Guarapari

Guarapari-ES
banner

Bem-vindo a Guarapari!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Guarapari e muitas outras opções de hospedagem na cidade Guarapari. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Guarapari.

A cidade de Guarapari, localizada no estado de Espírito Santo (ES), foi fundada no ano de 1679. A localidade está em uma altitude de 2m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 79.628 habitantes. A área total de Guarapari é de 581,9km², e sua densidade demográfica é de 136,84hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guarapari-ES é 29200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Guarapari é um município do estado do Espírito Santo, a denominação da cidade significa 'canal dos guarás'. Há diversas culturas espalhadas pela cidade, entre elas européia, italiana, portuguesas entre outras. Um dos pontos fortes da cidade é a propriedade medicinal encontrada nas areias monazíticas, como consequência disso o local tornou-se mais visitado e o turismo cresceu na cidade.

O município possui parques com extensas áreas verdes preservadas, entre eles o Parque Estadual Paulo César Vinha. Nele há três lagoas, mas apenas uma é aberta ao público, a Logoa dos Caraís. Para quem adora fazer trilhas, o parque tem a trilha da Clúsia, esta possibilita o turista a ter mais contato com a natureza. Outra trilha é a de Restinga, ela é o caminho que leva o turista até a Lagoa de Caraís.

Dentre outros atrativos da região, a gastronomia é muito reconhecida, existem variados estilos de pratos de frutos do mar, entre eles a torta capixaba, moqueca capixaba, caranguejada, dentre outras delicias culinarias. A moqueca capixaba é um dos pratos mais conhecidos da região pelos turistas, a diferença deste com a moqueca baiana é que este não leva azeite de dendê e nem leite de coco.

Há praias que atraem turistas de diversas partes do mundo devido às belezas naturais. A região possui mais de 30 praias e hoteis de qualidade, existem ainda maravilhosos clubes aquaticos, exposições marinhas, passeios de mergulho e mais atrações.

Os clubes aquaticos possuem uma equipe que pode proporcionar aos visitantes incriveis mergulhos na região, todos são profissionais treinados para melhor atender aos visitantes que curtem diversão nas águas.

Para os que adoram praia, há a Três Praias, uma praia separada por rochedos, que contem poucas ondas e areia fina. A água é linda e transparente, muitos visitantes adoram praticar mergulho neste local, além disso, possui uma grande área de lazer onde os visitantes podem usufruir sem pagar. Outro ponto turistico é a Praia de Santa Mônica, esta possui condominios que são fverdadeiros clubes de férias.

Muitas outras praias são excelentes para conhecer quando estiver na região como a Praia de Setibão, Praia de Virtudes, Praia do Riacho, entre outras.

Existem muitos locais para visitar em Guarapari. São muitas atrações e espaços incríveis para diverti-se em família. Não é a toa que a cidade está crescendo no cenário turistico e tendo cada vez mais visitantes na região. Seja uma delas e aproveite as maravilhas da região, com certeza será uma das suas melhores férias.

Informações de Guarapari

Roteiros do Brasil

Região Turística Metropolitana

"Cidade Saúde"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

As terras do atual município começaram a ser colonizadas em 1569, em torno do aldeamento jesuítico do Padre José de Anchieta. Em 1585, levantou-se um convento para os missionários e uma Igreja devotada a Santa Ana, e o lugarejo formado recebeu o nome de Aldeia do Rio Verde ou Aldeia de Santa Maria de Guaraparim. Em 1667, Francisco Gil de Araújo, donatário  da Capitania do Espírito Santo, erqueu uma outra Igreja ao lado oposto do convento, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Em 1679 foi fundada uma vila na barra do Rio Guarapari e em 1878, foi elevada a Município, desmembrando-se de Anchieta. Em 1891, Guarapari tornou-se Cidade e em 1898, com a descoberta de areia monazítica, foi projetada nacional e internacionalmente.  

Significado do Nome:

Guará, na língua indígena, quer dizer garça e pari, armadilha, ou seja, armadilha de pássaros. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

guarapariense

População: 

105.286 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A cidade é conhecida pelo codinome Cidade Saúde. O seu litoral é rico de areias monazíticas, famosas no mundo inteiro por curar algumas doenças reumáticas.

Clima:

Quente e Úmido.

Temperatura Média

25º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Guarapari está localizada ao sul de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, fazendo parte integrante de sua região metropolitana.

Limites

Vila Velha, Viana, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Anchieta e Oceano Atlântico.

Acesso Rodoviário

ES 060, ES 388, ES 477, ES 481

Distâncias

Da Capital:

51 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Guarapari atrai diversos turistas do mundo inteiro graças às suas belezas naturais e às areias monazíticas (radioativas) com virtudes terapêuticas, que são a marca registrada da Cidade Saúde. Com 28 praias e boa rede hoteleira, chega a atrair 700 mil turistas no verão.

Principais Pontos Turísticos:

Três Praias
 
Uma das Três PraiasConjunto de pequenas praias separadas por rochedos, praticamente sem ondas, com areia fina e escura. A água é esverdeada e transparente, boa para mergulho e pesca submarina. Possui um extensa área de lazer, sombreada por árvores e coqueiros. O acesso é feito de carro ou a pé,e não é preciso pagar. Há estacionamento mas são proibidas as práticas de camping e uso de churrasqueiras.

Santa Mônica
 
Praia com areias amarronzadas e ondas fracas. Os condomínios que a rodeiam funcionam como clubes de férias.

Praia de Setiba Pina (ou Setibão) e Setiba
 
Setiba GuarapariLocalizadas 10 km ao norte da Município Saúde, destacam-se pelas águas azuladas e transparentes. A primeira é a preferida dos surfistas, tem faixa de areia inclinada e castanheiras. Liga-se por uma estrada de terra à praia de Setiba, que tem águas calmas e boas para a pesca. Uma ilhota de formação rochosa separa as duas principais praias de Setiba.

Praia das Virtudes
 
Praia em GuarapariGanhou este nome por ser a praia preferida das freiras. Localizada no centro de Guarapari, é cercada por edifícios de alto padrão. Tem água esverdeada e areia clara e fofa. Paredões de pedra contornam a praia dos dois lados.

Praia D'Ulé 

Esta praia fica no extremo norte do município e parte de sua área pertence ao Parque Estadual Paulo César Vinha. Tem ondas grandes e areia fofa. É geralmente freqüentada por turistas e por surfistas. Foi renomeada há pouco tempo por um morador que possui um bar em suas proximidades e, para dar maior conhecimento ao seu estabelecimento, passou a chamá-la de Praia da Sereia (seu bar: Sereia's bar). Como isso foi aceito, ele mandou construir um monumento em forma de sereia na beira da praia, para atrair mais turistas.

O nome Ulé dado à praia foi em homenagem a um cientista estrangeiro pesquisador de restingas que por ali passou e identificou a formação dunar ali existente, há muitas décadas atrás.

Praia do Riacho
 
Com ondas fortes, areia clara, grossa e solta, é pouco freqüentada e boa para a pesca. Seus 5,5 km de extensão foram urbanizados e iluminados recentemente.

Prainha ou Praia de Muquiçaba
 
GuarapariMini-enseada com mar tranqüilo e areia escura. Serve de ancoradouro natural para os barcos de pesca. Não é indicada ao banho.

Praia dos Padres 

Faz parte do complexo da Enseada Azul, mas fica escondida atrás de um morro coberto por uma mata. O acesso é feito por uma trilha, a partir da praia da Bacutia. Com apenas 50 m de extensão, tem águas verdes e ondas fortes. O dono do terreno em frente à praia cobra pelo estacionamento.

Praia do Morro
 
Com quase três quilômetros de extensão, esta é uma das maiores praias de Guarapari. De um lado as ondas são fortes, do outro as águas são calmas. A areia é clara, fina e solta. A vida noturna é movimentada durante todo o verão. O turista encontra bares com música ao vivo, restaurantes e quiosques.

Praia dos Namorados, das Castanheiras e do Meio
 
O conjunto formado por estas praias é um dos principais cartões postais de Guarapari. Com faixas rajadas de marrom e amarelo de areia monazítica, pedras enormes intercalam-se com arrecifes, formando piscinas naturais. Durante a maré baixa, as crianças podem observar os peixes que ficam nestas piscinas. A água é transparente e tranqüila. Na "pedra da Paquera", na ponta da praia do Meio, localiza-se o Clube Siribeira. Os turistas desfilam no largo calçadão sombreado pelas castanheiras.

Praia da Fonte 

Com águas calmas, é ideal para crianças, entretanto, o acesso é difícil devido às construções particulares feitas ao redor da praia. Possui uma estrutura de cimento, conhecida como trampolim, de onde se pode pular para a água. Apresenta uma grande biodiversidade marítima, com aparição de grande número de tartarugas. Durante a tarde é possível avistar tartarugas bem de perto.

Perocão
 
Este é um reduto de pescadores artesanais. Do pequeno porto pesqueiro partem barcos para passeios nas Três Ilhas. Escondida por um recanto de pedras fica a praia do Boião, com mar aberto ao fundo, que forma piscinas naturais na maré baixa.

Enseada Azul
 
GuarapariFormada pelas praias de Guaibura, Bacutia e Mucumã, interligadas por areias brancas e finas. A área próxima à praia foi loteada e ganhou um bairro com casas de veraneio, Nova Guarapari. O costão rochoso do lado direito foi ocupado irregularmente, mas ainda é possível fazer passeios na área. Deste lado da praia, o mar é calmo e as águas formam um espelho esverdeado. No lado oposto existe um mirante, no alto de um morro. A água é tão cristalina que é possível mergulhar a 8 m de profundidade e encontrar o cargueiro alemão que naufragou em 1942, a 300 m da areia.

Praia da Cerca
 
Com apenas 350m, possui areia amarela e ondas boas para surfe. A ocupação imobiliária começou há poucos anos. Localiza-se logo após o morro da Pescaria, que a separa da Praia do Morro,Ao seu lado de acesso através de uma trilha feita pelas pedras esta a Praia do Carlito praia pequena de areia grossa e que muito frequentada por surfistas devido a suas ondas,da acesso as Tres Praias.

Praia de Meaípe
 
Esta aldeia de pescadores é hoje um dos lugares mais badalados do Estado. A 6 km do centro do município, com acesso pela Rodovia do Sol (ES-60), esta praia já foi considerada uma das dez mais bonitas do Brasil pela Revista Quatro Rodas. As ondas são fracas e a areia grossa é contornada por castanheiras.Lugar bom para se passar as férias, Meaípe tem "barraquinhas" na beira das praias, onde você encontra vários petiscos para passar uma perfeita estadia na praia.Point dos modismos de verão, a vida noturna é agitada. Os restaurantes do local preparam os melhores frutos do mar do município. As mulheres do vilarejo, em sua maioria esposas de pescador, fazem as rendas de bilro, artesanato característico do município. Panos, caminhos de mesa, golas, rendas de metro em bico e entremeios são produzidos por encomenda. Os trabalhos estão expostos na Casa das Rendeiras, na orla marítima de Meaípe.

Praia da Areia Preta

Com faixas douradas e escuras, esta é a principal praia de areia monazítica de Guarapari. Além dos idosos que se enterram nas areias em busca de suas propriedades medicinais, muitos jovens freqüentam o local. É pequena, apenas 200m, e tem ondas fracas. Uma trilha sobre as pedras, no lado direito, leva à prainha das Pelotas, aos pés de uma falésia.

Aldeia da Praia
 
GuarapariConjunto de praias calmas, de areia branca, que ficam entre rochedos. Como foram ocupadas por lindas casas o condomínio se torna fechado, tornaram-se praticamente praias particulares. O acesso é difícil. Para chegar ao local, os aventureiros podem seguir pelas pedras da Praia da Cerca.

Praia do Sol

Como a região é de difícil acesso, esta praia de 5 km de extensão é praticamente deserta. Fica 19 km ao Norte do centro de Guarapari. As ondas são fortes e a areia é clara. Também faz parte do Parque Paulo César Vinha.
 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

- Projeto Verão - Shows musicais, jogos esportivos e entretenimento em geral. Praia da Areia Preta e Praia do Morro. 

15 a 22 - Campeonato de Pesca do Marlim Azul (peixe mais característico da região). Praia do Mercado.

 Fevereiro

- Projeto Verão - Shows musicais, jogos esportivos e entretenimento em geral. Praia da Areia Preta e Praia do Morro. 

- Carnaval - Representação da figura do Boi.

 Junho

29 - Festa de São Pedro

 Setembro

07 - Desfile da Independência do Brasil

19 - Dia da Cidade.

 Outubro

12 - Festa de Nossa Senhora Aparecida

 Dezembro

24 - Festa do Município

31 - Reveillon - em todas as praias do Município  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI

E-mail: [email protected]

Telefones: (27) 3361-8200

Sites: http://www.guarapari.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário - Vitória-ES

Av. Alexandre Buarque, 350 - Ilha do Príncipe
Telefone : (27) 3222-3366  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍT. E DOCUMENTOS, PESSOAS JURÍDICAS E TABELIONATO DE PROTESTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (27) 3361-0044 

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

www.guaraparionline.com

www.folhaturismo.com.br

www.citybrasil.com.br

www.rotasdoes.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Guarapari

Muito bommmmmmm!! Quero voltar. Um local muito acolhedor,adoro cidade pequena.
Por: Familia Rodrigues

Guarapari é uma cidade realmente linda e cheia de encantos e surpresas, tem além das 28 praias: cachoeiras, lagoas, parques aquatícos, manguesal, ilhas... já para quem prefere curtir a vida noturna... tem também a maior BOATE da América Latina...
Por: Clayton M Santos

quando marquei minhas ferias para ir ao estado do ES e estive em guarapari (cidade linda e povo acolhedor) nao esperava ver tantas belezas naturais além de praias maravilhosas e tao limpas. por mim eu moraria aí,mas o dever me chama para esta minha cidade que também nao deixa de ser bonita, mas sem praia.até breve.
Por: wilian rodrigo ferreira chaquine

Olá pessoal de Guarapari estou ansioso p/ conhecer esse lugar k é uma maravilha gostaria de passasr minhas féria ai
Por: Urbano da Silva barbosa

esse lugar é maravilhoso abençoado por Deus
Por: Raquel josé silva

Nossa! Amei guarapari,espero voltar outra vez,não imaginava que era tão maravilhosa curtir muito.bjos!!!
Por: sara de castro

Guarapari é otima,gostei muito.gostei muito não! AMEI,bjs !!!ESPERO VOLTAR
Por: sara de castro

cidade maravilhosa que nasci e cresci.Hoje moro longe mais sempre q posso dou uma visitinha na mais bela ciade do es .Guarapari amo vc.
Por: sabryna almeida

guarapari e uma cidade da região metropolitana de vitoria,esta a cerca de 40 km da capital. guarapari e uma cidade grande e bela, tem pontos turisticos incriveis com o ponto de mergulho,a praia do morro,o canal de guarapari etc. alem do forte impolso economico da cidade,guarapari conta com shoppings,cinemas,praias. emfim tudo o que uma cidade grande pode oferecer alem de ser o principal ponto turistico do estado do espirito santo. venha para guarapari,e seja feliz.
Por: gabriel pagani

adoro a cidade e uma maravinha estou com muita saudades praias belisimas....bjs..
Por: renata

cidade maravilhosa, fiquei encantadíssima com as belas praias.um verdadeiro paraíso.os lugares,as pessoas,tudo maravilhoso.....se tivesse que escolher um lugar pra morar com certeza seria aí.....tudo de bom tem aí em Guarapari...saudades
Por: cibelly dos santos

devo dizer a voces , que guarapari é realmente um lugar para se conhecer e jamais esquecer. com varios lugares digo praias, e posso lhes indicar um lugar que realmente marca sua visita é conhecer as treis praias lugar inesquecivel
Por: nestor fermino da silva

viaje a guarapari encuatro oportunidades, y les puedo decir que es una ciudad maravillosa, su gente es muy acogedora,muy calida, tiene un clima espectacular,conoci a la familia DALLAS MONTEIRO, UNA GRAN FAMILIA A LA QUE ME SIENTO INTEGRADO ya que mi cuñado era casado con una lindaGUARAPIÑERA ME REFIERO A " MARTIÑA"no pierdo las esperanzas de volver algun dia para poder ver a mi sobrina nieta AMANDA DALLAS HUARCAYA un gran abrazo para todos los amigos de guarapari gonzalo
Por: gonzalo cabellos dueñas

guarapari e uma cidade muito linda ainda mais a praia do morro. tem uma linda feira, o anburgão o trem da felisidade,um lugar otimo para acampar,guarapari e simples,tem pouco movimento é tranquilatem muitas opções de supermecados de noite para andar e muito bom, e iluminado,tem muitas loijas de roupa bonitas baratas,muitas loijas de artezanato,na praia do morro tem muitas opções de laser o centro e lindo tudo e muito barato. voce tem que visitar. e lindo
Por: asaph

conheço guarapari só por fotografia más tenho vontade de conhecer pessoalmente. sou pescador e ouvi falar que esta cidade é muito legal p/ pratica da pesca
Por: natal mariano ferraz

JÁ MOREI POR 2 ANOS EM COLATINA COM UMA PESSOA QUE FALAVA MUITO BEM DESTA BELISSIMA CIDADE ELA DIZIA QUE É UNA MARAVILHA.MÁS QUERO CONFERIR PESSOALMENTE UM ABRAÇO P/T/POVO CAPIXABA
Por: natal mariano ferraz

Já fui e recomendo, muito acolhedora a cidade....
Por: Eliana Silva

Guarapari é uma cidade praiana muito bonita. Tem boa estrutura de restaurantes, hotéis, muitas praias para conhecer e passar o dia.A praia do Morro é a mais conhecida, mas outras como Setiba, dos Evangélicos, das Castanheiras são lindas também. A noite é bem movimentada, muitos bares, shows, feiras de artesanato. Amo esta cidade.
Por: Mirian - Juiz de Fora MG

Não sei o q dizer esse lugar é completamente divino, perfect meeesmo... muuuuito lindo vale a pena conhecer...
Por: Poliana

conheci esta cidade há muito tempo atrás nunca vou esquecer de suas praias maravilhosa,era uns barzinho com som ao vivo na beira da praia não sei se é ainda ainda.quem sabe um dia ainda volto p/matar a saudades ParabésGuarapari
Por: Elma apare cida da silva

sem duvida um dos balnearios mais belos e mais visitados do brasil recebendo cerca de 700.000.00 pessoas na alta temporada;quem conhece esse pedaço do paraiso se encanta
Por: delcy gomes de oliveira junior

guarapari é muito bom ,cidade saude,vc tem escolha de praia hotel restaurante e varias diversão muito bom.
Por: solimar

eu amo este lugar, e maravilhoso.e uma mistura de mato com o mar,eu simplesmente me transformo quando chego em guarapari,fui muito feliz neste lugar........
Por: rosimeire ferreira lima

Moro em Sabará MG, a 500 Km de Guarapari, já visitei 2 vezes e sem dúvida me senti em casa, a Cidade é tranquila,o transito é organizado, o atendimento no comércio é ótimo e a praia é limpa com agua na temperatura ideal, eu recomendo.
Por: WAGNER MENDES

È uma cidade fantástica. Pena que eu tenho medo do mar, porque não sei nadar. Pena que não dá prá ir, porque não sei dirigir. Pena que é longe da minha casa, e eu não tenho asa. Rogério. Leopoldina-MG
Por: rogério

Gosto muito de Guarapari. Tem praias lindas, boa comida e aconxego do povo cabixaba. Não é atoa que o poeta escreveu: .."prá viver um sonho lindo que eu vivi, vá viver as maravilhas de Guarapari..." Não deixem de conhecer !!!!
Por: Zizi Reis

Guarapari,cidade linda,praias maravilhosas,adorei estar lá no ano de 2010,foi bom demais.2011,lá vamos n´s de novo....
Por: Rosimere

adoro guarapari.quero voltar ai novamente na festa da praia do morro na areia,em 2008 foi o melhor show de pagode q guarapari ja teve.eu estava ali curtindo o melhor do pagode com o grupo BOKALOKA,show que lotou a praia do morro nessa noite,ai guarapari,v se traz o BOKALOKA ai em 2011 novamente.tenho certeza que vai ser recorde de publico e adoração,desde ja agradeço e ficam todos com DEUS.Marciano de MINAS GERAIS.
Por: marciano rodrigues da silva

passei minha lua de mel ai foi encantador.os melhores dias ja vividos em praia.espero um dia retornar com mais entusiasmo por ter ja conhcido!
Por: paula cristina oliveira

Sou de Ibertioga MG mas essa cidade e muito maravilhosa vale apena conhecer??????
Por: Eduardo

QUEM PUDER VISITAR GUARAPARI VA PORQUE E TUDO DE BOM
Por: JOAO FRANCISCO DE AGUIAR RANGEL

JÁ VISITEI E SEMPRE QUE POSSO ESTOU CURTINDO AS PRAIAS DE GUARAPARI
Por: JOAO FRANCISCO DE AGUIAR RANGEL

Que praia linda deve ser legal morar la ´e maravilhoso adorei essa praia aqueles que moram la deve gostar muito e aproveitar pra caramba bom eu achei esse lugar essa praia linda muito legal e como se fosse ficar no conto de fadas eu acho poxa queria morar ai deve ser muito muito muito legal mesmo se eu fosse para ai eu ia aproveitar pra caramba
Por: juliana

guarapari terra em que naci eu nunca te esqueci. as lindas praias não me sai do pensamento.espirito santo estado pequeno.mais tem um corasão do tamanho do brasil.
Por: luiz pereira

Amo Guarapari,todos os anos estou nesta maravilhosa cidade,muito aconchegante e muito bela.
Por: debora Beatriz

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guarapari
Fundação:
1679
Altitude:
2m
População:
79.628 habitantes
Área:
581,9km²
Densidade Demográfica:
136,84hab/km²
CEP:
29200-000

Envie seu comentário sobre Guarapari