Aruanã

Aruanã-GO
banner

Bem-vindo a Aruanã!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Aruanã e muitas outras opções de hospedagem na cidade Aruanã. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Aruanã.


Para quem gosta de Ecoturismo, a cidade de Aruanã em Goiás é a ideal. Situado entre o rio Araguaia e o rio Vermelho, o local é conhecido por ser a porta de entrada do Vale do Araguaia, e seu turismo gira em torno de seus rios e tudo o que eles podem oferecer.

Com isso, muitos acampamentos, pousadas e hotéis são montados próximos ao rio, oferecendo aos turistas uma comodidade moderna, unida à vida perto da natureza e de todos os seus benefícios.

Aruanã e suas paisagens exuberantes

A cidade tem mais de 7 mil moradores em pouco mais de 3 mil quilômetros quadrados. Fundada em 1850, como Porto de Leopoldina, a cidade era o principal porto de abastecimento da capital do estado até o ano de 1958, quando passou a ser chamada de Aruanã, nome de um peixe muito famoso da região.

O turismo da cidade está ligado às atividades da pesca e lazer no rio Araguaia, principalmente à pesca esportiva. Além disso, o ecoturismo vem crescendo a cada ano na cidade, já que os visitantes se interessam pela história de Aruanã e sua preservação.

As paisagens da bacia Amazônica impressionam e são ideais para quem quer curtir a natureza e ver um dos mais belos pores do sol de todo o Brasil. Sua mata vasta e cheia contrasta com o escurecer e dá ao céu uma cor alaranjada forte que ainda apresenta tons de amarelo e vermelho.

O clima quente é outra característica de Aruanã, que recebe turistas dispostos a conhecer praias de água doce, descansar e desestressar da correria de suas rotinas com um banho de rio ou a contemplação da natureza.

Na cidade, é possível ainda conhecer a história da tribo indígena Karajá, que ainda se encontra na região, assim como seu artesanato feito em coco, palha, peixes taxidermizados, argila, entre outros materiais, além de trabalhos com arranjos florais e tecelagem. As festas folclóricas do povo também são um atrativo turístico da cidade. A gastronomia tem como principal fonte os peixes frescos pescados nos rios que englobam a cidade, com um tempero forte e bem encorpado.

Informações de Aruanã

Roteiros do Brasil

Região do Vale do Araguaia

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Município tem sua história marcada pela fundação do presídio Militar de Leopoldina. Assim chamada, em homenagem a esposa do Imperador Dom Pedro I. Atendendo a uma lei Imperial de 29 de novembro de 1.849, o presídio foi construído no local denominado PORTO MANOEL PINTO, pelo doutor em matemática João Batista de Castro Moraes Antas, no governo do doutor Eduardo Olímpio Machado. Em 1.853, o presídio foi totalmente destruído pelos Índios Karajás e restabelecido em 1.855, no local conhecido por LAGO DOS TIGRES (Britânia). No dia 17 de Outubro de 1.856, o presídio foi novamente removido para a povoação Leopoldina. Passando então a chamar-se Santa Leopoldina, devido a advento religioso. Em 28 de maio de 1.868, o Presidente da Província de Goiás e da Província do Mato Grosso, inauguraram solenemente a navegação a vapor do Rio Araguaia. Tendo assim o inicio da oficina de máquinas no povoado de Santa Leopoldina, hoje Aruanã. Em 29 de março de 1.870, o presidente da Província de Goiás, manda contratar as obras de primeira etapa da estrada ligando Jurupencem a Santa Leopoldina e logo depois viu criar uma linha postal da Capital para o povoado. Em 07 de Agosto de 1.875, a Lei nº 551, desanexava da capital o entre outros, para construírem a Comarca do Araguaia e em 22 de Outubro de 1.879, é iniciada a construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Leopoldina (ainda existente hoje, na Praça Couto Magalhães), logo após inaugura-se a rodovia que ligaria a capital Cidade de Goiás ao povoado. Em 1.939, o povoado foi levado à condição de distrito de Goiás. E assim permaneceu até sua emancipação.

Significado do Nome

Seu nome faz alusão a um peixe característico da região e a uma dança da Tribo Karajá, que até hoje habita às margens do Rio Araguaia.

Aniversário da Cidade

18 de Dezembro

 

Gentílico:

 


 

População:

 

7.506 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Nome tirado de um peixe famoso, a cidade de Aruanã (GO) era um centro de atração de tribos Carajás do Araguaia colonial. Tornou-se o porto da antiga capitania de Goyas, cuja capital, Vila Boa, está relativamente próxima. Hoje, transformada em cidade-balneária, sua praça principal, à beira rio, preserva o monumento ao goiano Couto de Magalhães, figura importante do século 19 que investiu na idéia de vapores navegando de Aruanã até Belém do Pará.

Principal centro receptor e dispersor de turismo no Araguaia, a cidade luta agora pela preservação da natureza como fonte da nova economia, que substituiu a fase da devastação pela agropecuária e turismo predatório. Acessível a partir de Goiânia e Goiás Velho. Fica logo abaixo do ponto em que o rio Vermelho, que nasce em Goiás (GO), deságua no Araguaia. Dispõe de hotéis e pensões. Ao lado, tem uma pequena mini-reserva dos antigos guerreiros Carajás. Foco do trabalho da agência ambiental do Estado. O Ibama costuma estar presente, a partir de Lujis Alves. De Aruanã organizam-se os acampamentos, ao longo de praias acima e abaixo, por dezenas de quilômetros

Clima 

Quente e Úmido

Temperatura Média

24º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Situada na confluência dos Rios Vermelho e Araguaia, no Estado de Goiás.

Limites

Ao norte com estado de Mato Grosso e o município de Nova Crixás; ao sul com Matrinchã e Itapirapuã; a leste com Mozarlândia, Araguapaz e Matrinchã; ao oeste com Britânia e Mato Grosso.

Acesso Rodoviário

GO-530 - GO-070 e GO-060

Distâncias:

Da Capital:

310 km

Outras:


 

hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Aruanã conta com excelente estrutura de hotelaria e de serviços (1200 leitos), grande comércio varejista, além de condomínios, acampamentos, chalés, privês e guarda-barcos. Aeroporto com pista de 1.300 metros de extensão asfaltada. Além do Turismo, a base econômica do município é a agropecuária. O Rio Araguaia, um dos maiores cartões-postais goianos, recebe muitos turistas. O município de Aruanã adquire a cada dia maior estrutura para receber bem seus visitantes. À margem do Rio, luxuosos e tradicionais acampamentos são montados com todo o conforto da vida moderna, como antenas parabólicas, sonorização, lazer, chuveiros de água quente e até mesmo heliportos.

Principais Pontos Turísticos

Aldeia Karajá

Reserva Indígena, demarcada pela FUNAI.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição Leopoldina

Construída em 1886, na Praça Couto Magalhães.

Museu Municipal

Restos do barco à vapor Couto Magalhães

Rio Araguaia

Principal afluente do Tocantins, é um rio de planícia, muito largo e pouco profundo, com pequenas quedas, corredeiras e águas turvas.

Rio Vermelho

Afluente da margem direita do Rio Araguaia, nasce na Serra Dourada, a 17 Km da cidade de Goiás, desagua no rio Araguai, em Aruanã. Possui 180 Km de extensão.

Reserva Particular de Patrimônio Natural Boca da Mata

Área de preservação de cerrado, criada em 1998, com 1.058,19 ha.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

 Janeiro

- Festa de Santo Reis

 Fevereiro

- Carnaval de Rua

 Junho

- Festas Juninas

 Julho

- Competição de Canoagem

 Agosto

- Festa do Divino Espírito Santo

- Festa de São Sebastião

- Festa de Nossa Senhora do Rosário

 Setembro

- Festa do Peão de Aranuã

07 - Festa de Nossa Senhora do Rosário

 Dezembro

- Aniversário da Cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARUANÃ

 

E-mail: [email protected]

 

Telefones: PABX: (62) 3376-1595

 

Sites: http://www.aruana.tur.br/

 

SUB-PREFEITURA:

 

E-mail:

 

Telefone:

 

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

 

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

 

E-mail:

 

Telefone:

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E REGISTROS:

 

E-mail: [email protected]

 

Telefones: (62) 3376-1261

 

Sites: http://portal.mj.gov.br/

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

 

E-mail:

 

Telefone:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

 

HOSPITAIS:

 

CORPO DE BOMBEIROS: 193

 

DELEGACIA DE POLÍCIA:

 

OUTROS:

 

E-mails e telefones:

 

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

www.aprendebrasil.com.br

www.rioaraguaia.com.br

ww.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Aruanã

Sou de votuporanga estado de são paulo e em uma visita que fiz a um amigo em mozarlandia ele me levou para conhecer essa maravilha que é aruanã com o encontro dos rios vermelho e o araguaia espero um dia eu e minha familia voltar nesse paraiso
Por: luiz cezar

É Tudo de bom, venha conhecer as belezas naturais do rio araguaia e sua mata.
Por: liliana ferreira camelo

minha vo mora em auanãn e uma cidade bonita com a blza em sua rio venha conheser os botos de seu riu ea sua beleza ok
Por: thais

ja tinha mais de 2 anos que eu nao ia em aruana fui no feriado de caranaval aruanã e minha cidade natal porem adorei o novo visua a cidade esta linda d++++ melhorou muito,adorei!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: vania

Um dos mais belos lugares para se passar as férias! venham e comprove.
Por: CECILIA

cidade maravilhosa, onde o tempo passa e nos nao vemos.
Por: haroldo crosara

eu moro aq e tudo de bom venha conhece esse paraiso em que eu tive tenho prazer de nacse mora aq
Por: tania maria

esse lugar e marravilhosso .e tudo de bom .feliz desse abitantes q morram ai .
Por: cleicede morais preto

se eu conheço aruanã morei la 15 anos da minha vida eu sou apaixonado por aruanã mais que pena que eu to morando em brazabrantes agora
Por: Evangelino

Conheco, Ponto turistico muito bom .Aconselho para quem não conhece
Por: Cleber Rogério

Amo essa Cidades,já conheço e estou voltando a frequentar essas praias lindas q só vcs tem por aqui,Parabéns Senhor Prefeito pela Administração!!! Até breve... Abraços!!!
Por: Alzira Alves

conheco e sempre que posso estou indo curti essa cidade maravilhosa,tudo de bom.amo de mais!!!!!!!
Por: aline silva

aruanã é muuuuuiiito bom as praias, o conforto dos hoteis e os shows!!! é d +++++++!!!!!
Por: mikelly

eu adoro aruana o melhor lugar da praia e la na audeia dos indios eu me amarro...
Por: jussara

Oi meu nome é reylla e eu tenho 8 anos é moro em Aruanã adoro essa cidade faz 9 anos q eu moro aqui e ja fiz muitos amigos iclusiveu eu conheço o Azulão da azunil produçoes então tchau Abraços
Por: Reylla

conheço sim,é minha terra natal. um a cidade linda.
Por: NEIRINALVA DAMASCENO

cidade maravilhosa ... os melhores momentos da minha vida passei por la. garantia de ferias inesqueciveis sempree
Por: pollyanna teixeira martins

Estive em aruanã à uns cinco anos atrás, e não vejo a hora de volta. A beleza natural do lugar é fora de serie, só vendo pra vez, a maravilha q Deus nos deu!
Por: João Caetano

tive o privilegio de conhecer o povo de aruanã e seus costumes adorei um abraço ao meu amigo raimundo e esposa lasara.
Por: coyoti

amo muito essa cidade pois nasci nela e vivo por ela. Ela e tudo de bom...
Por: marcyelle gomes

Já visitou Aruanã??____ Não? Se nunca visitou então visite!!!! Lá existe o Araguaia
Por: Luiz Augusto

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Aruanã

Envie seu comentário sobre Aruanã