Informações de Barreirinhas

Barreirinhas

portal férias

ROTEIROS DO BRASIL

Roteiro: Lençóis Maranhenses

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O Distrito de Barreirinhas foi criado em 14 de Junho de 1871, pela Lei Provincial nº 951 e sua emancipação ocorreu em 29 de Março de 1938, através da Lei nº 45, data em que se comemora o aniversário da cidade. Presume-se que a ocupação do território de Barreirinhas tenha sido feita através do Rio Preguiças e seus afluentes, assim como por influência da estrada que vinha de Campo Maior-PI na direção de Icatu, atravessando terras excelentes para a agricultura e a pecuária. Qualquer que tenha sido o fator determinante de sue desenvolvimento no período colonial e no tempo do Império, o certo é que, na metade do século passado, lá existiam florescentes fazendas de gado e engenhos que produziam açúcar e aguardente de cana. Sua criação, pela Lei Provincial Nº 481, de 18 de junho de1858, determinou que seu território seria constituído de áreas desmembradas e São Bernardo, Brejo, Miritiba ( hoje Humberto de Campos) e Tutóia. Depois de longo período de esquecimento, Barreirinhas desponta hoje como um dos mais importantes pólos turísticos de toda a região Norte/Nordeste, graças à inigualável beleza do Parque Nacional dos Lençóis, potencialidade a que associam o excelente clima que oferece e o fino artesanato de palha produzido por seus habitantes.

Significado do Nome:

Contam os mais antigos moradores, que o nome de Bareirinhas, teve sua origem devido as paredes de barro (argila) que existem às margens do Rio Preguiças.

Aniversário da Cidade:

29 de Março

Gentílico:

barreirinhense

População:

58.599 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Principal cidade de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e por isso considerada o seu Portão de Entrada. Atrativo imperdível é o rio Preguiças, suas águas e a vegetação de suas margens, formada por palmeiras e mangues, produz um visual único. Ao descer o rio você vai visualizando as praias de rara beleza, onde as dunas intercaladas pelas lagoas formadas pelas águas da chuva representam a indiscutível beleza dos pequenos lençóis. Programe suas férias para Barreinhas, e não deixe de conhecer esse espetáculo da natureza!

Clima:

Tropical, quente e semi-úmido

Temperatura Média:

26º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Tanto para quem vem de São Paulo quanto para quem vem do Rio de Janeiro a melhor opção é ir de avião até São Luís. Esse percurso é feito pelas principais companhias aéreas entre elas Vasp, Varig e TAM. De São Luís até Barreirinhas são 339 km, aproximadamente nove horas e meia de carro, por uma estrada recém reformada. Partindo de São Luís segue-se pela BR-135 até Rosário e pega-se a estrada para Morros. São 84 km desse ponto até Urbano Santos e então mais 90 km até Barreirinhas. São quase 150 km de estrada de terra. Há também a opção de ir de avião com as operadoras locais: Certa, Cobra e Alfa Taxi Aéreo fazem o percurso.

-Aeroporto de Barreirinhas

  -O Aeroporto de Barreirinhas ainda não possui códigos ICAO nem IATA. Atualmente, possui apenas uma pista, com 930 metros de extensão, enquanto a maior, com 1500 metros, está sendo construída, ambas com superfície de asfalto. A pista maior também contará com dois stopways, assim, de um stopway a outro, a extensão pode chegar a 1750 metros, ao todo.

Localização:

Município da Região Lençois Maranhenses do Estado do Maranhão.

Limites:

Norte com o Oceano Atlântico,ao Sul: o município de Santa Quitéria, a Leste: municípios de Paulino Neves e Santana do Maranhão, a Oeste: os município de Primeira Cruz e Santo Amaro.     

Distâncias:

-Brasília/DF - 2.035 km

-Rio de Janeiro/RJ - 2.888 km

-São Luis/MA - 254 km

-São Paulo/SP - 2.995 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O Parque dos Lençóis é uma atração única em todo o mundo. A qualquer época do ano é uma atração imperdível, um presente da natureza. De janeiro a junho há o período das chuvas que cobrem as depressões entre as dunas do Parque com um conjunto de refrescantes lagoas, sendo que no final do período, as lagoas ficam totalmente cheias. Até agosto é possível apreciar este deserto com milhares de lagoas. De setembro a dezembro a paisagem é única. Um grande deserto de areias alvíssimas. Portanto, visitar o Parque e Barreirinhas é possível em qualquer época do ano: um deserto numa época e um oásis em outra. É só escolher o que preferir.

Principais Pontos Turísticos

-Rio Negro

  -Afluente do Rio Parnaíba, nasce na Lagoa de Boa Esperança, Atravessa o Parque e deságua no oceano.


-Rio Preguiças

  -É a principal via fluvial do município de Barreirinhas e um dos principais pontos turísticos da localidade, meio de vida e subsistência da maioria da população, sendo via de acesso para muitos povoados e comunidades ribeirinhas. Uma das principais fontes de alimento e recursos hídricos, cerca a cidade de Barreirinhas, sendo admirado pelos visitantes e amado pela população local. O nome “preguiças” tem sua origem, segundo o relato dos moradores mais antigos, o fato da presença de muitos bichos preguiças que habitavam as matas das margens do rio há muitos anos atrás e por suas águas mansas e tranqüilas correrem preguiçosamente ao sabor das correntes vazante e enchente. O Rio Preguiças nasce no povoado Barra da Campineira, no município de Anapurus e percorre mais de 120 km até desaguar no Oceano Atlântico em frente ao povoado de Atins.

-Lagoa Azul

  -Localização: Parque nacional dos Lençóis Maranhences

-Lagoa Santo Amaro

  -Maior lagoa do Parque.

-Farol das Preguiças / Farol de Mandacaru

  -Construção com 38 m de Altura e 19 milhas de alcance, oferece vista panorâmica das vilas de Mandacaru e Atins, matas, rios, deserto, mangues e do mar.
Localização: Povoado de Mandacaru.

-Biblioteca Pública municipal de Barreirinhas

  -Localização: Rua Coronel Godinho

   Funcionamento: 2ª a 6ª Feira de 8:00h às 17:00h.

-Beira Rio

  -Ás margens do rio Preguiças, é o local de concentração dos bares e restaurantes da cidade. Aqui à noite ocorrem, em alguns bares, apresentações de música popular. Além disso, é possível sentar em seus bancos e apreciar a passagem indolente do Preguiças. Possui um porto para embarque e desembarque de carga e passageiros, quiosques de água de coco, sorveteria, lanchonetes, bares e restaurantes que funcionam diariamente.

-Igrejas

  -Igreja Adventista do 7º Dia - A mais antiga está localizada na Avenida Coronel Godinho no Centro da cidade.

  -Igreja Assembléia de Deus - A mais antiga está localizada na Avenida Coronel Godinho no Centro da cidade

  -Igreja Presbiteriana - A mais antiga está localizada na Avenida Joaquim Soeiro de Carvalho no Centro da cidade

  -Igreja Católica - Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Data do século XVIII é uma das mais antigas do Estado do   Maranhão. Inaugurada em 08 de dezembro de 1948 passando no decorrer dos anos por várias reformas. Seu interior abriga uma pintura a óleo “O Batismo” datada de 1922, retratando o batismo de Jesus, em tamanho natural, da artista plástica Ruth Machado da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro – filha do Estadista Maranhense Francisco da Cunha Machado.

A imagem da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, talhada em madeira de lei (jacarandá), por artista desconhecido, e procedente de Portugal no início de século XIX. O sino, que pertenceu a Fazenda Santa Cruz, foi fundido em Braga (Portugal).

-Vassouras

 -Um conjunto de dunas que na época das chuvas possui algumas lagoas. Existe duas áreas de acesso a Vassouras, em ambas existe uma pequena estrutura de alimentação e artesanato, além da visita de algusn macacos que habitam a região que aparecem aos turistas.

-Mandacaru

  -É uma vila de pescadores bela e bucólica, possui um farol de 32 metros de altura de onde se descortina dezenas de quilômetros de dunas, manguezais, palmeiras e cajueiros. O Farol das Preguiças (Conhecido como Farol de Mandacaru) foi construído em 1940, inaugurado em 1941 pelo então vice Almirante Morais Rego. São 160 degraus e uma vista panorâmica para Mandacaru, Atins, Caburé, Rio Preguiças, Lençóis Maranhenses e manguezais.

-Praia de Caburé

  -Os primeiros moradores desta região foram os índios Caetés e Tapuios, depois chegaram os corsários europeus iniciando através da foz do rio Preguiças a colonização fluvial da área pelo homem branco. Geograficamente a Praia do Caburé fica localizada próxima à foz do Rio Preguiças, na estreita faixa de areia que separa o rio do mar. Sujeita à ação dos ventos fortes e a constante movimentação da areia a praia do Caburé vem sofrendo com uma intensa erosão marinha nos últimos anos, devido ao fato de sofrer a pressão das ondas do oceano Atlântico de frente, sem proteção de uma baia. O espaço compreendido entre o rio e o mar que já foi de aproximadamente 1.500 metros nos meados da década de 1980 diminuiu bastante, chegando hoje nas grandes marés a cotas inferiores a duzentos metros.
A região onde se encontra a praia do Caburé denominada de Pequenos Lençóis é composta pelas localidades de Moitas, Morro do Boi, Espadarte, Alazão, Vassouras e Caburé.
Estruturando-se com o passar dos anos a Praia do Caburé vem melhorando seus serviços e equipamentos turísticos, contando atualmente com relativa estrutura de apoio aos passeios ofertados, e hospedagem.

-Atins

  -É o maior povoado litorâneo do Município e um lugar privilegiado, pois é onde se inicia a Praia dos Grandes Lençóis e se avista a foz do Rio Preguiças, na sua margem esquerda.
Iniciam-se em Atins os campos de dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses de onde partem os aventureiros que praticam trekking com a travessia parcial ou total dos Lençóis Maranhenses.Destacam-se a ocorrência de desova de tartarugas marinhas; a passagem de aves migratórias; o aparecimento de um paleomangue próximo ao Canto do Atins; e o afloramento de um arenito ferruginoso pouco consolidado que permite ao visitante banhar no período das cheias em pequenas cascatas que se formam a partir da rede de drenagem que sai dos campos de dunas e se dirigi ao mar.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Março

  -Dia 29 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARREIRINHAS

E-mail:

Telefones: (98) 3349-1201

Sites: http://www.barreirinhas.ma.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:  cartorio2oficiobareirinhas@hotmail.com

Telefones: (98) 8822-7115 / 8118-0640

Site:  http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (98) 3349-0209

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

CRÉDITOS:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Promova a cidade de Barreirinhas no Férias. Envie-nos mais informações para impulsionar sua cidade no turismo brasileiro!