Mantenópolis

Mantenópolis-ES
banner

Bem-vindo a Mantenópolis!

banner

As melhores pousadas em Mantenópolis podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Mantenópolis, localizada no estado de Espírito Santo (ES), foi fundada no ano de 07/01/1954. A localidade está em uma altitude de 430m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.770 habitantes. A área total de Mantenópolis é de 320,7km², e sua densidade demográfica é de 36,7hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mantenópolis-ES é 29770-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Mantenópolis

Roteiros do Brasil

Região Turística Doce Pontões Capixaba

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As festas eram realizadas em um destacamento policial localizado na propriedade de Joaquim Costa (hoje Alonso Rosa Pinheiro), ali aconteciam casamentos, festas de aniversários e outras, esse local foi construído também o primeiro cemitério. Na época houve muitas discórdias pela demarcação dos limites de estados, o que veio acontecer somente em 1938.
A sede do município teve sua origem firmada no insucesso da cidade de Ametista, naquela época, pertencente à zona litigiosa e que, após a criação, foi vítima de uma grande enchente do Rio São Mateus, pois fora construído às suas margens.
Devido ao drástico acontecimento que praticamente destruiu Ametista, surgiu a proposta de a cidade ser criada em outro local. Após uma reunião de grandes lideranças, na época, decidiu-se que o local ideal para a nova cidade seria a região que é hoje ocupada pelo município de Mantenópolis.
Em 1940 esta localidade ainda pertencia ao município de Barra de São Francisco, e era visitada, periodicamente pelo Tenente Floriano Lopes Rubim.
A região, por estar na época vivenciando o contestado, existia dois policiamento, um do Espírito Santo e outro de Minas de Gerais, e também recebia-se a visita .de dois padres um do Espírito Santo e outro Minas Gerais.
Em 1948, graças ao pedido do Tenente Floriano Lopes Rubim, foi criado e instalado o patrimônio de Mantenópolis, em obediência a Lei n° 1711, artigos 49 e 53, confirmado em 11 de agosto de 1948, integrando-se ao município de Barra de São Francisco.
Em 29 de dezembro de 1953, foi criado o município de Mantenópolis, desmembrando de Barra de São Francisco o seu território, em obediência ao que dispões a Lei n° 779, que acatou o pedido dos habitantes que aqui residiam.
Em 07 de janeiro de 1954, foi instalada a cidade de Mantenópolis, que desde a sua criação, foi dirigida pelo Dr. Edísio da Costa Cisnes. tendo este, cometido o suicídio.
Em 03 de outubro do corrente ano ocorreu a eleição do primeiro prefeito de Mantenópolis, o Sr. Vicente Amaro da Silva.
Em 1955 destaca-se a posse do primeiro prefeito eleito, Vicente Amaro da Silva e a posse da primeira Câmara de Vereadores do município.
No dia 25/08/1955, às 15:00 horas, ocorreu à solenidade relativa à instalação da Comarca de Mantenópolis, de acordo com a Lei n° 926 de 08/07/1955, com sua publicação no Diário Oficial do Estado no dia 16/07/1955, graças à iniciativa do Tenente e Deputado Floriano Lopes Rubim, tendo como seu primeiro juiz, o Dr. Vitor Hugo Cupertino de Castro e seu primeiro Promotor de Justiça, o Dr. Paulo Alves. Distritos: Santa Luzia de Mantenópolis, São Geraldo, São José de Mantenópolis, Boa Esperança, Santo Antônio do Pouso Alegre e São José do Sobradinho.

Significado do Nome

 

A palavra Mantenópolis, que hoje dá nome a esse município do Estado do Espírito Santo, teve sua origem na existência de um córrego que atravessa a região e que se chama córrego do Manteninha.

Aniversário da Cidade

 

09 de Janeiro  

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

 

Clima 

 

 

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo de Vitória, siga pela BR-101 Norte até João Neiva, a 81 km da capital, e use a BR-259 por 57 quilômetros para chegar até Colatina. Siga pela ES-080 por 30 quilômetros, até a localidade de Ângelo Frechiani. Pegue a ES-341 à esquerda, e ande por mais cerca de 93 quilômetros.

Localização

Noroeste Espírito-santense

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

 

260 Km da Capital 

hspace=0 TURISMO

De 38.500 hectares, sendo que 5,98% deste total é coberto por remanescentes da Mata Atlântica.

Principais Pontos Turísticos

 

Atrativos Naturais

Sua privilegiada geografia revela um grande potencial para o desenvolvimento de atividades ligadas à natureza e de esportes de aventura como caminhadas ecológicas, motocross, vôo livre, pesca esportiva, práticas turísticas no Rio São José e nas cachoeiras.

Turismo Rural

A atual administração municipal busca fomentar também o turismo rural, recuperando as fazendas antigas e integrando o visitante ao dia-a-dia da vida no campo, onde poderá experimentar a comida caseira, saborear as frutas colhidas na hora e conhecer os animais, entre outras atividades.

hspace=0 EVENTOS

 

 

- Cultura - Através da SEMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura a atual administração incentiva e promove inúmeras atividades culturais como teatro, música e capoeira, apresentados em eventos como a Semana de Arte.
O movimento teatral de Mantenópolis cresceu muito em 2 anos, com o apoio da SEMEC. A companhia Zabumba já esteve em várias cidades e eventos como ECAET - Festival Estudantil de Teatro em Vitória e o FESTIVALE - Festival de Cultura do Vale do Jequitinhonha.
Este movimento tem proporcionado aos jovens um trabalho de pesquisa e os grupos tem participado de intercâmbios culturais e desenvolvido um caráter de amor à cidade, tendo como referência seus costumes.
Hoje o trabalho de coordenação cultural envolve 3 novas turmas de crianças/adolescentes para iniciação teatral com objetivo de formação para novos grupos de teatro.
Outro grande apelo cultural do município é representado pelo cineasta Manoel Loreno da Silva, carinhosamente conhecido como Seu Manoelzinho, o qual levou Mantenópolis ao conhecimento nacional.

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Mantenópolis.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (27) 3758-1208

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.es.gov.br

            www.mantenopolis.es.gov.br

            www.canaldoturismo.com.br

Comentários de Mantenópolis

minha cidade natal hoje nao vivo ai mais moro em belo Horizonte mg, mais sempre q posso estou ai meu irmao ainda vive ai com sua familia e tenho uma tia q mora ai gosto muito desta cidade eu vim embora mais mantenopolis trago dentro d meu coração
Por: maria aparecida

Acabei de conhecer...através de SR Manoelzinho com seus filmes. P essoa encantadora...com sua simplesidade! Parabéns ao povo desta cidade! Por que não eleger SR Manoelzinho a cidadão MANTENÓPOLENSE! Obrigada!
Por: Guilhermina Fernandes Maia Vieira

adorei a cidade, mas gostaria de vero sr. manoelzinhocom seus filmes incriveis, um abraço luis gustavo de timoteo MG.
Por: luis gustavo fereira de sousa

adoro essa cidade, pois minhas irmãs, tias etc... moram ai bjus a todos ate final de ano, que Deus continua abençoando essa cidades maravilhosa!!!
Por: Renata

é minha cidade natal, tem muitos anos q me mudei de mantenópolis, mas não esqueço do tempo em q lá morei, tenho muitos parentes lá e muita saudade tambem. um abraço a todos desta cidade maravilhosa
Por: filinto

eu ja visitei varias vezes mantenopolis , eu tenho varios parentes na cidade pretendo visitar de novo!!!
Por: stephenson

NASCI NA CIDADE DE MANTENA,MAS,MOREI EM SÃO GERALDO,AI ESTÃO MINHAS RAÍZES E ONDE COM CERTEZA TENHO MAIS SAUDADES.ME FORMEI NA ESCOLA JOB PIMENTEL NO ANO DE 2003.LUGAR SIMPLIS MAS DE MUITA ALEGRIA E ONDE ESPERO EM DEUS QUE EU RETORNE PARA MORAR.MINHA FAMILIA FICOU AI,HOJE MORO EM VITÓRIA MAS SEMPRE QUE POSSO VOU VISITA MEUS PAIS QUE MORAM NA ZONA RURAL DE SÃO GERALDO.ABRÇO A TODOS QUE ME CONHECEREM E PRINCIPALMENTE AOS FAMILIARES E AMIGOS DE INFANCIA DO TEMPO DE ESCOLA QUE SAUDADES DAQUELE TEMPO PENA QUE NÃO VOLTA MAIS.QUE DEUS PAI ETERNO E NOSSO SENHO E SALVADOR JESUS CRISTO PROTEJA O POVO MANTENOPOLITANO E QUE ESSA CIDADE PERMANEÇA EM PAZ
Por: fernando pacheco

eeeeeeeeeeeeeterra boa eu ainda voutarei estou ausente mas tenho saudades
Por: alexandra silva

mantenopolis e maravilhoso e bom para morar , e um lugar de paz e sussego para se morar
Por: jao mateus

essa cidade e minha terra natal hoje nao vivo ai mas sempre q posso vou visitar pois esse lugar e muito bom
Por: natalina

eu vivo 07 anos em mantenopolis e gosto muito da minha cidade natal; nos temos muito visinhos, colegas , professores engraçados aque porisso falo venha conhecer mantenopolis que muito bom de viver aqui pode confiar beleza
Por: andreia moreira

morei na cidade; hoje em bh. tenho pessoas da familia que amo muitoooooo mesmo....minha querida irma q amo de coraçao , cunhada eva , e sobrinhos que morao no meu coraçao..amoooooo todos, gosto muito de passear em mantenopolis , so falta o asfalto de mantena ate la
Por: edna maria dos santos gonçalved

Que bom ver essa terra tão linda.Abraço para todos os Catelani e Braz.Jaru rondônia.Neto do Antônio Braz morador nos anos 60 até 75. Já fui ai mas tá muito bonito agora.
Por: HALYSSON BRAZ

Conheci Mantenópolis a muitos anos atrás e hoje vendo as fotos pude ver o quanto mudou.A praça está linda! parabéns..nas próximas férias prometo que vou visitar essa linda cidade.Um grande abraço pra Cleusa que está com uma loja, sucesso amiga e beijão no Gabriel!
Por: Dores Dei Neiva

Está linda essa cidade!! Um abração no Frei honório, parabéns pelo portal, matei um pouco a saudade, obrigada!
Por: Dores Dei Neiva

Amo Mantenópolis! Tanto que compus um hino pra esta cidade falando de toda beleza que ela tem! Bjos e tô com muita saudade. [email protected]
Por: jonas souza da silva

Esta éminha cidade natal ,mas mudei de lá ja faz muitos anos,mesmo assim amo demais.beijs,para esta cidade linda.
Por: Elizete Monteiro

MAIS UMA VEZ, MUITO OBRIGADO PELO CARINHO DESSE POVO MANTENOPOLITANO E PEÇO QUE NÃO DEIXEM DE VER NO "YOU TUBE" O CLIP DO HINO A MANTENÓPOLIS! BEIJOS! SAUDADE...
Por: JONAS SOUZA DA SILVA

Cidade Linda..Todo ano na Semana Santa estamos ai com a familia em peso...2011 ja td certo passar o feriado ai...Tem cidades q nao ficam so na mente, mas tem q estar principalmente no coração.E Mantenopolis estara smp no meu coraçao...Saudades millll...Familia vamuh q vamuh...
Por: Aline Martins

gostaria de encontrar amigos da minha épocados anos 65 67
Por: sonia maria bores costa

morei nesta cidade nos anos 60, gostaria de encontrar amigos.
Por: sonia maria borges costa

povo simples,mas de um imenso coracao.Quem a visita jamais esquece.Povo acolhedor.lugar ideal para descanso e repor suas energias.
Por: luzimar messias da silva

gostei das informações contidas neste site que tras informações verdadeiras desta cidade maravilhosa da qual sou fã e filho desta terra amada saudades...
Por: adao dos santos

ACHO ESSE LUGAR BARBARO,NASCI EM MANTENA E LOGO FUI PARA ESTE LUGAR LINDO.HOJE MORO EM VITÓRIA, MAIS SEMPRE QUE TENHO UM TEMPINHO APAREÇO, NESSE LUGAR DE AGUAS TRANQUILAS. VALEU MANTENOPOLIS...........
Por: EDIMÁRIA DE OLIVEIRA F. DOS SANTOS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mantenópolis
Fundação:
07/01/1954
Altitude:
430m
População:
11.770 habitantes
Área:
320,7km²
Densidade Demográfica:
36,7hab/km²
CEP:
29770-000

Envie seu comentário sobre Mantenópolis

banner