Niquelândia

Niquelândia-GO
banner

Bem-vindo a Niquelândia!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Niquelândia e muitas outras opções de hospedagem na cidade Niquelândia. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Niquelândia.


A cidade de Niquelândia situa-se no Estado de Goiás e, no verão, registra em média a temperatura de 28 graus. Um fato curioso é que as altas temperaturas de Niquelândia são registradas na primavera, com uma média de 36 graus. Ou seja, ao programar o seu passeio (e caso prefira o calor), não vá à Niquelândia no verão, pois lá essa não é a estação mais quente do ano.

Niquelândia possui um amplo leque de possibilidades de passeios e demais atividades turísticas. É uma cidade de altitude moderada, chegando a 660 metros do nível do mar. É coberta por vales e planícies montanhosas, o que deixa qualquer turista vislumbrado e encantado. E, são nessas regiões que algumas trilhas tradicionais (e outras para aventureiros) podem ser realizadas.

Para turista nenhum botar defeito.

O Lago de Serra da Mesa é o quinto maior lago artificial do Brasil e está dentro da Usina de Serra da Mesa. E quase 60% de sua área pertence ao município de Niquelândia, o que tem gerado fortes investimentos em turismo e infraestrutura, pois é um dos pontos mais procurados da cidade.

Para quem gosta de se aventurar num mergulho natural (e com apenas o uso do ar dos pulmões), o Lago Azul é uma excelente opção. São mais de 300 metros de profundidade e com um entorno que também tira o fôlego, graças à paisagem exuberante e belíssima. Esse passeio é, obrigatoriamente, guiado e acompanhado por profissional especializado.

No povoado de Turiraçaba existem as ruínas de uma cidade por onde passou D. Pedro II e já foi, por menos de 24 horas, nomeada como a Capital do Brasil. Cercando toda a cidade (nas áreas serranas) estão as mais formosas cachoeiras. Dentre elas podemos citar: Cachoeira do Rio São Bento, Cachoeira do Muquém e a Cachoeira do Pai Chico.

Outros pontos turísticos de Niquelândia que merecem destaque são: Gruta de São Pedro (área de difícil acesso, voltada a aventureiros e adeptos às regiões de mata), Pedra da Pinqueira (que fica isolada entre as árvores) e Gruta do Cocal.

Informações de Niquelândia

ROTEIROS DO BRASIL

Região do Vale da Serra da Mesa 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Niquelândia é um dos municípios mais antigos do estado de Goiás. Surgiu algum tempo depois da chegada dos bandeirantes portugueses, com a notícia da descoberta do ouro. O povoado foi fundado em 1735 pelos bandeirantes Manoel Rodrigues Tomar e Antônio de Souza Bastos, recebendo o nome de São José do Tocantins. Eles faziam parte do grupo de bandeirantes guiados por Bartolo-meu Bueno da Silva. Houve um desentendimento entre eles, que resolveram sair do Arraial de Meia Ponte, onde estavam instalados. Este povoado foi elevado a distrito de Traíras em 1755, e no ano de 1833 foi elevado à categoria de vila e sede do município.
Em 1938, o minerador alemão Freimund Brockers estava garimpando na região e descobriu a 2ª maior jazida de níquel do mundo. Esta descoberta atraiu exploradores do Brasil inteiro, fazendo com que a vila de São José do Tocantins crescesse rapidamente, tanto em população quanto em riqueza. Com este motivo, a vila passou à categoria de cidade, e no dia 31 de dezembro de 1943, a cidade passou a se chamar Niquelândia. A primeira rua do povoado foi chamada de Rua Direita.

Significado do Nome:

Uma homenagem ao minério que lhe deu prosperidade e lhe fez famosa no mundo inteiro. Hoje possui uma das maiores reservas de níquel do mundo.

Aniversário da Cidade:

19 de Março

Gentílico:

niquelandense

População:

44.540 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Pequena cidade do norte goiano, cheia de encantos naturais. Povo alegre e simpático que recebe os turístas com muita cordialidade. Venha passar suas férias aqui.

Clima:

Tropical

Temperatura Média:

24,6ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

BR-153 até Uruaçu depois GO-237 até Niquelândia.
BR-414 saindo de Dois Irmãos passando por Quebra linha, Faz tudo e chegando em Niquelândia.

Localização:

Norte Goiano 

Limites:

Barro Alto, Santa Rita do Novo Destino, Uruaçu, Campinaçu, Vila Propício, Mimoso de Goiás, Colinas do Sul e São João dAliança.

Distâncias:

-Brasília/DF - 263 km

-Goiânia/GO - 307 km

-São Paulo/SP - 1.217 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Além das riquezas minerais, a cidade desenvolve um potencial no turismo ecológico, de aventura, religioso, cultural e histórico. O povoamento datado do século XVIII deixou sua história contada no patrimônio histórico-cultural formado por casarões e igrejas, como a Igreja de Nossa Senhora dos Passos, com um dos mais belos altares do período barroco brasileiro. Nas belas paisagens da região, além de grutas, montanhas e cachoeiras, um grande atrativo natural é o Lago da Serra da Mesa, com formação de várias ilhas, e também o Lago Azul, de águas cristalinas. O turismo religioso é bastante forte na cidade, ocorre em Agosto uma romaria em homenagem à Senhora da Abadia do Muquém, atrai milhares de pessoas ao município.

Principais Pontos Turísticos:

As Serras 

Que cortam o município, propiciam o surgimento de diversas cachoeiras como a do Machadinho, descoberta pelos bandeirantes. 
 
Centro Cultural 

Antiga casa da Intendência, guarda objetos, roupas, livros e máquinas antigas. 
 
Gruta de São Bento 

Lugar de rara beleza, distante 28 km da cidade. 
 
Gruta de São Bento 

Lugar de rara beleza, distante 28 km da cidade. 
 
Igrejas:

Nossa Senhora dos Passos, Santa Efigênia, com os altares mais ricos do Brasil, feitos de ouro puro. 
 
Lago da Hidrelétrica de Serra da Mesa 

Tem 130 km de extensão só no município de Niquelândia. Ideal para prática de esportes aéreos, aquáticos e terrestres. 
 
Lago da Hidrelétrica de Serra da Mesa 

Tem 130 km de extensão só no município de Niquelândia. Ideal para prática de esportes aéreos, aquáticos e terrestres. 
 
O Turista 

Desfruta de diversas quedas dágua, de mais de cem córregos, de uma rica fauna e flora, com áreas de camping sem ação depredadora do homem. 
 
Povoado de Tupiraçaba (antiga Traíras) 

Existe uma verdadeira galeria a céu aberto, mostrando as ruínas de uma cidade que já foi importante pólo econômico do Estado e que já foi capital brasileira por 24 horas, quando o imperador D. Pedro II por ali passou e pernoitou na cidade. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- 1ª - Feira Franciscana - Santuário São José - No Santuário São José (Niquelândia- GO) foi realizado nos dias 22 e 23 de setembro a I Feira Franciscana. Com o apoio dos frades responsáveis pelo Santuário, a fraternidade franciscana local mobilizou toda a cidade em prol do evento que marcou o inicio dos festejos de São Francisco de Assis. A feira contou com exposições de imagens, painéis e diversos elementos que reportavam a são Francisco de Assis. Foram duas noites regadas com música, oração, palestras, comidas e muita alegria.

  Janeiro

- Novena de São Sebastião
  
 Fevereiro/Março

- Carnaval de rua com diversas bandas para animar toda a população e todos os turistas. Diversos blocos de carnaval com muita gente bonita animam as noites do carnaval de rua de Niquelândia.

- Novena de São José
  
 Abril
 
- Novena da Divina Misericória.

- Aniversário de Niquelândia.
 
 
 Maio

 
- Novena de São Maximiliano.
  

 Junho

 
- Trezena de Santo Antônio.
  
 
Julho
 
- Trezana Santa Efigênia.

- Exposição agropecuária nos dois últimos finais de semana do mês.
 
 
Agosto
 
- A grande romaria do Múquem, que tem início no dia 5 com a caminhada dos romeiros, e término no dia 15 do mês de agosto.
   
 Setembro 

- Novena Nossa Senhora das Mercês.

- Novena São Vicente de Paula.

- Novena São Francisco.
 
 Outubro 

- Novena Nossa Senhora Aparecida.
   
 Dezembro

- Novena Santa Luzia.

- Novena do Natal.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NIQUELÂNDIA

E-mail: [email protected]

Telefones: (62) 3339-1749

Sites: http://www.niquelandiagoias.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO

Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO E OFÍCIO DE REGISTROS DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (62) 3354-1420

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Niquelândia

Morei em niquelandia de 1989 ate 1995 amei a cidade e tenho saudades
Por: Fernanda david

Moro em Niquelandia, amo esta cidade, é aqui que me realizo em todos os sentidos.
Por: Porfira Moreira de Paiva Queiroz

Só pude visitar "Muquém". alí toquei o Sino de Nossa Senhora e os sinos de Niquelândia dobraram por mim também... Era a entrega das luvas brancas às esposas pelos iniciados: Ânderson, Wellington e Marcelo...Trio, elos e anelos, qual Reis Magos em Belém... Umbral transposto. Loja Maçônica Luz da Mantiqueira, para mim mistério, mas com mais momentos de contemplação "siqueira", no belo vê o Bem, mistura com o mistério que Ele tem... tem, tem, tem, martelo, elo, além, aquém, elos e anelos desse Bem....bem, bem...
Por: placidina lemes siqueira

À VIRGEM DA ALEGRIA Vem, vem ver... Vem ver a Mãe de Cristo na procissão de velas, subindo a serra da Igrejinha... Vestida de pompa, em nossa companhia, Nossa Senhora da Guia é o enfeite do cortejo, Nossa senhora da Alegria, Baliza da toda gente... Parecia ser só minha na verdade, na verdade, pode e deve uma Rainha ser sempre, bem escoltada, jamais ir por aí sozinha... Você entra na fila com o encanto do canto louva à Maria, Ave, Ave, vencedora da Cruz... caminha, caminha, sentindo Jesus... Vem nas asas do vento, no sopro de luz... o sussurro sagrado, sem nenhuma queixa, Deus entra em você, porque você deixa... e deixa, não deixa? Paraúna, estação do ipê de 2008. Placidina Lemes Siqueira.
Por: placidina lemes siqueira

visite niquelandia e conheça as mil maravilhas em seu interior eu visitei e gostei.
Por: CANDIDO MODESTO DA SILVIA

OLÁ, MUITO LEGAL GOSTARIA DE SABER QUANDO VAI ACONTECER A CORRIDA DE BIKE ,NA CIADADE.
Por: marcos souza

eu adoro niquelandia eu amor niquelandia e tudo que nois que e rona di novo e tudo que precisa feliz anivessario niquelandi
Por: marcia ribeiro felipe cabral

gostaria muito de conhecer a cidade de niquelandia porque pelas fotos parece muito bonita, eu nao so gastaria de conhecer mas tambem de morar ai, porque cidade em que moro parece qaue esta 10 anos atrasado em relação as outras cidades parabens!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Arnaldo francisco de moraes

passei minha lua de mel nesta cidade ha 40 anos tenho muitas lembranças boas
Por: vanderlei

Esta cidade esta cada vez mais bonita e bem administrada. Parabéns para seus administradores!!
Por: José Pedro Jerônimo

nao conheço niquelandia mais gostaria de conhecer seus encantos e belezas naturais sergio costa
Por: sergio costa

EU E O MEU MARIDO MORAMOS EM NIQUELÂNDIA SEIS MESES,VIEMOS PARA BRASÍLIA MAS EU ESTOU COM SAUDADES DA CIDADE,LUGAR INESQUECIVEL
Por: EDNA

JA MOREI NA CIDADE DO NIQUEL TENHO CASA NA CIDADE,NIQUELANDIA VOCE SO MI TRAZE SOUDADE DA SUAS RUAS DAS PRACAS,DO LAGO,DOS LANCHES PINGO ZE H ,FERRUGE,DO RESTAURANTE SIMÃO,NÃO PODERIA DEIXAR DE FALAR ANGLO ANERICAN DE GRANDE AMIGOS QUE CONVEVI MAIS DE 18 ANOS,UM ABRAÇO PARA VOCÊ NIQUELÂNDIA DO TAMANHO DO PARÁ.
Por: Antonio maria c. ferreira lopes

Niquelandia e uma cidade maravilhosa! Suas praças sao lindas,as igrejas sao belas,as pessoas que vivem na cidade sao super lindas e colhedoras cidade tranquila um bom lugar para visitar e para curtir o que a de melhor nela!!!Suas cachoeiras sao as mais belas aguas cristalina. Recomendo a todos que participe do carnaval de Niquelandia.
Por: kerollen santos guimaraes

meu filho nasceu nessa cidade em 1970 na pensao da dona bebe
Por: vanderlei silva e sa

me encantei com o lago da serra da mesa e a romaria do muguém. a cidade é linda fica entre as montanhas. vale a pena conhecer esta cidade histórica.
Por: odesia sousa salgado

se poder faser estefavor agradeço gostaria de sair do para ir conhecer outroestado
Por: bene

é um lugar muito bom, de pessoas acolhedoras, atualmente não mora lá, mas é minha cidade natal. O carnaval sempre é muito esperado, além de muita animação cantamos sempre com a segurança oferecida pela prefeitura da cidade, ideal para a diversão da familia toda. Só conhecendo mesmo, para ver como é bom, e sempre diexa um gostinho de quero mais.
Por: loiane

eu gosto muito dessa cidade por que estou lonje dela mas o meu pensamento esta senpre ai por que a minha raiz esta ai eu amo essa minha cidade
Por: marcelo lopes dos santos

Conheco essa linda cidade ja morei la 13 anos ou melhor nasci la eu amo Niquelandia hoje moro em Brasilia mais minha Niquelandia sera sempre querida pra mim
Por: Aliane

Niquelândia é um lugar misterioso sob vários aspectos. Mistérios que encantam e atraem. Estou de malas prontas aguardando apenas o aceno de meu projeto de vida. Lá está minha ascensão.
Por: Jorge.

Cidade que surpreende a cada visita. Moderna, limpa, bonita e com um movimento comercial e turistico de dar inveja a muitas outras. Administração Municipal, perfeita, futurista, arrojada e inteligente.
Por: Jaudeth Ibraim Chaud

niquelandia é uma cidade muito boa para quem quer ter uma vida sossegada eu ja marei lá por tres vez e estou voltando no final do ano conheça niquelandia vcs tambem garanto que vão gostar..............
Por: sueli

Eu amo Niquelandia de coração, eu sou de Niquelandia e estou em Brasilia mais pretendo um dia voltar. beijos meu povão.
Por: Valdo de Lana

Moro aqui há 19 anos, vindo de BSB. Amo esta cidade e sua gente.Meu filho caçula é natural daqui.
Por: MIRIAN VIEIRA

niquelandia fica perto do cabavida e eu gostaria de ver fotos do cabavida estou com saudades de lá.. maravilhosos o luga e inesquecivel !!!
Por: camila

estou apaxonado muito lida . as pessoa da cidade são bonitas e caridosa. lago de serra da mesa e muito bonito.
Por: janes valdo francisco pereira

Essa cidade e maravilhosa foi onde eu nasci.Gosto muito dela
Por: janaina

amo niquelqndia, nasce e mim criei aqui, e sou muito feliz em der filha de niquelandia, quem não conhece ainda vale apena visita-la que não ira arrepender. bjs
Por: celma

Conheço Niquelândia, já morei na mesma, 20 anos. Hoje moro em São Paulo, mas sinto muita saudades. Niquelândia tem os melhores eventos e pontos turísticos do Goias. Não quero nem resaltar o Lago de Serra da Mesa!!!!! Te aaaaaaaamo, Niquelândia!
Por: Enilson A. Brito

niquelândia é uma cidade boa para quem quer ter uma vida sussegada eu morava la e achava q lá era ruim mas depois q eu me mudei de lá eu vi q lugar melhor não á para se criar os filhos hoje eu moro em porto velho rondônia mas não vejo a hora de voltar para niquelândia.recomendo que visite niquelândia nos meses de fevereiro,maio,junho,julhoe agosto q são as epocas das festividades da cidade.
Por: sueli

e muito legal niquelandia principalmente as pessoas e os gattinhos de la
Por: patricia noronha da silva

minha cidadi querida voce e nota 10 voce enota100
Por: lucas

morei,e nunca vou esquecer esta cidade maravilhosa.
Por: socorro santana

TENHO SAUDADES ,DA CIDADE ONDE PASSEI MINHA QUERIDA INFANCIA .
Por: MARIA DAS GRAÇAS SILVA

oq tem de melhor e as pracas as festas Mais eu tanbem gosto muito das escolas principaumente do polivalente
Por: jessyka

oq tem de melhor e as pracas as festas Mais eu tanbem gosto muito das escolas principaumente do polivalente
Por: jessyka

eu gosto muito de niquelandia e a cidade mas bela que eu ja vi
Por: dayane

ADORO ESSA CIDADE, EU E MEU MARIDO PASSAMOS INESQUECIVEIS SEIS MESES MORANDO NESTE LUGAR MARAVILHOSO,DESDE ENTAO A CIDADE MORA EM NOSSO CORAÇAO, CARNAVAL 2011 ESTAMOS AI COM A NOSSA GALERA DE BRASILIA BJOS!!!!
Por: EDNA E ALEXANDRE

niquelandia tem tudo de bom o turismo a pecuaria os lagos inclusive o serra da mesa as cachoeiras as paisagens gostaria muito que fose mais divuga a cidade de niqulandia. minha cidade
Por: josé aldecy de almeida

nao conheço mais adoraria conhecer conheço a liliane e o diorney dai eles sao irmao e a valdete a mais deles...................
Por: alessandra

ja morei em niquelandia de 1983 a 1993 gosto muito desta cidade sou de santa luzia PB.
Por: jose paulo

sou nascido em niquelandia amo essa cidade pela sua incantavel belesa natural e gente amiga companheiros de luta pessoas ospedeiras que recebem nossos visitantes com brassos abertos.resido no distrito federal por maiores motivos mas amo minha cidade um forte abraco
Por: valdison p de lana

Essa cidade e maravilhosa gosto muito dela apesar que e minha cidade natal ela e de mais.
Por: Janaina da siva

niquelandia pra mim e td de bom nasci cresci aii!! hoje ja nao moro mas ai mas kero muito poder voltar ai nessa cidade maravilhoza!! niquelandiia amoo muitao ♥
Por: Francineide

essa cidade e santa eu amo muito essa cidade niquelandia goias sou nascido em uruaçu e me criei em niquelandia
Por: marcelo lopes dos santos

Eu nasci em niquelandia,mas mudei muito pequena por isso não conheço muito bem,mas minha mãe fala muito bem de lá e lá é muito lindo!!!
Por: patrícia stéfany

Ja morei em Niquelandia de 2003 a 2008 uma cidade de facil entrosamento,as pessoas da cidade sao otimas inclusive deixei varios amigos na Pastoral do Dizimo da Igrja de Nossa Senhora Da Abadia,
Por: Leonardo Nogueira Xisto

niquelandia terra dos meus sonhos so por noa posso pra la voltar
Por: eudes pereira martins dos anjos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Niquelândia

Envie seu comentário sobre Niquelândia