Baliza

Baliza-GO
banner

Bem-vindo a Baliza!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Baliza, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Baliza, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1942. A localidade está em uma altitude de 342m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.033 habitantes. A área total de Baliza é de 1.788,6km², e sua densidade demográfica é de 2,25hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Baliza-GO é 76250-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Baliza

Roteiros do Brasil

Região do Vale do Araguaia

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoamento desta região teve origem com a descoberta de jazidas de diamantes, em 1924, às margens do Ribeirão “João Velho”, pelos garimpeiros: Cosme e Borges. Iniciada a exploração e constatada a riqueza da jazida, a notícia atraiu grande número de famílias que se estabeleceram, nas proximidades do garimpo, iniciando-se o povoado que recebeu o nome de “BALIZA”, nome decorrente da existência de uma pedra, de 5 metros de altura, no meio do Rio Araguaia, que banha a região. Em 13 de dezembro de 1930, com a evolução do garimpo e o consequente crescimento da população, o povoado foi elevado à categoria de distrito, pelo Decreto nº 4, integrando o Município de Rio Bonito, atual Caiapônia. Pela Lei Estadual nº 91, de 27 de outubro de 1936, o distrito tornou-se município, sendo suas divisas fixadas, em 11 de julho de 1942, pelo Decreto Estadual nº 5911. Com a emigração dos garimpeiros, pessoal na maioria nômade, para novas minas em Mato Grosso e a evasão de outros atraídos pelas obras da Fundação Brasil Central em Aragarças, onde havia grande demanda de operários, Baliza esvaziou-se, declinando-se paulatinamente, restando apenas monchões abandonados: “Loca da Ponta da Serra”, “João Velho, Pacu, Praia Rica, Deixado, Lua, Carreira Comprida, Pedra do Zé Dias, Pedra da Baliza, Poço dos Alemães e outros, de onde se extraíram mais de 2000 quilates de pedras preciosas. Suas ruas ainda conservam o traçado irregular, formando meandros ao longo da margem do rio e suas casas guardam o estilo antigo, algumas abandonadas e em ruínas, permanecendo vivos, entretanto, os hábitos típicos da vida garimpeira. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Baliza, pelo decreto nº 4, de 13-12-1930, subordinado ao município de Rio Bonito atual Caiponia. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Baliza, figura no município de Rio Bonito. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito figura no município de Rio Bonito. Elevado à categoria de município com a denominação de Baliza, pela lei estadual nº 91, de 27-10-1936, alterado em seus limites, pelo decreto-lei estadual nº 5911, de 11-07- 1942, desmembrado de Rio Bonito. Sede no distrito de Baliza ex-povoado. Constituído de 2 distritos: Baliza e Bom Jardim, ambos desmembrados de Rio Bonito. Instalado em 07- 09-1942. Pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, o distrito de Bom Jardim passou a denominar-se Ibotim e o município de Rio Bonito a chamar-se Caiaponia. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Baliza e Ibotim. Pela lei municipal nº 5, de 05-11-1951, é criado o distrito de Aragrarças e anexado ao município de Baliza.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade


Gentílico:

Balizense

População:

3.714 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Baliza cidade pequena, com boas opções turísticas como, Pedra da Baliza, Cachoeira Paraguaçu, Quebra Braço, Água Bonita, e o famoso Rio Araguaia que dispensa cometários!

Clima:

Tropical com estação seca (Classificação climática de Köppen-Geiger: Aw)

 

Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Aragarças

Limites:

Torixoréu - MT; Aragarças

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

420 km

Outras:

200km; Aragarças 80km; Bom Jardim de Goiás 44km; Doverlândia 88km; Piranhas 100km.

hspace=0 TURISMO:

 

Resumo:

O município de Baliza, localizado na mesorregião noroeste, microregião de Aragarças, estado Goiás, possui 1.783 km2 de extensão, com uma população aproximada de 3.714(Três mil, setecentos e quatorze) habitantes, segundo dados do IBGE 2010, possui como principais atrativos turísticos as cachoeiras do Buriti, Salto do Paraguassú, Córrego das Perdizes, Córrego Lageado, rio Araguaia com suas praias e a Pedra da Baliza, Vale do encantado dentre outros; os principais eventos da cidade são: Festa do Senhor Bom jesus da Lapa, Festa de São Sebastião, Festas Juninas, todas com os tradicionais encontros da bandeira - cavalgada da zona rural até a cidade e o Tradicional Carnaval de Rua.

 

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos           

Pedra da Baliza, Cachoeira Paraguaçu, Quebra Braço, Água Bonita, Rio Araguaia.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BALIZA

E-mail: [email protected]

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

 

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Baliza

. É UMA PENA QUE pelo potencial que a cidade de Baliza tem. Mere}eria uma melhora, na educacao, limpeza, e principalmenteno incentivo ao TURISMO porque tem um grande potencial.
Por: Raimundo

Sou filha de Baliza, A CIDADE DO SOL DOURADO! Saí ainda pequena mas o meu pai foi o fundador da primeira Escola Rural de Baliza. Ele participou de todas as congregações políticas da época inclusive defendendo a emancipação de Caiapõnia e Baliza.Hoje ele tem 103 anos e 4 meses, se chama JOÃO ALVES DE CASTRO e reside em Brasilia. Para nós, os 14 irmãos é um orgulho ter em nós um pedaço deste paraiso. Temos um irmão em Torixoréu, outro em Barra do Garças e um em Piranhas.O restante estão em Brasilia e nas imediações. abraço a todos E saudades da minha terr Rosa
Por: Maria Conceição Alves de Castro

Baliza cidade pequena, mais que tem lindas opções turística como, pedra da baliza,cachoeira paraguaçu, quebra braço, água bonita, e o famoso rio Araguaia que dispensa cometário,
Por: Antonio Rodrigues de sousa

beleza natural, histoória, ecosistema preservado, garimpo, cachoeiras, comida etc.
Por: ronaldo matos claudio

SOU FILHO DE BALIZA E TENHO MUITO ORGULHO DE TER NASCIDO NESSA CIDADE QUERIDA. ONDE A PAZ REINA, NO MUNICIPIO DE BALIZA TEM LINDAS CACHOEIRAS E É BANHADA PELO UM DOS RIOS MAIS IMPORTANTE DO BRASIL O NOSSO "RIO ARAGUAIA" VENHA CONHECER BALIZA.
Por: NIRATAN OLIVEIRA ITACARAMBI

moro em baliza.meu paraíso,uma cidade acorchegante um paraíso,sossegada calma de uma comunidade umilde e simples meu cantinho nesse universo,,sou vereador do municipio e os convido para festas dos filhos ausentes de baliza que vai realizar todo ano no ultimo finalde semana de julho,projeto de minha autoria e a aprovado por todos vereadores,venha visita-la faço questao de mostrar pessoalmente a quem nos visitar,serao bem vindos...
Por: ubirajara pereira pinheiro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Baliza
Fundação:
1942
Altitude:
342m
População:
4.033 habitantes
Área:
1.788,6km²
Densidade Demográfica:
2,25hab/km²
CEP:
76250-000

Envie seu comentário sobre Baliza