-se as capelas do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e do Senhor Bom Jesus da Coluna, de construção anterior e incorporada à igreja.

Igreja e Convento do Carmo

Largo do Carmo - Centro, São Luís.
Localizada numa das partes mais centrais da cidade antiga, em frente a um largo e próximo a casarões coloniais. Ao convento ligam-se episódios fundamentais da história maranhense. O mais importante, o da expulsão dos holandeses, quando o Convento serviu de fortaleza para os portugueses durante decisivos bombardeios contra os invasores.

Capela das Laranjeiras

Rua Grande - Centro, São Luís.
Também conhecida como Quinta do Barão, é um anexo do Colégio Maranhense (Maristas). Teve sua construção autorizada a 17 de abril de 1811. Possui uma varanda com entrada lateral e sacristia. Próximo dali, o belo portão da Quinta das Laranjeiras, onde se vêem as armas do Barão de Bajé.

Lagoa da Jansen

Parque ecológico em torno da mais famosa lagoa de São Luís. São 6 mil metros quadrados de área com restaurantes, quadras poliesportivas, ciclovias, pistas para Cooper e muito espaço para quem gosta de ar puro e espaço livre. Inaugurado no final de 2001 pela governadora Roseana Sarney, o local se transformou imediatamente num grande centro de convivência, com alta freqüência de moradores e de pessoas que visitam a cidade. Um dos pontos concorridos é o Mirante da Lagoa, de onde se tem uma abrangente visão de toda a região.

Museus

Museu Histórico e Artístico do Maranhão

Rua do Sol, 302, Centro.
São Luís - Maranhão
Funciona num belo sobrado do século XIX. O acervo é organizado de modo a reproduzir os costumes da época. Possui um pequeno teatro e galeria de arte.
Funcionam de Terça a sexta-feira, das 09:00 às 18:40h; sábados, domingos e feriados, das 09:00 às 18:00h;

Palácio dos Leões

Avenida Pedro II, Centro.
Erigido no lugar do antigo forte Saint Louis, erigido pelos franceses em homenagem ao rei da França, Luís XIII. Hoje abriga a sede do Governo do Estado e encontra-se aberto para visitação. Sua história confunde-se com a própria fundação da cidade.
Funcionam de 2ª, 4ª e 6ª das 14:00 às 17:30h
Fone: (0xx98) 232-1633

Museu de Arte Sacra

Rua 13 de Maio, 500, Centro.
São Luís - Maranhão
Funciona num sobrado do século XIX. Seu acervo inclui imagens dos séculos XVIII e XIX.
Funcionam de Terça a sexta-feira, das 09:00 às 18:40h; sábados, domingos e feriados, das 09:00 às 18:00h;

Museu de Artes Visuais

Rua Portugal, 273, Praia Grande.
São Luís - Maranhão
Tem em seu acervo coleção de azulejos e obras de artistas plásticos maranhenses de várias gerações.
Funcionam de Terça a sexta-feira, das 09:00 às 18:40h; sábados, domingos e feriados, das 09:00 às 18:00h;

Casa do Maranhão

Rua dos Trapiche- Praia Grande
Fone: (0*98) 221 7001
Espaço destinado a representar e preservar o auto do Bumba-meu-boi nos seus vários sotaques.
Aberto à visitação de terça a sexta-feira das 09:00h às 19:00h
Domingos e feriados das 09:00h às 18:00h

Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho

Rua do Giz, 221, Praia Grande.
São Luís - Maranhão
Revela através de seu acervo, em permanente exposição, toda a riqueza da produção da cultura popular do Estado. Podem ser vistos no local indumentárias e adereços das principais manifestações folclóricas do Maranhão, com destaque para o bumba-meu-boi. O belo casarão colonial onde funciona é por si só uma atração.

Convento das Mercês

Rua da Palma, 502, Desterro.
São Luís - Maranhão
Convento da ordem dos Mercedários, cuja construção teve início em 1654. Ali o padre Antônio Vieira proferiu o sermão de São Pedro Nolasco. É hoje a sede da fundação da Memória Republicana.

Cafua das Mercês

Rua Jacinto Maia, ao lado do Convento das Mercês.
São Luís - Maranhão
Funciona de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 18:00h;

Antigo mercado de negros. Possui réplica do pelourinho que havia no centro de São Luís. Em seu acervo estão peças de suplício utilizadas durante o regime de escravidão.

Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão

Rua da palma, 59, Centro Histórico
Fone: (0xx98) 221 3105
Funcionam de 2ª a 6ª das 08:00 às 12:00h e das 14:00 às 18:00h

O Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão atende à expectativa de resgate, reconstrução e valorização da História do Estado.
A implantação desse núcleo de pesquisa nas áreas de Paleontologia, Arqueologia e outras disciplinas afins permitirá a elaboração de um painel ilustrativo da Pré-História maranhense por meio do estudo dos fósseis de animais e plantas, dos vestígios e achados materiais provenientes da presença humana.

Casa de Nhozinho

Rua Portugal, 185-Praia Grande
Aberto de terça a domingo das 09:00 às 19:00hs

Edificação monumental localizada na Rua Portugal, e possui uma fachada recoberta por azulejos portugueses. O sobrado é composto por quatro pavimentos que se completam ainda por um beiral. Um dos mais importantes exemplares da arquitetura colonial portuguesa do Centro Histórico de São Luís.
O Casa de Nhozinho é homenagem a importante artesão que fabricava brinquedos para crianças pobres, além de retratar cotidiano do maranhense, artesanato indígena, cerâmica e utensílios de pesca.

Teatro

Teatro Arthur Azevedo

Rua do Sol, 180, centro

Uma das mais belas casas de espetáculos do país. Inaugurado em 1817, registra em sua história episódios memoráveis. Entre eles uma celeuma com os padres, insatisfeitos com o fato do Teatro, inicialmente, ter a frente voltada para a Igreja do Carmo. Em um dos seus camarins nasceu a atriz maranhense Apolônia Pinto.

Teatro João do Vale

Rua da Estrela, 232, Bairro da Praia Grande,

Antigo galpão comercial do Bairro da Praia Grande

Adaptado para abrigar um teatro experimental que serviria para realização de programações artístico-culturais, difundindo a arte e a cultura nas suas diferentes manifestações e formas de expressão

Companhia Circense de Teatro de Bonecos

End. Beco do Catraeiros, 210-Praia Grande-Centro
Fone: (*98) 231 7737.Instalada em antigo casarão colonial, a CIA Circense realiza espetáculos teatrais, de mímica, de circo e de música, além de engraçadíssimos shows infantis.

Teatro Alcione Nazaré

Centro de criatividade Odilo Costa Filho, Praia Grande Centro
Fone: (0*98) 231 4058

Parte integrante do Centro de Criatividade Odillo Costa Filho, instalado num conjunto de edificações centenárias. O Alcione Nazaré é palco de inúmeros espetáculos musicais e de dança.


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Blocos Tradicionais - Com fantasias luxuosas, confeccionadas com veludo bordado de paetês, miçangas, e um ritmo próprio marcado por grandes tambores e uma coreografia saltitante e cadenciada.

- Cordões e Fofões - Figura típica do carnaval maranhense, se apresentando vestidos com macacões confeccionadas com tecido estampado, máscaras de pano ou borracha, com feições horripilantes inspiradas em filmes de terror.

- Tribos de Índios - Meninos e adolescentes vestidos com trajes de índios norte-americanos que dançam ao som de uma batucada marcada por retintas e tambores de marcação.

- Casinha da Roça - Carro alegórico todo recoberto de palha com utensílios e características próprias de um casebre rural, com tambor de crioula tocando e dançando e uma mulher na carroceria peneirando o arroz e outros tipos maranhenses.

- Brincadeira de Urso - Dois cordões de homens e mulheres, jovens e crianças se mostram fantasiados de caboclos, índios, soldados, curandeiros, médicos, veterinários, baianas e ciganas.

- Escolas de Samba - Grupos de foliões divididos em alas que desfilam pela passarela.

- Blocos Organizados - Formados por grupos de 20 a 30 brincantes fantasiados com roupas iguais.

- Blocos Afro - Inspirados nos grupos afros da Bahia

- Bandas - Responsáveis pela animação do Carnaval.

- Bailes Carnavalescos - Oferecidos pelos clubes

 Janeiro

05 a 06 - Cordão de Reis - Festa do Ciclo natalino retratando a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus.

 Fevereiro

- Carnaval

- Festa do Divino Espírito Santo

 Maio

- Tradicional festa de São Luís, é muito valorizada nos Terreiros de Mina, no Domingo de Pentecostes.
 
 Junho

- Bumba-meu-Boi - Faz parte dos festejos Juninos, Centenas de Grupos folclóricos se apresentam nos arraiais espalhados pela cidade. O auge da festa é dia 24.

- Festejos Juninos - Além do Bumba-meu-Boi, armam-se barracas nos largos e nas praças enfeitadas de coloridas bandeirinhas. O povo canta, dança, bebe, come iguanas de milho, mingaus, cocadas, pés-de-moleque, pastilhas e  toda a sorte de pratos da culinária maranhence.

 Julho

- Feira Maranhence de Artesanato - ART - Localização: Sebrae Multicenter, AV. Jerônimo de Albuquerque, s/nº, Cohafuma.

 Julho/Agosto

- Mostra Maranhence de Humor - Localização: Palacete Gentil Braga, Rua Grande, 782, Centro.

 Agosto

- TELEIFO - Feira de Telecomunicação e Informática do Maranhão.
Localização: Sebrae Multicenter, Av. Jerônimo de Albuquerque, s/nº, Cohafuma.

- FECIMA - Feira do Comércio e Indústria do Maranhão
Localização: Sebrae Multicenter. Av. Jerônimo de Albuquerque, s/nº
 
 Setembro

- São Cristovão

- Bandas de reggae que encontram-se na Praia da Ponta dAreia e animam bailes.
Data: Noites de 5ª feira.

- Bandas de reggae que encontram-se nos clubes da orla e animam bailes
Data: Domingos.

 Outubro

- Festival da Juçara - Festival Gastronômico
Localização: Parque da Juçara, s/nº, Maracanã.

- Marafolia - É a micareta de São Luís, quando trios elétricos fazem o carnaval na Av. Litorânea.

- Círio de São Luís - Data: Segundo domingo de Outubro.

 Dezembro/Janeiro

24 a 06 - Pastor - É um auto natalino, com participação de meninas de 7 a 17 anos, onde são reproduzidas cenas que lembram o nascimento do Menino Jesus.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

E-mail:

Telefones: (98) 3212-8022

Sites: http://www.saoluis.ma.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Aeroporto

Aeroporto Marechal da Cunha Machado
Endereço: Av. dos Libaneses, s/n - BR 135 km 0
Telefone: (98)3217-6101/ 3217-6104

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (98) 3231-9142

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE

Comentários de São Luís

essa cidade linda e maravilhosa q alguns chamam de ilha doamor so as minhas saldades,porem,lmbraças de 5 anos de moradia minha bela cidade q nunca esquecerei jamas amo te ilha.
Por: flavio da s bonfim

meu lugar preferido é a mais bela avenida dobrasil pramim popular LITÒ, e em seguida o meubairro baquimao lugar baooooooo!!!
Por: flavio da s bonfim

eu não conhecia essa cidade tão maravilhosa,mas certo dia ,passei por aqui ha passeio,e conhecendo esas prais,os lugares turisticos e as pessoas tão hospitaleiras eu vi o quanto esse estado e principalmente essa cidade são tão ricos em todos os aspequitos,e hoje vivo aqui em são luís, vivo bem e feliz por estar nessa ilha do amorrr...
Por: edmilson silva santos

São Luis é a cidade mais bonita do Nordeste. Contem inumeras belezas naturais.
Por: João

A cidade de são luis fica no nordeste, é maravilhosa cheias de praias e cada ponto turistico lindo, vcs precisam conhecer a avenida litoranea é linda e o reviver? é uma volta a historia.cidade de varios poetas, povo pacato hospitaleiro e de bem com a vida, para mim a melhor cidade do Brasi.
Por: Concita

oi galera eu morro em São luis e garanto nao tem cidade iqual a essa linda ilha muito bela ... ... add no orkut: [email protected] ok vlw.........
Por: Luis flaVio

sao luis a mulhor cidade do mundo todos os dias lamento noa esta morrando en santluz a jamaica brazuca que a doro pos morrei 17 anos sao luis ma
Por: luis claudio

nunca fui em sao luis mais tenho vontade de conhecer essa cidade tao maravilhosa
Por: nayara

moro em sao luis amo esta cidade ,tenho orgulhoporque e uma cidade muito bonita te amo sao luis (jaoa augusto sao luis ma)
Por: joao augusto

nao conhesso sao luis mas tehno vontade de conhessela
Por: jave kalebis

GOSTAR DE SAO LUIS E BOM E DIVERTIDO LA E BOM DE VIVER MAS TEM COMIDA CHINESA
Por: SESA AUGUSTO

EITA Ccidade linda qu eu tanto amo iqual ela ñ eiste jamais
Por: jessica

Bom.. Pra começar,é minha cidade Natal... Nunca vi Cidade mais espetacular.. E tem muitas culturas,que inclue pontos turíticos .No qual é uma atração muito forte em todos os turistas..´. Então é isso!! Cidade Maravilhosa..Coração do Brasil!
Por: Joyce

Sou de São Bnto-MA, mas já viajei várias vezes pra São Luis, pois essa é uma cidade que amo e gosto muite de visitá-la.Toda vez que posso viajo pra São Luis............Te Amo São Luis......
Por: Cidilene de Jesus Pinheiro Costa

não moro, mas conheço São Luis, pois já viajei muitas vezes pra essa cidade maravilhosa, porque ela é uma cidade que tem cultura, tem pontos turísticos e muito pontos históricos........amo São Luis.....Em breve estarei aí de volta...........
Por: Cidilene

pense em um lugar lindo quando vou ao maranhão tenho que ir em são luis se não é mesmo que não ter ido amo são luis muuuuuiiiiiiiittttttoooooooo!!!!!!
Por: Roberto Oliveira dos Santos

São luis a capital da cultura, a jamaica brasileira, a cidade dos azulejos, cidades das lendas, ilha do amor. Essas são algumas caracteristicas que são dadas a essa grande e maravilhosa cidade, um presente que Deus deu ao Brasil e para o mundo, te amo!!
Por: werbert souza

Cidade maravilhosa, ilha do amor, amo minha terra apesar de não morar mais em são luis, minha familia toda é dai do bairro Bequimão. abraço......
Por: Eldenir Marinho Veloso Maia

adoruh essa cidade nasci aki.......é uma otima cidade,linda
Por: Jéssyka

Eu sou da cidade de Arme, é uma cidade interiorana, más é muito boa para se viver, pois ainda existem muitas florestas com ar puro que vem das montanhas. Arame é uma bela cidade Que nasceu entre altos e belos montes, A margem do rio zutiwa Onde tem diversas fontes, Hoje tem boas estradas E tambem diversas pontes. Eu não conheço bem São Luis, más ja estive ai diversas vezes, tratando de negocios nos setores economico e tambem da educação. Más sabemos que são luis é uma bela capital para morar, curtir as praias, as festas juninas, o bumba-meu-boi e muitas outras diversões, é isso queria falar da nossa querida capital, obrigado pela atenção. ok!
Por: Jose Nunes Vieira-( Zé Camilo)

Morei em São Luis, por quase um ano, para mim foi como já ter vivido neste lugar, mesmo sem nunca ter estado lá. Foi maravilhoso a experiência, de conhecer, viver, e vivenciar... e espero um dia voltar...amo São Luis
Por: Fernanda de Melo

sou apaixonada pelo maranhao pois é um dos oucos estados do brasil q n conheco, apenas por fotos. seus casarios sao deslumbrantes, suas paisagens, maravilhosas! nao posso morrer sem conher essa grandiosidade de deus e tenho q correr pois , ja tenho 65 anos. me espere maranhao q breve chegarei por aí! amo vcs.
Por: gracinha leao

Oi, posso dizer que São Luís é muito bom. E tem os melhores lugares para os turistas conhecerem e tirarem fotos. Os melhores restaurantes, hotéis, locais históricos e artísticos. São Luís é muito, muito bom mesmo. Bjo
Por: Susan Estrela

uma cidade maravilhosa praias lindas, museus muito linda...
Por: geison paiva silva

São Luis, é uma das melhores cidades de Maranhão, apartir dos hoteis, aos restaurantes, e a praia....hummm..nem se fala concerteza é a melhor. Venha Conhecer Vc tb!!!
Por: Evellyn

sou maranhese,mas moro no amapá há 20 anos, achei as fotos do maranhão lindas vcs estão de parabeéns!!!!!!!!!!!!
Por: CENILZA SANTOS DOS ANJOS

sim,sou do interior do maranhão,mas á 10anos moro em goiânia goiás,e uma vez por ano vou ao maranhão com minha familha q são daki de goiás,mas q adoram as praias dai,q são maravilhosas um abração aos meus conteraneos,regis almeida.
Por: reginaldo

oi esta linda de muito linda mesmo parabéns são luis vc e de mas bjs
Por: ivone

amo sao luis, ver as fotos me deixa com saudades. sonho em um dia voltar a morar no meu estado querido, linda ilha do amor pra mim e saudade
Por: rosy

Eu sou maranhense de coração,moro à muito tempo no Rio Grande do Sul,hoje olhando as fotos de sâo luis , não dá para acreditar no que mudou em relação a época que morei em são luis,a saudade pegou muito forte,breve estou indo rever minha terra. Gostaria de reber mais informações de são luis no meu e-mail.
Por: walerino moreno

CIDADE MUITO BELA AdORO SAO LUIS !!!! MUITO LINDA
Por: angelica

ai,ai q saudade que tenho do maranhão, ai,ai q saudade,q tenho do maranhão.M éé ee aranhão que terra boa onde o porta nasceu. . .S Luis é uma pintura emoldurada.O velho casario colonial,o mar,o som das radiolas,o cuchá. . . São Luis, te amooooooooooooooLuis Paulo
Por: luis paulo o lopes

Conheci São Luis em 2008 quando minha filha foi aí morar! Desde então já visitei a Ilha várias vezes, pelo menos duas vezes em cada ano. Ela morou inicialmente em São Francisco, à beira da Ponte Jose Sarney. Uma de dois andares, proporcionava uma linda imagem do Rio Anil com seus barquinhos de pesca e suas velas coloridas... eum visão privilegiada do Centro Histórico, em destaque da Igreja e da praça Maria Aragão! Eu amo São Luis, Berço da história do Brasil, com sua cultura e tradição! Suas festas juninas com seus BOIS e Danças tão ricas! Hj faz oito dias que daí retornei... e ja estou morrendo de saudade! GOSTARIA DE FAZER UM APELO AOS MARANHENSES: NÃO COLEM PANFLETOS NOS AZULEJOS DO CENTRO. PRESERVEM A RIQUEZA CULTURAL E HISTÓRICA QUE VCS TÊM.
Por: sonia maria de frança bassani

Eu precisaria escrever um livro para mostrar tudo o que sinto e porque amo São Luis do Maranhão!
Por: sonia maria de frança bassani

adorei as praias de são luis, principalmente a praia ponta da areia, muita calma muito aconchegante, se pudesse moraria aí, parabéns São Luís por este centro histórico tão lindo, por essas pessoas tão meigas, por essa educação de vcs, parabéns mesmo de coração, espero voltar aí mais vezes para apreciar essas praias maravilhosas, quem puder visite São luís do Maranhão não sabem o que tão perdendo. Cidade maravilhosa para não mais esquecer. Abraços a todos maranhenses de bom coração.
Por: gesiene oliveira

nossa a cidade de são luis é muito linda...gostei da paisagem..
Por: andy b-girl

eu tabm amo sao luis,e uma das poucas cidades q eu sempre quiz morar.
Por: antonio

adoro ver todas essa fotos sao luis matar mais a saldade do meu maranhao . mim sinto muito feliz por saber que sao luis e uma cidade maravilhosar. sou maranhese com muito prazer.
Por: deise

gostei tanto de sao luiz q pretendo retona nas minhas ferias ano q vem quero sair um pouco da vila cruzeiro curti um pouco de paz minha namorada e dair de sao luiz sou segundo sargento bombiro agi do rj
Por: mauro

ESTOU EM SÃO PAULO A MUITOS ANOS E ME CONFORTO AO VER ESTAS LINDAS FOTOS ADOREI MORO NO BAIRRO DE FATIMA GOSTARIA DE VER ALGO SOBRE ELE OBRIGADO.
Por: albino oliveira silva

Adoro são luiz,cidade belíssima,vale a apena vizitar.Vizitem a praia do calhau e do araçagy.
Por: gloria soraia

Essa é a minha linda cidade,um dia eu irei voltar com fé em Deus,,
Por: Raimundo Ferreira matos

Ilha do amor. São Luiz é simplesmente linda. Adoro.
Por: etelvina oliveira de carvalho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Luís
Fundação:
1612
Altitude:
24m
População:
837.588 habitantes
Área:
831,7km²
Densidade Demográfica:
1.007,08hab/km²
CEP:
65000-000

Envie seu comentário sobre São Luís