Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Baliza?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Baliza

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região do Vale do Araguaia

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoamento desta região teve origem com a descoberta de jazidas de diamantes, em 1924, às margens do Ribeirão “João Velho”, pelos garimpeiros: Cosme e Borges. Iniciada a exploração e constatada a riqueza da jazida, a notícia atraiu grande número de famílias que se estabeleceram, nas proximidades do garimpo, iniciando-se o povoado que recebeu o nome de “BALIZA”, nome decorrente da existência de uma pedra, de 5 metros de altura, no meio do Rio Araguaia, que banha a região. Em 13 de dezembro de 1930, com a evolução do garimpo e o consequente crescimento da população, o povoado foi elevado à categoria de distrito, pelo Decreto nº 4, integrando o Município de Rio Bonito, atual Caiapônia. Pela Lei Estadual nº 91, de 27 de outubro de 1936, o distrito tornou-se município, sendo suas divisas fixadas, em 11 de julho de 1942, pelo Decreto Estadual nº 5911. Com a emigração dos garimpeiros, pessoal na maioria nômade, para novas minas em Mato Grosso e a evasão de outros atraídos pelas obras da Fundação Brasil Central em Aragarças, onde havia grande demanda de operários, Baliza esvaziou-se, declinando-se paulatinamente, restando apenas monchões abandonados: “Loca da Ponta da Serra”, “João Velho, Pacu, Praia Rica, Deixado, Lua, Carreira Comprida, Pedra do Zé Dias, Pedra da Baliza, Poço dos Alemães e outros, de onde se extraíram mais de 2000 quilates de pedras preciosas. Suas ruas ainda conservam o traçado irregular, formando meandros ao longo da margem do rio e suas casas guardam o estilo antigo, algumas abandonadas e em ruínas, permanecendo vivos, entretanto, os hábitos típicos da vida garimpeira. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Baliza, pelo decreto nº 4, de 13-12-1930, subordinado ao município de Rio Bonito atual Caiponia. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Baliza, figura no município de Rio Bonito. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito figura no município de Rio Bonito. Elevado à categoria de município com a denominação de Baliza, pela lei estadual nº 91, de 27-10-1936, alterado em seus limites, pelo decreto-lei estadual nº 5911, de 11-07- 1942, desmembrado de Rio Bonito. Sede no distrito de Baliza ex-povoado. Constituído de 2 distritos: Baliza e Bom Jardim, ambos desmembrados de Rio Bonito. Instalado em 07- 09-1942. Pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, o distrito de Bom Jardim passou a denominar-se Ibotim e o município de Rio Bonito a chamar-se Caiaponia. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Baliza e Ibotim. Pela lei municipal nº 5, de 05-11-1951, é criado o distrito de Aragrarças e anexado ao município de Baliza.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade


Gentílico:

Balizense

População:

3.714 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Baliza cidade pequena, com boas opções turísticas como, Pedra da Baliza, Cachoeira Paraguaçu, Quebra Braço, Água Bonita, e o famoso Rio Araguaia que dispensa cometários!

Clima:

Tropical com estação seca (Classificação climática de Köppen-Geiger: Aw)

 

Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Aragarças

Limites:

Torixoréu - MT; Aragarças

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

420 km

Outras:

200km; Aragarças 80km; Bom Jardim de Goiás 44km; Doverlândia 88km; Piranhas 100km.

hspace=0 TURISMO:

 

Resumo:

O município de Baliza, localizado na mesorregião noroeste, microregião de Aragarças, estado Goiás, possui 1.783 km2 de extensão, com uma população aproximada de 3.714(Três mil, setecentos e quatorze) habitantes, segundo dados do IBGE 2010, possui como principais atrativos turísticos as cachoeiras do Buriti, Salto do Paraguassú, Córrego das Perdizes, Córrego Lageado, rio Araguaia com suas praias e a Pedra da Baliza, Vale do encantado dentre outros; os principais eventos da cidade são: Festa do Senhor Bom jesus da Lapa, Festa de São Sebastião, Festas Juninas, todas com os tradicionais encontros da bandeira - cavalgada da zona rural até a cidade e o Tradicional Carnaval de Rua.

 

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos           

Pedra da Baliza, Cachoeira Paraguaçu, Quebra Braço, Água Bonita, Rio Araguaia.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BALIZA

E-mail: prefeituradebaliza@hotmail.com

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

 

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Baliza e pousadas em Baliza para visitar Baliza.

Promova a cidade de Baliza no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!