Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Santa Rita do Araguaia?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Santa Rita do Araguaia

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Agro-Ecológica

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Além da Comunidade Indígena, descendente das Tribos Tupi-Guarani-Bororos, que aqui se encontrava há milhares de anos, também constituiu a Formação histórica da Sociedade Santarritense a Comunidade Afro-Brasileira oriunda da Microrregião  Serra do Caiapó (Urtiga, Buracão e do Córrego Quilombo - Moita Redonda).
Durante o Século XIX, com a Marcha para o Oeste, especialmente os paulistas e mineiros vieram para o sudoeste goiano em busca de extensas faixas de terras férteis para explorar a atividade econômica agropastoril.
Jataí estava sendo formado como município no final da década de 1890. Naquele instante, Mineiros já aparecia como núcleo urbano (distrito) da então, ainda pequena, Cidade das Abelhas. E  o futuro Município de Santa Rita do Araguaia ainda fazia parte das posses de terras daqueles  pioneiros de outrora, agora  fazendeiros de Jatai e de Mineiros.
A Fazenda Araguaia adquirida em 1854 pelo regime de posse, começava na Serra da Urtiga e se estendia até a cabeceira do Rio Araguaia. Seu Proprietário, morador de Jataí, o Sr. José Manoel Vilela e sua mulher Leocádia Perpétua de Silvéria, doou 2.000(dois mil) alqueires de terra para a formação do patrimônio de Santa Rita dos Impossíveis.
A primitiva população de Santa Rita do Araguaia ficava cerca de 3 KM acima da atual sede do município. Suas primeiras moradias foram 02 ranchos de palha, construídos por Manuel de Carvalho Bastos e João José de Moraes- O Cajango. Vindos de Jataí em meados de maio de 1889 com suas famílias. Quando se formou um vilarejo com cerca de 100 habitações a população se indispôs com D. Maria Júlia Salgueiro (Julica), esposa do Sr. José Manoel Fernandes Salgueiro, tal atrito foi ocasionado por um rego d água que abastecia toda a população que ali vivia o qual era controlado por D. Maria Júlia. Esta desavença levou os moradores a se transferirem para um  local mais abaixo, às margens do Rio Araguaia.
Com a transferência do povoado, para as margens do Rio Araguaia, o 1º povoado que foi desfeito, passou a denominar-se Fazenda Santa Rita, onde havia a Igreja de Santa Rita dos Impossíveis que continuou  sendo freqüentada pela população, e uma casa de comércio que era de propriedade do Sr. Joaquim Salgueiro, que fornecia mercadoria para toda a região, ficando o antigo  povoado denominado por todos os moradores de “ Comércio de Cima”.
No final do século XIX existia as margens do Córrego Kilombo que fica entre o antigo “Comércio de Cima” e a cidade, um Quilombo denominado Moita Redonda onde moravam antigos escravos, essa comunidade foi se dispersando por não possuírem um meio de subsistência.
As atividades econômicas da época começaram com o garimpo e em seguida a pecuária.
O novo povoado foi tomando impulso com o nome de Santa Rita do Araguaia, até que na divisão administrativa de 1911 aparece como município de Mineiros e a povoação constituída naquele pequeno ponto do Centro-Oeste brasileiro, começa a se separar pelos nomes: Santa Rita de Mato Grosso para os moradores à margem esquerda do Rio Araguaia (hoje Alto Araguaia) e Santa Rita de Goiás para os da margem direita do mesmo rio (hoje Santa Rita do Araguaia).
Em 31 de dezembro de 1943 pelo Decreto-Lei estadual nº 8.305 passou a denominar-se IVAPÉ, termo tupi que significa “Caminho das Frutas”. Em 12 de outubro de 1953 pela lei nº 806 foi elevado a categoria de município com o nome de SANTA RITA DO ARAGUAIA, passando a constituir Comarca de Mineiros.
Pelo Decreto do Governador Pedro Ludovico Teixeira em 15 de maio de 1954 foi nomeado Sr Ivo de Moraes Cajango, Prefeito Municipal, ele que era Juiz de Paz, assumindo  em seu lugar como Juiz de Paz do município o Sr. Romão Martins de Souza. Nesta época Juiz de Paz era autoridade muito respeitada no município. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

12 de Outubro

Gentílico

santa-ritense

População

6.928 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A principal atividade econômica no município é a pecuária, mas há também outras atividades econômicas como agricultura. Tem uma grande plantação de uvas que abastece toda a região. Nas atividades econômicas existentes no município temos também cerâmica, marmoraria, laticínio, alambiques, produtos artesanais derivados do leite e de frutas e confecções.
Temos uma feira livre aos sábados com produtos hortifrutigranjeiros e confecções.

Clima 

Tropical úmido.

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Goiano 

Limites

Alto Araguaia - MT, Alto Taquari - MT, Araguainha - MT, Ponte Branca - MT, Portelândia - GO e Mineiros - GO.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

517 habitantes

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Santa Rita do Araguaia é privilegiada por suas exuberantes paisagens naturais, possui uma vegetação característica do Bioma Cerrado do Brasil Central, com uma fauna também muito rica. É importante destacar também Santa Rita do Araguaia como rota do Primeiro Rally Ecológico de Regularidades Berohokãn ano passado, trazendo uma mensagem de conscientização da preservação da nascente do Rio Araguaia. O rally percorreu varias cidades, e terminou na Ilha do Bananau, em Tocantins, e foi importante para a visibilidade da cidade, que é a primeira banhada pelas águas deste tão importante rio brasileiro.Na cidade acontece anualmente, o Bóia Cross, uma corrida de Bóias realizada no Rio Araguaia onde competidores de Santa Rita do Araguaia, Alto Araguaia e de cidades vizinhas participam.

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira Couto Magalhães - Rio Araguaia      

Cachoeira Dois Saltos - Ribeirão Salto 

Cachoeira - Córrego Cervo 

Cachoeira cidades Santa Rita e Alto Araguaia/Unsina

Rio Babilônia

Córregos: 

Corgão,  Bebedouro, Agrovila Ivapé, da Jóia e Matinha

Dunas na Foz do Córrego Marimbondo com o Rio Araguaia 

Grutas e Cavernas - Rio

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

20 - Há também festas religiosas tradicionais como a festa de São Sebastião, na Fazenda Cambaúva do Sr Jõao Lintino, festa esta que tem tradição a mais de 40 anos.

 Maio

- A principal e tradicional festa do município é a festa de Santa Rita dos Impossíveis que acontece no mês de maio; festa essa que realizou a 1ª vez na capela do Antigo povoado, hoje fazenda Santa Rita. Na época da festa reúne pessoas de várias localidades. Os primeiros festeiros da festa foram:

 Do “Comércio de Cima” (Faz. Santa Rita) Sr. Joaquim Estevão de Melo e Srª Mª Cândida de Oliveira.

 Aqui na cidade - Sr. Jerônimo Fernandes dos Santos (Jerônimo Rocha) e Srª Dirce de Melo Cabral.     

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA DO ARAGUAIA

E-mail: santaritago@bol.com.br

Telefones: (64) 3635-1200

Sites: http://santaritadoaraguaia.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, TAB. DE NOTAS, PROTESTO DE TÍTULOS, OFÍCIO DE REGISTRO DE IMOVEIS E ANEXOS:

E-mail: cartoriosantarita@brturbo.com.br

Telefones: (64) 3635-1399

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Santa Rita do Araguaia e pousadas em Santa Rita do Araguaia para visitar Santa Rita do Araguaia.

Promova a cidade de Santa Rita do Araguaia no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!