Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Minašu?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Minašu

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




ROTEIROS DO BRASIL

Região do Vale da Serra da Mesa

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O Município de Minaçu, localizado no extremo norte do estado de Goiás teve sua emancipação política em 1976 e conta com uma população trabalhadora e progressista, onde todos são responsáveis pelo seu constante crescimento. Minaçu pertence a bacia hidrográfica do Rio Tocantins.
No município está localizada a Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa uma das maiores do país e está sendo construída a Usina Hidrelétrica de Cana Brava. É uma cidade onde a indústria é a principal base de economia, mas com um comércio forte e crescente, tem uma boa oferta de hospedagem, alimentação e prestação de serviços voltados ao turismo e ao entretenimento. 

SIGNIFICADO DO NOME:

Com o projeto de implantação de um parque industrial da Sama na região chamada Serra da Cana Brava, os moradores originais doaram uma gleba de suas terras para a implantação de um povoado, que mais tarde foi denominado Minaçu, que em tupi-guarani significa Mina Grande.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

14 de Maio

GENTÍLICO:

minaçuense

POPULAÇÃO:

31.384 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Ótima cidade para se conhecer! Possui inumeras atrações turísticas. Boa para descansar, curtir a natureza, longe da correria da cidade grande.

CLIMA:

Tropical úmido

TEMPERATURA:

26,6º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

De Goiânia: Rodovia BR-153 e GO-239

De Brasília: Rodovia BR-450 e GO-239

LOCALIZAÇÃO:

Norte Goiano

LIMITES:

Campinaçu-GO, Cavalcante-GO, Colinas do Sul-GO, Campinorte-GO, Trombas-GO, Montividiu do Norte-GO, Palmerópolis-TO e Paranã-TO.

DISTÂNCIAS:

-Goiânia/GO - 495 km

-Brasília/DF - 404 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

-Turismo e o lazer são as "novas indústrias", com o surgimento do Lago da Serra da Mesa. O Córrego do Lajeado tem duas atraentes quedas d'água: as Cachoeiras do Lajeado e a Cachoeira das Pedras. além do Lago de Cana Brava que banha grande parte da cidade com sua Praia do Sol, podemos citar: Lago Cana Brava, Córrego Lajeado, Córrego Rajado, e ainda diversas grutas e cachoeira. Recentemente com a construção da Usina Hidrélétrica de Cana Brava o lago margeou à cidade e na mesma fora construída a Praia do Sol um dos maiores atrativos turísticos de Minaçu, onde, todo carnaval tem diversão garantida para os munícipes e turistas advindos dos mais variados lugares do país.

Principais Pontos Turísticos

-Lago de Serra da Mesa 

  -Oferece ao turísta várias opções de lazer; duas, com restaurantes típicos e um cardápio a base de peixes; Recanto do custódio, e Recanto do Gato. 
 
-Lagoa Azul 

  -A 08 km da cidade. 
 
-Praia Artificial Perímetro Urbano 

(lago de Cana Brava). 
 
-Rio Cana Brava 

  -A 23 km da cidade, Praia dos Homens, Praia do Barco, Praia do Vau. 
 
-Córre do Lajeado 

  -Atraentes cachoeiras completa o cenário ecológico de quem gosta da natureza, á 18 km da cidade.  

-Usina Hidrelétrica de Cana Brava

  -Localizada no municipio de Minaçu, Goiás, tem capacidade de 456 MW. Formou um lago, no rio Tocantins, muito explorado turisticamente, onde está localizada a praia do sol. Com capacidade instalada de 465MW a UHE Cana Brava está localizada no Rio Tocantins, Estado de Goiás, entre os municípios de Minaçu, Cavalcante e Colinas do Sul.
Usina com reservatório a fio dágua (Lago de Cana Brava), beneficia-se do reservatório Usina de Serra da Mesa, localizada a montante.
Primeiro investimento da Tractebel Energia em Goiás, demonstra o interesse da Empresa em ampliar sua presença no mercado nacional de energia elétrica.
A Usina tem sua concessão sob a responsabilidade da Companhia Energética Meridional - CEM, controlada pela Tractebel Energia, detentora de 100% do capital social da mesma.

hspace=0 EVENTOS: 

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Maio

  -Dia 14 - Festa de aniversário da cidade

             - Festa da Pecuária: Em que se realiza exposição de animais (venda de bovinos das raças guzerá, gir leiteiro e holandês) bovinos e equinos. A festa conta com tendas (alimentação, jogos e lazer) instaladas por todo parque de exposição por onde sua entrada é sempre franca.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MINAÇU

E-mail:

Telefones: (62) 3379-1415

Sites: http://www.minacugoias.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:  (62) 3379-4809

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-www.cidadesdegoias.com.br

-www.municipionline.com.br

-www.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://www.citybrazil.com.br

-http://br.distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

-Economia:

  -A base econômica do município de Minaçu é a indústria, dando destaque para as empresas de energia elétrica, barragem da Usina de Serra da Mesa (Furnas (empresa)) e a de Usina de Cana Brava, que fica no município, produz energia para abastecer várias cidades, isso contribui para que arrecadação de impostos no município, estado e governo federal seja importante para a economia.

  -A segunda maior potência econômica de Minaçu está voltada para a Sama - mineração de amianto Ltda, que contribui com uma boa fatia na arrecadação do ICMS. A mina de Cana Brava ao norte do estado de Goiás. Está localizada na margem esquerda do Rio Tocantins, ocupando uma área total de 45 quilômetros quadrados. A área de concessão estadual abrange 4.500 ha, sendo que deste total, aproximadamente, 20% são destinados à Mineração, 10% ao reflorestamento e 70% representa a reserva natural de vegetação nativa. O amianto tornou Minaçu um dos municípios mais ricos do Estado de Goiás.


Conheša nossas opš§es de hotÚis em Minašu e pousadas em Minašu para visitar Minašu.

Promova a cidade de Minašu no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!