Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Conceição da Barra?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Conceição da Barra

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Rota Turística do Verde e das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A História de Conceição da Barra iniciou-se em 1537 quando uma forte tempestade fez com que uma das naus portuguesas aportasse em um grande rio chamado pelos índios Guaianás de Kiri-kerê, o mesmo que dorminhoco. Esse nome foi dado devido à quietude das águas do rio, hoje denominado Cricaré. Em 1554, negros fugidos da Bahia e expedições portuguesas se refugiaram no litoral, aumentando, assim, o povoamento. Os Jesuítas também estiveram presentes em uma visita do Padre José de Anchieta, datada de 1596; mudou-se o nome do Rio Cricaré para São Mateus, passando a cidade a ser chamada de Barra de São Mateus. Em 19 de setembro de 1891, quando de sua emancipação, a cidade passou a ser chamada de Conceição da Barra. Nota-se hoje a preservação da história local com o seu forte folclore convivendo com o progresso. Uma de suas festas mais tradicionais é o Ticumbí, um baile de Congo e festa guerreira, cuja cultura é passada de geração em geração. As dunas de Itaúnas foram se formando por volta de 1930 devido ao desmatamento da restinga com a exploração das madeiras e derrubadas das árvores do norte do Estado. No início dos anos 70, a movimentação de areia juntamente com ventos fortes e constantes soterrou a antiga Vila de Itaúnas. Possuía, no passado, duas ruas e cerca de 300 casas, duas padarias, posto do Correios e escola. Seus habitantes foram forçados a se mudarem para a margem direita do Rio Itaúnas e hoje vivem da pesca e do turismo. O vento forte tem trazido ruínas de algumas antigas construções como a torre da velha Igreja de São Benedito vindo à tona vestígios de antigas civilizações.  As dunas possuem 5 quilômetros no sentido Norte-Sul e 1 quilômetro Leste-Oeste. Com até 30 metros de altura, são a maior atração turística da região. Considerando o seu valor paisagístico, histórico e arqueológico as dunas, a vila de Itaúnas e parte do pântano, foram tombadas pelo Conselho Estadual de Cultura, em 1986. Em 1991, o Governo do Estado criou o Parque Estadual de Itaúnas. Reúne diferentes ecossistemas como praias, dunas, restinga, manguezais, Mata Atlântica de Tabuleiro, alagados e o Rio Itaúnas. Possui uma área de aproximadamente 3.674,18 ha. Representa uma das poucas amostras que restaram da biodiversidade no norte capixaba. A pesca artesanal é uma das principais atividades econômicas da população. Com o meio ambiente preservado a abundância de peixes e camarões garantem essa atividade. Existe um programa de Educação Ambiental na sede do Parque, na vila de Itaúnas, com exposição permanente da flora e fauna local e passeios nas trilhas das restingas para moradores e turistas. Nos 38 Km de praias desovam cinco espécies das tartarugas encontradas no Brasil. Nativos e profissionais do Projeto Tamar/IBAMA acompanham o processo. Nas dunas as pesquisas são feitas por arqueólogos.

Significado do Nome

O nome da cidade surgiu de uma homenagem que os nativos decidiram prestar a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do então povoado de Barra de São Mateus.

Aniversário da Cidade

 

Gentilico

barrense

População

28.477 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A cidade de Conceição da Barra, a "princesinha do norte", está ganhando um novo visual. Que ela é bela por natureza já é do conhecimento de todos, porém agora essa beleza está sendo acentuada.

Clima

Quente e úmido

Temperatura Média

26° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

O município de Conceição da Barra está localizado ao norte do Estado do Espírito Santo.

Limites

Pedro canário, São Mateus, Pinheiros, Mucuri (BA) e Ocenano Atlantico.

Acesso Rodoviário

Pode-se chegar a Conceição da Barra pela BR 101 norte. 

Distâncias

Da Capital

256 Km

Outras

hspace=0 Turismo

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Laboratório do Altair 

Localizado no centro da cidade. Tradicional comércio de bebidas: licores, batidas de vários tipos de frutas e raízes, como: maracujá, jenipapo, licor de jenipapo, cravo e canela, gengibre, mel e limão, gengibre com mel, pitanga, acerola, arruda, boldo, camomila, cipó-cravo, etc. Além de artesanatos do município como: vassouras, samburás, peneiras, cestos, cata-vento de madeira, colher de pau, machucador, lamparinas artesanais, cestos, etc. 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Monumento que guarda aspectos arquitetônicos das construções jesuíticas do Espírito Santo no século XVI, mas que foi erguido no século XIX. Guarda em seu interior a imagem portuguesa, de origem barroca, de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira da cidade. Está localizada na praça José Luís da Costa, no centro de Conceição da Barra.
 
Farol da Barra

Localizado na Praia do Farol, a 50 metros do centro. Adquirido na França foi construído em 1914 e sofreu modificações em 1928. Emitia de 30 em 30 segundos dois lampejos para orientação de navegação. É administrado pelo Ministério da Marinha.

Vila de Itaúnas

Localizadas a 24 quilômetros de Conceição da Barra, ao norte. As atrações são as dunas, o rio Itaúnas e o famoso forró pé de serra concorrido principalmente entre os paulistas e cariocas. Também fica lá o Parque Estadual de Itaúnas.

Maria Fumaça

A locomotiva “Maria Fumaça” foi adquirida pela família Donato, para ajudar no escoamento das toras de madeiras oriundas da Vila de Itaúnas, distrito de Conceição da Barra – ES, num tempo em que a necessidade de extração da madeira eram uma grande fonte de renda. Reformada no ano de 2007 em São Paulo, retornou a Conceição da Barra no dia 12 de janeiro 2008 para voltar a funcionar como Trem Turístico Ambiental. 

Praias e Rios

Praia da Barra
Praia da Guaxindiba (foz natural do rio Itaúnas)
Praia do Farol
Praia da Bugia (foz do rio Cricaré, margem esquerda)
Praia do Pontal do Sul (foz do rio Cricaré, margem direita)
Praia da Barra Nova (foz artificial do rio Itaúnas)
Praia de Itaúnas
Praia do Riacho Doce (eleita a segunda praia deserta mais bonita do Brasil pelos internautas, numa enquete feita pela Revista Quatro Rodas Viagem e Turismo e pelo site Viaje Aqui)
Rio São Mateus (Cricaré)
Rio Itaúnas
Rio São Domingos
 
hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Carnaval - considerado o melhor carnaval do Estado do Espírito Santo e por anos sido considerado o 3º melhor carnaval de rua do país. Tudo começou por iniciativa e sob a Batuta do Sargento e Maestro Almir de Souza Santos (O Sgto Almir - também autor da música do Hino de Conceição da Barra) nos idos das décadas de 60 e 70, que com a Bandinha da Cidade saia às ruas levando o cortejo de Momo à tira-colo, formado por muitos (para não dizer todos, à época) os moradores da doce Conceição da Barra.

- Reis de Boi (6 de Janeiro e 3 de Fevereiro) - Anunciam do nascimento de Cristo, visitam casas de ilustres conhecidos da cidade que o recebem de porta fechada, enquanto cantam para abrir a porta. Ao som de sanfonas, pandeiros e violões os personagens principais faz o cortejo da morte do Boi e também aparacições de Lobisomem e da Loba. 

- Ticumbi - Festa de origem africana, com rica coreografia e cânticos ao som da viola e pandeiros. Também conhecido como Baile de Congos, brincadeira ou Baile de São Benedito, promovido pelos negros devotos de São Benedito há mais de 300 anos.
Jongo de São Bartolomeu (24 de agosto) - Baile de origem africana de Silvestre Nagô.
Pastorinhas (24 de dezembro e 6 de janeiro) - as Pastorinhas são um folguedo do ciclo natalino que alegra a cidade anunciando o nascimento de Cristo. 12 meninas vestidas de pastoras dançam e cantam ao som de canções, entoadas de bandolim, flautas e violões. Com versos de Manoel Duarte da Cunha e música de Adolpho Serra.

- Alardo (19 de janeiro) - A luta entre mouros e cristãos e apresentado por jovens em homenagem ao santo guerreiro São Sebastião, inspirado nos episódios das epopéias, das conquistas portuguesas do século XV, narradas no poema de Os Lusíadas. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DA BARRA

E-mail:

Telefones: (27) 3762-0200 

Sites: http://www.conceicaodabarra.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO

Águia Branca

SAC: 0800 725 1211

Site: www.aguiabranca.com.br 

Gontijo

SAC: 0800 311 312

Site: www.gontijo.com.br 

São Geraldo

SAC: 0800 311 312

Site: www.saogeraldo.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍT. E DOCUMENTOS, PESSOAS JURÍDICAS E TABELIONATO DE PROTESTOS:

E-mail: cartorio1oficiocb@hotmail.com

Telefones: (27) 3762-1187

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 


Conheça nossas opções de hotéis em Conceição da Barra e pousadas em Conceição da Barra para visitar Conceição da Barra.

Promova a cidade de Conceição da Barra no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!