Itaberaí

Itaberaí-GO
banner

Bem-vindo a Itaberaí!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Itaberaí, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de Itaberaí

Roteiros do Brasil

Região do Ouro

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade de Curralinho, hoje Itaberaí, em 1819, recebeu o iminente naturalista francês Saint-Hilaire, Itaberaí já era um povoado próspero, onde se festejavam anualmente a festa de Pentecostes, no dia 12 de agosto, e as tradicionais folias do Divino, em 1824, já existia a Praça da Matriz, e duas pequenas ruas, a Municipal e Sete de Setembro, com o número total de 52 casas. Capitão-mor Salvador Pedroso de Campos, foi o fundador de Itaberaí, homem mais abastado de seu tempo, tendo, por isso mesmo exercido real influência sobre os seus contemporâneos. Capitão-mor Salvador Pedroso, extraiu grande quantidade de ouro, a ponto de ter os seus utensílios caseiros, tais como pratos, talheres, xícaras, copos, bandejas, etc, de ouro. A origem, porém, propriamente dita de Itaberaí, ou melhor, o que deu motivo a sua fundação, remonta a meados do século XVII, reinava D. João V, o vigésimo quarto rei de Portugal, em 1749. Por essa ocasião chegaram à capitania de Goiás os irmãos Távora, ricos fidalgos portugueses, dentro os quais se contava D. Álvaro José Xavier Botelho de Távora ou Conde de São Miguel, que em 31 de Agosto de 1755 recebeu o governo de Goiás. Na sua inata ambição pelo ouro, ocuparam os irmãos Távora as terras do alto vale de Uru, onde então fizeram duas estâncias a Quinta e o Santo Isidro. Devido a uma grande geada que ressecou os pastos e a seca, e que celebrizaria mais tarde; viu o seu gado afugentar-se das pastagens costumeiras nas redondezas das fazendas Quinta e Santa Isidro, em demanda de outros sítios circunvizinhos, a cata de forragem já ali escassa. E o gado à medida que a seca e a fome iam aumentando, diminuindo, portanto, as águas e os pastos, iam também por sua vez se afastando para outras regiões mais longínquas. Foi de modo que o gado, a procura de alimento, veio, parte dele, empastar-se às margens do Rio das Pedras. Capitão-mor Salvador Pedroso de Campos desenvolvia na sua fazenda em iniciativas industriais, atraindo outras pessoas da lavoura, fez com que nascesse a idéia de se realizar ladainhas aos domingos em uma das casas, que se tornou logo conhecida por Casa das Orações. Daí nasceu à devoção para Nossa Senhora DAbadia, que, para honra das tradições católicas de Itaberaí é ainda venerada pelo seu povo, obrigando o Capitão-mor a dar franco apoio à população nascente. Data dessa época a existência propriamente dita de Itaberaí, que, devido ao pequeno curral feito pelo Capitão-mor, foi logo denominado Curralzinho, que, por gente roceira, se tornou em breve Curralinho, nome este porque foi conhecida durante mais de século. Doutor Ernesto Augusto Pereira, 18º Governador da província, elevou a categoria de Vila , indo desse modo completar o 18º município de Goiás.

Significado do Nome

Coronel Benedito Pinheiro de Abreu, representante na Câmara Estadual, em 1924 apresentou o projeto da mudança do nome de Curralinho para Itaberaí, que significa em Guarany Rio das Pedras Brilhantes.

Aniversário da Cidade

09 de Novembro

Gentílico

itaberino

População

34.512 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Uma bela cidade de interior amiga, linda e maravlhosa!

Clima 

Tropical úmido

Temperatura Média

32º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Goiano

Limites

Itauçu, Mossâmedes, Americano do Brasil, Avelinópolis, Anicuns, Araçu, Goiás, Heitoraí, Itaguari, Itaguaru, Taquaral de Goiás e Uruana.

Acesso Rodoviário

GO-156
BR-070
GO-070
GO-164

Distâncias:

Da Capital:

89 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Possui 3 praças com ambiente aconchegante para descanso, 01 estádio de futebol, destacando-se o clube popular que acolhe e estrato da população mais carente, 02 ginásios poliesportivos, AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, e o Clube de Leões.

Principais Pontos Turísticos

Rio das Pedras

Corre sobre um leito inteiramente permeável e coberto de seixos, num percurso total de trinta e seis quilômetros, a contar de sua cabeceira a barra. Nasce na fazenda Santa Maria, próximo do lugar denominado Barro Amarelo, contra-vertente da serra do Gongomé. Banha a cidade de Itaberaí, onde tem a largura aproximada de 12 metros, e vai desembocar no Rio Uru, a dez quilômetros da sede do município. Não e dos mais piscosos; todavia em suas águas, encontram-se algumas espécies de peixes. Pela sua margem esquerda a contar da cabeceira, recebem os córregos: São João dos Barreiros, Santa Ana ou Larga, Açude Santo Antônio, Estiva, Cachoeira, Barreiro, Padre Felipe, Picada e Conceição; e pela margem direita os córregos Gongomé, São José, Barreirão, Bananal, Barra-Afundou, Conceição do Meio, Mata-Dentro, Pará, Acura, Jambreiro, Correguinho, Catarrão e o Ribeirão Palmital, também conhecido por José Manoel. A sua margem direita, na fazenda Cachoeira, distante de Itaberaí sete quilômetros, foi instalada a usina Hidroelétrica da Empresa Força e Luz, da qual foi proprietário o Sr. Coronel Sebastião Antônio da Fonseca. Nesse local existia uma pequena cachoeira com seis metros de queda e um volume constante de água no rigor do verão, e onde se encontra, no leito do rio, grande quantidade de conchas calcáreas.

Serra da Fazendinhas

Surge ao sul do município, na fazenda do mesmo nome. De seus píncaros se avista a cidade de Itaberaí em todo seu belo panorama. Prolonga-se numa extensão de 12 quilômetros, com viçosa vegetação de capim natural, entremeada de magníficas aroeiras.

Serra das Lages

Situada ao sudoeste do município, estende-se ao longo da margem esquerda do ribeirão Bugre. No sopé dessa serra, está localizado um rico veio de esmeraldas legítimas, das melhores que se tem encontrado no Brasil. A vegetação do seu dorso e rasteira e imprestável, e de seus pontos elevados também se vê Itaberaí.

Grutas notáveis

Existem no município algumas cavernas dignas de registros. A principal é a gruta do Gongomé, verdadeira furna de profundas galerias, no interior da qual se encontra belas estalactites contrapostas a interessante estalagmites. Acha-se situada na fazenda que lhe dá o nome, sob uma enorme pedreira calcaria, ao sul do Itaberaí, da qual dista apenas 24 quilômetros. Nas proximidades desse lugar existe um córrego que se torna subterrâneo na extensão de um quilômetro, dele não dando o menor vestígio na face da terra nesse trajeto. No município existe uma outra gruta, a da Lapinha, sito a barra do Rio das Pedras com o Uru. É formada por grandes blocos de pedras em disposições bastante originais, dividindo o seu interior em espaços compartimentos. Fonte: Annaes da Comarca do Rio das Pedras, ed. 1932 – de Dr. Derval Alves de Castro e Bruno Calil Fonseca.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

- São Sebastião padroeiro da cidade, Santos Reis

 Junho

- São João Batista 9povoado do Gongomé).

 Julho

-Festa de São Benedito

 Agosto

- Nossa Senhora de Abadia

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABERAÍ

E-mail:

Telefones: (62) 3375-2996

Sites: http://itaberai.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS:

E-mail:

Telefones: (62) 3375-1177

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

www.cidadesdegoias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itaberaí

a cidade de itaberai é linda ,é maavilhosa éu amo esta terra, foi ai que nasce e minha terra natal,mais que pena ja não vou ai a muitos anos,agora moro em portugal.Mais minha familia mora ai .
Por: mariana marilia emiliano

Adoro o Curralinho, terra de meu pai Francisco Natal de Castro e de sua mãe e minha avó Natalina Rodrigues Souto de Castro (c/c Natal Soares de Castro de Jaraguá)
Por: Fabiano Luíz de Castro

Eu,tambem ja estive ai em itaberai e achei a cidade bem interesante... E ate tomei umas cerveja, mas um amigo que me levou. Valeu! jussari, Porto Seguro - BA
Por: jussari

moro em itaberai amo essa cidade, ak eh td de bom a populaçao acolhedora o clima gostoso qd puderem venha pra minah cidade.
Por: telma dias de oliveira silva

uma bela cidade de interior .amiga linda maravlhosa
Por: luzia

gostaria de morar por que e uma cidade tranquila e muito acolhedora bonita e as pessoas são educadas amigas emunto atenciosa.
Por: luzia

Itaberaí cidade de pessoas alegres,colhedoras e amigas Moro em Itaberaí deste do ano de 95 aqui tenho muitas historias para contar.Me considero uma curraleira de coração. foi-elizabete alves da rádio silvestre am mais ouvida da região a melhor
Por: Elizabete Alves

estou com muita saudades dessa cidade linda
Por: luciana soares

Nasci nessa cidade, onde vivi minha infância,adolescencia,saindo de lá qdo me casei. Tenho recordações maravilhosas dessa cidade,a qual visito sempre,pois deixei muitos parentes e amigos,é uma cidade acolhedora,tranquila e bonita.Visite -a vc vai adorar
Por: Cleuza Faria Albernaz

CIDADE DE MINHA FAMILIA, MUITAS HISTORIAS DE FAMILIARES QUE AI MORAM. ZÉ PRETO MEU TIO. UM DELES
Por: SERGIO CAETANO

Itaberai e uma cidade linda e acochegante amo essa cidade...
Por: RONY CARLOS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itaberaí

Envie seu comentário sobre Itaberaí