Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Chapadinha?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Chapadinha

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A atual sede do município de Chapadinha teve sua origem no ano de 1783, com o nome de Chapada das Mulatas, em razão da predominância de mulheres de tez amulatada entre seus primeiros habitantes. Em 25 de setembro de 1802, atendendo ao crescimento do povoado, foi criada, por provisão régia, a freguesia de Nossa Senhora das Dores, subordinada à jurisdição da paróquia de Vargem Grande, então comarca de Itapecuru-Mirim. Pelo Decreto Estadual Nº 36, de 17 de outubro de 1890, foi o povoado elevado à categoria de Vila,com o nome de Chapadinha, sendo desmembrada de Vargem Grande e Brejo. Graças à exploração das riquezas naturais da região, como o babaçu e a carnaúba. Chapadinha experimentou rápido e crescente desenvolvimento econômico e demográfico. Em 29 de março de 1938, por decisão do então interventor Paulo Martins de Souza Ramos, foi levada à categoria de cidade.

Gentílico

Chapadinhense

Significado do Nome

Atraídos pela riqueza das terras, comerciantes se estabeleceram no local que foi denominado Chapada das Mulatas - nome originado pela configuração do terreno e a cor das primeiras mulheres ali chegadas.

Aniversário da Cidade

29 de Março

População

73.283 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Atualmente, tem como grande atividade agrícola a plantação de soja.
Sua economia é predominantemente baseada no setor de comércio e serviços, sendo inscipiente a indústria (basicamente concentrada na construção civil: olarias; e também metalurgia).
No passado a exploração do extrativismo de babaçu legou muita renda a este município que era um dos maiores produtores do Estado do Maranhão. Sobre este tema consultar: Peter May (Palmeiras em chamas) e Jair do Amaral Filho (Economia Política do Babaçu).       

Clima 

Tropical Úmido

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste Maranhense 

Limites

Vargem Grande, Mata Roma, Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto, Timbiras, Codó, Afonso Cunha, Coelho Neto e Buriti.

Acesso Rodoviário

BR 222 e a MA 230

Distâncias:

Da Capital:

170 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Rio Munim

O Rio Munim é considerado o principal rio da cidade de Chapadinha, ele nasce em Aldeias Altas e corta a cidade no sentido Norte e Sul, passando por diversas localidades, recebendo as águas do Rio Iguará e do Rio Preto, passando nos municípios de Ninas Rodrigues, Morros, Axixá, e já se misturando as águas salgadas no município de Icatu. Muitos habitantes da cidade de Chapadinha vão ao rio nos finais de semana pra se divertir, só que às vezes essa diversão não é muito saudável pois, como muitos moradores usam o rio como fonte de sobrevivência, tendo a pesca como o principal meio, os habitantes da cidade poluem o rio com sacos plásticos, garrafas peti, latas de cerveja e etc. Prejudicando assim os moradores da região. No inverno o rio tem um alto índice no aumento das águas. Em várias localidades o rio transborda e prejudica os moradores que têm vários pertences e plantações destruídas. Uma das piores cheias foi no ano de 2009, muitas pessoas tiveram suas casas inundadas. Nessa época surgiram várias campanhas na cidade, principalmente nas escolas, para ajudar os que tiveram perdas. O que podemos falar sobre o transbordamento dos rios? É simples, todos podem ver nos dias atuais como a natureza é tratada. No leito dos rios existem árvores que ajudam a manter a água mesmo quando ela está em um alto nível, só que essas árvores são derrubadas, causando assim o assoreamento nos rios, essa é a principal causa que leva as águas dos rios à transbordar. Pode-se concluir que apesar do rio ser benéfico pra cidade, também pode causar danos por causa do desmatamento que causa assoreamento no leito dos rios, assim transborda na época das cheias, destruindo o meio de vida de muitas pessoas. Por: Tiago Silva Pinto

Rio Preto

O Rio Preto nasce na localidade de saquinho no município de Buriti, servindo de divisa entre os municípios de Anapurus, Mata Roma e Chapadinha desaguando no Rio Munim.

Rio Iguará

O rio Iguará nasce em Aldeias Altas, servindo de divisa também entre os municípios de Chapadinha e Timbiras, desaguando no rio Munim, pouco depois de Vargem Grande.

Riacho Itamacaoca

O riacho Itamacaoca nasce nas localidades Fonte Velha e Paredão no Município de chapadinha , aproximadamente a 3 km do centro da cidade. A 1 km desta nascente foi construída uma barragem pela Caema, que recebeu o nome de BARRAGEM ITAMACAOCA de grande utilidade para a comunidade chapadinhense, no abastecimento de água potável e tratada para a população. O nome Itamacaoca se deu em razão dos primeiros habitantes terem sido os índios e que suas casa eram conhecidas como “OCAS” e quem cujo local existirem muitas pedras em formas de grutas, das quais surgem olhos d’agua, iniciando assim um córrego que os índios denominaram de riacho. Outras Fonte Naturais Chororó, Bica, Aldeia, Quebra-cabeça, Japão, juçaral, Angelim.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Uma manifestação tradicional cultural e religiosa da cidade está no Festejo de Nossa Senhora das Dores que acontece todo ano no mês de setembro, e também as festividades carnavalescas que já foram declaradas as melhores, maiores e mais animadas do estado, exercendo forte influência até em estados vizinhos atraindo diversos visitantes de muitos lugares brasileiros e até estrangeiros.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL CHAPADINHA

E-mail:

Telefones: (98) 3471-1845   

Sites: http://www.chapadinha.ma.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO DE TÍTULOS:

E-mail:

Telefones: (98) 3471-1319

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Chapadinha e pousadas em Chapadinha para visitar Chapadinha.

Promova a cidade de Chapadinha no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!