Matinha

Matinha-MA
banner

Bem-vindo a Matinha!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Matinha, informações e fotos da maravilhosa Matinha. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Matinha, recomendadas por internautas.

A cidade de Matinha, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 39m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.236 habitantes. A área total de Matinha é de 429,0km², e sua densidade demográfica é de 40,18hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Matinha-MA é 65218-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Matinha

Roteiros do Brasil

Região Lagos Floridos

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O atual município de Matinha teve sua origem em meados do século XIX, quando lá foram instalados os engenhos de açúcar “Nazaré”, de propriedade do Padre João do Lago, e “santa Maria”, pertencente ao comendador Antônio Alves das Silva, assim como fábricas de farinha de mandioca, uma localizada no sítio “Hespanha”, do comendador José Belfort, e outra no lugar “Santa Maria dos Meireles, cujo dono era o caboclo Ezequiel Meireles. Com a abolição da escravatura, muitos escravos mestiços das fazendas da região instalaram-se nas proximidades de um lugar onde havia casas comerciais, formando o núcleo residencial que constituiu o embrião da cidade hoje existente. Graças ao empenho do Deputado Federal Afonso Matos, que apoiou movimento encabeçado pelo político local João Amaral da Silva, Matinha foi elevada à condição de município no dia 31 de dezembro de 1948, através da Lei Nº0267.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílio

matinhense

População

21.823 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A cidade de Matinha é uma cidade encantadora com pessoas hospitaleiras. É um lugar calmo. Como belezas naturais, têm rios, lagos e campos, que quando no período do inverno, fica encantador! Além do antigo engenho de açucar que fica no povoado de Nazaré. Temos um povoado formado por quilombolas onde é realizado o festival do peixe. Você que quer conhecer mais, é só nos visitar e será bem recepcionado por este belo povo cheio da graça de Deus.

Clima 

 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte Maranhense 

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

107 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Mata do Bom Jesus

Mata de Nazarée

Aeroporto Municipal

Lago de Aquirí

Igreja Matriz

Lago de Itans

Lago de São Caetano

Engenho de Nazaré

Manifestação Cultural

Artesanato

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHA

E-mail:

Telefones: (98) 3357-1138

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO UNICO:

E-mail:

Telefones: (99)9614-3677

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.famem.org.br

http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Matinha

Matinha é muito massa. Fui passar carnaval esse ano, e pretendo voltar..Obrigado aos moradores e preserve sua cidade.
Por: Leysiane Moraes

O Grande amor da minha vida nasceu aí, estou aquí no Rio de janeiro e estou vendo um belo lugar. Se eu me casar com Kátia Regina M. V. certamente poderei conhecer Matinha. Um belo lugar.
Por: gustavo dos Santos calicchio

è uma cidade maravilhosa, onde o turismo è povo que nela vive, povo esse hospitaleiro muito simpatico, tambèm nunca vou me esquecer do baile de são gonçalo tradiçao que no mundo de hoje, ja não se ver mais, mais que ver? vai em matinha. logo logo voutarei a matinha
Por: wlisses vasconcelos

essa cidade faz parte da minha vida da minha cultura o q tem de bom nesse lugar são as mangas algumas pessoas chamam de cidade da manga..outra coisa q tem de bom e o reege com a ferrari do som..rarararara
Por: nediana mendonça silva

cidade que amo. Povo hospitaleiro, amável, amigo. De lugares que se pode visitar e ter uma vista aconchegante da natureza com seus campos e lagos: Itans, Aquiri, Ponta Grossa, Santa Maria. Tem bons hotéis, churrascaria. Cidade calma, porém prazerosa.
Por: maria da conceição gomes

E uma cidade muito aconxegante embora seja muito pequena. Os festejos sao muito ricos.
Por: karla

estudei em matinha em 1971 e 1972, hoje morem em novo hamburgo rio grande do sul, tenho alguns parentes a amigos que fiz nessa época, é uma cidade fantástica, gostavam muito da cidade
Por: reinaldo martins serrão

a cidade de matinha tem a festa de sao joao como a sensacao da baixada vale a pena visita la nesta epoca
Por: edimar barbosa da silva

Conheco, nasci em Matinha, é uma cidade muito acolhedora, com pessoas muito prestativas. Eu recomendo visitem matinha1!!!
Por: Aureliane Costa Fonseca

nessa cidade nasceu um safado chamado nonato moura.por ai dar pra ver que a populaçao quanto a cidade ja nao é coisa boa.
Por: raymara

conheco muito bem a cidade de matinha tenho muitos amigos la e estou passar minhas ferias la agora em junho
Por: edimar barbosa da silva

A cidade de Matinha é uma cidade encantadora com pessoas hospitaleiras. É um lugar calmo. Como belezas naturais temos os rios, lagos e campos, que quando no período do inverno, fica encantador! Além do antigo engenho de açucar que fica no povoado de Nazaré. Temos um povoado formado por quilombolas onde é realizado o festival do peixe. Você que quer conhecer mais, é só nos visitar e será bem recepcionado por este belo povo cheio da graça de Deus.
Por: Valdinho Moraes

gostaria de fazer uma critica construtiva atual adm que cuidasse melhor da cidade em especial ao bairro novo que tem 25anos e nem uma rua asfaltada votarei ai em 2011 e espero alguma mudanca positiva, grato joao batista de manaus am
Por: joao batista trindade serra

TENHO SAUDADE DE MATINHA JÁ FAZ 18 ANOS QUE EU TIVE AI SOU DESSA CIDADE MARAVILHA, ME CASEI E VIM EMBORA PARA BAHIA EM BREVE VOLTAREI A PASSEIO PARA MATINHA.
Por: ZENILDE GALVAO DE ALMEIDA

MATINHA-MA., minha cidade natal, nasci, cresci e estudei em ti, sai para concluir meus estudos medio e superior e voltei para contribuir com o conhecimento que adquirir, quero fazer parte do teu crescimento, da tua historia, e do teu desenvolvimento econômico, cultural, e técnico administrativo
Por: DOMINGOS FERREIRA - CONTADOR

Matinha cidade banhada por lagos, campos e alagados, povo simples e amáveis, trabalhador, criativos e inteligentes, nossa historia, nossa economia, nosso bem-estar e a construcao do que queremos depende de nos mesmos. vamos lutar, vamos crescer, vamos vencer.
Por: DOMINGOS FERREIRA - CONTADOR

Amo essa cidade, nela apredemos os valores que tem a família e os amigos. Agradeço a Deus por ter nascido aqui em Matinha.
Por: Rayckar

me chamo,nilson,sou de teresina -pi,vivi em matinha,5 anos,terra boa,povo hospitaleiro,fiz muitos amigos,ate hoje sinto saudades,para mim o melhor carnaval da baixada maranhense,e o de matinha,fui vocalista da banda britanicos de matinha e ex-vocalista da banda stargil,hoje estou em teresina,mas nunca esqueci da minha matinha,que amo de coraçao,breve estarei i de volta abraços,saudades.
Por: josenilson magalhaes bezerra

o que tenho a falar de matinha é que apesar de ser pequena é uma cidade maravilhosa;e quase todo final de semana eu vou pra lá inclusive no s.joao e muito bom lá..e vou levar amigasdpra conhecer a famosa matinha
Por: ana patricia

Não conheço ainda, mas pretendo conhecer. Depois de ler estes comentários fiquei com mais vontade. Tenho uma amiga em Matinha que é a Dinha da farmácia.
Por: Eliane Medeiros

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Matinha
Fundação:
1948
Altitude:
39m
População:
17.236 habitantes
Área:
429,0km²
Densidade Demográfica:
40,18hab/km²
CEP:
65218-000

Envie seu comentário sobre Matinha

banner