Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Aruanã?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Aruanã

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região do Vale do Araguaia

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Município tem sua história marcada pela fundação do presídio Militar de Leopoldina. Assim chamada, em homenagem a esposa do Imperador Dom Pedro I. Atendendo a uma lei Imperial de 29 de novembro de 1.849, o presídio foi construído no local denominado PORTO MANOEL PINTO, pelo doutor em matemática João Batista de Castro Moraes Antas, no governo do doutor Eduardo Olímpio Machado. Em 1.853, o presídio foi totalmente destruído pelos Índios Karajás e restabelecido em 1.855, no local conhecido por LAGO DOS TIGRES (Britânia). No dia 17 de Outubro de 1.856, o presídio foi novamente removido para a povoação Leopoldina. Passando então a chamar-se Santa Leopoldina, devido a advento religioso. Em 28 de maio de 1.868, o Presidente da Província de Goiás e da Província do Mato Grosso, inauguraram solenemente a navegação a vapor do Rio Araguaia. Tendo assim o inicio da oficina de máquinas no povoado de Santa Leopoldina, hoje Aruanã. Em 29 de março de 1.870, o presidente da Província de Goiás, manda contratar as obras de primeira etapa da estrada ligando Jurupencem a Santa Leopoldina e logo depois viu criar uma linha postal da Capital para o povoado. Em 07 de Agosto de 1.875, a Lei nº 551, desanexava da capital o entre outros, para construírem a Comarca do Araguaia e em 22 de Outubro de 1.879, é iniciada a construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Leopoldina (ainda existente hoje, na Praça Couto Magalhães), logo após inaugura-se a rodovia que ligaria a capital Cidade de Goiás ao povoado. Em 1.939, o povoado foi levado à condição de distrito de Goiás. E assim permaneceu até sua emancipação.

Significado do Nome

Seu nome faz alusão a um peixe característico da região e a uma dança da Tribo Karajá, que até hoje habita às margens do Rio Araguaia.

Aniversário da Cidade

18 de Dezembro

 

Gentílico:

 


 

População:

 

7.506 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Nome tirado de um peixe famoso, a cidade de Aruanã (GO) era um centro de atração de tribos Carajás do Araguaia colonial. Tornou-se o porto da antiga capitania de Goyas, cuja capital, Vila Boa, está relativamente próxima. Hoje, transformada em cidade-balneária, sua praça principal, à beira rio, preserva o monumento ao goiano Couto de Magalhães, figura importante do século 19 que investiu na idéia de vapores navegando de Aruanã até Belém do Pará.

Principal centro receptor e dispersor de turismo no Araguaia, a cidade luta agora pela preservação da natureza como fonte da nova economia, que substituiu a fase da devastação pela agropecuária e turismo predatório. Acessível a partir de Goiânia e Goiás Velho. Fica logo abaixo do ponto em que o rio Vermelho, que nasce em Goiás (GO), deságua no Araguaia. Dispõe de hotéis e pensões. Ao lado, tem uma pequena mini-reserva dos antigos guerreiros Carajás. Foco do trabalho da agência ambiental do Estado. O Ibama costuma estar presente, a partir de Lujis Alves. De Aruanã organizam-se os acampamentos, ao longo de praias acima e abaixo, por dezenas de quilômetros

Clima 

Quente e Úmido

Temperatura Média

24º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Situada na confluência dos Rios Vermelho e Araguaia, no Estado de Goiás.

Limites

Ao norte com estado de Mato Grosso e o município de Nova Crixás; ao sul com Matrinchã e Itapirapuã; a leste com Mozarlândia, Araguapaz e Matrinchã; ao oeste com Britânia e Mato Grosso.

Acesso Rodoviário

GO-530 - GO-070 e GO-060

Distâncias:

Da Capital:

310 km

Outras:


 

hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Aruanã conta com excelente estrutura de hotelaria e de serviços (1200 leitos), grande comércio varejista, além de condomínios, acampamentos, chalés, privês e guarda-barcos. Aeroporto com pista de 1.300 metros de extensão asfaltada. Além do Turismo, a base econômica do município é a agropecuária. O Rio Araguaia, um dos maiores cartões-postais goianos, recebe muitos turistas. O município de Aruanã adquire a cada dia maior estrutura para receber bem seus visitantes. À margem do Rio, luxuosos e tradicionais acampamentos são montados com todo o conforto da vida moderna, como antenas parabólicas, sonorização, lazer, chuveiros de água quente e até mesmo heliportos.

Principais Pontos Turísticos

Aldeia Karajá

Reserva Indígena, demarcada pela FUNAI.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição Leopoldina

Construída em 1886, na Praça Couto Magalhães.

Museu Municipal

Restos do barco à vapor Couto Magalhães

Rio Araguaia

Principal afluente do Tocantins, é um rio de planícia, muito largo e pouco profundo, com pequenas quedas, corredeiras e águas turvas.

Rio Vermelho

Afluente da margem direita do Rio Araguaia, nasce na Serra Dourada, a 17 Km da cidade de Goiás, desagua no rio Araguai, em Aruanã. Possui 180 Km de extensão.

Reserva Particular de Patrimônio Natural Boca da Mata

Área de preservação de cerrado, criada em 1998, com 1.058,19 ha.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

 Janeiro

- Festa de Santo Reis

 Fevereiro

- Carnaval de Rua

 Junho

- Festas Juninas

 Julho

- Competição de Canoagem

 Agosto

- Festa do Divino Espírito Santo

- Festa de São Sebastião

- Festa de Nossa Senhora do Rosário

 Setembro

- Festa do Peão de Aranuã

07 - Festa de Nossa Senhora do Rosário

 Dezembro

- Aniversário da Cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARUANÃ

 

E-mail: aruana.tur@hotmail.com

 

Telefones: PABX: (62) 3376-1595

 

Sites: http://www.aruana.tur.br/

 

SUB-PREFEITURA:

 

E-mail:

 

Telefone:

 

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

 

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

 

E-mail:

 

Telefone:

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E REGISTROS:

 

E-mail: criaruana@hotmail.com

 

Telefones: (62) 3376-1261

 

Sites: http://portal.mj.gov.br/

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

 

E-mail:

 

Telefone:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

 

HOSPITAIS:

 

CORPO DE BOMBEIROS: 193

 

DELEGACIA DE POLÍCIA:

 

OUTROS:

 

E-mails e telefones:

 

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

www.aprendebrasil.com.br

www.rioaraguaia.com.br

ww.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 


Conheça nossas opções de hotéis em Aruanã e pousadas em Aruanã para visitar Aruanã.

Promova a cidade de Aruanã no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!