Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Cachoeiro de Itapemirim?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Cachoeiro de Itapemirim

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




 

Roteiros do Brasil

Região Turística Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Cachoeiro de Itapemirim tem sua história iniciada em 1812, quando o donatário da capitania, Francisco Alberto Rubim, teve a tarefa de promover o seu povoamento. Quando na freguesia de São Pedro se editou seu primeiro jornal (O Itabira), em 1866, ainda não estava firmada a grafia do nome do lugar. No corpo de redatores do jornal, destacava-se a colaboração de Basílio Daemon, autor de uma História Cronológica da Província e em cujas páginas foi grafado Cachoeiro acertadamente, com ch e no masculino. Após a Proclamação da República, Cachoeiro foi elevada a categoria de cidade. Só em 1914 veio a ser governada por um prefeito, função que cabia anteriormente aos intendentes (Presidente da Câmara).   

Significado do Nome

O governador Francisco Alberto Rubim, que pode ser considerado o fundador da cidade, escreveu num ofício datado de julho de 1819, ao referir-se à medição de uma estrada que ele mandou abrir: "…Principia próximo do Quartel da Barca que fiz levantar na margem Sul do Rio Itapemirim defronte à primeira cachoeira seis léguas para o sertão da vila que faço menção…". O mesmo Rubim, em ofício endereçado ao Conde da Barca, em junho de 1816, grafou conforme se pode ler no original: "… O primeiro caxoeiro dista dela (Vila do Itapemirim) seis léguas…".
Um outro governador da província, Machado de Oliveira, ao transcrever esse documento, em 1856, na Revista do Instituto Histórico, modificou o texto e a grafia: "… O primeiro cachoeiro deste rio dista da vila seis léguas…".
José Fernandes da Costa Pereira Júnior, a cujo encargo também esteve confiado o governo capixaba, oficiava, em 1863, Ao Assembleia Legislativa Provincial: "Ponte sobre as Caxoeiras de Itapemirim: orçada em dois contos de réis". Num livro de notas, pertencente a um cartório campista, estava registrada, em 1736, referência a um pioneiro na fundação da Aldeia de São Fidélis, no Paraíba, lendo-se: "… chegando por bem duas vezes a acudir com quase toda a família humanas três léguas ou mais desta Aldeya para cima por Cachoeiros quase inavegáveis".
Quando na freguesia de São Pedro do Cachoeiro, se editou o seu primeiro jornal: "O Itabira", isto é, em 1866, ainda não estava firmada a grafia do nome do lugar. No corpo de redatores do jornal, destacava-se a colaboração de Basílio Daemon, autor de uma História Cronológica da Província e em cujas páginas foi grafado Cachoeiro acertadamente, com ch e no masculino.
Quatro anos antes, o padre Antunes de Sequeira, no seu poemeto descritivo da província, fazia uso da grafia antiquada, do tempo do Governador Rubim.
Em 1885 se escrevia o nome certo e por extenso. Alfredo Mário Pinto, nos "Apontamentos para o Dicionário Geográfico do Brasil", registrou: "… Da Câmara Municipal dessa cidades recebemos, em 1884, a seguinte informação: A sede do município é a cidade do Cachoeiro de Itapemirim, que tem recente data, pois que a primeira casa construída foi no ano de 1846".

Aniversário da Cidade

11 de Novembro

Gentílico

cachoeirense

População

189.878 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Atualmente a cidade merece destaque no pólo industrial o mármore e o granito, o cimento e o calçado, bem como na agricultura, para o café e a cana-de-açúcar. Percorrendo o município observa-se vasta fauna silvestre com muitas espécies de aves entre elas o beija-flor e os bem-te-vis que encantam pela beleza e fragilidade. Apesar da devastação sofrida, apresenta remanescentes expressivos de Mata Atlântica, entre os maiores do Estado.  

Clima

Quente e úmido, com estação chuvosa no verão e seca no inverno. 

Temperatura Média

24º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município do Sul do Estado do Espírito Santo 

Limites

Norte: Cidade de Castelo
Leste: Cidade de Vargem Alta
Sul: Cidade de Itapemirim
Oeste: Cidades de Alegre e Jerônimo Monteiro 

Acesso Rodoviário

BR 101 Sul - BR 262  

Distâncias

Da Capital

134 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira Alta  

 

 

 

A queda da cachoeira tem altitude de 100 metros e atrás, nas rochas, existem fendas onde habitam milhares de andorinhas pretas que, quando saem em revoada, produzem ruído que se confunde com o barulho das águas. Localização: Distrito de São Vicente, no Rio Fruteiras

Casa de Cultura Roberto Carlos  

Casa onde nasceu e viveu até os 13 anos Roberto Carlos Braga, com seus pais Laura e Robertino e seus irmãos Norma, Carlos Alberto e Lauro. A casa foi adquirida pela Prefeitura Municipal e por ela restaurada para valorizar sua arquitetura original. Possui fotos, discos, quadros, instrumentos musicais, enfim, a história de um Rei que o Brasil todo conhece. A Casa de Cultura Roberto Carlos recebe milhares de fãs, curiosos e admiradores de um Rei cachoeirense, que o mundo todo reconhece em Roberto Carlos. Telefone para contato (28) 3155-5257. A Casa também conta no seu pavimento superior com o Cantinho do Artesão, sede da Associação dos Artesãos de Cachoeiro de Itapemirim, ela oferece diversos produtos artesanais em pedras, contas, madeiras, tecidos, além de doces, pães caseiros e compotas. O horário de funcionamento é o mesmo da Casa.  

Fábrica de Pios  

A Fábrica de Pios é a única especializada na fabricação de pios de artesanais na América latina, produz 34 diferentes tipos de pios, reproduzindo com fidelidade e maestria o canto de várias espécies de aves. São peças esculpidas em madeira nobre e exportadas para muitos países desde 1972, França, Bélgica, Inglaterra, Estados Unidos, entre outros. Fundada por Maurílio Coelho, em 1903. Hoje em dia os pios são usados para estudiosos de animais e músicos. Telefone para contato (28) 3522-2259.  Localização: Ilha da Luz. 

Casa dos Braga

Patrimônio Histórico Tombado em 1985, a Casa dos Braga, foi declarada de utilidade pública, por ali terem vivido os irmãos Newton e Rubem Braga, de reconhecido valor na vida literária do país. Os irmãos Newton e Rubem Braga representam as excitações e os motivos para visitação do acervo de mais de vinte mil livros em disponibilidade na Casa dos Braga. Situada no centro de cidade a Casa dos Braga abriga a Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva, com salão para pesquisas, um museu com livros e manuscritos dos irmãos Braga. É hoje uma das atrações turístico-culturais mais importante de Cachoeiro de Itapemirim. Telefone para contato (28) 3155-5272. Localização: Rua 25 de Março, 166, Centro da cidade. 

Arquivo Histórico da Casa da Memória  

Como o próprio nome diz, guarda a memória cultural cachoeirense em exposição de fotografias e manutenção de materiais que retratam os aspectos marcantes da fundação da cidade. Imóvel de grande valor histórico mantém sua linha arquitetônica original. A Casa da Memória é Patrimônio histórico, foi construído em 1920 e hoje acolhe em seu espaço o Arquivo Histórico, a Academia Cachoeirense de Letras e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Telefone para contato (28)3155-5221. Localização: Rua 25 de Março, 106, centro da cidade. 

Cenciarte  

No Palácio Bernardino Monteiro funciona atualmente a sede do Governo Municipal. O Palácio conta com espaços culturais de relevante importância para Cachoeiro de Itapemirim. Nele estão localizadas a “Sala Levino Fânzeres”, disponibilizada para exposições artísticas, científicas, culturais, lançamentos de livros e outros eventos. Está localizada ainda a “Sala dos Prefeitos”, que expõe fotos de todos os prefeitos que administraram a cidade, desde 1914. Um acervo de incomensurável importância dentro do contexto histórico-cultural do município, fonte de pesquisa para estudantes, educadores e afins, desenvolvido dentro do projeto Resgate e Registro, da atual administração. O imóvel é um patrimônio histórico, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura - CEC em 06/08/85. Localização: Praça Jerônimo Monteiro nº 32, centro da cidade.

Circo da Cultura

Local para exposição de artistas, e apresentações diversas. O circo tem capacidade para duzentas pessoas e, ao ar livre, para duas mil. Projeto criado para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com funcionamento previamente agendado. A Praça onde se localiza o Circo é um local ideal para lazer, com mesas para piquenique, e com uma bela área verde. Telefone para contato (28) 3155-5258 e 3521-6040. Localização: Praça Nossa Senhora de Fátima na Avenida Beira Rio.  

Igreja Nosso Senhor dos Passos

No ano de 1882, o Capitão Francisco de Souza Monteiro, residente em Monte Líbano e pai do presidente Jerônimo Monteiro, e do primeiro Bispo nascido no Espírito Santo, D. Fernando de Souza Monteiro, tomou nova iniciativa e fez erguer, naquele local, a Igreja que recebeu a denominação de Senhor dos Passos e que assim permanece até os dias de hoje. Localização: Rua Padre Mello - Independência.

Teatro Municipal Rubem Braga

Espaço para apresentações teatrais, danças, shows e cinema. O Teatro possui capacidade para 292 pessoas. Telefone para contato (28) 3155-5356. Localização: Rua Joaquim Vieira, s/nº - Guandú. 

Pedra da Ema 

Pode se chegar ao local por estrada asfaltada, com direito a muito verde. Há uma saliência na pedra que, de acordo com a posição do sol, forma a figura perfeita de uma Ema. Localização: Distrito de Burarama.

Parque Natural Municipal do Itabira

O Parque foi criado em 1988, com o objetivo de resguardar a beleza natural de seus monumentos rochosos, conservar a vegetação natural da Mata Atlântica e as nascentes dos córregos Itabira e Urtiga. O Parque Municipal do Itabira além de preservar o patrimônio natural, oferecerá à comunidade cachoeirense e aos visitantes, alternativas de lazer junto à natureza, com visitas guiadas à trilha principal e a contemplação de seus recursos naturais, para melhor compreensão dos processos ecológicos e da importância de sua preservação. O Parque possui cerca de 163 hectares, em que se destaca a Pedra do Itabira com 715 metros de altitude. Pode se ter acesso ao Parque pela Rodovia 289, que liga Cachoeiro à BR 101 Sul ou pela estrada vicinal não pavimentada, que parte do Bairro São Luiz Gonzaga e segue para a localidade de Itabira.  

Frade e a Freira

Localização: na divisa de Cachoeiro de Itapemirim com Rio Novo do Sul e Itapemirim, próximo a BR 101. São duas montanhas geminadas que formam as figuras de um Frade e uma Freira como que esculpidas em granito. O local deu origem a uma bonita lenda, que vale a pena conhecer.

Fazenda Cafundó - Reserva Particular de Patrimônio Natural(RPPN) 

Maior reserva particular de maior área preservada do Espírito Santo e sexta maior do Brasil, segundo dados de 1998. A Fazenda cafundó possui 517 ha. de vegetação nativa. O relevo da região é formado em sua maior parte por áreas planas ou quase planas. Existem, ainda, aclives que podem atingir a 300 metros de altitude, estando a sede da propriedade na quota de 40 metros. Na região predominam áreas de pasto e cultivos diversos, destacando-se o café. A preservação da área vem sendo desenvolvida pelo seu proprietário conservando a sua biodiversidade e paisagem natural. Hoje, a fazenda possui hospedagem e alimentação, e as visitas podem ser agendadas pelos telefones, 3511-1248 ou 9915-1906. Localizada na Rodovia Cachoeiro - Alegre

Ilha do Meirelles

A maior das ilhas fluviais do Rio Itapemirim, com cerca de 9,6 hectares de extensão, possui grande variedade de fauna e flora, distante 4km do centro  da cidade, ligada ao continente por uma ponte. 

hspace=0 EVENTOS

 

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

 

 Março

25 - Emancipação Política do Município

 Junho

- Feira da Bondade - Realizada no Pavilhão da Ilha da Luz, Com diversas barracas e shows beneficentes.

29 - Dia de São Pedro, Padroeiro da Cidade. Festa da cidade no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, com shows de artistas nacionais, parque de diversões, bares e restaurantes.

- Desfile Cívico das Escolas Municipais - Homenagem ao cachoeirense ausente com almoço e Baile a Rigor

- Corpus Christi - Feriado Municipal.

 Agosto

- Feira Internacional do Mármore e Granito - Realizada no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa. Reúne expositores de todo mundo.

 Outubro

28 - Dia do servidor público

 Dezembro

 

08 - Dia de Imaculada Conceição  

 

 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

E-mail: semasi.gab@cachoeiro.es.gov.br

Telefones: (28) 3155-5237  

Sites: http://www.cachoeiro.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Itapemirim

SAC: 0800-723-2121

Terminal Rodoviário - Vitória-ES

Av. Alexandre Buarque, 350 - Ilha do Príncipe
Telefone: (27) 3222-3366

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: cartoriofernandovieira@hotmail.com

Telefones: (28) 3522-0139 

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (28) 2101-5656

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

 

- Roberto Carlos Braga (Cachoeiro de Itapemirim, 19 de abril de 1941), mais conhecido como Roberto Carlos, é um cantor e compositor brasileiro. Ele foi um dos primeiros ídolos jovens da cultura brasileira, liderando o primeiro grande movimento de rock feito no Brasil. Além dos discos, estrelou um programa na TV Record, chamado Jovem Guarda (que batizou esse movimento de rock), e filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles - como "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e "Roberto Carlos a 300km por Hora". Atualmente continua se apresentando com freqüência e produz anualmente um especial que vai ao ar na semana do Natal pela Rede Globo, mesma época em que costumavam ser lançados seus discos anuais.

- Raul Sampaio Cocco - Violonista, cantor e compositor. Discreto, não gosta de aparecer, mas é difícil uma pessoa com o seu reconhecido talento não ficar em evidência. Raul é o autor da letra e da música "Meu Pequeno Cachoeiro", hino oficial da cidade, gravado por Roberto Carlos em 1969 e que fez Cachoeiro ficar, de vez, conhecido em todo o Brasil. Em seu mais recente disco, “Raul Sampaio - 50 anos depois…”, ele mostra toda a sua sensibilidade. É um craque da MPB esbanjando simplicidade. Produzido pela Secretaria Municipal de Cultura de Cachoeiro, o disco traz o cantor e compositor interpretando algumas de suas principais canções. Raul tem mais de 200 músicas gravadas, suas ou em parceria com grandes compositores brasileiros. Se alguém merece ser chamado de “seresteiro” em sua plenitude, esse alguém é Raul: compõe, toca violão, canta e encanta.

- Sérgio Moraes Sampaio - (Cachoeiro de Itapemirim, 13 de abril de 1947 — Rio de Janeiro, 15 de maio de 1994) foi um cantor e compositor brasileiro. Suas composições variam por vários estilos musicais, indo dos folclóricos samba e choro, ao rock'n roll, blues e balada. Sobre a poética de suas composições, em que se vê elementos de Kafka e Augusto dos Anjos, que lia e apreciava.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Cachoeiro de Itapemirim e pousadas em Cachoeiro de Itapemirim para visitar Cachoeiro de Itapemirim.

Promova a cidade de Cachoeiro de Itapemirim no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!