Iconha

Iconha-ES
banner

Bem-vindo a Iconha!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Iconha e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Iconha.

A cidade de Iconha, localizada no estado de Espírito Santo (ES), foi fundada no ano de 1891. A localidade está em uma altitude de 8m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.085 habitantes. A área total de Iconha é de 203km², e sua densidade demográfica é de 59,53hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Iconha-ES é 29280-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Iconha

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Viajantes que por aqui passaram, no início do século XIX, falam em Itapemirim e Benevente, citam o monte Agá, mas não se reportam a Piúma e muito menos a Iconha. Em meados do século um inglês cavaleiro da fortuna, empresário que á atuara em Campos - RJ, juntamente com o Barão da Lagoa Dourada, Thomaz Dutton Júnior, conseguiu uma sesmaria na região, fez um trapiche em Piúma e ganhou bom dinheiro exportando toras para a Europa. As madeiras desciam em balsas, manejadas por índios puris, mas, no afã de colonizar a área, nosso inglês trouxe, de sua terra, famílias de colonos, entre os quais registrei Jayme Waak, Francis Pacca, Thomaz Oenes, John Ombre e Jorge Percival Burke, entre outros.
Em 1886, o bispo do Rio de Janeiro, dom Pedro Maria de Lacerda, em visita pastoral à então Província, encontrouse com Dutton, que descreve como “velho inglês, de aspecto sisudo e simpático, muito cortês”. Disse ser conhecido do ótimo católico Diogo Andrews... Esclarece, todavia, o prelado que tanto Dutton como seus colonos eram protestantes. O velho Dutton morreu no começo do século passado e há registro de seu óbito no Cartório de Piúma.
Posteriormente, os portugueses José Gonçalves da Costa Beiriz e Antonio José Duarte formaram uma firma que entrou em conflito judicial contra o inglês, tendo os lusitanos vencido a pendência e introduzido famílias italianas na área, que passou a chamar-se Iconha, talvez em virtude das serras gêmeas que contornam o rio e a vila. Vieram também libaneses, como comerciantes, cujo estudo foi feito em belo discurso por Douglas Puppim, quando tomou posse na Academia Espírito-santense de Letras, em setembro do ano passado. Não preciso enfatizar que o crescimento inicial de Iconha se deu (após o corte das madeiras de lei) com o plantio e comercialização do café. 

Significado do Nome:

São diversas as teorias da origem do nome Iconha.
Primeiro – Devido a turfa existente no vale do Orobó, que se inflama facilmente que em indígena quer dizer “ ICOON “, que significa “ ÁGUA A ARDER “.
Segundo – Teria sido originada da palavra “INCONHO”, ou seja, morro ligado a outro existente na margem do rio.
Terceiro - Ainda há uma teoria de que Padre José de Anchieta ao visitar a pedra do Frade e a Freira, denominou toda a região de “ ICONO”, que em espanhol significa montanhas com aspectos humanos.
Quarta- I-CONY`YA que significa, morada entre duas montanhas. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

iconhense

População:

12.523 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um povo alegre e hospitaleiro, as belezas naturais, a farta culinária, a tranqüilidade do campo e a arquitetura de imigrante, fazem de Iconha um lugar apreciável e não um lugar de passagem, mas um agradável destino, para todos os tipos de público que desejam desfrutar das diversificadas opções do Turismo Rural do município. “Natureza, Cultura e Vida” Assim é o slogan que o município designou para representar o seu Turismo Rural.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Central Espírito-santense  

Limites:

Piúma, Alfredo Chaves, Rio Novo do Sul e Anchieta. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

88 km

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Iconha, localizado na BR-101, região de montanha, onde os imigrantes italianos encontraram terras e clima perfeitos para o plantio do café e da banana.
A origem tupi do nome do município prenuncia o potencial turístico e as belezas naturais da localidade. Iconha significa “morada entre montanhas”.
A natureza e área rural propicia belos passeios que circundam o Rio Iconha num percurso com quedas d'água, cachoeiras, mata atlântica e opções de lazer e agroturismo.
Junto aos produtos da agricultura familiar também foram se espalhando as construções típicas, hábitos e tradições dos europeus. Na gastronomia vinhos, polenta, biscoitos e doces da culinária italiana. O artesanato é diversificado e destaca-se a fibra da bananeira, encanta com as peças decorativas e os traçados dos baús, cestas e bolsas.
Uma história cheia de trabalho, fé e a cultura que se mantém até hoje, em vilarejos onde famílias italianas ainda vivem em casas típicas com varandas e jardins floridos, cercados por vales e cachoeiras. Esta história está exposta na Casa da Cultura.
Um povo alegre e hospitaleiro, as belezas naturais, a farta culinária, a tranqüilidade do campo e a arquitetura de imigrante, fazem de Iconha um lugar apreciável e não um lugar de passagem, mas um agradável destino, para todos os tipos de público que desejam desfrutar das diversificadas opções do turismo rural do município. Natureza, cultura e vida é o slogan que o município designou para representar o seu turismo rural.

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa da Polenta: na comunidade de Solidão, interior do município, no princípio de maio. O destaque é o almoço típico italiano (polenta, macarrão, galinha, queijo, linguiça, vinho).

- Festa do Padroeiro Santo Antônio: em junho. A festa começa com a trezena de Santo Antônio nas comunidades. E acontece um almoço comunitário. À noite, procissão, missa, shows e barraca com comidas típicas.

- Festa Agropecuária de Iconha: com exposição de gado e cavalos, concurso leiteiro e de marcha, rodeios, shows e barracas de comes e bebes.

- Festa dos Caminhoneiros: em julho. Essa festa, que dura cinco dias, só podia acontecer em Iconha, conhecida como a Capital dos Caminhoneiros do Espírito Santo, por ser a sede de grandes empresas de transportes e cargas, algumas delas com centenas de empregados. A festa atrai centenas de caminhoeiros e milhares de visitantes, com intensa programação de shows, torneios esportivos, atividades religiosas e dezenas de estandes com diversas marcas de veículos e peças, onde são vendidos dezenas de caminhões. O ponto alto da festa é a Missa dos Caminhoneiros, no domingo pela manhã, seguida da carreata dos caminhoneiros, mas a maior atração do evento é o bingo de um cavalo mecânico Scania 0 km, no último dia da festa.

- Festa da Cultura Italiana: apresentação de corais e danças folclóricas italianas, missa celebrada e cantada em italiano, exposição dos objetos do museu da cultura italiana, desfile e eleição da garota italiana, comidas típicas e shows com cantores e bandas Italianas.

- Festa de Emancipação do Município: em 11 de novembro. Shows, baile de gala, palestras relacionadas a história do município e exposição de fotos e outros objetos que fazem parte da história de Iconha.

- Festa Agropecuária: exposição de gado leiteiro e de corte, e cavalos, concurso leiteiro e de marcha, rodeios e shows, em novembro, durante a festa do município. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ICONHA

E-mail:

Telefones: (28) 3537-2165 

Sites: http://www.iconha.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário - Vitória-ES

Av. Alexandre Buarque, 350 - Ilha do Príncipe
Telefone: (27) 3222-3366

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail: [email protected]

Telefone: (28) 9962-8093 

Site: http://www.iconhaonline.com.br/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE PROTESTO E OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, REG. DE TÍTULOS E DOCUMENTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (28) 3537-1235 / 1999

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Iconha

é uma cidade tom linda e tem tom poucas fotos para ser divulgadas.
Por: ARNOZI POLONI MÒRO EM SP

SOU DO RIO DE JANEIRO MAIS ,GOSTO MUITO DE ICONHA TENHO UMA TIA QUE MORA AI EM BOM DESTINO ESTOU SEMPRE AI AMO MUITO TUDO ISSO!!!!!
Por: MARIA DAS GRAÇAS DE SOUSA

E um otimo lugar pra se viver , digamos q seja um lugar paradisiaco . Me adapptei rapido....parabens Iconha
Por: MAURO CESAR GOMES

Iconha e uma ciadade muito aconchegante com suas riquezas naturais com cachoeiras maravilhosas Como salto grande.Conheca vc tambem!
Por: Samuel moraes

ICONHA E A CIDADE DO MEU CORACAO QUE EU FUI CRIADO E QUE EU AMO
Por: RUY SERRAO FILHO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Iconha
Fundação:
1891
Altitude:
8m
População:
12.085 habitantes
Área:
203km²
Densidade Demográfica:
59,53hab/km²
CEP:
29280-000

Envie seu comentário sobre Iconha