Serra

Serra-ES
banner

Bem-vindo a Serra!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Serra e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Serra.

A cidade de Serra, localizada no estado de Espírito Santo (ES), foi fundada no ano de 1833. A localidade está em uma altitude de 70m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 302.666 habitantes. A área total de Serra é de 552,7km², e sua densidade demográfica é de 547,61hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Serra-ES é 29160-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Serra é o município mais populoso do estado do Espírito Santo. É raro uma cidade que não é a capital do estado ser a mais populosa, mas com Serra isso muda, já que Vitória, que é a capital do estado, possui menos habitantes. Com quase 470 mil habitantes, Serra se destaca por um trabalho exaustivo de combate à violência. A cidade já chegou a ser considerada a mais violenta do Brasil, mas vem diminuindo ano após ano a sua taxa de homicídios.

O turismo

Serra possui diversos balneários e locais diferentes para todos os tipos de turista. A cidade fica a menos de 30 quilômetros do centro de Vitória, mas os dois municípios fazem divisa (Serra fica ao norte de Vitória). Portanto, para quem vem de outros estados, a principal forma de chegada é pelo aeroporto da capital. O principal acesso é feito pela BR-101 e leva-se menos de uma hora para ir do aeroporto até a cidade de Serra.

Entre os principais balneários de Serra estão: Bicanga, mais calmo e onde estão as principais vilas de pescadores da cidade; Jacaraípe, que possui várias praias, umas mais agitadas, outras mais calmas; Manguinhos, que é o reduto dos artistas que expõem suas obras para a venda; Nova Almeida, balneário com grandes formações de falésias, onde vários esportes radicais são praticados, inclusive parapente.

A principal região comercial é o bairro Laranjeiras, que conta com um moderno shopping e se caracteriza por ser uma região mais nobre. Há ainda inúmeras outras praias com peculiaridades que as tornam especiais na cidade, mas é preciso ficar vários dias no local para conhecer tudo.

Turismo Rural

É possível ainda conhecer roteiros rurais em fazendas pela cidade de Serra. Ou seja, a cidade possui vocação para o turismo, principalmente para quem gosta de conhecer a parte rural ou para quem gosta de praia. Entre um passeio e outro é possível conhecer monumentos, como a Igreja dos Reis Magos e outros pontos importantes do centro da cidade. Aproveite para adquirir peças de artesanato vendidas por artesãos da cidade em várias feiras espalhadas pelos balneários. E vá de carro: tudo fica mais fácil e você pode conhecer mais lugares em menos tempo.

Informações de Serra

Roteiros do Brasil

Região Turística Metropolitana

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A Serra, como quase todos os municípios do Espírito Santo, contou com o desbravamento territorial em grande parte pelos jesuítas. Os primeiros habitantes do município foram os índios temiminós do grupo Tupi, que foram trazidos do Rio de Janeiro, no ano de 1555. Quanto ao dia e mês da chegada do padre Brás Lourenço na Serra, não se sabe com exatidão. Porém, como era costume dar nomes a lugares ou acidentes geográficos com o nome do santo do dia, supõe-se que tal data tenha se dado em 08 de dezembro de 1556, dia consagrado à Santa Nossa Senhora da Conceição. O padre Brás Lourenço, contando com a colaboração do cacique Maracaiaguaçu (Gato Grande), conseguiu assim fundar a Aldeia de Nossa Senhora da Conceição da Serra, em 1556, no sopé do monte Mestre Álvaro. Inicialmente a população da aldeia era composta de colonizadores portugueses que aqui estabeleceram seus engenhos, trazendo escravos para o trabalho braçal, além dos indígenas já mencionados. Desta miscigenação surgiu o povo serrano, que dos portugueses herdou a religiosidade; dos negros um rico folclore e um grandioso gosto pelas festas e dos índios, a paixão pela liberdade. Da permanência do padre Brás Lourenço, resultaram grandes benefícios para os índios, que obtiveram junto ao governo da Província a doação de sesmaria (lote de terra inculta que os reis de Portugal cediam a quem dispusesse a cultivá-la). A Aldeia de Nossa Senhora da Conceição de Serra se desenvolveu e, em 24 de março de 1724, tentou-se elevá-la à categoria de freguesia. Porém, como a Igreja não havia sido concluída, uma nova Carta Régia foi elaborada em 24 de maio de 1752 elevando a Serra à categoria de Distrito e Paróquia. A freguesia só foi instalada em 1769, quando a igreja foi concluída. Em 1822 a sede da Serra foi elevada à categoria de Vila. Em 1875, por meio da Lei nº 06, a Vila de Nossa Senhora da Conceição da Serra foi elevada à categoria de Cidade. Além disso, essa mesma lei anexou a vila de Nova Almeida (à época, sede de município do mesmo nome) à comarca da Serra, desanexando-a da comarca de Santa Cruz (hoje Aracruz). Segundo levantamento feito pelo APEES acerca da Evolução-político-administrativa dos Municípios do Espírito Santo, o Município de Serra foi criado por meio da Resolução do Conselho do Governo de 02 de abril de 1833, sendo instalado em 19 de agosto do mesmo ano.  

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

serranoserrano

População:

409.324 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Quente e úmido com chuvas de outubro a março

Temperatura Média 

23° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Vitória: BR-101 (Serra-sede) e BR-262

Localização

Distrito da Região Central do Estado de Espírito Santo

Limites

Fundão, Vitória, Cariacica, SAnta Leopoldina e Oceâno Atlântico

Acesso Rodoviário

BR-101 e  BR-262

Distâncias

33 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A Serra é um dos municípios do Espírito Santo que mais possui belezas culturais e naturais ainda inexploradas. São lagoas com potencial para pesca, camping e esportes aquáticos; belíssimas praias que atraem turistas de vários Estados do Brasil e estrangeiros.

Principais Pontos Turísticos:

Porto de Praia Mole
 
Porto que exporta placas de aço. É operado pela Companhia Siderúrgica de Tubarão-CST.
Localização: Divisa dos Municípios de Serra e Vitória.

Convento dos Reis Magos

Construção de 1580, feita pelos jesuítas, abriga o Festival de Verão de Nova Almeida, que reúne artistas nacionais e regionais, que participam com Oficinas e exposições.
Localização: Distrito de Nova Almeida, a 28 Km do Centro

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Construção de 1756, em pedra. Encontra-se situada num largo Junto a uma praça
Localização: Centro

Igreja de São José Operário

Localização: Bairro Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Distrito de Carapina

Autódromo de Serra

Palco das provas de Marcas e Pilotos, que acontecem todo ano em Jacaraípe.
Localização: Balneário de Jacaraípe

Kartódromo Internacional de Serra

Localização: Balneário de Jacaraípe 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA

E-mail:

Telefones: (27) 3291-2000

Sites: http://www.serra.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário - Vitória-ES

Av. Alexandre Buarque, 350 - Ilha do Príncipe
Telefone : (27) 3222-3366

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE PROTESTO, OFÍCIO DE REG. DE IMÓVEIS, TÍTULOS E DOC. E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS - 2ª ZONA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (27) 3328-0455

Sites: http://www.cartorioserra.com.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Serra

lindissimo que cidade linda em ? so falta mais praias
Por: cinthia

A Serra é uma cidade ótima, que tem de tudo, comércio bem forte, praias, turismo rural, lulgares históricos. E um detalhe: A cidade não trânsito! As ruas e avenidas são muito largas e bem projetadas. No bairro de Laranjeiras é aonde tem o comércio mais forte e as melhores pizzarias da Grande Vitória, a Praia de Carapebus é maneira, Nova Almeida é razinha ótima pras crianças, e Jacaraípe é a mais baladeira, a de Manguinhos tb é um chame, ótimo pra ir em família.
Por: valeria

Além das praias, várias, e de todo tipo, tem o agroturismo, sítios que oferecem passeios á cavalo, comida caseira, pesque-e-pague, café colonial, todos de fácil acesso e bem próximo á área urbana, recomendo visitar nova almeida, manguinhos, e jacaraípe, (apenas 500 mts separam a praia de um sítio que oferece agroturismo)
Por: lucio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serra
Fundação:
1833
Altitude:
70m
População:
302.666 habitantes
Área:
552,7km²
Densidade Demográfica:
547,61hab/km²
CEP:
29160-000

Envie seu comentário sobre Serra