Catalão

Catalão-GO
banner

Bem-vindo a Catalão!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Catalão, fotos, informações, os principais hotéis de Catalão, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Catalão, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1833. A localidade está em uma altitude de 835m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 60.853 habitantes. A área total de Catalão é de 3.789,5km², e sua densidade demográfica é de 16,06hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Catalão-GO é 75700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Catalão

Roteiros do Brasil

Região das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Não se conhece ao certo há quanto tempo iniciou-se a ocupação humana nas terras do atual município de Catalão. Sabe-se, contudo, que a região onde se situa o mesmo era habitada por dois grupos de indígenas no início do século XVIII : nas áreas atualmente correspondentes aos distritos de Catalão e Pires Belo, habitavam os Caiapó, muito provavelmente os mesmos que são hoje conhecidos como Panará e que atualmente habitam o Mato Grosso. Esses indígenas eram seminômades e é de se supor que conheciam a agricultura da abóbora, mandioca, milho e amendoim, pelo menos.
Já na região do atual distrito de Santo Antônio do Rio Verde não é certo que viviam os caiapós do sul, tendo sido aventada a possibilidade de haverem vivido nesta área um grupo genericamente conhecido como carijós, que foram mais tarde levados pelos portugueses para uma redução (local onde os colonizadores reuniam os índios para catequizá-los) nos atuais municípios de Vazante, Paracatu ou Guarda-Mor. Há também a hipótese que afirma que os índios da chapada divisora das bacias do Paranaíba e São Francisco (como é o caso do Chapadão de Catalão) pudessem ser os Araxás ou mesmo os Cariris, se bem que a região estivesse próxima a aldeia de Itapiraçaba, dos índios caiapó do sul. Seja como for, o certo é que, ao contrário das áreas planálticas e repletas de veredas férteis do oeste e sul do município, sabida e longevamente ocupadas por caiapós do sul, a região da chapada, no nordeste do município, deveriam ser áreas de passagens para várias tribos, até por que, não apresentavam condição de cultivo para tribos sedentárias, embora fossem muito provavelmente fartas em animais para pesca e sobretudo, caça, dadas estas mesmas condições.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

20 de Agosto

Gentílico:

catalano

População:

86.647 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Viver aqui é bom demais!   

Clima 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Goiano 

Limites

Ouvidor, Três Ranchos, Goiandira, Nova Aurora, Cumari, Campo Alegre, Ipameri, Araguari, Cascalho Rico, Coromandel, Guarda-Mor, Paracatu.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

255 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

A Fundação Cultural Maria das Dores Campos está trabalhando pela preservação do patrimônio histórico de Catalão. A primeira providência é o tombamento de prédios e locais que fizeram parte da vida passada do município. A fundação já conseguiu o tombamento do Morro da Saudade e da Igreja de São João. A rede ferroviária do município também foi tombada e agora será restaurada. A estação foi adquirida pelo município, que, a princípio, pretende transformá-la num museu.

Principais Pontos Turísticos

Rede Ferroviária

A rede ferroviária do município também foi tombada e agora passará pela restauração. A estação foi adquirida pelo município que, a princípio, pretende transformá-la num museu, que terá a fachada com características da Art Noveau. O maior problema, segundo a fundação, está sendo a destruição deste patrimônio pela própria comunidade catalana, em favor do progresso e de construções modernas, alterando definitivamente a história. O tombamento evita essa destruição.

Igreja de São João

Localizada em seu ápice, a pequena igreja pertence à Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus de Catalão. A capela ainda é usada para cerimônias religiosas.
Numa foto de 1919, a construção se mostra em estilo rústico mineiro. Essas características continuaram as mesmas, mesmo depois da construção da segunda capela em 1940. Hoje, ela está restaurada.

 

Morro de São João

Localizado ao norte de Catalão, no perímetro urbano, conhecido como Colina dos Poetas ou Morro da Saudade, é uma elevação de grande importância histórica e sentimental para o catalano, que o tem como ponto de referência. Do alto do morro, pode-se visualizar a cidade inteira em seus mínimos detalhes, a uma altitude de 800m. O Morro foi tombado em 1994. Foi o primeiro processo de tombamento do patrimônio histórico de Catalão. No Morro se encontra o túmulo do poeta Ricardo Paranhos, conhecido nacionalmente, e a Igreja de São João, que também foi tombada, juntamente com o Morro.

Morro do Urubu 

1.200 M de altitude. 

 

Serra do Quebra-Chifre  

Rios

 

Rio dos Bois, Claro, das Almas, de Pedra, Preto, Montes Claros, São Marcos, Veríssimo, Verde, São Bento.
 
Praias do Rio Paranaíba

Cachoeiras

Mata Padre, do Sertão, São Bento, Rio Verde   

hspace=0 EVENTOS 

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Setembro/Outubro

 

- Última sexta-feira do mês - Congadas - são parte de uma manifestação folclórica e religiosa bastante antiga em Catalão. Desde 1820, acontecem as congadas em Catalão. As congadas são festas religiosas de sincretismo afro-católico em homenagem a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (um avatar de Maria, mãe de Jesus), e uma das mais antigas manifestações folclóricas e religiosas de todo o Centro-Oeste. Cerca de 4.500 pessoas, agrupadas em dezenas de grupos chamados ternos, dançam pelas ruas do município em homenagem a referidas Senhora do Rosário. Estes grupos de pessoas, que ao mesmo tempo dançam, também tocam instrumentos de percussão e entoam cânticos tradicionas, podem ser de várias denominações, como moçambiques, congos, catupés-catunda, pajés, cada qual com seus uniformes e ritos específicos. A festa atrai a cada ano cerca de 100 mil visitantes a Catalão.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CATALÃO

E-mail: [email protected]

Telefones: (64) 3441-5000

Sites: http://www.catalao.go.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO E REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (64) 3442-6014 / 3441-2503

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

www.cnm.org.br

www.wikipedia.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Catalão

Nasci nas proximidades de Catalão, numa fazenda de um tal Alcino, amigo de meu pai. Minha mãe é (falecida) natural de uma fazenda chamada "Barra", atualmente incorporada a outra propriedade. Toda aquela Região pertencia a Catalão. Hoje, Davinópolis. Aos 3 ou 4 anos de idade, me lembro de uma Catalão bem precária (1953), ruas esburacadas, muito papel nas ruas. Curioso que sempre fui, um belo dia encontrei uma nota de vinte cruzeiros, nivinha, rolando entre os papéis na rua, marron, com a cara da Princesa Isabel. Ainda tenho alguns parentes em Catalão. Nem naquele tempo, nem em outros anos mais tarde jamais imaginei que essa minha cidade tivesse um dia tanta sorte. É claro que o povo de Catalão é muito competente e cheio de princípios. Mas a "fortuna" se encantou por essa terra. Hoje, um Município rico e cheio de recursos, pólo industrial do nosso magnífico Goiás. Cidade bem cuidada e limpa. Na minha avaliação, a Catalão de hoje está naquela fase em que as cidades começam a crescer rapidamente. As riquezas e as oportunidades começam a atrair povos distantes, a sociedade começa a ser cosmopolita. Acho que ainda nesta vida verei uma Catalão incrivelmente grande e rica. Orgulho de Goiás, orgulho do Brasil.
Por: IVO NOLASCO

bom eu moro em catalao e adoro a minha cidade acho não consegueria mudar da minha cidade por que eu an]mo d++++++++++++
Por: gabriela de assis miranda

quando falao pra mim sobre o goiais eu adoro catalao e a cidade que eu gostaria de morar cidade de amado batista sou fa dele esteve aqui na minha cidade serra dourada no show dele deu umas 20000pessoas com foi bom com fe em deus eu morro em catalao deus vai mim ajudar catalao e uma maravilha de cidade com e gostoso falar em catalao eu agradeco este momento de falar sobre catalao .
Por: gervasio de serra dourada bahia

catalão sem comentários!!!!é simplesmente a melhor cidade do estado de goiás amuu d+++++!!!!!!!!é muitooo boa!!!se tratando de tudo..
Por: fabiana de cassia rodrigues de souza

Passei 10 dias nessa cidade linda, de povo hospitaleiro e clima agradavél.... Ficou muita saudade e a certeza de retorno prospéro. syl..
Por: Silvana Queiroz

Catalão, "viver aqui, é bom de mais"... o nosso antigo prefeito Adib Elias, não podia ter inventado frase melhor pra expressarmos a doçura de viver nesse lugar... Amo Catalão de mais da conta, se Deus quizer, ainda volto pra lá!!
Por: Marcelina de Mesquita Barbosa

Eu visitel Catalão ,gostei muito achei um cidade muito limpa .mais eu gostaria de conhecer a festa que tem aí saber o mes ,dia amei tudo
Por: matilde prado

fui 3 vezes passearem catalão eu amei a cidade ,fui no baile dad melhor idade ,estou pensando em ir marar aí Catalão é tudo de bom
Por: matilde prado

Amo Catalão, cidade linda , bem cuidada ,sempre q. possso vou visitar essa bela cidade
Por: matilde prado

Já morei em catalão de 2004 a 2005,foi muito bom,pois eu nunca havia morado fora do meu estado que é SP.Na época meu marido foi trabalhar como representante comercial da Agroeste Sementes,e foi uma experiência muito boa pra nós dois.Catalão sem dúvida é uma cidade maravilhosa pra se viver.Gostaria muito de poder voltar a morar lá.
Por: nilceia

Sou de São Paulo e fui morar em catalão em 2004.Nunca tinha se quer ouvido falar nesta cidade,mas desde o momento em que cheguei gostei da cidade.É um ótimo lugar pra se viver.Voltei pra SP,mas sinto muita falta das amizades que fiz,dos lugares que visitei,enfim,sinto saudades de tudo.
Por: nilceia tristao

meu a´vô ricardo paranhos enterrado no morro sao joao e alinda historia de catalao terra de grandes vultos brasileiros senador paranhos salvou bernado guimaraes da bebida e pode tornar visivel o grande escritor levando o para o rio de janeiro e pode trabalhar com seu colega de faculdade na revista atualidade escrevendo escrava isaura indio afonso e muitas outras obras.
Por: giestas paranhos

Essa cidade é horrorosa, não tem nada pra fazer, alem de ser parada e não lugares legais, se for pra goiás, vão para goiânia, caldas novas ou itumbiara!
Por: Lucas

Catalão é uma cidade maravilhosa, tenho familiares que moram aí, fui visitá-los e me apaixonei pela cidade e seu povo
Por: Palmira Amaral

Moro nesta linda e pacata cidade sou grata por tudo qure ela me proporcionou, que Deus a ilumine sempre
Por: Maria Neomísia

os congos é bonitos eu tenho 15 ano e sou de brasilia bj
Por: mirely neres dearaujo

EU GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE CATALÃO E CONHECER GOIAS. TALVEZ NAS MINHAS PRÓXIMAS FÉRIAS VOU PASSAR AI. SOMOS DA DINAMARCA.
Por: ANNA MARGARITA BROCHNER MISFELDT

adoro essa cidade ,morei aí durante 3anos,tive q voltar p bebedouro por motivos de doença ,do meu marido.tenho uma filha q mora aí,vou sempre para passear.ainda vou voltar .saudações.
Por: marisa biazzine gullo-

he catao lugar de pessoas maravilhosa lugares incrivel igreja adimiravel quem conhece nao esqueci jamais;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;bj
Por: nelita de fatima da silva

estive em catalão em 2002 e 2005 achei uma cidade super organizada e limpa,e o pessoal paga muito bem,estive ai a trabalho,adorei o lago....
Por: juliana

nao vou iludir ninguem catalao ainda e uma cidade pequena porem com ritimo de cidade grande, uma cidade que corre dinheiro, trabalho no comercio e nao conheço outra cidade do porte de catalao que consiga um fluxo grande de comercio. taxa de desemprego baixa, diria ate que so nao trabalha quem nao quer tem, tudo que precisa para uma pessoa viver bem, literalmente a CIDADE DEAS FLORES ... galera venha conher catalão....
Por: polion

eu amo catalão uma cidade linda e maravilhosa tudo de bom nesse lugar
Por: keila Demetrio

catalaõ e lindo perfeito um otimo lugar para apreciar as ferias quem for la se encanta com a beleza dos hoteis etc..... quem conhece a casa do edivon alves cordeiro ele e meu padrinho foi atraves dele e da janice paula borges q conheci catalaõ ................................catalao cata cata laõ ouooooooooooo bjs para todos
Por: emily ferreira cordeiro

Catalão, minha terra natal. Cidade bonita, limpa e muito bem sinalizada. Lugar de tantas casas chiques e bem construídas, ruas e avenidas lindas e bem conservadas, e o Morro da Saudade, que maravilha! Quase 34 anos morando fora, mas estou sempre acompanhando seu desenvolvimento e, dificilmente fico 4 meses sem visitá-la. Vale a pena conhecer.
Por: Adelino Pires Fernandes

S IM,VIVIA EM CATALAO por 16 anos,minha familia da vila viberdade1, morei na :RUA MANAUS na VILA ERONDINA.Hoje tenho 33 anos e vivo em MADRIR.Busco noticias e fotos de 1994 da banda de fanfarra da antiga FUMBEM...
Por: livia marai pereira

Os lugares que eu mais gosto de catalao,é a vila ERONDINA E LIBERDADE onde vive minha avó até hoje.Amo catalao...
Por: LIVIA MARIA PEREIRA

Meu filho mora em Catalão. Sempre que posso vou até lá. Gosto muito da cidade.
Por: WANDERLEY TEIXEIRA LANÇAS

Catalão e uma cidade q tem futuro e q pode ter ainda mais !E tambem ha muito empregos Adorei!!
Por: Ana

Eu tenho muita vontade de conhecer essa cidade, mas só conheço o posto JK de passagem quando vou pra Brasília, quando o onibus para no posto JK..
Por: marcos gonzaga da silva

cidade boa p passear e tirar ferias conheco mta gente bacana demais
Por: adriana

CATALÃO,VIVER AQUI É BOM DEMAIS! Morei em Catação por 3 anos, 1 mês e 15 dias ! as horas, minutos e segundos q fiquei por lá ñ me lembro pois só chorava ao me despedir da cidade, q tanto me acolheu. de pessoas hospitaleiras, gentis e humanas demais da conta (como dizem os conterrâneos da região), só tenho boas recordações! lugar maravilhoso de se viver!!! Saudadesss!!!
Por: ivonete lopes

Eu amo minha cidade ela e maravilhosa... é bom demais viver aki.
Por: Euzeni C Pimenta

EU ACHO CATALAO UMA CIDADE MUITO BOA, UMA CIDADE ALEGRE,BOA DE VIVER,CATALAO TAMBÉM CONHECIDA COMO CIDADE DAS FLORES SE DESTACA NA QUALIDADE DE VIDA PARA SEUS MORADORES.
Por: LUCAS FELIPE V. TIMOTEO

VIVO EM CATALÃO E ACHO CATALÃO UMA CIDADE IMPORTANTE
Por: LUCAS FELIPE V. TIMOTEO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Catalão
Fundação:
1833
Altitude:
835m
População:
60.853 habitantes
Área:
3.789,5km²
Densidade Demográfica:
16,06hab/km²
CEP:
75700-000

Envie seu comentário sobre Catalão

banner