Crixás

Crixás-GO
banner

Bem-vindo a Crixás!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Crixás, fotos, informações, os principais hotéis de Crixás, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Crixás, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 389m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.801 habitantes. A área total de Crixás é de 4.678,4km², e sua densidade demográfica é de 3,16hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Crixás-GO é 76510-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Crixás

Roteiros do Brasil

Região do Vale do Araguaia

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Crixás confunde-se com a de Pilar de Goiás, nas caminhadas dos bandeirantes pelos sertões goianos, em busca do índio e do ouro. Sua fundação está ligada às descobertas dos garimpos de ouro no Brasil. A descoberta se deu entre os anos de 1726 e 1734. Algumas pessoas acreditam que o desbravador dessas terras foi o bandeirante Manoel Rodrigues Tomar, em 1726. Mas outras dizem que a descoberta do município foi de Domingos Rodrigues do Prado, genro do Anhanguera. Na época, a região era habitada por índios conhecidos como Crixás, divididos em Curuxá ou Kuruxá, Crixanaz e Kirirá.
Através de um decreto, em 12 de julho de 1935, foi elevado a Vila de Crixás, e este mesmo decreto transferiu a sede do município de Pilar para Crixás. Em 30 de março de 1938, o município perdeu a sede de Pilar, mas continuou sede do distrito. O Decreto Estadual de 19 de julho de 1945 anexou Crixás e Pilar ao muniçípio de Itapaci, mas depois de muita luta, no dia 17 de novembro de 1953, Crixás desmembrou-se de Itapaci, conquistando sua emancipação política e administrativa.

Significado do Nome

O nome do município teve origem no nome desses indígenas. O cascalho do Rio Vermelho, muito rico em ouro, ficou conhecido e ocasionou o povoamento do lugar. A população foi crescendo nas margens do rio, e em 1740 o povoado foi elevado a Arraial de Crixás.

Aniversário da Cidade

30 de Outubro

Gentílico:

crixaense

População:

15.760 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A população do Município de Crixás está estimada em 20 mil habitantes, sendo 70% residentes na zona urbana e 30% na zona rural.
O Município de Crixás está ligado aos grandes centros por estradas pavimentadas de boas qualidades, sistema de transporte com empresas de renome, um aeroporto com 1.200 mts de pista pavimentada.
A Cidade de Crixás possui 03 Colégios Estaduais, 04 Municipais, 02 particulares, 05 Cursos de Nível Superior, 03 Hospitais, Emissora de rádio, 03 Agências Bancárias, Comércio arrojado, Indústrias, 02 Laticínios, 01 Matadouro de Gado, Parque de Exposições Agropecuárias com leilões semanalmente, uma Indústria de Fécula de Mandioca com estimativa de 20.000 hectares (4.132.23 alqueires) de terras a ser plantados, gerando mais de 3000 empregos.
O Município de Crixás é um dos maiores produtores de Ouro do país, tendo vários Garimpos particulares, contamos também com a Mineração Serra Grande do Grupo Anglo América que explora ouro em nosso município a 3 Km da Cidade, e que emprega grande parte da nossa população.
O Município de Crixás é banhado pelos rios (Crixás-Açú, Caiamar, Rio Vermelho, Ribeirão das Antas, Crixás Mirin, Tesouras, Cana-Barro, vários Ribeirões, Córregos e Veredas), Ficamos em uma das melhores regiões para Engorda, Cria e Recria de gado do País devido o clima de nossa região.
Contamos também com o Frigorífico Bertini, um dos maiores exportadores de carne do País, que fica instalado a 90 Km de Crixás as margens da Go-04.

Clima 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Localizada na Região Norte de Goiás, no Vale do Araguaia, ficando distante de Goiânia 320 Km, 354 Km de Brasília, 100 Km da BR-153 e 68 Km da Go-04, conhecida como Rodovia do Boi.

Limites

 

Acesso Rodoviário

Santa Terezinha de Goiás, Uirapuru, Nova Crixás, Mozarlândia, Nova América, Guarinos, Pilar de Goiás.

Distâncias:

Da Capital:

322 km

Outras:

Anápolis 279 km
Belo Horizonte 1.116 km
Brasília 351 km
Ceres 118 km
Goiânia 314 km
Niquelândia 232 km
Rio de Janeiro 1.533 km
São Paulo 1.261 km
Salvador 1.793 km
Uberlândia 668 km
Catalão 590 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro: 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRIXÁS

E-mail:

Telefones: (62) 3365-1884

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (62) 3365-1313

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Crixás

me encanta la cildad de crixas,es muy bonito tengo familias que viven alla,estoy pensando en comprar una casa.lo mejor de la cildad es la tradicion,pecuaria,e los tipicos del puelblo e mucho mas... um abrazo
Por: cileide dantas

QUERIA SABER MAIS SOBRE A CIDADE A RESPEITO DE PONTOS TURISTICOS, RESTAURANTES E MAIS FOTOS DESTA CIDADE QUE ESTOU APRENDENTO A CONHECER E ESTOU AMANDO SOU DE BELO HORIZONTE- MINAS GERAIS, FICARIA AGRADECIDA DESDE JA PELA ATENÇÃO DE VOCÊS UM GRANDE ABRAÇO E UM FELIZ ANO NOVO PARA TODOS . AGUARDO RESPOSTAS.
Por: ANGELA SILVA DOS SANTOS

Olá galera eu sou baiano em breve estarei ai fazendo parte de vocês, passando a ser mais um habitante desta terra, não conheço Crixas mais pelas informações que tive conserteza vou mim sentir em casa. Ate breve.
Por: ESMERALDO JUNQUEIRA

crixas a cidade bonita com poucos abitantes + todos onestos e trabalhador por isso q eu gosto e amo
Por: giovanni

Sou crixaense e mim orgulho, falar da minha cidade é muito bom.Crixás está melhorando,crescendo,dando oportunidade e o mais importane está gerando emprego.Desejo que a cidade de Crixás cresça mais e desenvolva para o melhor...
Por: delza xavier de araújo alencastro veiga

Crixás é uma das mais antigas povoações do ~estado de Goiás.Segundo historiadores foi fundada em l734 pelo bandeirante Manoel Joaquim Tomaz que adentrou o sertão goiano em busca de ouro, tendo encontrado o me-tal em abundância nas magens do rio vermelho, onde habitavam os índios Kirirás, donde o nome Crixas. A hist´ria de Crixás é muito binita. O povoado teve o seu apogeu no século l8
Por: Alcides Dias Souto

Crixás, é uma cidade MARAVILHOSA... Vivi em crixás desde 1 ano de idade, "amo e vou amar esta cidade para sempre!". Hoje foi preciso me mudar para que pudesse estudar e me formar em outra cidade, mas assim que me formar eu volto para crixás, pois esta é a cidade que eu escolhi para viver o resto de minha vida... adoreiiiiiiii o portal...
Por: katia ribeiro

Amo Crixas, apesar de ter 20 anos que fui lá, achei ôtimo, os lugares onde tive oportunidade de ir, o aatendimento nos comeŕcios, a população crixaenseestão de parabéns. Tenho muitas pessoas queridas, parentes amigos que moram naquela maravilhosa cidade, Logo irei à Crixas matar a saudade. Nuilma Machado, de Palmas TO
Por: Nuilma Machado de Lima Morais

nasci em crixas gosto muito desta cidade linda quando sai de la tinha 25anos senpre vou visita-la cada vez que vou la fico encatada com as mudanças .
Por: aninha maria

ja tive o prazer de conhecer essa linda cidade. um abraço p/ meu sogro IVO NEVES DA SILVA e seus familiares que moram ai em crixás-go. eu moro em nova olinda tocantins.
Por: aquiles xavier leal

Moro em Crixas a 20 anos, tenho alegria em dizer q moro em uma cidade histórica e quero parabenizar a atual administração por estar restaurando as casas históricas, estão ficando lindas. Tenho observado q as pessoas estão tendo a oportunidade de cursar vários cursos superiores, com isso a nossa população está mais preparada p/ competir no mercado profissional.Haaa estava me esquecendo a festa do pequi e a festa da pecuária se tornou uma tradição a cada ano temos recebido mais e mais turístas a cada ano. A culinária então ummmm q delíciaaaaaaa. Parabéns povo crixaense.
Por: Selma Arruda G. de Souza

cidade otima que tem pessoas otimas e lugares muito bomitos e pessoas lindas.
Por: tadeu ferreira de araujo

cidade otima que tem pessoas otimas e lugares muito bomitos e pessoas lindas.
Por: tadeu ferreira de araujo

Eu conheço Crixás, lá eu nasci, lá eu estudei, fiz amizades que só o tempo pode dizer o quanto vai durar, é um lugar de pessoas acolhedoras, companheiras, receptivas, é um interiorzão mesmo, cheio de lugares maravilhosos, rios , cachoeiras, aki não cabe pra descrever, só conhecendo pra ver, sentir e se apaixonar............
Por: Márcia Bento Cordeiro

conhesso crixas hj estou na europa mas quando eu voltar pro brasil minha cidade de morar e crixas amo muito essa cidade crixas amo muito
Por: ricardo de souza bezerra

ja morei em crixas por tres meses , esse tempo que passei la foi o suficiente pra me apaixonar pela cidade trabalhei conhessi pessoas lindas e companheiras , conhessi uma mulher linda e hj esta ao meu lado ha 2 anos , uma cidade de pessoas simples e o mais importante simples , te amo crixas saudades ate julho de 2011 estarei ai de ferias ,ireland
Por: ricardo de souza bezerra

eu ainda nao conheço essa cidade linda que é crixas, mas em breve pretendo-a conhece-la. desejo um feliz natal a todos! um abraço para meus familiares. principalmente para meu avô ivo.
Por: linala

Nossa Crixás Sem palavras,uma cidade onde passei meus melhores momentos hj tenho orgulho de morar aqui e ñ tenho vergonha de dizer,pq a cidade é simples e de povoado simples, mas é linda é cheia de alegria e eu convido a todos para que venham conhecer essa bela cidade q eu tenho certeza q vcs vão gostar e vão querer ficar,e sejam Bem Vindos..Beijão a todoos, Há e se precisarem de ajuda para conhecer a cidade por favor me procurem!!!
Por: Geovana Gabrielly

Eu simplismente amo esta cidade . Tenho muito orgulho de ser crixaense . Parabéns a todos os crixaenses, e as pessoas que estão visitando esse portal. Um abraço as minhas primas que não moram no Brasil, mas sempre que vem ,a primeira cidade que elas visitam é aqui . Porquê simplismente ela é maravilhosa.
Por: sandra L. Ferreira

Pow falar de crixas é muito dificil, e uma cidade de pessoas boas, eu tenho muita saudades de la, quero aproveitar mandar um grande abraço a Tia francisca que é a melhor cozinheira que tem e que fez comida para nois jogadores do ano passado e mandar um grande abraço tbm a Prof. Ulineides e família e a todos dai, crixas é a minha segunda casa irei voltar ai sim se deus quiser, sou daqui de Manacapuru-Am e me orgulho de ter morado pouco tempo em Crixás e ter jogado bola por lá e naum vai demorar muito para eu estar ai em crixs breve estarei chegando!!!! posso dizer que eu sou crixaense tbm com muito orgulho!!!!abraços
Por: Mateus silva de Moraes

Não estamos falando só de Crixás e sim da melhor cidade do Brasil...
Por: JOVENTINO ASSUNÇÃO

é minha terra natal. por isso não troco por nenhuma. amo GOIÁS gosto do meu imenso BRASIL, mas sou apaixonada por CRIXÁS, e daqui não saio jamais. ê CRIXAZÃO do meu coração. TE AMOOOOOO!
Por: fabia ferreira lima

eu estive na cidade e achei muito massa pena que foi pouco mais logo estarei de volta
Por: ranniery dos santos landim

Nasci em Brasilia, mais fui criado em Crixás, adoro está cidade, nunca vou esquecer Crixás, cidade maravilhosa.
Por: Wellington Fernandes Tosta

nasci em minas gerais; mas desde pequena minha familia se mudou pra crixas; uma pequena cidade do interior; que tem um povo acolhedor; humilde; todo mundo conheçe todo mundo; em crixas e assim; ninguem sofre sozinho...qualquer problema; sempre tem um grande amigo pra te apoiar...e uma cidade linda tem seus misterios...sinto muita saudade de la...sempre que tenho um tempinho corro pra crixas; lugar abençoado...muita gente inteligente; legal d++ amo meus conterraneos e minha familia que moram la....bjs
Por: fernanda francisca vitorino mendes alves

somos privilegiados de sermos de crixas; amo muito essa cidade........temos sua extençao que se chama Auriverde; como sou apaixonada por Auriverde(crixas); la tem uma linda igreja; mercados; tem bares...e la tem o melhor pastel de carne que eu ja comi em toda minha vida...impossivel passar por la e nao comer um...ou dois rsrs ate a coca-cola de Auriverde(crixas) e mais gelada; e tem um maravilhoso rio...perfeito...tudo muito verde e lindo......
Por: fernanda francisca vitorino mendes alves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Crixás
Fundação:
1953
Altitude:
389m
População:
14.801 habitantes
Área:
4.678,4km²
Densidade Demográfica:
3,16hab/km²
CEP:
76510-000

Envie seu comentário sobre Crixás

banner