Arari

Arari-MA
banner

Bem-vindo a Arari!

banner

As melhores pousadas em Arari podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Arari, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1864. A localidade está em uma altitude de 7m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 25.483 habitantes. A área total de Arari é de 1.084,2km², e sua densidade demográfica é de 23,50hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Arari-MA é 65480-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Arari

ROTEIROS DO BRASIL

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O município foi fundado por um padre jesuíta português, chamado José da Cunha D’Eça. A primeira penetração do território do atual município de Arari, ocorrida em data não conhecida, resultou na ocupação inicial de uma área que recebeu o nome de “Sítio”, logo abandonada pela maioria de seus habitantes, que se fixou em outra, distante 12 quilômetros, onde edificou moradias e fez plantações. Sabe-se, entretanto, que por ocasião da revolta de Bequimão, em 1685, este buscou refúgio em fazenda que lá possuía e onde foi preso depois da delação de seu afilhado Lázaro de Melo. Pelo Decreto-Lei Nº 45, de 29 de março de 1938, foi criado o município de Arari.

Significado do Nome:

A palavra Arari, no tupi-guarani, significa arara pequena.

Aniversário da Cidade:

29 de Março

Gentílico:

arariense

População:

28.986 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Arari, a 165 km da capital maranhense, São Luis, é uma cidade indescritível. É banhada em toda sua extensão pelo fantástico rio Mearim. São quilômetros de orla coberta de vegetação nativa, banhadas por águas mansas e caudalosas, onde abundam inúmeras espécies de peixes e outros viventes aquáticos. É também do Mearim que desponta um dos mais extraordinários fenômenos naturais: a pororoca. Além das belezas naturais, Arari ainda lhe oferece diversas opções de turismo e lazer. São inúmeras festas religiosas, festivais, e expressões culturais que refletem a cultura popular de seu povo, que é muito receptivo, amável e alegre. Voce tem muitas razões para conhecer e se encantar com Arari, estamos te esperando.

Clima

Temperatura Média:

20 à 30ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Para chegar a Arari, partindo de São Luís, o visitante não encontrará muitos problemas. Passando pela BR-135 e seguindo para a BR-222, o caminho é bastante tranqüilo sem problema de buracos. Ao longo da viagem, pode-se aproveitar para comprar diversas iguarias da região nas centenas de barracas instaladas ao longo da estrada, que vendem frutas, farinha e outros produtos. E além disso a estrada contém olho de gato.

Localização:

Baixada Maranhense 

Limites:

Anajatuba, Vitória do Mearim, Conceição do Lago Açu, Miranda do Norte, São Mateus, Matões do Norte e Viana.

Distâncias:

-Brasília/DF - 1.838 km

-Rio de Janeiro/RJ -2.833 km

-São Luis/MA -165 km

-São Paulo/SP - 2.796 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos naturais 

-Pororoca

  -Uma das épocas em que a cidade recebe mais visitantes é no período da pororoca, fenômeno que acontece devido ao encontro da água doce do rio Mearim com a água salgada. Durante esse tempo, Arari fica lotada de turistas, principalmente de surfistas, para ver o fenômeno e surfar ondas de longa duração, que chegam a quatro metros de altura. Foi por conta disso que a cidade ganhou visibilidade nacional, sendo destaque em algumas edições do Globo Esporte, devido a uma etapa do campeonato de surf na pororoca e também na CNN. O melhor período para apreciar a pororoca é de julho a dezembro, quando o verão é mais intenso.

-Lagoa da Morte

  -Um lugar agradável para se tomar um bom banho, que a comunidade local também usa como área de camping.

-Matriz de Nossa Senhora das Graças

  -Localizada no centro da cidade.

-Rio Mearim

  -Com vários bares instalados em sua orla, transformou-se em Point para diversão em finais de semana.

-Culinária

  -Conhecida como o portal da Baixada Maranhense, por ser uma das primeiras cidades da região, Arari também realiza o Festival do Peixe e sua culinária não difere muito da presente no restante do Estado, com destaque ao peixe Jeju cheio e galinha caipira ao leite de coco.

-Artesanato

  -Destaque para as redes e esteiras de palha: potes, alguidares, bacias de barro e coletes para vaqueiros, chapéus e chinelos de couro. Vale a pena conferir.

-Arte

  -Arari é considerada o berço da cultura, tem o teatro, a dança, a pintura e várias expressões artísticas, que resistem a dificuldades e ao tempo pela força de seu povo.
   

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Fevereiro

- Carnaval - Famoso em todo o Maranhão caracteriza-se pela animação em todos os cantos da cidade num clima de segurança e paz.

-Abril

- Campeonato Brasileiro de Surf de Pororoca - Realizado pela Associação Nacional de Surf de Pororoca é muito concorrido por praticantes desse esporte de todo o Brasil e de diversos países, europeus e da América Latina.

-Junho

- Festejos Juninos. Momento de expressiva manifestação cultural popular.

-Julho 

- Festa de Charme Arariense - Mais tradicional festa dançante da juventude arariense. Iniciada na década de 70 pela “Turma do Saco”, mais famoso grupo de jovens ararienses, que criaram também a inigualável Escola de Samba de mesmo nome.

-Agosto

- Festa de Nossa Senhora das Graças - É a festa da padroeira da cidade que caracteriza-se por animadas novenas e grande procissão no mês de agosto.

-Setembro


- Festa de Bom Jesus dos Aflitos.

- Festival da Juçara - Realizado no povoado “Moitas” é muito visitado, animadíssimo e importante economicamente para a zona rural.
- Festival da melancia - Realizado no mês de setembro é o ápice das festividades ararienses, refletido no maior fluxo de turistas do ano. Além de momento festivo, o Festival da melancia é o instante maior das manifestações culturais e extremamente importante para a economia da cidade pois serve para divulgação e comercialização do mais importante produto agrícola da região: a deliciosa melancia. É momento também de confraternização pois muitos ararienses - que moram em outra cidades, estados e até outros países - aproveitam a ocasião para visitar parentes e amigos.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARI

E-mail:

Telefones: (98) 8125-6502 / 9113-3489

Sites: http://www.arari.ma.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DOS REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail:

Telefones: (98) 3453-1293

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Créditos

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

A atividade econômica da região gira em torno da pesca, da melancia e da colheita de arroz. Por conta da grande produção de grãos, Arari já foi considerado o segundo maior produtor do Maranhão, tanto que um agrônomo da cidade desenvolveu um projeto pioneiro, em que se planta arroz a partir de uma muda e não da semente. A ideia deu tão certa que já foi levada até para a Alemanha e serve de referência para os demais municípios do Estado.

Comentários de Arari

Conheço muito bem Arari afinal, morei lá por 13 anos. Uma cidade muito pacata que perde um pouco dessa serenidade no mês de setembro onde acontece o festival a qual a cidade é conhecida, o Festival da Melancia, muito bom recomendo a todos.
Por: Nair

Essa é a melhor cidade pra mim, Cheia de pessoas animada, pode-se dizer que é o povo mais animado do maranhão... Te amo Arari
Por: Mayara Rodrigues

amei a paisagem arquitetônica irei conhecer la em breve...
Por: comunidade arari

Não poderia deixar de dizer que o meu arari e lindo! Aquele Rio quantos banhos, quantos passeios de canoa. Quanta saudade!
Por: maria pureza carvalho

Não poderia deixar de dizer que o meu arari e lindo! Aquele Rio quantos banhos, quantos passeios de canoa. Quanta saudade!
Por: maria pureza carvalho

sim,gosto muito da cidade de arari.maisa faz tempo que não tive mais oportunidade para ir fazer um passeio,meu pai mora na cidade de arari,admiro muito esta cidade mais ta com um tempão que não vou por la,vontade é muita....mais vou se Deus quizer.
Por: ene marcia

arari e um cidade que sabe respeita as pessoas, o que mais posso fala tam suas belasas como a pororoca o fetival de melancia.
Por: valquiria

eu vo muito em arari adoroo essa cidade muito bela as festas então maravilhosas carnaval festival de melancia muito massa uma cidade muito massa bjus a todos
Por: daiane

Conheço Arari muito bem, pois nesta cidade. Éla é bem acolhedora, sem falar em suas caracteristicas da natureza como a Pororoca, gente é muito massa. Esse Fenômeno acorre por que o nosso precioso Rio Mearim se Encontra com o Mar e ai causa uma onda gigantesca que vem destruindo tudo que encontra em sua frente.Venha conhecer essa maravilha da natureza você não vai se arrepender!!!!Te espero aqui...
Por: Mayara

MINHA CIDADE DESPENSA COMENTÁRIOS ELA JÁ FALA POR SI SÓ. NOSSA HOSPITALIDADE JÁ DIZ TUDO. BEIJOS.
Por: MOISANE

OLÁ GALERA, PASSANDO P/ DEIXAR UM COMENTÁRIO SOBRE A CIDADE MARAVILHOSA Q É ARARI. NÃO DEIXANDO DE FALAR SOBRE SEUS MARAVILHOSOS FESTIVAIS. MOREI A ALGUM TEMPO NESSA ACONCHEGANTE CIDADE, SINTO MUITA SAUDADE DAS PESSOAS, DOS EVENTOS Q POR SINAL A DEIXAM AINDA MAIS INTERESSANTE. MESMO NÃO SENDO ARARIENSE, SINTO-ME FELICISSIMA EM TER PASSADO ALGUNS ANOS APROVEITANDO TUDO DE BOM Q ARARI TEM A OFERECER. BJO
Por: Dielly

nao so conheço, como sou filho da terra e adoro minha cidade,no momento estou longe mas nunca me esqueço dessa cidade.e uma cidade muito linda.na epoca de carnaval entao nem se fala,a festa da melancia tambem e muito boa e a pororoca e o maximo .gente aki meus sinceros depoimentos sobre essa cidade q eo maximo morar nela ate breve
Por: emerson paozinho

estive ai no carnaval,cara que loucura,bom de mais
Por: wudisney barbosa da conceição

estou morrendo de saudades de arari, dos amigos que deixei por breve tempo, logo estarei de volta se Ele quiser e há de querer, bjs aos amigos e até julho/10.qto as belesas de arari, gosto muito do rio mearim e da pororoca e tbm não poderia ficar de fora a festa da melancia que acontece em setembro. adoroooo.
Por: ana lucia

moramos nessa maravilhosa cidade de pessoas hospitaleiras, todos de lá sao gente boa, amamos ter morado lá, nessa cidade de pessoas tao maravilhosas. cantores Lucelio e Lucelia.
Por: lucelio e lucelia

Esta é na verdade uma maravilhoda cidade pra lazer e descontração tem um povo muito hospitaleiro, um rio maravilhoso em época de pororoca por sinal muito encantador, com a tradicional festa da melancia, a farta produção de peixes e camarões.. esta é de fato uma bela cidade pra se viver.
Por: celene martins

Arari é uma lida cidade da baixada maranhense,toda vez que estou de férias vou direto pra lar,cidade muito legal.
Por: Reginaldo S. Batalha

Ola! me chamo Rogério,nasci em Arari só que atualmente moro na capital. tenho muitas saudades da minha maravilhosa terra sempre quando posso visito para rever minha família e amigos.Abraço carinhoso a todos os ararienses.
Por: Rogério C Pestana

arari,e linda e sempre sera.adoro minha terra.moro no rio de janeiro,quando posso vou em arari.bjosss!!! conterranios.
Por: solange pereira sousa

Minha cidade, meu encanto, minha vida... saudades e realizações quando me percebo arariense. Como costumo diz: nascida, criada e nutrida pelos peixes deliciosos do rio mearim e suas aguas que cuidam da minha beleza a cada mergulho....
Por: Maria Alice Bogéa Praseres

arari cidade da minha natureza e juventude.hoje moro em sao paulo mas sinto muita saudade,pois foi ai que eu nasci.cidade linda e maravinhova
Por: mateus de

Oi, sou de Vitoria do Mearim, pode se dizer que Arari e irma da minha cidade, fica ha 8 km. Arari e bom demais, pelo movimento de pessoas em suas ruas, o povo de la gosta de balada, nao importa o dia da semana, todos saem de suas casas para tomar sua servejinha na praça, e bem legal... Bem movimentada, e a pororoca entao e demais, bom tambem e o festejo da melancia, afinal, Arari e conhecida por isso.... A TERRA DA POROROCA E DA MELANCIA.... Um abraço.
Por: milleny

Claro...., Arari é a minha terra natal terra que amo , gente generosa que considero todos da minha familia, colegio arariense ... ha... escola esta; que todos que passaram por ela tem história pra contar rs rs rs acho que eu fui uma das poucas que nao ganhou puxao de orelhas do garnde educador Pdre Clodomir, nao que nao merecesse e sim porque de tanto medo virava uma santinha na presença dele rs rs rs , Escola desse tipo nao existe mais em lugar nehum do mundo muita pena .
Por: georgete batalha de sena

Nasci em Arari, vivi em outro Estado, mas voltei. Esta cidade pequena é inesquecivel. Tem algo assim de braços de mãe. Acochêgo e calmaria onde se pode viver em paz.
Por: Maria da Graça Chaves

sou desse lugar maravilhoso ....moro distante hoje ,mais meu coracao ...esta sempre por air e se me pergumtarem qual a melhor cidade do mundo...respondo no hato arari ma....abraço
Por: iledio

sou desse lugar maravilhoso ....moro distante hoje ,mais meu coracao ...esta sempre por air e se me pergumtarem qual a melhor cidade do mundo...respondo no hato arari ma....abraço
Por: iledio

minha linda cidade nunca vou te esquecer você é d+!!!!!!!!!!!!
Por: wanderson martins

gosto muinto do festival da melancia a e da pororoca pra mim e o evento mais radical do maranhao.
Por: antonio santos vale

Nasci em São Luís e fui criado desde a tenra idade , acho que a partir dos dois ou três anos, Vivi la toda a minha infancia e parte de minha adolescência. só tenho boas lembranças desse tempo.Hoje com vivo no Rio de janeiro mas jamais sai do meu pensamento os banhos gostosos que tomei nas águas do rio Mearim. deixo aqui o meu abraço a todos os ararienses um dia hei de voltar a essa terra que considero como minha terra natal que Nossa senhora das Graças e bom Jesus doa aflitos proteja a todos.
Por: Zózimo Ribeiro Lisbôa

Sou do pará e visitei a cidade a 2 anos, adorei, é muito aconchegante.
Por: Odete Solange

ARARI É UMA TERRA DE ENCANTOS E RECANTOS NATURAIS EXUBERANTES.
Por: ADENILDO DE JESUS BEZERRA

EU SOU COMPLETAMENTE APAIXONADA POR MINHA CIDADE, A VISITEI EM JUNHO MAS JÁ ESTOU MORRENDO DE SAUDADES. EM ESPECIAL DA MINHA FAMILIA E AMIGAS. E MEU ETERNO AMOR ******.
Por: MOISANE

CONHEÇO BEM ESTA CIDADE SEMPRE ME FIZ PRESENTE ATE COMO JOGADOR DE FUTEBOL POIS A DEFENDI EM UMA FINAL DE CAMPEONATO MUNICIPAL ACHO QUE EM 78 CONTRA ACELEÇÃO DE SANTA INES E NÃO FOMOS BEM ATE PORQUE SANTA INEZ USOU JOGADORES PROFISSIONAI S E LERCILIOESTRELA ARBRITO DEU UMA AJUDA A ELES TENHO MUITAS SAUDADES DA REGIÃO HOJE MORO EM CANARANA -MT SAUDADES....
Por: JOSELUIZGONÇALVESSERRA

amo essa cidade tudo para mim é maravilhoso,não moro mas nesta linda cidade mas tudo que nela existi de novo para mim é muito gratificante
Por: gleiciane lima santos

Não tenho palavras para descrever a minha infancia de felicidades vivida nesta cidade.Amo minha querida Arari.
Por: Edmar Rodrigues

que saudade da minha cidade natal um abraço a todos de arari,hoje moro no rio de janeiro mas nao esqueço da cidade ,amo arari
Por: graça

Arari é minha cidade Natal e é uma cidade muito pacata mais de muitas atratividades como a pororóca, o festival da melancia, os congressos de Mocidade da igraja Assembléia de Deus. Sem contar na tranquilidade que é a cidade de Arari. Eu amo a minha cidade. Moro atualmente em São Luis mais sinto falta de minha cidade todos os dias. Lembro de tudo que aprontei quando criança. É uma cidade pra ser lembrada não só pelos seus moradores mais por todo o mundo. Agradeço a todos que verem esta mensagem... Arari terra de muitas palmeiras, de muitas histórias e rica em Bençãos de Deus através de Jesus Cristo que opera obras tremendas.
Por: ronald fernandes de oliveira

Gente estou achando muito interessante ter o mesmo nome dessa cidade!Pura coincidência pq minha mãe nunca ouviu falar.Agora minha vontade é conhecer essa beleza de paisagem!
Por: Arari Barbosa de Santana

fui em arari em 2005 e adorei a cidade.minha esposa é de felix-arari.Breve voltarei nessa belissima cidade.
Por: carlos morais

Esa é a melhor ciade para se morara. Um abraço para todos os meus colegas, em especial a galera da renovaçõa carismática católica. Um forte abralçooo!!! Benilton.
Por: benilton

sou arariense,moro em manaus e morro de saudade da minha terrinha.Quem não conhece,deve um visitar esta cidade,com certeza vai se encantar,saudade,dos festejos,dos amigos da familia.Ciade de povo acolhedor,alegre,gente bonita.Visite Arari...
Por: Nilce Campelo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Arari
Fundação:
1864
Altitude:
7m
População:
25.483 habitantes
Área:
1.084,2km²
Densidade Demográfica:
23,50hab/km²
CEP:
65480-000

Envie seu comentário sobre Arari

banner