Três Ranchos

Três Ranchos-GO
banner

Bem-vindo a Três Ranchos!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Três Ranchos e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Três Ranchos.


A “Angra do Cerrado”, o município de Três Ranchos, é uma boa opção para quem quer curtir a natureza, espera por lindas paisagens e gosta de pescar e praticar esportes aquáticos.

Localizado nas extremidades do sudeste de Goiás, próximo ao Rio Paranaíba, é um importante ponto turístico particularmente pelas suas paisagens. Fundado em 1953, dizem que há duas teorias para o nome Três Ranchos: A primeira é que o nome é uma referência aos locais de pouso dos viajantes e tropeiros, e a segunda é ligado aos ranchos localizados no alto da serra, onde haveria um pequeno quilombo.

Mas, apesar das teorias, a indicação do termo no livro “Vocabulário Geográfico do Estado de Goiás”, refere-se ao nome como “serra entre o córrego Água Limpa e o Ribeirão Ouvidor” e dá ênfase à segunda opção. Um fator interessante é que já houve duas tentativas de mudar o nome, mas ambas não foram bem-sucedidas.

Três Ranchos é um grande ponto turístico do estado de Goiás, principalmente pelo fato de ser um município com um dos maiores lagos de água doce do país. O Lago Azul tem aproximadamente 440 km de extensão e 180 metros de profundidade, possuindo um volume de água maior do que o da Bahia de Guanabara.

O município possui uma variada gama de hotéis e pousadas, além de uma excelente culinária, principalmente pelo prato feito com o peixe da região, o filé de Tucunaré. Além de contemplar a paisagem do Lago Azul, os amantes da pesca podem praticar a atividade, já que, além do Tucunaré, o lago possui variadas espécies de peixes. Agora, para os amantes de esportes náuticos a lista de atividades é bem ampla, é possível praticar: Jet Ski, wakeboard, natação, remo, entre outras.

Também é um famoso ponto turístico na época do carnaval, além de vários pontos de diversão, há um evento especialmente realizado nesta época chamado carnacross, uma competição de motos que atrai pilotos de várias regiões do país. O município ainda possui um Mirante-Cristo Redentor de 13 metros de altura, localizado no topo da serra. O monumento pode ser acessado por uma estrada não pavimentada em um percurso de 3 km.

Informações de Três Ranchos

Roteiros do Brasil

Região das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As informações mais antigas sobre o povoamento do território que hoje forma o município de TRÊS RANCHOS são as seguintes:

- Período de 1887 a 1888,já havia no porto “Mão de Pau” no Rio Paranaíba, um vigia fiscal conhecido por Antônio da Cunha Bastos. Porém, mesmo antes desta época, estas terras já eram atravessadas por tropeiros oriundos da província de São Paulo e Minas Gerais com destino aos municípios de Entre Rios (IPAMERI) , Santa Cruz (SANTA CRUZ DE GOIÁS), e Vila Boa (GOIÁS). Depois de algum tempo, este local transformou-se num ponto por onde transitavam pessoas a procura de novas terras havia no lugar três casebres cobertos por folhas de babaçu servindo como ponto de pouso para essas pessoas (boiadeiros e viajantes), havendo também um local para pastagens e descanso dos animais.

Significado do Nome

Após 1943, desenvolveu-se no local conhecido por mancha velha,um movimentado povoado que tinha vantagem de estar perto da estrada de ferro que,desde sua inauguração em 1922, contribuiu para formação desse povoado. As terras férteis à margem do rio,de excelente qualidade para pastagens,a inauguração da estrada de ferro, o garimpo de diamantes e sobretudo as migrações,fizeram com que o povoamento tomasse um grande impulso.
Em 1948, no dia 19 de dezembro,o povoado foi elevado á categoria de distrito de Catalão. Mais tarde, em 19 de outubro de 1953,através da lei 824,foi emancipado politicamente sendo que a instalação oficial do município se deu em 1º de janeiro de 1954 e com isso surgiu o nome de Paranaíba de Goiás.A população da época não gostou da troca de nomes e dois anos depois, devido à pressão dos próprios habitantes o povoado voltou a adotar seu nome original. O município de TRÊS RANCHOS, já teve vários prefeitos desde de sua emancipação política, sendo o primeiro Joaquim Bernardes de Melo que administrou por pouco tempo(1953-1954).Em seguida vieram os seguintes prefeitos, respectivamente:
Luis Ribeiro Horta, Miguel Pereira, Luis Ribeiro Horta, Domingos Alves da Silva, Luis Ribeiro Horta, Inácio Pereira, Janete Coelho Pereira, Elizeu Francisco da Cunha, Euripedes Pereira Ferreira, Rolvander Pereira Wanderley, Janete Coelho Pereira, João Batista Peixoto, Nivaldo da Silva Aguiar.

Aniversário da Cidade

19 de Outubro

Gentílico

trirranchense

População:

2.805 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A cidade de Três Ranchos, celeiro do Lago Azul, é hoje um dos melhores lugares para se visitar no estado de Goiás. Localizada na região sudeste do estado a 330 km de Brasília, 286 km de Goiânia, 110 km de Uberlândia e 720 km de São Paulo, Três Ranchos conta com um dos maiores Lagos de Água Doce da América Latina, com mais de 400 km de extensão, com profundidade de até 180 metros e aproximadamente 17,5 bilhões de metros cúbicos de água. Um local perfeito para o seu descanso.
Sempre muito visitada a cidade conta hoje com vários hotéis e pousadas que oferecem um excelente serviço de hospedagem e passeios no Lago Azul. A culinária do local é muito apreciada e conhecida pelo Filé de Tucunaré, peixe da região, que é à base do prato típico que delicia seus visitantes. Além disso, o mais gostoso é fisgar um deste no anzol, a imensidão do Lago Azul reserva vários segredos e um deles é a grande variedade de peixes encontrada em suas águas, mais um grande atrativo para você amante da pescaria.
O comércio é outro ponto forte. Em Três Ranchos você pode comprar tudo que necessita com preços competitivos. A cidade conta com quatro supermercados de médio porte, além de duas farmácias, vários açougues, boutiques, restaurantes e posto de combustíveis.

Clima 

Tropical Úmido

Temperatura Média

23º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Sul de Goiás 

Limites

Ao Norte com o município de Ouvidor,ao Sul com o estado de Minas Gerais e o município de Catalão,a Leste com o estado de Minas Gerais,e a oeste com município de Catalão. 

Acesso Rodoviário

Br 050 (via Brasília ou Uberlândia) e Br 352 (via Goiânia),que findam na cidade de Catalão,sendo necessário seguir pela Go 330.

Distâncias:

Da Capital:

297 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO

Resumo:

O Lago Azul propicia um espetáculo à parte. Para se ter uma noção das dimensões do lago em extensão chega a 440 km, pode alcançar 180 metros de profundidade e em volume de água é três vezes a Bahia de Guanabara, mais de 17 milhões de metros cúbicos. É de espantar. Só vindo conhecer para se ter idéia do paraíso. Tudo isso atraiu centenas de investidores que preencheram as margens do lago com casas cinematográficas, algumas com mais de mil metros de área construída que vistas de perto são dignas de cartão postal. Para o turista, a cidade conta com um excelente parque hoteleiro.

Principais Pontos Turísticos

Esportes  

A predominância é de esportes náuticos e de aventura. Também pudera com tanta água não dá pra resistir. Jet ski, lancha, wake-board, ski aquático, canoagem, natação, remo, hiatismo, vela, para-sail tudo ao seu alcance. É só chegar e entrar na onda. Atualmente a cidade conta com uma empresa especializada em esportes náuticos e de aventura, que também oferece hospedagem.

Outro ponto forte é a pesca
 
O Lago Azul possui uma grande diversidade de peixes e atrai pescadores de várias localidades, que vêem principalmente em busca do cobiçado tucunaré, peixe muito saboroso e charmoso na fisgada. Aqui se encontram tucunarés de considerados de médio porte, chegando a exemplares de seis quilos. O lago oferece ainda espécies cobiçadas como o dourado e o pintado. Além destas ainda se encontra traira, piranha, piampara, jaú, mandim, piau, papaterra, caranha, tambaqui e lambari. Tudo ao seu alcance. Venha para Três Ranchos e faça uma ótima pescaria no Lago Azul.

O esporte do momento na cidade é ligado à natureza, pela paisagem exuberante Três Ranchos tem atraído vários atletas a fim de esbanjar saúde. Após sediar uma etapa do Try Metting de Corrida de Aventura, que exige além de muita inteligência um belo preparo físico, a cidade está sendo assediada pelos atletas, que ficaram apaixonados pelo visual e pela receptividade dos moradores. A próxima etapa já está confirmada para dia 14 de Agosto de 2005, e se a primeira atraiu até o ministro dos esportes quem dirá a segunda. Confirme sua presença. Venha para Três Ranchos.
Neste quadriênio a cidade estará de cara nova nos esportes, a Secretaria de Turismo juntamente com a Secretaria de Esporte incluíram no calendário turístico do município uma programação variada de eventos esportivos. Ainda em 2005 Três Ranchos será palco da 1.ª Copa Centro Oeste de Wake Board, fará o 1.° Encontro Goiano de Lanchas e Jet Ski, que contará com corrida de cracker no Lago Azul, se encantará com a 1.ª Edição do Torneio de Balonismo, além de estar na eminência de sediar uma edição do Rally Mitshubish Motors de Regularidade. Tudo isso sem esquecer o Rodeio e do Motocross, esportes que o povo de Três Ranchos são apaixonados.

Lago Azul

Represa formada pela CEMIG (centrais elétricas de minas gerais), na divisa de Goiás e Minas Gerais. A represa tem o nome de EMBORCAÇÃO, ocupa uma área de abrangência de 446 km², tendo como profundidade máxima de 176 mt e volume de água de 17,6 bilhões de metros cúbicos. Em Três Ranchos é conhecida como LAGO AZUL. O lago tem sua cota máxima de volume de água (cota 661), nos meses de abril a julho, na época de seca o mesmo chega a esvaziar até 20mt de pé direito.
Possui em sua orla várias casas de veraneio, condomínios, clubes, guarda-barcos, pousadas e áreas de camping.
O lago é propício a vários tipos de esportes náuticos como lancha, jet-ski, barco, canoa, banana, ferry-boat, caiaque, barco á vela, pedalinhos e pesca esportiva com uma imensa variedade de espécies de peixes como por exemplo: tucunaré, traira, mandim, pintado, surubim, papaterra, pacu, tambaqui, caranha, lamabari, piau, piampara, piranha, cara, lobo, dourado, jaú, tilapia etc.

Serra de Três Ranchos

Mirante-Cristo redentor com 13mt de altura,situado no topo da serra,a 839 metros de altitude do nível do mar,cercado por cerrado bastante preservado com características de cerradão e de mata de maior porte Ângulo de visão 270º.
Acesso:Estrada não pavimentada com percurso de 03km a partir da entrada da cidade à primeira entrada a direita.
Outras possibilidades recreacionais: trilha na serra, subida para o cristo com 02 km de caminhada.

Estação Ferroviária
   
Rede Mineira de Viação (1942-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (c.1975)
TRÊS RANCHOS
Município de Três Ranchos, GO
Linha-Tronco - km 1.063,250 (1960)- GO-1234
Inauguração: 11.11.1942
Uso atual: abandonada           sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1942
 
HISTÓRICO DA LINHA:
A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Três Ranchos foi aberta em 1942. Foi inaugurada oficialmente dois anos depois: "Em 11 de fevereiro de 1944, com a presença dos chefes de governo mineiro e goiano, representantes dos Srs. Ministro da Viação e Diretor Geral do Departamento Nacional de Estradas de Ferro e altas autoridades federais e estaduais, foi oficialmente inaugurada a linha Patrocínio a Ouvidor, com a extensão de 179 km, construída pela Rede Mineira de Viação. A construção desta importante ligação ferroviária era velha aspiração de mineiros e goianos, que por muitos anos pleitearam a realização dessa obra, a fim de que os produtos da economia de Goiaz e do nordeste de Minas pudessem atingir o porto de Angra dos Reis em linha direta, pela Rede Mineira de Viação. São inumeráveis as consequências econômicas que qdvêm da ligação de Minas ao Estado de Goiaz. Toda a zona agropecuária que se estende pararelamente aos novos trilhos da Rede ficou em condições de escoar rapidamente a sua produção, fazendo-a chegar ao litoral brasileiro depois de atravessar vasta região do nosso território" (relatório da RMV para 1944).

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS RANCHOS

E-mail: [email protected]

Telefones: (64) 3967-8000  

Sites: http://www.tresranchos.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E REGISTRO DE IMÓVEIS TÍTULOS E DOC; PESSOAS JURÍDICAS, E REGISTRO CIVIL:

E-mail: [email protected]

Telefones: (64) 3475-1191 / 1174

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

www.estacoesferroviarias.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Três Ranchos

Que lugar Lindo ! Tenho mutia vontade de conhecer.. ! beijos :*
Por: Nathany

LindOOOOOOOOOOOOOOOO, perfeitOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!
Por: Amanda

tres ranchos e um grande e maravilhoso paraiso meus avós moram lá e todo ano e sagrado eu vou mesmo passar uns dias la na fazenda e tbm nao deixo de ir na cidade dar uma passeada e ver esse ´povo abençoado e cativo com agente parabens as pessoas q cuidam dessa cidade maravilhosa eita povo esperto! rafael de goiania !
Por: rafael

ETA CIDADE TRANQUILA .SEMPRE QUE POSSO DOU UMA CHEGADINHA AI
Por: alexandra

Um espetáculo de alegria, muita curtição, passeios, restaurantes, festas 24h, churrasco nas áreas de camping, motocross, Sol e um Lago Azul perfeito para banho e esportes aquáticos variados.
Por: diogo

Amo minha cidade, não tenho coraje de mudar daqui pra lugar nenhum, cidade perfeita com as obras de deus... se vc não conhece Três Ranchos, vc não sabe o que ta perdendo... amo muito minha cidade, Cidade maravilhosa, coração do meu brasi...
Por: Bruno

tres ranchos é um lugar mto bomito, quem a conhece naõ esquesse jamais. é um verdadeiro paraiso, só mesmo DEUS pode nos contemplar com tantas belezas ASSIM incluindo TRES RANCHOS OBRIGADA JESUS
Por: CELMINHA OLIVEIRA

tres ranchos a minhas tias mora ai eu nunca foi ai so minha vo minha tia e meu ti e meu prino tauves na feras vou pra tres ranchos bjos thau xau
Por: mayara

conheco gosto muinto tudo o que ai existe, semcomentários..
Por: francisco rodolfo

Amo esta cidade como se fosse minha cidade natal.Amo esse povo como se fosse meus irmãos de sangue.Aqui só tenho boas amizades. Por isso sou muito feliz aqui.
Por: orlanda

Apartir de outubro de 2010,estarei morando nessa Cidade ou melhor um paraiso.
Por: MIRANDA - UBERLANDIA-

Tres ranchos e um dos lugares mais lindos de goias!
Por: BRUNO

há q saudade de tres rancho eu estive aí em 2000 mais é até hoje o meu sonho é volta a´bjs
Por: carmen neuza martins da silva

Lindo ! um paraiso, muito gostoso para passear e se divertir!
Por: ivonete lopes

Meu nome é Cristina, sou de Sao Carlos, e por anos consecutivos, levei os adolecenstes daqui para Goiás. Todos que foram tem lembranças maravilhosas e sei que uma semente foi plantada no coração de cada um. O lugar é maravilhoso, uma região de cerrado muito bem preservada. O que tem de melhor??? O Amor que existe naquele lugar. Saudades de vcs!!! A Telma em especial uma pessoa maravilhosa. Bjs a Ginny e ao Dinho. Sem eles esse lugar não existiria.
Por: Ana Cristina Bettoni

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Três Ranchos

Envie seu comentário sobre Três Ranchos