Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Crixás?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Crixás

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região do Vale do Araguaia

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Crixás confunde-se com a de Pilar de Goiás, nas caminhadas dos bandeirantes pelos sertões goianos, em busca do índio e do ouro. Sua fundação está ligada às descobertas dos garimpos de ouro no Brasil. A descoberta se deu entre os anos de 1726 e 1734. Algumas pessoas acreditam que o desbravador dessas terras foi o bandeirante Manoel Rodrigues Tomar, em 1726. Mas outras dizem que a descoberta do município foi de Domingos Rodrigues do Prado, genro do Anhanguera. Na época, a região era habitada por índios conhecidos como Crixás, divididos em Curuxá ou Kuruxá, Crixanaz e Kirirá.
Através de um decreto, em 12 de julho de 1935, foi elevado a Vila de Crixás, e este mesmo decreto transferiu a sede do município de Pilar para Crixás. Em 30 de março de 1938, o município perdeu a sede de Pilar, mas continuou sede do distrito. O Decreto Estadual de 19 de julho de 1945 anexou Crixás e Pilar ao muniçípio de Itapaci, mas depois de muita luta, no dia 17 de novembro de 1953, Crixás desmembrou-se de Itapaci, conquistando sua emancipação política e administrativa.

Significado do Nome

O nome do município teve origem no nome desses indígenas. O cascalho do Rio Vermelho, muito rico em ouro, ficou conhecido e ocasionou o povoamento do lugar. A população foi crescendo nas margens do rio, e em 1740 o povoado foi elevado a Arraial de Crixás.

Aniversário da Cidade

30 de Outubro

Gentílico:

crixaense

População:

15.760 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A população do Município de Crixás está estimada em 20 mil habitantes, sendo 70% residentes na zona urbana e 30% na zona rural.
O Município de Crixás está ligado aos grandes centros por estradas pavimentadas de boas qualidades, sistema de transporte com empresas de renome, um aeroporto com 1.200 mts de pista pavimentada.
A Cidade de Crixás possui 03 Colégios Estaduais, 04 Municipais, 02 particulares, 05 Cursos de Nível Superior, 03 Hospitais, Emissora de rádio, 03 Agências Bancárias, Comércio arrojado, Indústrias, 02 Laticínios, 01 Matadouro de Gado, Parque de Exposições Agropecuárias com leilões semanalmente, uma Indústria de Fécula de Mandioca com estimativa de 20.000 hectares (4.132.23 alqueires) de terras a ser plantados, gerando mais de 3000 empregos.
O Município de Crixás é um dos maiores produtores de Ouro do país, tendo vários Garimpos particulares, contamos também com a Mineração Serra Grande do Grupo Anglo América que explora ouro em nosso município a 3 Km da Cidade, e que emprega grande parte da nossa população.
O Município de Crixás é banhado pelos rios (Crixás-Açú, Caiamar, Rio Vermelho, Ribeirão das Antas, Crixás Mirin, Tesouras, Cana-Barro, vários Ribeirões, Córregos e Veredas), Ficamos em uma das melhores regiões para Engorda, Cria e Recria de gado do País devido o clima de nossa região.
Contamos também com o Frigorífico Bertini, um dos maiores exportadores de carne do País, que fica instalado a 90 Km de Crixás as margens da Go-04.

Clima 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Localizada na Região Norte de Goiás, no Vale do Araguaia, ficando distante de Goiânia 320 Km, 354 Km de Brasília, 100 Km da BR-153 e 68 Km da Go-04, conhecida como Rodovia do Boi.

Limites

 

Acesso Rodoviário

Santa Terezinha de Goiás, Uirapuru, Nova Crixás, Mozarlândia, Nova América, Guarinos, Pilar de Goiás.

Distâncias:

Da Capital:

322 km

Outras:

Anápolis 279 km
Belo Horizonte 1.116 km
Brasília 351 km
Ceres 118 km
Goiânia 314 km
Niquelândia 232 km
Rio de Janeiro 1.533 km
São Paulo 1.261 km
Salvador 1.793 km
Uberlândia 668 km
Catalão 590 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro: 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRIXÁS

E-mail:

Telefones: (62) 3365-1884

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS:

E-mail: cartregistro@8net.com.br

Telefones: (62) 3365-1313

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Crixás e pousadas em Crixás para visitar Crixás.

Promova a cidade de Crixás no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!