Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Aragarças?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Aragarças

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Regiãodo Vale do Araguaia

"CIDADE DO PEIXE"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Aragarças, Estado de Goiás, está localizado à margem direita do Rio Araguaia. Em 1872, recebeu seu primeiro grupo de garimpeiros, proveniente da também histórica Araguaiana, no Estado de Mato Grosso.
Em 1921, a família Carol fixou-se na região. Foi em 1933 que o morador Joaquim Mendes encontrou, casualmente, a primeira pedra de diamante da região. A notícia se espalhou e atraiu grande número de garimpeiros ao local, então batizado de Barra Goiana.
Em 1943, dez anos depois, a Fundação Brasil Central assentou em Aragarças o Marco Zero da Expedição Roncador-Xingu, dando origem a tradicional Marcha para o Oeste, preconizada pelo então Presidente Getúlio Vargas.
Sede dos escritórios da Fundação Brasil Central, o povoado de Barra Goiana foi rebatizado de Aragarças. Após a criação do município, a cidade já possuía seu plano diretor de urbanização, que compreendia um conjunto de 50 casas, o Hospital Regional Getúlio Vargas, o Grande Hotel e o Aeroporto Salgado Filho, que consta em todas as cartas aéreas do mundo.
O município possui quilômetros de praias que, nas férias de julho, atraem milhares de pessoas de todas as regiões do país. Separada dos municípios mato-grossense de Pontal do Araguaia e Barra do Garças por apenas um Rio, Aragarças, que têm no turismo sua grande fonte de renda, é o mais atraente convite para aqueles que gostam de apreciar as belezas da natureza. 

Significado do Nome


Gentílico

Aragarcense 

Aniversário da Cidade

03 de Outubro

População:

18.310 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS 

No extremo oeste do estado, a 412 km de Goiânia, encontra-se a cidade de Aragarças, com 18 mil habitantes. Às margens do Rio Araguaia, que oferece uma das mais lindas praias urbanas onde milhares de pessoas vindas de todas as regiões e até de outros estados se concentram para curtirem o sol de julho com toda estrutura logística de barracas, banheiros químicos, palco, sonorização, tudo com muita segurança que garante descontração para quem escolhe Aragarças para o descanso e lazer, ou mesmo para apreciar shows musicais e apresentações culturais de qualidade nacional e regional, na Avenida Beira Rio, durante as noites julinas que estão mais frias. Durante o dia, várias modalidades esportivas, inclusive dança aeróbicas estão a disposição dos visitantes que também votam para a escolha da “Garota Praia”.
A cidade é dotada de vários hotéis e pousadas, bons supermercados, drogarias, agências bancárias, caixas eletrônicos; valendo ressaltar que hospedagem e fazer compras em Aragarças tem orçamento para todos os gostos e que cabem no bolso do turista que vai. O visitante ainda pode desfrutar do cardápio local, saboreando pratos e caldos de peixes, sendo uma das maiores atrações da gastronomia aragarcense. O povo simples e hospitaleiro deixa todos a vontade para viver Aragarças, ouvir histórias pelos pioneiros sobre a fundação da cidade pela então “Marcha para o Oeste”, do presidente Getúlio Vargas, depois transformada em “Fundação Brasil Central”. É possível em Aragarças se fazer uma viagem ao passado, visitando o bairro “Base Velha”, com algumas construções antigas; ao motor que gerava a iluminação da cidade. Visitar o antigo “Grande Hotel” que hospedou Getúlio Vargas, e o local do “porto” que o presidente usava para descer o Araguaia, quando de seu descanso, fazendo se passar por homem comum para não ser notado.
Aragarças tem um dos melhores e bem estruturado aeroporto da região do Vale do Araguaia, que no dia 2 de dezembro de 1959 foi palco para o pouso do primeiro avião seqüestrado no mundo por alguns militares rebeldes ao governo de Juscelino Kubitschek. Movimento denominado de “A Revolta Veloso” que foi debelado em 72 horas pelas forças leais ao governo. Maiores informações sobre o município, podem ser obtidas no CAT (Centro de Atendimento ao Turista 64 3638-7030) que funciona na Praça do Travessia (Complexo Turístico Beira Rio).
Para quem gosta de trilhas e cachoeiras, Aragarças também é uma boa opção com seus córregos, a exemplo do Córrego Areia, de paisagem rústica e preservada. A região ao redor do município também é encontrada belíssimas cachoeiras. O prazer do visitante é completado com as águas quentes (Água Santa) distante da sede do município, 25 km, ótimo local para o contato direto com a natureza, bem ao lado do Rio Araguaia. Outra atração que até já foi matéria em rede nacional é a “Arrancada de Carroça”. O artesanato local e regional também destaque na cidade, podendo o visitante levar lembranças da cidade e do Rio Araguaia. Vale a pena conhecer e viver Aragarças, a ‘Cidade do Peixe’.

Clima 

Típico Cerrado

Temperatura Média

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Goiano

Limites

Bom Jardim de Goias, Barra do Garças, Pontal do araguaia, Baliza.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

400 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Área de Camping 

Ao lado direito da cidade, o visitante pode escolher o local para acampar, são oito áreas fechadas com boxes, banheiros, água encanada, bosques e áreas para estacionamentos. 
 
Esportes Aquáticos 

Os turistas divertem-se com seus jet-skis, lanchas e canoas motorizadas. 
 
Rio Araguaia 

É o nosso orgulho maior, possui 15 km de praias e atraem milhares de turistas de todo o Brasil, nas férias, temos de tudo para todos os gostos, barracas,comidas, bebidas,shows,aeróbicas, diversas modalidades esportivas. A pesca pode ser praticada ao longo do Rio Araguaia e de seus afluentes dentro do território municipal.

hspace=0 EVENTOS

 Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAGARÇAS

E-mail: prefeitura@aragarcas.go.gov.br

Telefones: (64) 3638-7000 - Fax: (64) 3638-3143

Sites: http://www.aragarcas.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:  (64) 3638-1218

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Aragarças e pousadas em Aragarças para visitar Aragarças.

Promova a cidade de Aragarças no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!