Cidade Ocidental

Cidade Ocidental-GO
banner

Bem-vindo a Cidade Ocidental!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Cidade Ocidental, fotos, informações, os principais hotéis de Cidade Ocidental, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Cidade Ocidental, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 1.057m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 37.819 habitantes. A área total de Cidade Ocidental é de 389,8km², e sua densidade demográfica é de 97,02hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cidade Ocidental-GO é 72880-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cidade Ocidental

Roteiros do Brasil

Região dos Engenhos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 

Teve sua origem na implantação de um núcleo residencial ao norte do Município de Luziânia, quando em 1974, o Sr. João Batista de Souza, proprietário da Fazenda Aracati, onde se fabricava o aguardente “Caninha Aracati” vendeu 5,04 km² ao Sr. Cleto Meireles, ficando esta gleba pertencente à Zona Suburbana do Município de Luziânia.
O projeto inicial previa a construção de 14.349 unidades habitacionais, mas apenas 6.796 casas foram construídas. O restante, 7.533 lotes onde não foram construídos habitações, foram repassados ao Banco Regional de Brasília como forma de pagamentos de dívidas da construtora junto àquela instituição financeira. O banco, por sua vez, repassou estes lotes para o Governo do Distrito Federal, que até hoje detém a propriedade destes lotes. Em 1989 o núcleo habitacional foi elevado à condição de Distrito de Luziânia e em 9 de dezembro de 1990 deu-se a emancipação política-administrativa do Distrito e o primeiro prefeito municipal tomou posse em 1º de janeiro de 1993.
Localizada a uma distância de 48 km de Brasília, é por muitos considerada ainda cidade dormitório, sendo que grande parte de seus moradores se deslocam até a capital federal para trabalhar. A cidade possui um traçado urbano organizado, a partir de seu núcleo original, sendo que os novos loteamentos foram sendo adequados ao mesmo tipo de traçado.
Trata-se de um avanço político-administrativo que só foi possível em decorrência da emancipação alcançada no final do ano de 1990 pela consciência social de seus habitantes. No entanto, não há mais controvérsia sobre a importância da emancipação de Cidade Ocidental, pois este vem tendo um significado particularmente importante na concepção dos cidadãos deste município, devido o processo acelerado de desenvolvimento que vem alcançando.
Afinal temos um espelho muito forte que é o próprio desenvolvimento Goiano desde 1592, quando Sebastião Marinho descobriu as terras goianas no alto do rio Tocantins e graças às primeiras povoações em Goiás. Devido à tenacidade desse povo e a luta de vários parlamentares o progresso chegou nesta região.

Outra versão:

Esta história vem de fonte bem antiga,de que antes disso tudo, ocidental inteira foi parte de uma fazenda que pertenceu a um fazendeiro muito ruim, no qual a sua filha não querendo se casar com o pretendente que seu pai escolhera,fugiu de casa pela mata que daria no rio de ocidental na tentativa de fugir dalí,pois sabia apenas que aquela seria a direção,tentou atravessar o rio,quando acabou se afogando e seu corpo nunca fora encontrado,segundo relatos não muito antigo havia sim jacarés e muitas cobras lá,tanto que esse rio era usado pelo dono da fazenda para jogar os escravos que não lhe serviam mais,como os mais velhos e os que nasciam com alguma deficiencia ou adoecia,tanto que o mesquita é originado de escravos que fugiam de lá,formando então o quilombo dos mesquitas,hoje conhecido apenas por localidade mesquita,tive a honra de obter essas informações , na época que me relatou a história de seus antepassados,mantida lembrança viva de geração em geração.creio eu que alguém pode falar o nome da tal fazenda pois na época ela falou,mas não me recordo essa é a parte que vem antes das partes burocraticas que envolvem bancos.

Significado do Nome

Em 15 de dezembro de 1976 deu-se a fundação do núcleo, cuja a construção ficou a cargo da Construtora Ocidental - daí a origem do nome Cidade Ocidental.

Aniversário da Cidade

15 de Dezembro

Gentílico:

ocidentalense

População:

54.360 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS 

A economia ocidentalense baseia-se na criação de gado bovino de corte e leite, do plantio de soja e da produção de doces de marmelo;
Na zona rural do município está localizado um frigorífico que abastece toda a região.

Clima 

Tropical de altitude

Temperatura Média

35º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste Goiano

Limites

Distrito Federal, Valparaíso de Goiás, Luziânia e Cristalina.

Acesso Rodoviário

BR-040


Distâncias:

Da Capital:

192 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Santuário Jardim da Imaculada

Sede nacional da Milícia da Imaculada, assistida pelos frades da Província São Maximiliano Maria Kolbe e estabelecida pelo ato da Direção Geral da MI de Roma, com a data de 1º de janeiro de 1982 e está localizada no bairro Ocidental Park.

Parque Ecológico Chico Mendes

Trata-se de um bosque urbanizado localizado no centro da cidade. Rodeado de árvores nativas do cerrado o Parque Ecológico Chico Mendes é uma opção de lazer, pois oferece lago artificial com peixes exóticos, quiosque com lanchonete, duas áreas de convivência cobertas, aparelhos de ginástica, parque infantil, campo de futebol de areia, trilhas para caminhada ecológica, área de pick-nick e paisagismo.

Igreja Matriz

Constitui o mais famoso traço arquitetônico ocidentalense. Em 1981, o então pároco da cidade Dom João Wilk, iniciou a construção da Igreja Matriz. Em formato oval com uma hipérbole sobre a entrada e uma grande escadaria na porta a igreja apresenta um projeto futurista.

Povoado Mesquita

Localizada na Zona Rural da Cidade Ocidental, trata-se de comunidade de remanescentes de quilombos. A comunidade Quilombola do Mesquita surgiu a partir de uma doação de terras feita a três escravas da Fazenda Mesquita, há mais de 200 anos. Hoje é formada por 300 famílias, que cultivam marmelo, goiaba, laranja, cana de açúcar, mandioca e contam também, com uma pequena indústria artesanal de marmelada e goiabada. No artesanato produz caixinhas, biscoitos e tapetes, que são comercializados em feiras. As festas são comemoradas com a dança Catira, dança tradicional de Goiás.
 
Poções e Cachoeiras

Localizados a menos de 30 minutos de caminhada do centro da cidade podemos encontrar córregos com águas límpidas entre matas de galeria,mas somente entre os meses de dezembro e maio.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  Maio

- Ocidental Fest: maio 

 Junho

- Festa de Santo Antônio.

 Agosto

- Festa de Nossa Senhora de Abadia.

 Setembro

- Cavalgada dos Veteranos.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CIDADE OCIDENTAL

E-mail: sec.finanç[email protected]

Telefones: (61) 3605-3079

Sites: http://www.cidadeocidental.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

ESCRIVANIA DA 2ª VARA CÍVEL, DAS FAZENDAS PÚBLICAS, REGISTROS PÚBLICOS E AMBIENTAL:

E-mail:

Telefones: (61) 3625-7568 / 5009

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Cidade Ocidental

já morei em cidade ocidental era muito bom fiz varios amigos infelizmente voltei para a cidade onde nasci.mas já fui muito nas cachoeiras dai.muitas saudadesssssssssss
Por: monica dos santos

ja morei em cid.ocid.na qual essa cid. mora no meu coraçcão..tenho muitos amigos e parentes po ai em breve estarei voltdado para ai um abç..........
Por: LUCAS

Já morei nesta cidade há mais de 20 anos. Como está linda nem parece aquele povoado que apesar de simples eu amava.
Por: Graças Pereira

amo essa cidade ja morei muitos anos ai.amuuuuuuu.que saudades cidade ocidental.bjim.
Por: ana arauj

ja morei muito tenpo ai sinto muita saudade mas agora moro em sao paulo
Por: cleidio

já visitei várias vezes a cidade ocidental, e me encantei muito com o ar puro que senti nesse lugar.
Por: Dora

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cidade Ocidental
Fundação:
1993
Altitude:
1.057m
População:
37.819 habitantes
Área:
389,8km²
Densidade Demográfica:
97,02hab/km²
CEP:
72880-000

Envie seu comentário sobre Cidade Ocidental