Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Cedral?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Cedral

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Floresta dos Guarás

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primitivos habitantes de Cedral, nome dado ao lugar por nele existir grande quantidade de cedros, eram descendentes de índios e portugueses, aos quais se juntaram o capitão José Serrão de Albuquerque Seguins, que era criador de gado, Jacinto Passinho, Eleotério Ferreira e Antônio Serrão Martins, estes proprietários rurais. Paralelamente às atividades agropecuárias, a população masculina também se dedicava à pesca, enquanto as mulheres se entregavam à tarefa de fabricar redes e a confeccionar rendas de almofadas. Em 1924, chegavam ao povoado o jovem José Ribamar Ewerton, que logo se tornaria um dos homens mais influentes de Cedral, muito contribuindo para sua emancipação. O município foi criado pela Lei Nº 257, de 9 de junho de 1964.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

09 de Junho

Gentílico

cedralense

População

10.300 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS  

Com a decadência do sistema colonial ao final do século XIX, predominou a cultura de subsistência em pequenas lavouras de mandioca. O processo agrícola ainda é arcaico e consiste da derrubada de mata (roçado), que posteriormente é queimada, empobrecendo ainda mais o solo, que vem já sendo utilizado há gerações. As matas originais praticamente não existem ou são raras. Além da mandioca para a produção de farinha d’água, farinha seca e tapioca, cultivam-se o arroz, milho, feijão, quiabo, maxixe, abóbora (jerimum) e outras curcubitáceas, além de ervas e leguminosas. Porém estas culturas não ultrapassam o índice relativo à pequena escala de produção, típico da cultura de subsistência.

Clima 

Tropical quente e úmido

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte Maranhense 

Limites

Guimarães, Porto Rico do Maranhão e Mirinzal.

Acesso Rodoviário

 

 

Distâncias:

Da Capital:

193 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Cedral tem um litoral abençoado, com praias de areia branca quartzosa, locais verdadeiramente paradisíacos. Outeiro, Pericáua, Restinga e Saçoitá são algumas das praias mais visitadas, contudo o acesso a essas praias ainda é difícil.

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

Cedral tem um litoral abençoado, com praias de areia branca quartzosa, locais verdadeiramente paradisíacos. Outeiro, Pericáua, Restinga e Saçoitá são algumas das praias mais visitadas, contudo o acesso a essas praias ainda é difícil.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Cedral tem grande potencial a ser desenvolvido no ramo hoteleiro, turístico, agrícola, da piscicultura e do artesanato, contudo carece de grandes investimentos.

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O Bumba-meu-boi, assim como em todo o Maranhão, porém o sotaque característico da região é o de zabumba.
Anualmente, em ocasião do Carnaval, acontecem xarangas e blocos organizados promovidos pela comunidade local; na sede também chamada de jacu, jegue, por influência do Jegue Folia, famoso bloco carnavalesco de São Luís. Nos povoados a diversão fica por conta das festas de entrudo, também chamadas de Salamê, com características próprias, mas com forte influência dos típicos blocos de sujos de São Luís.

- Ocorrem também a Festa do Divino, a Dança Portuguesa e a Quadrilha em período junino, o Pastor ou brincadeira do Presépio, festejado nos meses de dezembro e janeiro em ocasião de Natal e Dia dos Reis Magos. A brincadeira do Pastor ocorre apenas no município de Cedral, não sendo observada em nenhuma outra parte do Maranhão, consiste de um auto teatral do nascimento de Jesus. A brincadeira conta com inúmeros personagens fictícios como anjos, pastores, princesas, reis, rainhas, espanholas, ciganas, floristas e etc... com diálogos e versos cantados ao som de viola/violão, pandeiro, saxofone e/ou clarinete. É vedada a participação masculina neste auto, salvo pelos músicos; é também notória a influência da cultura portuguesa neste folguedo.
São celebradas festas de santos católicos nos povoados, com procissões e levantamento de mastro em alusão ao santo, após a ladainha e rezas, ocorrem geralmente um leilão promovido pela irmandade responsável e distribuição de bolo de tapioca e chocolate aos presentes. A festa profana, propriamente dita, antigamente ficava a cargo de músicos que tocavam o baile, com o tempo os músicos foram sendo substituídos por radiolas, que a partir da década de 1970 passaram a tocar o reggae. Este ritmo jamaicano atualmente é tocado em todas as festas.

- O tambor de mina ou pajé é uma manifestação de aspecto cultural e religioso, sincrética de origem africana, de elementos trazidos pelos escravos mina-jeje e angola-congo, de práticas indígenas animistas e do catolicismo. Hoje em vias de desaparecimento na região. Outra manifestação de origem africana é o tambor de crioula, que diferentemente das rodas de tambor apresentadas em São Luís, há intervenção masculina, com gestos que lembram a capoeira.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CEDRAL

E-mail:

Telefones: (98) 3398-1540

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail:

Telefones: (98) 3398-1402

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Cedral e pousadas em Cedral para visitar Cedral.

Promova a cidade de Cedral no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!